Programação cultural online de julho - parte 1

Biblioteca Viva Online 2020 com Circo, Música, Teatro, Vivências, Cultura popular e brincante nas mídias sociais nas bibliotecas.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

CIRCO

Sem Palavras - Live

Sem Palavras - Live
Cia Mimos
Sem Palavras traz a figura do mímico clássico a partir de 10 esquetes totalmente sem falas, narradas por imagens gestuais e pela ilusão que a mímica propõe. Convidamos assim, crianças (inclusive as que moram dentro dos adultos) a brincar de construir figuras e repertórios, estimulando sua imaginação e indo de contrapondo a uma demasiada verborragia que outras atrações trazem como proposta.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @ciamimos
Dia 4 de julho às 15h30 - Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Léo, a Tartaruga Cantante
A Palhaça Selva e Palhace Pururuca contam e encantam com muita magia e musicalidade a história de Léo a Tartaruga cantante um conto pra chorar de rir. Você vai se emocionar com esse conto cheio de superação persistência e amor pela arte. Conto baseado na vida da artista plástica Leonor Gutierrez que este ano completa 92 anos.
Texto de Uma Luiza Pessoa e adaptado por Stela Silva.
Violão Matheus Moura (Trilha Sonora). Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @coragemcoletivo
Dia  de julho - Facebook da Biblioteca Amadeu Amaral (Obs. Evento adiado - assim que possivel informaremos a nova data)

Agbés Sons de Afrika: Ubuntu a essência primeira
Cordão Tereza de Benguela
Ubuntu é uma palavra Sul Africana e tem como sentido de “humanidade”. “Todos estamos ligados e todos juntos somos Ubuntu” (Nelson Mandela). O enredo fala do Deus supremo (Olorum), que decide criar o homem que nascerá e se multiplicará na terra, ele convida o filho mais velho para essa missão. Porém o filho não cumpre as ordens do pai. Descobre seu erro diante da Natureza, que o consola, mostrando o quanto tudo o que nos cerca é importante, o fazendo entender que homem e natureza é uma coisa só.Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @inaiaaraujoxequere
Dia 11 de julho às 17h - Facebook da Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Circo Poeira
Circo Poeira é um espetáculo que mistura as linguagens de Circo, Teatro e Boneco. A peça conta a história de um circo através das recordações de um “Velho Mestre”. Esse personagem que é o narrador da história relembra o auge do seu Circo e dessa forma surgem do fundo de sua memória os números que compõem o show.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @circopoeira
Dia 12 de julho às 16h - Facebook da Biblioteca Anne Frank

O Jardim do Imperador
Cia. Pelo Cano
O espetáculo, voltado para o público infantil, conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor. Decide que ele será escolhido através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O imperador, então, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, onde entrega uma semente para cada criança cultivar. Aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor.Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @ciapelocano
Dia 15 de julho às 14h - Facebook Biblioteca Narbal Fontes

Vivência de Malabarismo
Cia Super Circo
Na Vivência de Malabarismo, Richard se baseia em seu livro "Aspectos Fundamentais do Malabarismo" para explicar aos participantes as técnicas de malabarismo e manipulação de objetos. Com exercícios e jogos, no final da vivência todos os que participaram conseguirão realizar malabarismo com no mínimo três objetos.
A prática do malabarismo desenvolve a concentração, coordenação motora, visão periférica e a criatividade, além de ser um ótimo exercício físico sendo uma alternativa de atividade para todas as idades.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @ciasupercirco
Dia 17 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Pedro Nava

Quem Sou Eu? Mulheres Circenses 2020
LaClass Excêntricos
Quem Sou Eu? Mulheres Circenses 2020 traz o foco para as super heroínas das artes. Daniela Rocha-Rosa conduz o programa apresentando artistas circenses e suas obras; os bastidores do que é ser uma mulher de circo nos dias atuais; entre outras curiosidades como: feminismo, quarentena, trabalho, etc. Conheçam as vidas destas artistas que vivem nos sonhos e nos imaginários coletivos do mundo e que trazem tendências sobre uma vida em equilíbrio.Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil da artista @danielarocha-rosa
Dia 17 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector

Quando acordei o circo já tinha ido embora
Trupe Trapaceros
A Trupe Trapaceros tem o orgulho de apresentar ”Quando acordei, o circo já tinha ido embora”; um espetáculo circense, cômico e musical para respirar memórias e poetizar a vida. Uma história atravessada de lembranças, dos circos itinerantes, mambembes, ambulantes, circundados de serragem, elefantes e macacos, rodeados de mágicos, faquires e trapezistas.
O espetáculo conta com números circenses de acrobacia, malabarismo e palhaçaria e um repertório de músicas autorais que embalam nossas memórias do circo de lona, do circo na praça e do circo na vida.Classificação indicativa: Livre. Duração: 25 min.
Formato da apresentação: Gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @trupetrapaceiros
Dia 18 de julho às 15h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte

O Exercício do Riso
Gabriela Winter - Palhaça Jurubeba /Cia Clownbaret
Rir faz bem à saúde? Conheça os benefícios do riso, seguidos de uma demonstração da palhaça Jurubeba apresentando uma aula sobre os tipos de risadas, suas aplicações e benefícios.Classificação indicativa: Livre. Duração: 15 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @ciaclownbaret
Dia 18 de julho às 17h - Facebook da Biblioteca Marcos Rey

O Baú
Cia. Teatral Circo Delas
Isoladas cada uma em sua casa por conta da quarentena e completamente entediadas, Carmela e Delíria, duas crianças cheias de imaginação, conectam-se pela internet e a partir dos objetos que encontram em suas casas se transformam em “detetive” Delíria D. e sua fiel escudeira Carmela. As duas recebem uma missão investigativa muito importante: encontrar o Baú e desvendar seus mistérios!
Munidas apenas de um mapa e de uma mochila que guarda todos os seus instrumentos investigativos (a Gereba), vivem grandes aventuras até encontrar o Baú. Mas a missão não para por aí, pois de dentro dele surgem personagens clássicas e históricas como Lampião e Maria Bonita, o Médico e o Monstro, Romeu e Julieta…e tudo mais que suas imaginações forem capazes de criar!Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 minutos
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @ciateatralcircodelas
Dia 22 de julho às 15h - Facebook da Biblioteca Ricardo Ramos

MÚSICA

Ilú, dos Terreiros para os Palcos

Ilú, dos Terreiros para os Palcos
Abuhl Júnior
Será uma vivência a respeito de um Tambor chamado, ILÚ, utilizado nos terreiros dos Xangôs do Recife e nas Juremas Sagradas, mostrar alguns seus ritmos tradicionais fazendo uma relação com as bandas que utilizam ou utilizaram no movimento musical pernambucano. São justamente as interseções rítmicas e suas variantes que abrilhantaram e continuam abrilhantando. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil do artista @abuhljunior
Dia 2 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte

Rap Piano & Voz
Kiko de Sousa e Samuel Porfirio apresentam parte do repertório e dando nova roupagem ao Rap com utilização o formato batida, rima e teclado.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @pelaarteazuera.pazz
Dia 3 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant'Anna

Deborah Crespo
Deborah Crespo é um cantora da zona sul de São Paulo. Sua apresentação é carregada de muita musicalidade, empoderamento e sentimentos.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @deborahcrespo
Dia 3 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Helena Silveira

Arkano & Dj Deise
A apresentação mostra a pluralidade do artista que mistura vários estilos musicais que vão do ragga, passando por love sounds, rap core, acústico e trap com o rap, além de realizar um show interativo, dinâmico e inovador onde o público participa intensamente do espetáculo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do artista @arkanodurami
Dia 3 de julho às 20h30 - Facebook da Biblioteca Adelpha Figueiredo

Divindades
Com Mayara Costa
Com um repertório de clássicos da Música Popular Brasileira, predominantemente baiano para cantar as DIVINDADES FEMININAS, fazendo um paralelo entre orixás (yabás) e um amor sublime pela natureza, pela vida e pelo amor. As raízes religiosas e a personalidade de mulher forte, mas ao mesmo tempo sensível. É um Show calmo, leve e sensível.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da artista @mayaracosta
Dia 4 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Da Minha Sala para a Sua
Com Lilian Jardim
DA MINHA CASA PARA A SUA traz a cantora e compositora Lilian Jardim dividindo com o público o espaço da sua sala para proporcionar instantes de leveza. Sem restrições de idade, gênero ou classe social, todos podem acessar a Live para um momento de descontração, alívio das tensões, para ouvir músicas de excelente qualidade interpretadas por uma artista talentosa e experiente. A Produção da Live é pensada com cuidado e profissionalismo, tudo para garantir que o público receba o melhor da música brasileira em casa.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da artista @lilianjardim
Dia 4 de julho às 16h - Facebook da Biblioteca Sylvia Orthof

Ping Pong
Cia. Cabelo de Maria
Misturando vários ritmos e estilos da música regional (tão característica dos seus outros trabalhos) com o realismo fantástico, o folclore brasileiro e o humor, Ping Pong trabalha a diversidade de várias maneiras.
As canções falam de personagens que são “diferentes”: uma centopeia que tem uma perna mais curta que as outras; uma menina que sabe criar ventos, ventinhos e ventanias; um menino que só encontra satisfação ao jogar xadrez; uma mula sem cabeça que não tem problemas, afinal, não tem cabeça; um garoto que é o sétimo filho depois de seis irmãs e que, portanto, torna-se lobisomem nas noites de lua cheia da quaresma, entre outras, que promovem a alegria da pluralidade.
Como é de costume, o novo show da Cia Cabelo de Maria também conta com a interatividade. As participações do público são freqüentes e sempre divertidas.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @ciacabelodemaria
Dia 4 de julho às 16h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta

Tropicália é Preciso!
Com Fabiano Medeiros
O espetáculo musical do cantor e ator Fabiano Medeiros mergulha na experimentação tropicalista e apresenta novos arranjos de músicas consagradas. Uma releitura criativa, divertida e inventiva de um movimento que ainda ecoa pelo Brasil.
Fabiano é cantor e ator, destacando-se entre seus trabalhos a inesquecível participação no show “Tambores de Minas” do mestre Milton Nascimento e mais recentemente sua atuação como Ney Matogrosso no musical “Cazuza, Pro dia nascer feliz”.
No repertório, canções da época e outras que são frutos do tropicalismo. Uma releitura
surpreendente desse grande artista, com a versatilidade vocal e performances de tirar o fôlego. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: FacebookInstagram e Youtube transmitido pelo perfil do artista @fabiano medeiros
Dia 4 de julho às 17h - Facebook da Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

O Canto da Guerreira
Grazzi Brasil
O canto da Guerreira é uma homenagem da cantora Grazzi Brasil a Clara Nunes, uma das maiores intérpretes de todos os tempos.
Privilegiando a sonoridade brasileira, sons de atabaque, sambas de compositores diversos. “ O canto da guerreira” é uma afirmação das raízes afro-brasileiras de Grazzi e também de seu compromisso com o samba, gênero que defende com unhas e dentes seja na avenida ou nos teatros em que se apresenta.
No repertório estarão presentes músicas como: Tributo aos orixás (Mauro Duarte / Noca / Rubem Tavares ) , Deusa dos Orixás (Romildo / Toninho) , Canto das três raças (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro), entre outras.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: FacebookInstagram transmitido pelo perfil da artista @grazzibrasil
Dia 5 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César

Beco Zero Onze
A apresentação do grupo Beco Zero Onze tem a proposta de fazer com que o Rap nacional seja revigorado através de suas ideias e produções musicais, com letras que relatam seu cotidiano e da sua sociedade como um todo.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @becozero
Dia 9 de julho às 20h - Facebook da Biblioteca Castro Alves

Uiara Leiggo
Com uma identidade forte e sonoridade única, Uiara Leiggo reverencia os tambores de sua ancestralidade. Suas composições, inspiradas no tempo e na felicidade, faz reflexões sobre conflitos, esperança, solidão e amor, marca poética de suas letras.
No repertório, canções autorais dos álbuns e singles já lançados pela artista, interconectados a releituras da música brasileira.
Com nove anos de carreira e dois CDs autorais, Uiara Leiggo representa a nova geração de compositores da música brasileira. Com histórico amplo de trabalho, apresentou-se no palco do JazznosFundos (SP), como parte da programação da SIM São Paulo 2018, a maior feira de música independente da América Latina. Em 2019 fez parte da programação da SIM SP novamente, dessa vez através da Casa do Batuque Produções, numa noite especial na Casa de Francisca.
Uiara como compositora, traz a marca poética definida pela beleza e entrega das letras existenciais. Uma artista completa.Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.. Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da artista @uiaraleiggo
Dia 10 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Malba Tahan

Cosmoceânica
A Cosmoceânica é uma banda cênica e este pocket show tem como cenário o banheiro da casa dos artistas. Contaremos as descobertas e aventuras da pequena Maria pela casa, com música, narrativa, humor e poesia. Venha com seu submarino solar e navegue com a gente entre baleias lunares, elefantes e peixes coloridos, pra equilibrar um pouco do sufoco que tem sido esses dias. Divirta-se! Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 min
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Youtube transmitido pelo perfil do grupo @Cosmoceânica
Dia 11 de julho às 15h - Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Natural
Nina Ximenes
A cantora e compositora Nina Ximenes apresenta o show "Natural", no formato voz e violão, cujo repertório se baseia no álbum de mesmo nome lançado pela gravadora Kuarup em janeiro deste ano. Será acompanhada pelo músico e produtor do álbum, Wagner Amorosino. Músicas de Tom Jobim e Lulu Santos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @ninaximenes
Dia 11 de julho às 17h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Mano Mari Moro (3XM)
Com toda sua bagagem, Mano Mari apresenta no seu show um passeio sonoro pelas diversas fases da sua carreira. A cada show, um tour pela trajetória do artista, contemplando músicas como “Vários temas, Eu sou o Rap, lei do retorno, Faça você a diferença, um Rap positivo e cheio de mensagens de conscientização, poesia e muita harmonia musical define a apresentação desse grande artista do Hip Hop nacional”.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @manomari3xm
Dia 11 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Marcos Rey

Amargem
Apresentação de grupo de rap. Tendências de mercado e a necessidade de se inserir em um gênero/ bloco musical, foram exatamente os ingredientes que deram origem ao projeto Amargem. Só que ao contrário! À margem dos padrões, de pensamentos e convicções estipuladas como tendenciais e acima de tudo corretas formam a essência do projeto.
Formada pela dupla paulistana de compositores Marcelo Kbssa e Daniel Ou20, responsáveis pelos arranjos, letras e performance. A Amargem aborda pontos de vista cotidianos que vão desde o comportamento humano à política, trazendo ao ouvinte uma reflexão sobre o que é estar à margem de certos padrões e o quanto isso pode ser saudável para a evolução individual de cada pessoa ou de um grupo social. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @amargem
Dia 11 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Castro Alves

Jéssica Américo Canta Emilio Santiago
Jéssica Américo é uma cantora apaixonada e intensa sua voz é vibrante e o seu canto ancestral. Irá cantar com paixão fazendo uma linda homenagem ao intérprete Emílio Santiago, falecido em 2013. Contará com a presença de músicos que acompanharão a nas seguintes músicas: Verdade Chinesa, Saigon, as rosas não falam, Bananeira, Coisas da Paixão, Perfume Siamês, Marina Morena, entre outras.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @jessicaamerico
Dia 11 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Milton Santos

Intelectos do gueto
Sua apresentação reúne um repertório de clássicos que foram gravados no decorrer de muitos anos, rimas e produção musical atual original rap nacional, uma viagem no passado e a realidade do presente enfrentada no dia dia pelos integrantes do grupo que buscam levar uma mensagem positiva e de conscientização a jovens da periferia.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @intelectosdogueto
Dia 12 de julho às 20h - Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre

Poder Bélico da Favela
O grupo Poder Bélico da Favela aborda em suas músicas os problemas que são encontrados no dia-a-dia da periferia do Itaim Paulista, bairro localizado no extremo leste de São Paulo. A voz do gueto não se cala, e não pode se calar. Por isso o grupo espalha mensagem de conscientização para os jovens sobre respeito às mulheres, drogas, crime e principalmente promoção da paz.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @poderbelicodafavela
Dia 13 de julho às 20h - Facebook da Biblioteca Raimundo de Menezes

Trilha do mar
Música para acalentar a alma
Trilha do Mar é um duo feminino de sons suaves e letras profundas tendo como base a Música Popular Brasileira, porém com influências sonoras e estéticas que transbordam este território. Nesses tempos de distanciamento físico, a Trilha do Mar convida o ouvinte a se acalmar, respirar e se reconectar consigo mesmo.
Composto por Suzana Ruiz (BR) e Mathilde Rousseaux (FR), o duo vem ao cenário musical trazer beleza sonora, miscigenação musical, tranquilidade e poesia. O projeto musical traz reflexões sobre a vida em composições que fazem referências à natureza e à simplicidade. Trilha do Mar associa violão, ukulele, metalofone e percussões leves a letras em português, espanhol e francês. O resultado é um som prazeroso, verdadeiro acalento musical.Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @musicatrilhadomar
Dia 14 de julho às 14h - Facebook da Biblioteca Mário Schenberg

Pagode com Som DI Prima
O grupo busca as suas referências nos mais “antigos”, mas nunca esquecendo o que tem de “novo”, o pagode é um subgênero do samba, o grupo busca mesclar os ritmos do samba popular brasileiro.
A compilação vai de Fundo de quintal a Sorriso maroto, Almir Guineto a Thiaguinho, Jorge aragão a Dilsinho, e muito mais, desde o samba de raiz aos pagodes da atualidade.
Uma das propostas do grupo é trazer músicas de outros estilos musicais e transpor para o samba, desde o sertanejo, rap e rock nacional.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Instagram transmitido pelo perfil do grupo @comdiprima
Dia 15 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta

Eu, Ana Preta
Ana Preta apresenta em seu show toda sua musicalidade com muita melodia e rimas envolventes, com letras empoderadas e valorização a mulher negra. Seu show é para toda a família, destaque no seu último lançamento “ Não Me Leve a Mal” que tem a participação do mestre Thaíde.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @euanapreta
Dia 15 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte

Vanessa Kryolla
A cantora apresenta ao seu show a música “Agredida” umas das faixas do seu próximo álbum. Música que foi uma construção de relatos diários nas mídias sobre o feminicídio . O conjunto da música e do vídeo clipe em sua totalidade tem participações especiais de mulheres comuns do dia a dia para representar que nós mulheres temos direitos de escolher não sermos vítimas de violência seja física, psicológica entre outras é importante ressaltar que a maior vítima de violência doméstica é a mulher negra e também mulheres que se encontram em vulnerabilidade social.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da arista @vanessakryolla
Dia 17 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Vicente de Carvalho

Canto Para Ficar Odara - Show Digital
Odara negrada
Apresentação musical com cerca de 15 canções.
O show da Banda Odara Negrada vai trazer ao público um despertar para a apreciação da música negra do Brasil através das canções que contam com harmonização vocal dos três cantores e o elemento percussivo através de nossas bases instrumentais que automaticamente vão remeter ao fazer musical do negro em terras brasileiras. Você com certeza vai poder dançar, cantar e se fortalecer com o nosso show! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @odaranegrada
Dia 17 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Milton Santos

Mc Cartola
MC Cartola é um mc de funk que em seu show, traz sempre música autorais, com ritmo dançante e de reflexão (funk consciente). Também apresentar músicas de outros artistas que seguem a mesma linha em que ele canta e que serviram com inspiração pra ele.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @formulaproducoes
Dia 18 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Vinícius de Moraes

Live Show do Kamikaze
O músico Kamikaze em seu show conta as musicas dos seu três disco e sempre apresenta músicas inéditas. Seu show tem duração de aproximadamente uma hora, suas composições tem como objetivo trazer alegria e auto ajuda para seu público.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do artista @danielferreirakamikaze
Dia 19 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Vinícius de Moraes

Priscila Amorim canta Luiz Melodia
O projeto musical Priscila Amorim canta Luiz Melodia tem como objetivo homenagear esta grande cantor e compositor da música brasileira, falecido em 2017. No repertório vários sucessos gravados por Melodia ou por artistas como Gal Costa, Zezé Motta, Cazuza, Angela Rorô, entre outros. Canções como: Holly Estacio, Magrelinha, Codinome Beija-flor, Negro Gato, não faltarão no espetáculo Com uma banda minimalista e arranjos sofisticados, Priscila Amorim, novo nome da MPB, fará um passeio pela obra sofisticada de um de nossos maiores expoentes da música.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @priscilaamorimcantora
Dia 19 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Ari Borger - Blues em Casa
O pianista Ari Borger leva o espectador a uma verdadeira viagem musical pelo universo do piano blues e da música negra norte americana, prestando homenagem a mestres como Ray Charles, Bill Whiters, Stevie Wonder entre outros.Classificação indicativa:Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Instagram transmitido pelo perfil do artista @ariborger
Dia 20 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector

Brincando aqui e lá
Com Haydée Kacman
Brincando aqui e lá apresenta de forma lúdica e interativa muitas brincadeiras da cultura popular, de modo a ampliar o repertório de crianças para que, neste momento de pandemia, encontrem criatividade e opções de brincar em casa.
A partir do repertório popular serão apresentados jogos rítmicos corporais e com objetos (copos, lenços, bolas, colheres, panelas), melodias tradicionais do repertório brasileiro, como: cacuriá, congado, coco, ciranda, carimbó, parlendas, além de brincadeiras originadas em outros continentes, como África, Ásia e América do Norte. Brincando aqui e lá... abrindo olhares e imaginação para o mundo poético da brincadeira!Classificação indicativa: a partir de 6 meses. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Educadora Musical @kaydeezita.arte.poesia
Dia 25 de Julho às 16h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp

Sambas de Aldir
Com Graça Braga
Graça Braga nasceu no interior de São Paulo e cresceu rodeada de samba e serestas e, como não poderia deixar de ser, foi influenciada pela música e o talento de Aldir. Teve suas obras interpretadas por Clara Nunes, Taiguara e Maria Creusa. 
Consagrou-se com a música "Bêbado e a Equilibrista" em parceria com João Bosco e interpretada pela grandiosa Elis Regina. 
Graça Braga pretende realizar uma grande homenagem ao nosso eterno Edir, cantando e revisitando seus maiores sucessos como: Corsário, Linha de Passe, Cabaré e muito mais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @graçabraga
Dia 25 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Roberta Oliveira & O Bando de Lá - Lançamento da Música "Ora Bravo"
O samba escolhe seus representantes e foi assim com Roberta Oliveira e seu bando quando decidiram se unir. Após 10 anos juntos o grupo conquistou seu primeiro EP, uma verdadeira obra de arte do samba. Agora, o Bando celebrará o feito com show de lançamento da música "Ora Bravo", do compositor Henricão.
Roberta Oliveira e o eclético Bando de Lá convidam a todos aqueles que apreciam o samba a escreverem junto com eles essa parte da história da identidade cultural e musical brasileira da qual fazem parte. O disco é a celebração da diversidade que se dedica ao Samba e um pedacinho dele será lançado pela Biblioteca Brito Broca! Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 minutos
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @robertaoliveira&obandodla
Dia 25 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Brito Broca

Live - GRUPO DÚ ALTO
Grupo Dú Alto
A live Do Grupo Dú Alto se resume em uma troca de idéias e muita música rolando pra levar um pouco de cultura e alegria a todos, o objetivo é tocar o coração de todos que se encontram dentro de seus lares por conta do covid-19, impedidos de desfrutar da vida em liberdade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @CléksDúAlto
Dia 31 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Gilberto Freyre

TEATRO

Brinquedo - Das Formas de Liberdade

Brinquedo - Das Formas de Liberdade
Olhares Arte e Cultura
Quando Neco encontra um livro sobre folclore brasileiro, nunca mais entendeu a vida da mesma forma, o que deixa Inês maluquinha! Agora, nessa briga de quem está certo, só se sabe de uma coisa: não se sabe de nada!Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @olharesarteecultura
Dia 18 de julho às 15h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant’Anna

Esperando Godot (em casa)
Lucas Sabatini
A partir da obra teatral "Esperando Godot", do irlandês Samuel Beckett, temos a cena adaptada para uma sala qualquer, de uma casa qualquer, de um tempo qualquer.
Nessa atmosfera, existe apenas Vladimir.
Sem perspectiva em relação ao futuro, esse personagem reflete sobre sua vida e sua existência, tentando achar uma saída ou ao menos um alívio para a angústia do momento presente.
A dramaturgia não se fecha em nada concreto e assim torna-se aberta a diferentes leituras, sendo possível colocá-la em questão com o momento de isolamento social em que estamos inseridos, ou não.
O que fazer? O que fazer quando não há nada a fazer? Classificação indicativa: A partir de 12 anos. Duração: 18 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do artista @ÇucasSabatini
Dia 25 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant'Anna

VIVÊNCIAS

TRAD

TRAD: O Podcast sobre Música e a Cultura Tradicional
TRAD
Um podcast que conta a música tradicional através de causos, pessoas e canções.
E viva a cultura popular! Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 23 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @tradpodcast
Dia 5 de julho às 11h - Facebook da Biblioteca Mário Schenberg

Lado Oculto Cast
Com Eduardo Duetho
O Lado Oculto Cast vem para discutir de maneira descontraída tudo que vier a cabeça em assuntos em pauta no Brasil e no mundo, sobre música, sobre cinema, games, quadrinhos e tudo mais que quisermos. Bem vindo ao Lado Oculto Cast. Neste episódio vamos conversar sobre "mulheres no cinema" explorando o universo do cinema, como é a inserção de mulheres neste espaço o papo conta com a participação das convidadas Daniela de Oliveira e Larissa Esteves? Vamos conversar? Este é o Lado Oculto. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do artista @EduardoDurtho
Dia 8 de julho às 18h - Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Cultura digital e produção de conteúdo nas quebradas
Laia Periférica
Os artistas audiovisuais trazem a proposta de exibição de um espetáculo de vídeo mapping ao vivo e a exibição deste através de live ao vivo. Para completar, haverá também a mostra com os últimos curta metragens produzidas pelos projetos.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do coletivo @LaiaPeriferica
Dia 11 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Aula de macramê
Com Bruna Bortoletto
Macramê é a arte de tecer através de nós, e nessa aula vamos aprender dois tipos de nós e fazer um porta plantinhas utilizando o fio que as pessoas tiverem em casa: pode ser barbante, fio de malha, cordões ou corda. Os nós são de uma herança cultural dos povos indígenas, negros e do oriente médio.Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil de @brunaborbtoletto
Dia 12 de julho às 15h - Facebook da Biblioteca Raul Bopp

Dança virtual: enciclopédia do Samba Rock
Com Marco Mattoli, Léo Cordeiro e Adriana Souza, com mediação de Bianca Mafra
Dança virtual: enciclopédia do Samba Rock é uma vivência online que buscará apresentar o multifacetado movimento cultural do Samba Rock, Patrimônio Imaterial da cidade de São Paulo, em uma conversa com 3 convidados habilitados para discutir diferentes perspectivas culturais sobre o movimento. Marco Mattoli, músico e compositor do Clube do Balanço, Léo Cordeiro, dançarino e professor de dança, e Adriana Souza, coordenadora do Projeto Social Negralizando, buscarão criar bases para a discussão acerca do gênero dentro da música brasileira e das relações entre corpo, música, cidade, história e exclusão. A mediação será da pesquisadora e produtora cultural Bianca Mafra.Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da mediadora @biancamafra
Dia 25 de Julho às 15h - Facebook da Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Oficina de aproveitamento integral dos alimentos
Panelarte
Ensinar receitas práticas com aproveitamento integral dos alimentos e reaproveitamento dos mesmos evitando o desperdício economizando financeiramente. será abordado sobre a substituição de ingredientes em receitas, como replantar legumes, verduras e frutas em casa, método de cozimento e congelamento correto dos alimentos e cascas, pelo coletivo Panelarte. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do coletivo @panelarte
Dia 26 de julho às 13h - Facebook da Biblioteca Anne Frank

CULTURA POPULAR E BRINCANTE

Crendices, Rendices, Contos, Causos e Ditados Populares: Significado e Origem
Ana Rebolla
Venha viajar pela nossa cultura popular e conheça a origem e significado muitas vezes divertidos de crenças e ditados que usamos em nosso cotidiano.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Instagram transmitido pelo perfil da artista @anamariasrebollaarteterapia
Dia 9 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Vinícius de Moraes

BaqueboLIVES: CONECTANDO NGOMAS com Mafalda Pequenino

BaqueboLIVES: Conectando Ngomas com Mafalda Pequenino
Cia de Artes Baque Bolado
Na língua dos povos Bantu, a palavra Ngoma quer dizer tambor, elemento essencial na manifestação dessa cultura. Os tambores e seus ritmos permeiam diversas atividades: nascer, morrer, casar-se, comer, brincar, ensinar, trabalhar; tudo isso (e muito mais) só faz sentido se compartilhado com a comunidade. Por isso Ngoma também pode ser o terreiro, a própria casa. É com base neste princípio que a Cia. de Artes do Baque Bolado apresenta o projeto BaqueboLIVES: Conectando Ngomas.
Em sua trajetória de mais de 20 anos o grupo contou e conta com o apoio de diversos mestres e mestras da cultura popular. A proposta é realizar Lives, prosas virtuais com nossos mestres, parceiros de trabalho mas também inspiradores para nossa vida. Acreditamos que essas pessoas precisam ser ouvidas, que sua atuação em cada um de seus territórios é um percurso que merece ser contado, vidas de luta e construção do conhecimento tradicional. Neste encontro queremos conectar nossas Ngomas com a sabedoria ancestral dessa mestra da perna de pau. Mafalda Pequenino é atriz, diretora e pernalta, ao longo dos anos vem desenvolvendo seu trabalho em vários segmentos, com enfoque especial em Teatro de Rua e na cultura popular brasileira. Faz parte da entidade feminina "Ilú Obá de Min - Educação Cultura e Arte Negra". Entre os temas a serem abordados neste encontro virtual estão: ancestralidade, trajetória artística, território, cultura afro brasileira, etc. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Instagram transmitido pelo perfil do grupo @baquebolado
Dia 16 de julho às 19h - Facebook da Biblioteca Belmonte

Ritmos do Nordeste
Baque CT
O Baque CT apresenta a intervenção "Ritmos do Nordeste", que promove o resgate e a valorização de brincadeiras populares, ritmos, danças e cantigas de roda do Nordeste, animando os participantes ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá e maracatu nação, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ao mesmo passo em que o público interage e cai na folia, aprendem o significado, os ritmos, os instrumentos e as histórias de cada uma destas culturas tradicionais que misturam as culturas africana, indígena e europeia, mas que são saberes populares genuinamente nordestinos e brasileiros. Fundado em 2016, o Grupo de Percussão Baque CT pretende estudar, difundir e promover a valorização das culturas tradicionais e populares em toda a sua amplitude étnica, rítmica e cultural.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @BaqueDaCT
Dia 18 de julho às 16h - Facebook da Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Arrasta Pé do Mamulengo
Trup Trolhas
O projeto é um resgate da cultura popular unindo vertentes do forró, espetáculo de mamulengo e dança de coco.Classificação indicativa: a partir de 7 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do artista @paulocaverna
Dia 29 de julho às 14h - Facebook da Biblioteca Brito Broca