Cursos, Encontros e Oficinas

Grupo de leitura de economia, Joe Barbosa apresenta Pausa na Leitura, 5º Curso de Teatro e Contação de Histórias para Iniciantes com prof. José Carvalho, Psicodrama na biblioteca: Vida Cena Poesia, Reeducação Alimentar, Histórias & Sabores – Oficina ovos de páscoa, 1º Curso de Teatro para Iniciantes com Grupo CHA, LGBTAIPAS, I Fórum de Ufologia - Projeto X 2020, Florescer, Diálogo Riscado, Mulheres por Si Mesmas, Oficina de Encadernação, Jogos teatrais, Oficina: Poesias para amar Cecília Meireles , Viajar, a universidade da vida: histórias de uma viajante aprendiz , Oficina "Mitos e Lendas Brasileiras: redescobrindo a riqueza de nossa diversidade" , Cuidando do Jardim, Palestra: mensagem reencontrada de Loiuis Cattiaux, Exposição Utopias, Mulheres Por Si Mesmas, Nutriciente, Introdução ao conceito de Amor e Projeto Super MEI: Primeiros passos - Empreendedorismo em março nas bibliotecas de bairro.

Adiamento programação Cultural Coronavirus

ATENÇÃO - A PARTIR DE 13 DE MARÇO OS EVENTOS FORAM CANCELADOS POR PRAZO INDETERMINADO PARA PREVENIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DIRETA DO COVID-19

Grupo de leitura de economia
O grupo se propõe a ler obras de autores de economia crítica, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação teórica e didática de Ana Paula Salviatti, professora pesquisadora, historiadora e mestre em história econômica pela Universidade de São Paulo, doutoranda em economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Crítica da economia política: o processo de produção do capital. O capital”, de Karl Marx.Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 2 de Março das 19h às 22h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Joe Barbosa apresenta Pausa na Leitura - última apresentação no Brasil!
O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores.
Dia 3 de março às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

5º Curso de Teatro e Contação de Histórias para Iniciantes
Com prof. José Carvalho
Para iniciantes. Durante o curso será desenvolvido improviso em grupo, jogos teatrais, expressão vocal e corporal, desinibição e introspecção, narração de histórias e montagem cênica.
Inscrições por email (bibliotecahans@gmail.com) nome completo, idade e contato
Segundas-feiras de 2 a 13 de março das 14h às 17h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Psicodrama na biblioteca

Psicodrama na biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 min.
Dia 4 de março às 19h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar
A Biblioteca Brito Broca em parceria com a equipe do NASF da UBS Vila Pirituba, buscando estimular a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, apresenta o grupo Reeducação Alimentar, às quintas-feiras de cada mês (exceto as segundas quintas-feiras), às 13h30. O grupo tem como objetivo promover a melhora da alimentação e da relação com o corpo e com a comida, assim como orientações sobre cuidado em saúde. A atividade é gratuita e voltada para adultos e idosos. Classificação indicativa: a partir de 18 anos. Duração: 90 min.
Dia 5 de março às 13h30 - Biblioteca Brito Broca

Histórias & Sabores – Oficina ovos de páscoa

Histórias & Sabores – Oficina ovos de páscoa
Com Márcia Fonseca
A Páscoa está chegando cheia de sabores!
A Biblioteca Pública Raimundo de Menezes realizará mais uma vez o Projeto “Histórias e Sabores” preparamos uma edição especial sobre Ovos de Páscoa e Bombons. Você não consegue resistir a um chocolate nessa época do ano? Adoraria fazer seu próprio ovo, mas acha que é muito difícil? Então, essa oficina é para você, daremos várias dicas para criar seu próprio ovo de páscoa e desenvolver uma nova habilidade, se divertindo e comendo. Faça você mesmo(a) e venda ou presenteie alguém especial. Não fique de fora dessa, aprenda sobre produção, acabamento e decoração.
*Inscrições abertas! As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por telefone. Classificação indicativa: a partir de 16 anos. Duração: 90 min.
Dia 6 de março às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

1º Curso de Teatro para Iniciantes com Grupo CHA
O Grupo CHA foi formado por jovens atores e arte-educadores discentes de licenciatura e bacharelado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi.
Os alunos participarão de forma ativa dos trabalhos, inclusive da escolha do tema de cenas e montagem
que irão trabalhar, tudo sob a direção e supervisão dos docentes.
Conteúdo:Trabalho de consciência corporal e vocal; Jogos teatrais, Improvisação; Criação de personagem; Criação de cena; Desinibição; Leitura de textos dramáticos; A arte de narrar histórias de tradição oral; Prática de montagem do espetáculo e História da arte/teatro. Classificação indicativa: adolescentes entre 14 e 18 anos. Inscrições: grupoteatralcha@gmail.com
 

LGBTAIPAS

LGBTAIPAS
Em sua segunda edição o LGBTAIPAS é um evento idealizado e organizado por Felipe Oliveira Biao de Melo juntamente com a comunidade local. O evento contará com o sarau A Arte Liberta!; roda de conversa com Maitê Schneider (Transemprego), Lula Ramires (Ativista LGBT) e Pedro Paulo Sammarco (Psicólogo) ; Eculture (DJ Jorge F); Performances por Drag LadieFreeda e Lunna Black; Show de Rafael Yago e a presença da Van da Cidadania do Centro LGBT da Zona Norte. Classificação indicativa: Livre
Dia 7 de março das 16h às 21h - Biblioteca Érico Veríssimo

I Fórum de Ufologia - Projeto X 2020
Palestras, debates, brindes, feira de livro, camisetas ufológicas
· Alemanha nazista e os UFOS – Luiz Ricardo Geddo
· Mistérios arqueológicos no Brasil - Paulo Aníbal Mesquita
· O futuro planetário e as mensagens de alerta – Paulo Eduardo Pilon
· Pesquisas de um Contatado – Paulo Ippolito Giordano
Dia 7 de março das 10h às 17h - Biblioteca Viriato Corrêa

Florescer

Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Pensando nas cores e flores da Primavera e do Aflora Brito, a oficina Florescer vem com a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 180 min.
Dia 7  de março às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Diálogo Riscado
A Oficina Cultural Juan Serrano e o Coletivo Coletivamente Hip Hop organizaram, na biblioteca, uma tarde de homenagens ao Dia Internacional das Mulheres. A programação contará com o DJ Pri Grove; MC Lilian Dumdum; MC Denna Moraes; MC Hilda; MC Sheila Oliver; MC Rosy Braids; Grafitti de Anjinha; Batalha de MC e Break Identidade em Movimento. Classificação indicativa: Livre
Dia 8 de março das 14h às 17h - Biblioteca Érico Veríssimo

Mulheres por Si Mesmas

Mulheres por Si Mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 9 de março às 9h30 - Biblioteca Brito Broca

Oficina de Encadernação
Com Dricco Simões
Para jovens e adultos
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições pelo telefone sempre às terças-feiras: 2295-3447
Dia 11 de março das 13h às 18h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Jogos teatrais

Jogos teatrais
Workshop
Os Jogos Teatrais têm como fundamento dar uma outra perspectiva como atuantes dentro e fora dos equipamentos, dando uma razão mais lúdica e lúcida sobre nossos corpos, vozes, tempo e espaço. Um olhar para dentro e fora. Mostrando o que o corpo é capaz de fazer, entendendo os seus limites e aprendendo como o corpo de cada um funciona.
Corpo é espaço, silêncio também é voz. Com brincadeiras e improvisação dando uma noção de espacialidade, voz e corpo, o projeto visa atender pessoas de todas as idades, sempre ligadas numa mesma energia a cada encontro. Classificação indicativa: livre. Duração: 180 min. As inscrições serão presenciais na biblioteca e/ou pelo telefone 3904-1444.
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Brito Broca

Oficina: Poesias para amar Cecília Meireles
Os participantes são convidados a fazer releitura de poesias inspiradas nas poesias de Cecília Meireles para crianças. Classificação indicativa: Crianças de 9 à 11 anos .
Dia 12 de março às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Viajar, a universidade da vida: histórias de uma viajante aprendiz

Viajar, a universidade da vida: histórias de uma viajante aprendiz
Com Sandra Oliveira
Aqui e agora, com o que temos, com nossos sonhos, medos, incertezas, e riscos; na curiosidade do desconhecido e no pavor que ele causa; e acima de tudo, no conhecer a si mesmo - Qual é o seu frio limite? Seu cansaço limite? Sua dor limite? O que te limita? - Porque não deixar de ser professores do que não vimos e simplesmente, ir ver? A viajante quer mostrar que viajar vai além de férias e turismo. Viajar é investimento e pode ser uma ferramenta poderosa de auto-conhecimento e de expansão para um mundo mais humano e sustentável. Suas histórias irão mostrar que além de tudo isso, viajar pode ser mais econômico e possível do que nos fizeram pensar. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 13 de março às 9h30 - Biblioteca Brito Broca

Oficina "Mitos e Lendas Brasileiras

Oficina "Mitos e Lendas Brasileiras: redescobrindo a riqueza de nossa diversidade"
Coordenação: Daniel D´Andrea, arte educador social, contador de histórias formador e pesquisador das narrativas e contadores tradicionais.
Esta oficina pretende revalorizar a importância de nossos mitos e lendas, como autênticos depositários da memória ancestral contida nos relatos gerados nas diferentes regiões,períodos históricos testemunhas de nossa diversidade étnica e cultural. Este trabalho propõe estudar as origens, transformações e significados destas histórias à luz de recentes estudos, com intuito de promover um renovado interesse por nossas raízes e imbuir às novas gerações no conhecimento da riqueza do imaginário brasileiro. Dirigido a: Educadores, contadores de histórias,mediadores de leitura, estudantes coletivos, culturais e demais interessados.Inscrições pelo telefone 5687-0408.

Cuidando do Jardim
Com Fernanda Lellis
Encontro de pessoas com interesse em jardinagem, com experiência ou não, para trocar ideias, transformar técnicas simples em algo sustentável e acolher o jardim como um espaço de todos. Os encontros acontecem uma vez por mês aos sábados de manhã. Classificação indicativa: 5 anos.Duração: 120 min.

Palestra: mensagem reencontrada de Loiuis Cattiaux
O grupo se propõe a ler obras de autores de economia crítica, o primeiro encontro seria a minha exposição sobre dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, com a minha coordenação teórica e didática. O livro a ser lido seria o Primeiro Volume de Critica da Economia Política: O Processo de Produção do Capital. O Capital. A proposta do grupo é de encontros mensais. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 min.

Exposição Utopias
Workshop de fotografia, noções básicas e explicações.Tragam seu celular e câmeras .

Mulheres Por Si Mesmas
Espaço destinado às mulheres, com encontros mensais, para discutir e refletir sobre diversos temas inerentes ao universo feminino. (Parceria com a SMS – Supervisão Pirituba-Jaraguá). Classificação indicativa: 16 anos.Duração: 2h
 

Nutriciente

Nutriciente
A Biblioteca Brito Broca em parceria com a equipe do NASF da UBS Pq. Maria Domitila, buscando promover orientações sobre a alimentação saudável, a prevenção da Síndrome Metabólica e agravos da obesidade, assim como a melhora do protagonismo do individuo em sua alimentação, apresenta o grupo Nutriciente, às terceiras segundas-feiras de cada mês, às 13h30. A atividade é gratuita e voltada para adultos e idosos. Classificação indicativa: a partir de 18 anos. Duração: 120 min.

Introdução ao conceito de Amor

Introdução ao conceito de Amor
Mediadores: Integrantes do Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia
C.A.E.F. (Docentes e Discentes em Filosofia e demais Ciências Humanas).
Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades, trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de várias filósofas e filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por uma mediadora ou mediador diferente.
Neste referido encontro, será abordado e discutido o conceito de Amor na História da Filosofia e na atualidade, quais seus desdobramentos e consequências na vida das pessoas e principalmente o que significa esse conceito para diversos filósofos, entre eles: Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Platão e Simone de Beauvoir . Classificação indicativa: livre . Duração: 90 min.

Projeto Super MEI: Primeiros passos

Projeto Super MEI: Primeiros passos
Empreendedorismo
A Biblioteca Brito Broca, em parceria com o SEBRAE Pirituba, oferece o curso gratuito SUPERMEI PRIMEIROS PASSOS, voltado às pessoas físicas que empreendem de maneira informal ou que ainda não tem um negócio, mas pretendem avaliar essa possibilidade em suas vidas.
A trilha é composta por 5 temas presenciais de 3 horas por dia, que acontecerá no período do dia 30 de março a 3 de abril, a partir das 9h, totalizando 15 horas de capacitação. Os temas que serão ministrados são: empreendedorismo, marketing, finanças, ideia de negócio e formalização.
Haverá fornecimento de apostila e certificado de conclusão (75% de presença). As inscrições podem ser realizadas no link: https://bit.ly/39x2pdI. Vagas limitadas. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 180 min.