Contação de Histórias

Histórias sem nome...até você chegar!, Bordadeiras de Histórias, Contações Pequenas Notáveis: Carolina de Jesus, Contações Pequenas Notáveis: Frida Kahlo, Bordadeiras de Histórias, Contos que Curam – Oficinas de Educação Emocional, Histórias na Alceu, Mediconta e Contação, O Fantasma de Canterville e Música com Sabino Lopes em março nas bibliotecas de bairro.

Adiamento programação Cultural Coronavirus

ATENÇÃO - A PARTIR DE 13 DE MARÇO OS EVENTOS FORAM CANCELADOS POR PRAZO INDETERMINADO PARA PREVENIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DIRETA DO COVID-19

Histórias sem nome...até você chegar!

Histórias sem nome...até você chegar!
Esse conjunto de três contos de Tradição Oral mexe com o público numa brincadeira de adivinhação para descobrir o nome de algum elemento da história. O enredo é cheio de pistas, tornando-se um mapa que leva crianças e adultos ao caminho da descoberta. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de março às 14h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 5 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 13 de março às 15h - Biblioteca Castro Alves

Bordadeiras de Histórias

Bordadeiras de Histórias
Com Patrícia Ashanti
A proposta é compartilhar e trazer à tona o imaginário nas tradições afro-brasileiras que, a princípio é transmitido oralmente. Faz-se necessário um fortalecimento e recuperação dessa tradição, bem como o incentivo ao contato com a memória ancestral e o registro das próprias experiências através da narrativa e/ou da escrita, seguindo assim no contra fluxo da marginalização dessa cultura, que também ocupa papel central na história e formação do Brasil e do povo brasileiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 3 de março às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 5 de março às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 13 de março às 10h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 13 de março às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Contações Pequenas Notáveis: Carolina de Jesus

Contações Pequenas Notáveis: Carolina de Jesus
Cia. Núcleo
Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é este período da vida que a Cia. Núcleo aborda nesta contação sobre o feminino, a identidade de gênero e os papéis sociais. Carolina de Jesus, enquanto trabalhava como catadora, registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 4 de março às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 4 de março às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 5 de março às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 12 de março às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 13 de março às 14h - Biblioteca Anne Frank

Contações Pequenas Notáveis: Frida Kahlo

Contações Pequenas Notáveis: Frida Kahlo
Cia. Núcleo
Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é este período da vida que a Cia. Núcleo aborda nesta contação sobre o feminino, a identidade de gênero e os papéis sociais. Frida Kahlo foi uma das principais pintoras mundiais. Nascida na cidade Coyoacán no México, desde muito nova enfrentou diversos problemas de saúde. E durante toda a sua vida encontrou na expressão artística uma maneira de atravessar estes percalços. A Cia. Núcleo traz uma história comovente deste ícone através de músicas, jogos e cultura tradicional. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de março às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 5 de março às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 10 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 11 de março às 9h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 12 de março às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 13 de março às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Bordadeiras de Histórias
A proposta é compartilhar e trazer à tona o imaginário nas tradições afro-brasileiras que, a princípio é transmitido oralmente. Faz-se necessário um fortalecimento e recuperação dessa tradição, bem como o incentivo ao contato com a memória ancestral e o registro das próprias experiências através da narrativa e/ou da escrita, seguindo assim no contra fluxo da marginalização dessa cultura, que também ocupa papel central na história e formação do Brasil e do povo brasileiro. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Contos que Curam – Oficinas de Educação Emocional
Desenvolvendo a empatia por meio do conto – Uma jornada em Alére
Com Celina Ferreira Garcia
Despertar o olhar do participante para o sentido que atribui à própria história, por meio do conto “Uma jornada em Alére”. Dessa forma, o participante terá? a oportunidade de refletir a respeito de seus valores, sentimentos, emoções, assim como desenvolver empatia e autoestima. Haverá também uma oficina para confecção de máscaras, visando propiciar a conexão do participante, de forma sensorial, às próprias emoções e sentimentos despertados pelos símbolos apresentados no conto.Classificação indicativa: 9 à 11 anos. Duração: 90 min.
Dia 9 de março às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Histórias na Alceu
A proposta do projeto é oferecer aos pequenos e (porque não?!!) grandes leitores da Biblioteca Alceu Amoroso, atividades de contação de histórias com temáticas diferentes em cada mês e atividades interativas, aguçando a criatividade e o interesse pela leitura e oralidade. Mensalmente, na 3° quarta-feira do mês, a Jovem monitora Ingrid Menezes visa propor histórias relacionadas a datas relevantes daquele período, adicionado de propostas práticas para fixação da atividade. Classificação indicativa: Livre. Duração 50 min.

Mediconta
Com Márcia Fonseca
Quando a Páscoa se aproxima, meninos e meninas ficam ansiosos por ovos coloridos, chocolates, presentes. Mas só as crianças têm desejos? E os coelhos? O que desejariam ganhar em um dia tão especial? Joãozinho e o coelho Dudu terão motivos de sobra para comemorar a Páscoa juntos. Contação de histórias do livro “Uma História de Páscoa” de Ana Maria Machado.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.

O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville
Com as atrizes-contadoras de histórias Tais Dassoler e Clara Cury e com o músico Tiê Alves
Nesse clássico da literatura infantil o medo de fantasma é desarmado por uma abordagem bem humorada. Uma família de estrangeiros se muda para uma casa mal assombrada, mas ao invés de o fantasma atormentar as pessoas, são elas que surpreendem e atormentam o fantasma. Classificação indicativa: 5 a 10 anos. Duração: 40 min.

Contação e Música com Sabino Lopes

Contação e Música com Sabino Lopes
Participação especial: Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.