Dicas de Leitura - Vacinas (parte 2)

As Dicas de Leitura que abrem 2021 apresentam a parte 2 das dicas 'Vacinas', tema muito relevante nestes meses de pandemia do coronavírus. Destacamos nesta edição alguns livros infantis e infantojuvenis do acervo SMB, além de indicar links de sites de saúde e vacinação de São Paulo.

Janeiro de 2021 trouxe para a população a tão esperada vacina do coronavírus SARS-COV-2. O Covid não possui tratamento e é só por meio de testes que a doença pode ser confirmada. Duas vacinas foram aprovadas pela ANVISA no dia 17 de janeiro para uso emergencial no país e trazem alento para as pessoas que estão vivendo a pandemia desde o início do ano passado.

As Dicas de Leitura deste mês continua com o tema vacinas, agora com livros infantis e infantojuvenis do acervo SMB, tão importante neste momento que vivemos a pandemia de Covid-19. Em sua maioria relatam sobre a história e seus personagens ilustres no combate às doenças e estudos de imunização. No fim do texto há links para informações sobre prevenção de doenças, imunizações, programas, calendário, campanhas, controle e locais de vacinação da Prefeitura de São Paulo.

Capas dos livros das Dicas de Leitura Vacinas (parte 2)

Literatura Infantil e infantojuvenil


Durante a revolta da vacina - Marilú Favarin Marin e Elias Monteiro
A Revolta da Vacina é um livro que faz parte da coleção 'Eu Era Criança', onde em cada título, uma criança, entre seis e dez anos, conta que viveu na época de um importante personagem de nossa história. Mostra o cotidiano dessa criança, tendo como cenário a realidade histórica do momento.

A grande assembleia dos bichos pestilentos e peçonhentos - Ivan Jaf e Rafael Antón
A enigmática 'assembleia' do título promove um encontro inusitado entre representantes da nossa fauna pestilenta e peçonhenta, em que personagens de gênio forte, como o Rato, a Cobra, a Aranha e o Escorpião, de modo literalmente acalorado, debatem o que farão contra as iniciativas de três conhecidos cientistas brasileiros durante a Revolta da Vacina. Como contra-atacar as ações de Oswaldo Cruz, Vital Brazil e Carlos Chagas, humanos que estão em plena campanha de extermínio contra as pestes do nosso país tropical? A mente prodigiosa de Ivan Jaf, um dos mais importantes escritores da literatura juvenil brasileira, constrói uma narrativa ao mesmo tempo divertida e com rigorosa pesquisa histórica e científica, ao costurar a vida e obra dos três médicos sanitaristas para ressaltar a importância das vacinas e do controle das doenças para melhorar a qualidade de vida do país no início do início do século XX. Com originalidade, o livro traz uma história que, ainda em nossos dias, enfrenta com acalorada polêmica a opinião pública sobre as vacinas e a relação entre interesses individuais em detrimento do bem-estar coletivo.

Ludi na revolta da vacina: uma odisseia no Rio Antigo - Luciana Sandroni e Humberto Guimarães
Haveria dia melhor para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade do Rio de Janeiro do que um sábado de outono? Com aquele clima gostoso, os pais de Ludi, Rafa e Chico resolveram levar as crianças a um lugar que eles adoravam - o Centro da cidade - para visitarem os museus e as bibliotecas e conhecerem os monumentos e lugares do Rio antigo. O passeio da família Manso se transforma numa grande aventura. Ludi, seus irmãos, seus pais e Marga, a empregada da família, viajam no tempo e presenciam alguns dos fatos históricos mais importantes do início do século XX. Como seria encontrar Machado de Assis na Confeitaria Colombo? Imagine Ludi em plena Revolta da Vacina!

Papai, o que é vacina? - Leonardo Mendes Cardoso e André Mattos Pereira
Júnior é um menino curioso, questionador que não perdia oportunidade para saber de tudo. Um dia, passeando com o pai, perguntou o que era vacina. O livro contém informações básicas sobre o princípio da imunização.

Literatura

Pela segunda vez - Mary Higgins Clark
A trama gira em torno de Nicholas Spencer, o carismático chefão de uma empresa farmacêutica, a Gen-stone, que pesquisa uma vacina contra o câncer. Durante uma viagem a Porto Rico, seu jato particular sofre um acidente, mas seu corpo não é encontrado entre os destroços. Enquanto o empresário continua desaparecido, o FDA nega permissão para que a vacina seja comercializada, desconsiderando resultados preliminares que mostravam sua eficácia. Ao mesmo tempo, surge a informação de que Spencer teria desviado verbas da empresa. Nasce um escândalo. A empresa é acusada de fraude e entra em cena a jornalista Márcia “Carley” DeCarlo, cunhada de Spencer e colunista do Wall Street Weekly, encarregada de cobrir o caso. As investigações parecem inocentar Spencer a cada dia. O câncer vitimou sua mãe e sua primeira mulher, levando-o a trabalhar como voluntário em um hospital onde era reconhecido pela incansável luta em busca da cura da doença. A viúva de Spencer, Lynn, não parece muito abalada com a tragédia. Um dia depois da notícia do desaparecimento de seu marido ter vindo à tona, ela comparece a uma reunião de acionistas da Gen-stone com roupas e joias caras e mostrando-se indiferente à revolta e ao desespero das pessoas envolvidas no projeto, muitas delas parentes de doentes de câncer. Para completar, um incêndio criminoso na mansão do casal levanta inúmeras suspeitas. Carley se vê numa situação delicada. Precisa descobrir a verdade, mas Lynn, sua meia-irmã, alega inocência, implorando uma reportagem para limpar seu nome. Contudo, quando a jornalista é ameaçada de morte, tudo indica que suas suspeitas se confirmarão e Spencer, de golpista inescrupuloso, pode transformar-se em vítima de uma grande conspiração. Pela segunda vez é um romance surpreendente, que reafirma a condição de Mary Higgins Clark como a “Rainha Americana do Suspense”. Tradução de "The second time around".

Sonhos tropicais - Moacyr Scliar
Enquanto aguarda a chegada ao Rio de Janeiro de um pesquisador norte-americano interessado na vida do sanitarista Oswaldo Cruz, um médico desempregado relata e reexamina a vida e as lutas desse pioneiro da medicina experimental no Brasil que, no início do século, em meio a dificuldades de toda ordem, combateu as epidemias de peste bubônica, febre amarela e varíola que grassavam não apenas no interior, mas na própria capital federal, e renovou por completo as políticas de saneamento básico no país.Sonhos tropicais é um romance que, além de acompanhar a polêmica trajetória de um homem cujos métodos inovadores levaram à eclosão da famosa Revolta da Vacina, delineia o panorama de toda uma época crucial, fazendo o diagnóstico preciso de uma sociedade que, travada pela miséria e pelo atraso, abre-se com relutância para a modernidade. Prêmio Jabuti 1993 de Melhor Romance.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis. Pesquise também por grandes personalidades na área de microbiologia, saúde pública e vacinais como Louis Pasteur, Robert Koch, Adolpho Lutz, Vital Brazil, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Albert Sabin entre outros.  Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Leia também:

Dicas de Leitura Vacinas (parte 1)
As Dicas de Leitura de novembro trazem livros do acervo SMB com a temática vacinas, assunto tão importante neste momento que vivemos a pandemia de Covid-19. Em sua maioria relatam sobre a história e seus personagens ilustres no combate às doenças e estudos de imunização. No fim do texto há links que levam à informações sobre prevenção de doenças, imunizações, programas, calendário, campanhas, controle e locais de vacinação da Prefeitura de São Paulo.

Dicas de Leitura - Pandemias
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de COVID-19 (coronavirus) como uma pandemia, ou seja, uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população de uma grande região geográfica como um continente ou mesmo o Planeta Terra. Vivendo nesta nova realidade, enfatizamos a importância da prevenção de doenças, seja com hábitos de higiene, vacinas e outras políticas públicas de saúde, sanitária e também pelas experiências passadas. Procuramos trazer para as Dicas de Leitura de março livros conhecidos pelo tema ou pelas épocas de sérias epidemias. De obras clássicas a publicações recentes, fatos reais e fictícios, os autores apresentam suas visões para que os leitores interpretem e absorvam suas histórias.

INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E VACINAS

Site da Secretaria Municipal de Saúde - Coronavirus

Site de pré-cadastro e locais de aplicação da vacina da Coronavirus do Estado de São Paulo  - https://vacinaja.sp.gov.br

Informações sobre prevenção de doenças, imunizações, programas, calendário, campanhas, controle e locais de vacinação na prefeitura de São Paulo. https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=7309

Calendários técnicos de várias vacinas por faixa etária
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vacinacao/index.php?p=7313
Confira os calendários técnicos de vacinação: Crianças até seis anos de idade, Crianças maiores de 7 anos e adolescentes, Adultos entre 20 e 59 anos, Pessoas com 60 anos e mais, Gestante e puérpera.

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas, basicamente, à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.

Fiocruz - Promove a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.