Programação cultural online de junho - parte 1

Biblioteca Viva Online 2020 com circo, teatro, cultura popular e brincante, culturas negras e música.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

CIRCO

Quizumba
Rainhas do Radiador
Ursa Maior chega para armar a maior folia, mas cadê o público?
O espetáculo "Quizumba", adaptado para o vídeo em respeito às recomendações de combate a pandemia traz para a cena números autorais de magia, mistério e dicas de beleza que prometem muita diversão para o público.
Esta palhaça carrega também um grande tesouro, o mastro central que mantém de pé este circo atemporal são eles os ícones negros que revolucionaram o circo brasileiro e que, através da arte, conseguiram a sua emancipação.
O espetáculo "Quizumba" propõe uma reverência aos artistas negros ancestrais que fizeram parte da construção do circo brasileiro, homens e mulheres que, desconhecidos do respeitável público, abriram os caminhos para que outros artistas negros pudessem hoje protagonizar a cena.Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @RainhasdoRadiador
Dia 3 de junho às 14h30 - Facebook Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Cico do Jilo Web

CIRCO DO JILÓ WEB
Jiló não sabia, mas, sua apresentação na biblioteca foi gravada. Agora, cumprindo todas as ordens durante este período de pandemia causado pelo coronavirus (COVID-19). Ele recebe o vídeo e divide com o público esse momento de assistir todas as suas trapalhadas. TIC Cultural
Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca
Dia 4 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Viriato Corrêa

A Andarilha
Rainhas do Radiador
Brincando de fazer um show de circo, a palhaça Rufina improvisa cenas com seus objetos um tanto inusitados e convida o público a mergulhar em seu universo particular. Habilidades circenses são apresentadas de forma cômica e um carrinho de bebê trazido pela palhaça é o fio condutor de diversas emoções vividas por ela.Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @RainhasdoRadiador
Dia 5 de junho às 14h30 - Facebook da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Bartoloquices
Cia LADO B
O espetáculo solo do Palhaço Bartolomeu, que mostra toda sua versatilidade através de um passeio pelos vários tipos de representações artísticas. Dentro do roteiro estão números de Poesia, Malabares e Dança do Ventre. Uma livre adaptação de Romeu e Julieta, alguns números de mágica/cartomagia e a narração de uma história, contada através do ponto de vista do Bartô. Com esse trabalho ele traz sua desenvoltura em várias modalidades.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @cialadob
Dia 6 de junho às 10h - Facebook da Biblioteca Aureliano Leite

CABARÉ CIRCENSE LGBTQIA +: Cabaré das insurgências
Fagner Saraiva, Puri Yaguarete, Mare, Cibele Mateus, Pira Luke, Shankar, Vulcânica Pokaropa.
Cabaré das Insurgências é uma reunião de Artistas dissidentes que se juntaram para dialogar sobre suas especificidades dentro da linguagem Circense, trazendo outras referências não hegemônicas, onde usam suas corporeidades como plataforma e comunicação se expressando através do Vogue, Malabares, Cultura Popular, Pirofagia, Bambolê, Poesia, Drag Queen, Ancestralidade e Humor, proporcionando um mergulho na nova era Circense e também criando outros caminhos para que pessoas LGBTQIA+ e Racializadas se sintam mais confortáveis dentro desse ambiente lúdico, que é o Circo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60min
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil @CucetasProduções
Dia 6 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Anne Frank

Vivência de Malabarismo
Cia Super Circo
Na Vivência de Malabarismo, Richard se baseia em seu livro "Aspectos Fundamentais do Malabarismo" para explicar aos participantes as técnicas de malabarismo e manipulação de objetos.
Com exercícios e jogos, no final da vivência todos os que participaram conseguirão realizar malabarismo com no mínimo três objetos.
A prática do malabarismo desenvolve a concentração, coordenação motora, visão periférica e a criatividade, além de ser um ótimo exercício físico sendo uma alternativa de atividade para todas as idades.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @SuperCirco
Dia 9 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Pedro Nava

Quem Sou Eu? Mulheres Circenses 2020
LaClass Excêntricos
Quem Sou Eu? Mulheres Circenses 2020 traz o foco para as super heroínas das artes. Daniela Rocha-Rosa conduz o programa apresentando artistas circenses e suas obras; os bastidores do que é ser uma mulher de circo nos dias atuais; entre outras curiosidades como: feminismo, quarentena, trabalho, etc. Conheçam as vidas destas artistas que vivem nos sonhos e nos imaginários coletivos do mundo e que trazem tendências sobre uma vida em equilíbrio.Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita:  Youtube transmitido pelo canal da artista @Daniela Rocha-Rosa humana 
Dia 12 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Clarice Lispector

O Incrível Número Final
Bando GolíardXs
Um espetáculo circense de rua elaborado a partir da adaptação de esquetes clássicos do circo juntamente com as habilidades circenses e criação de números independentes que cada integrante possui. Todas as ações são executadas de forma coletiva onde todas (os) são protagonistas, o foco não está na técnica, mas sim na lógica da palhaçaria, onde o erro é o “êxito” que alavanca a cena provocando empatia e riso no público em um circo onde não existe um dono. De forma lúdica e brincada são abordados assuntos relacionados ao atual contexto social, apontando por meio da comicidade questões relacionadas a ocupação do espaço público, alimentação e críticas sociais, tudo através do olhar da palhaçaria. É um show de variedades circenses de criação e direção coletiva, que contém em sua estrutura: música, jogo da palhaçaria, números de mágica, telepatia, malabarismo, pirofagia e momentos participativos do público.Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @BandoGolíardXs
Dia 13 de junho às 11h - Facebook da Biblioteca Álvares de Azevedo

Varietê Circo no Beco
Circo no Beco
O Circo no Beco convida o Palhaço Surereca e outros artistas de circo para fazerem um grande show enquanto espera o fim do isolamento. Através de gags de palhaço, números cômicos e muita conversa. Ele anuncia e torce pelo sucesso de seus amigos, que trazem, nesse novo conceito de formato on-line, a mais pura arte circense para o público em geral.Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @CircodoBeco 
Dia 13 de junho às 14h30 - Facebook da Biblioteca Biblioteca Menotti del Picchia 

Divas da Faxina contando Cinderela
Cia Dois Ventos
Após entrar em quarentena duas faxineiras de um antigo teatro decidem contar a história da Cinderela Online, e para isso usam truques de mágica, muita música e bom humor. Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da Biblioteca
Dia 15 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

Quando acordei o circo já tinha ido embora
Trupe Trapaceros
A Trupe Trapaceros tem o orgulho de apresentar ”Quando acordei, o circo já tinha ido embora”; um espetáculo circense, cômico e musical para respirar memórias e poetizar a vida. Uma história atravessada de lembranças, dos circos itinerantes, mambembes, ambulantes, circundados de serragem, elefantes e macacos, rodeados de mágicos, faquires e trapezistas.
O espetáculo conta com números circenses de acrobacia, malabares e palhaçaria e um repertório de músicas autorais que embalam nossas memórias do circo de lona, do circo na praça e do circo na vida.Classificação indicativa: Livre. Duração: 25 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @TrupeTrapaceiros
Dia 20 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte

TEATRO

Brinquedo - Das Formas de Liberdade
Olhares Arte e Cultura
Quando Neco encontra um livro sobre folclore brasileiro, nunca mais entendeu a vida da mesma forma, o que deixa Inês maluquinha! Agora, nessa briga de quem está certo, só se sabe de uma coisa: não se sabe de nada!Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Youtube transmitido pelo perfil do grupo @OlharesProduçõesArtisticas
Dia 13 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Nuto Sant’Anna

Circo Poeira
Grupo Circo Poeira
Circo Poeira é um espetáculo que mistura as linguagens de Circo, Teatro e Boneco. A peça conta a história de um circo através das recordações de um “Velho Mestre”. Esse personagem que é o narrador da história relembra o auge do seu Circo e dessa forma surgem do fundo de sua memória os números que compõem o show.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @circocapoeira
Dia 21 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Anne Frank

Sanfona Velha do Fole Furado
Cris Miguel & Danilo Tomic, convidam o público a viajar pelo repertório do rei do baião Luiz Gonzaga e apresentam a saga de Severino, um cabra cearense que é neto de cangaceiro e medroso que só. Apaixonado pelo som da sanfona, ele sai do sertão do Ceará e vai para o Rio de Janeiro em busca do instrumento, em meio a emboscadas e muitas aventuras com sua mula Sebastiana. Matreiro, desce ao inferno para falar com o Diabo e conquistar a sanfona que era do Mestre Lua e o coração de sua amada Chica.Classificação indicativa: Livre.Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook e Youtube transmitido pelo perfil do grupo @caldeiraoproducoes
Dia 26 de junho às 14h - Facebook da Biblioteca Érico Veríssimo

CULTURA POPULAR E BRINCANTE

Ritmos do Nordeste
Baque CT
O Baque CT apresenta a intervenção "Ritmos do Nordeste", que promove o resgate e a valorização de brincadeiras populares, ritmos, danças e cantigas de roda do Nordeste, animando os participantes ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá e maracatu nação, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ao mesmo passo em que o público interage e cai na folia, aprendem o significado, os ritmos, os instrumentos e as histórias de cada uma destas culturas tradicionais que misturam as culturas africana, indígena e europeia, mas que são saberes populares genuinamente nordestinos e brasileiros. Fundado em 2016, o Grupo de Percussão Baque CT pretende estudar, difundir e promover a valorização das culturas tradicionais e populares em toda a sua amplitude étnica, rítmica e cultural.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @baquedact
Dia 13 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Cordão Folclórico de Itaquera
Nesta intervenção brincante os artistas, orientados por mestra Soraia, irão propor mostrar de um pouco de cada tradicional que compõe o cordão. Vai ter Samba de Bumbo, Afoxé e Bonecões pra divertir a família toda.Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Gravada.
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @cordaofolcloricodeitaquera
Dia 17 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Pedro Nava

Arrasta Pé do Mamulengo
Trup Trolhas
O projeto é um resgate da cultura popular unindo vertentes do forró, espetáculo de mamulengo e dança de coco.Classificação indicativa: a partir de 7 anos. Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil de @paulocaverna
Dia 19 de junho às 14h - Facebook da Biblioteca Brito Broca

CULTURAS NEGRAS

Unbutu

Ubuntu, a essência primeira
Cordão Tereza de Benguela
Ubuntu é uma palavra Sul Africana e tem como sentido de “humanidade”. “Todos estamos ligados e todos juntos somos Ubuntu” (Nelson Mandela). O enredo fala do Deus supremo (Olorum), que decide criar o homem que nascerá e se multiplicará na terra, ele convida o filho mais velho para essa missão. Porém o filho não cumpre as ordens do pai. Descobre seu erro diante da Natureza, que o consola, mostrando o quanto tudo o que nos cerca é importante, o fazendo entender que homem e natureza é uma coisa só.Classificação indicativa:livre. Duração:50 min
Formato da apresentação: gravado
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil de @inaiaaraujoxequere
Dia 3 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Helena Silveira

Danças Afro com Grupo Babalotim
Grupo Babalotim
É comum ouvirmos o termo genérico “Dança Afro” como se a riqueza de Afrika se resumisse a uma única dança, como se Afrika fosse um país e não um dos maiores continentes. Nesta apresentação, cada esquete levará o espectador a um universo diferente das danças afro brasileiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @babalotim
Dia 13 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Paulo Duarte

MÚSICA

Poesia Musicada - Márcio de Camillo apresenta Manoel de Barros
Márcio de Camillo
Aproximar as crianças da literatura, da música, da poesia e das artes em geral. Esse é o objetivo do cantor e compositor Márcio de Camillo, idealizador do projeto CRIANCEIRAS, que utiliza a música como veículo para a obra poética, de forma lúdica e criativa.
Nesse trabalho, Marcio de Camillo quer compartilhar sua paixão pela poesia e contar um pouco do seu convívio com Manoel de Barros, um dos maiores poetas do Brasil e que foi também seu vizinho.
Entre causos e histórias, Márcio nos apresenta os livros que o inspiraram para entoar as palavras inventadas por Manoel.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @crianceiras
Dia 6 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Segura o Coco

SEGURA O COCO E A RABECA Dêndicasa!
Kelly Guimarães e Queila Rodrigues
Unindo a melodia da Rabeca e os toques percussivos do pandeiro e maracas, as artistas-brincantes Kelly Guimarães e Queila Rodrigues se unem num encontro sonoro’poético de memórias cantadas para trazer um repertório de mestras e mestres de culturas populares, coquistas e rabequeiras/os, versando com outras vertentes destas culturas tradicionais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @cocoerabeca
Dia 7 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Cassiano Ricardo

Vanessa Kryolla
A cantora apresenta ao seu show a música “Agredida” umas das faixas do seu próximo álbum. Música que foi uma construção de relatos diários nas mídias sobre o feminicídio . O conjunto da música e do vídeo clipe em sua totalidade tem participações especiais de mulheres comuns do dia a dia para representar que nós mulheres temos direitos de escolher não sermos vítimas de violência seja física, psicológica entre outras é importante ressaltar que a maior vítima de violência doméstica é a mulher negra e também mulheres que se encontram em vulnerabilidade social.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da artista @VanessaKryolla
Dia 11 de junho às 18h - Facebook da Biblioteca Vicente de Carvalho

Mayara Costa

Divindades
Mayara Costa
Com um repertório de clássicos da Música Popular Brasileira, predominantemente baiano para cantar as DIVINDADES FEMININAS, fazendo um paralelo entre orixás (yabás) e um amor sublime pela natureza, pela vida e pelo amor. As raízes religiosas e a personalidade de mulher forte, mas ao mesmo tempo sensível. É um Show calmo, leve e sensível.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil da artista @mayaracosta
Dia 13 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Trio Mana Flor
Em janeiro de 2008 nasceu o Trio Mana Flor, primeiro Trio de Forró formado somente por mulheres no Brasil. Nesse show on-line, sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo se somam ao refinado trabalho vocal das cantoras-instrumentistas para interpretar clássicos do Forró Tradicional e da MPB, fazendo da alegria uma ferramenta de resistência. Então, arrasta o sofá da sala e chama a família toda pra dançar que o forró já vai começar!!Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil do grupo @triomanaflor
Dia 14 de junho às 16h - Facebook da Biblioteca Padre José de Anchieta

BrincádoQuê
Maira Simões
BrincáDoQuê? é um projeto que tem como grande propósito espalhar brincadeiras por onde passa. Com repertório composto por músicas da cultura popular, tem como proposta resgatar a memória afetiva dos adultos que foram envolvidos na infância por essas brincadeiras, bem como proporcionar para as crianças o acesso a esse patrimônio poético e cultural. Assim, cantigas, brincadeiras e histórias cantadas exploram a importância do brincar no desenvolvimento humano e social, oferecendo um olhar sensível e sobretudo, divertido, que leva o público a um estado de liberdade criativa e felicidade! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Gravada
Página/perfil onde será feita: Facebook e Youtube transmitido pelo perfil do grupo @caldeiraproducao
Dia 19 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Mário Schenberg

Aula aberta sobre o pandeiro e suas possibilidades
Coletivo SPandeiro
Bora passear pelo universo do pandeiro? Em uma oficina online, o Coletivo SPandeiro trará curiosidades sobre ritmos como o forró, o samba e o frevo, além de dicas e macetes para quem tiver interesse de aprender a tocar também! Todo mundo pode curtir e experimentar o pandeiro! A aula estará disponível na página oficial do Coletivo e será aberta a todos os públicos com espaço para interações e dúvidas!Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Instagram transmitido pelo perfil do grupo @coletivopandeiro
Dia 20 de junho às 15h - Facebook da Biblioteca Ricardo Ramos

Sambas de Aldir
Graça Braga
Graça Braga nasceu no interior de São Paulo e cresceu rodeada de samba e serestas e, como não poderia deixar de ser, foi influenciada pela música e o talento de Aldir. TEVE SUAS OBRAS INTERPRETADAS POR CLARA NUNES, TAIGUARA E MARIA CREUSA.
CONSAGROU SE COM A MÚSICA BÊBADO E A EQUILIBRISTA EM PARCERIA COM JOÃO BOSCO INTERPRETADO PELA GRANDIOSA ELIS REGINA.
Graça Braga pretende realizar uma grande homenagem ao nosso eterno Edir, cantando e revisitando seus maiores sucessos como: CORSÁRIO, LINHA DE PASSE, CABARÉ e muito mais.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Formato da apresentação: Ao vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook e Instagram transmitido pelo perfil da artista @GracaBraga
Dia 21 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Affonso Taunay

O Canto da Guerreira
Grazzi Brasil
O canto da Guerreira é uma homenagem da cantora Grazzi Brasil a Clara Nunes, uma das maiores intérpretes de todos os tempos.
Privilegiando a sonoridade brasileira, sons de atabaque, sambas de compositores diversos. “ O canto da guerreira” é uma afirmação das raízes afro-brasileiras de Grazzi e também de seu compromisso com o samba, gênero que defende com unhas e dentes seja na avenida ou nos teatros em que se apresenta.
No repertório estarão presentes músicas como: Tributo aos orixás (Mauro Duarte / Noca / Rubem Tavares ) , Deusa dos Orixás (Romildo / Toninho) , Canto das três raças (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro), entre outras.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Transmitido pelo Facebook e Instagram da artista @GrazziBrasil
Dia 27 de junho às 19h - Facebook da Biblioteca Camila Cerqueira César