Programação do centenário de Clarice Lispector

Em comemoração ao ano de centenário de nascimento da autora Clarice Lispector, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove programações em homenagem à escritora, a partir de seus contos, crônicas e romances. Dentre os eventos estão contações de histórias, intervenções artísticas, teatro, debate, circo, leitura e narração de histórias. Os espetáculos ocorrerão em diversas Bibliotecas durante os meses de março e abril.

Confiram também as Dicas de Leitura sobre Clarice Lispector

Adiamento programação Cultural Coronavirus

ATENÇÃO - A PARTIR DE 13 DE MARÇO OS EVENTOS FORAM CANCELADOS POR PRAZO INDETERMINADO PARA PREVENIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DIRETA DO COVID-19

Contação de Histórias

Contos de Clarice

Contos de Clarice
Cia. Dona Conceição
Duas narradoras contam histórias divertidas de uma menina e suas relações com os bichos, com o carnaval e com a leitura. Três pequenos contos ou crônicas da autora Clarice Lispector serão utilizados como base da contação: Restos de Carnaval, Tortura e Glória e Uma galinha ou De tanto amor. Enquanto narram as histórias, elas revivem alguns dos personagens, com a ajuda de adereços e de sons, que criam os climas de cada momento. No final da contação realizam uma roda de conversa com o público sobre as histórias e alguns jogos e atividades inspiradas também nas histórias lidas, como: jogos teatrais de representação dos personagens ou de cenas das histórias, jogos de integração como mestre mandou, jogo do cacique, de mímica e outros. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 45 min.
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 11 de março às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 13 de março às 10h - Biblioteca Clarice Lispector

Experimentando histórias de Clarice Lispector: A Vida íntima de Laura

Experimentando histórias de Clarice Lispector: A Vida íntima de Laura
Experimentando História
Experimentando Clarice, é um projeto de narração de histórias de quatro livros infantis de Clarice Lispector: A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade. Contadas e interpretadas pelos atores Renata Augusto e Nino Belucci e com trilha e canções originais do músico Rafael Siqueira. A contação de histórias se insere numa tradição oral rara e preciosa nos dias atuais, resgata um antigo hábito em diversos países e nos remete aos nossos avós, pais, e a trocas afetivas. Panelas, talheres, vasilhas são utilizados como instrumentos musicais; poltronas, forninho elétrico e criado-mudo, como elementos cênicos: Toda casa potencialmente é um manancial de histórias, de brincadeiras e emoções, auxiliando a criança descobrir o potencial lúdico de um objeto comum do cotidiano. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 40 min.
Dia 13 de março às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Conta outra estória, Clarice!

Conta outra estória, Clarice!
Com Galinha Violeira
“Conta outra estória, Clarice” é uma contação de história recheada de cantoria. A apresentação é inspirada em quatro obras infantis da escritora Clarice Lispector. Tudo isso ao som de 11 canções e manipulação de 4 bonecos. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 40 min.
Dia 4 de março às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 6 de março às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 6 de março às 14h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 7 de março às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 10 de março às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral

Intervenção Artística

Memórias Cantadas - Clarice Lispector

Memórias Cantadas - Clarice Lispector
Cia Trilhos
Uma Trupe de viajantes parte em busca de escarafunchar memórias alheias perdidas no tempo e espaço. Contam com a ajuda de um violão e uma pequena mala que auxilia na caça ao universo lúdico, escondido dentro de cada um de nós. O projeto Memórias Cantadas utiliza como referência poética as linguagens literárias e musicais. A partir da obra da escritora Clarice Lispector, propomos ao público a captura de trechos dos livros da autora que irão dialogar com letras de músicas. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de março às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 4 de março às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 4 de março às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 5 de março às 14h- Biblioteca Raul Bopp
Dia 6 de março às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 7 de março às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 10 de março às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 11 de março às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 12 de março às 15h - Biblioteca Narbal Fontes

Bichos de Clarice

Bichos de Clarice
Núcleo Tríade
“Bichos de Clarice “ é um jogo coreográfico para todas as idades. Antes de começar, queremos que vocês saibam que esse jogo foi criado a partir de quatro livros escritos por Clarice Lispector: A mulher que matou os peixes, A vida íntima de Laura, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade. ATENÇÃO! As histórias criadas por Clarice foram escritas para exclusivo uso doméstico: ela as escrevia para ler pros filhos e, por isso, deixava muitas entrelinhas para explicações orais. Nós nos inspiramos nas histórias e nas formulações da autora e fizemos questão de NÃO preencher as lacunas!
Pedimos ajuda a pais e mães, tios e tias, avós, professores, monitores, amigas e amigos: suas contribuições são bem-vindas e necessárias. Nós garantimos - por experiência própria - que a parte oral desta história é o melhor dela.... Divirtam-se! Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 120 min.
Dia 4 de março às 9h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 9 de março às 10h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 11 de março às 14h - Biblioteca Roberto Santos

Oficina: Poesias para amar Cecília Meireles
Os participantes são convidados a fazer releitura de poesias inspiradas nas poesias de Cecília Meireles para crianças. Classificação indicativa: Crianças de 9 à 11 anos .
Dia 12 de março às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Leitura
Rosi Campos lê Clarice
A renomada atriz Rosi Campos lê trechos dos romances, contos e crônicas desse expoente da língua portuguesa que é Clarice Lispector. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.

Debate
Que mistérios tem Clarice?

Mesa de debates sobre a vida e obra de Clarice Lispector. Com Noemi Jaffe (escritora, doutora em literatura brasileira pela USP, professora de escrita e de literatura e criadora do Centro Cultural Literário Escrevedeira), Luana Chnaiderman (formada em Letras pela USP onde também fez Mestrado, professora de Português e trabalha com formação de professores e oficinas literárias) e com mediação de Luciana Araújo Marques (jornalista, mestre em Teoria Literária pela USP e doutoranda em Teoria e História Literária (Unicamp). Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.

Teatro

Alvoroço da festa no céu

Alvoroço da festa no céu
Cia. Lá vem o Rizzo
“Alvoroço da festa no céu”, conto de Clarice Lispector, que consta no livro “Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas”,é feita em Teatro de Sombras com uma mala mágica, que conta a história de uma tartaruga, que para ir até uma festa no céu, apronta a maior confusão. Será que ela vai conseguir voar? Mas tartaruga não voa!!! Assista e desvende o final dessa história! Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

Ocupação: Centenário de Clarice Lispector

Ocupação: Centenário de Clarice Lispector

Antecipando as primeiras comemorações ao centenário de nascimento de Clarice Lispector (nascida em 10 de dezembro de 1920), a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove, na Biblioteca Clarice Lispector, uma ocupação em homenagem a uma das maiores autoras da língua portuguesa. Serão criados, dentro do espaço da biblioteca, ambientes que levem os visitantes a entrar em contato de forma sensorial com o universo literário de Clarice Lispector. Uma aproximação afetiva e lúdica do público com os seus textos adultos e infantis. O objetivo é fazer com que cada visitante sinta de forma ainda mais concreta a atmosfera de suas obras: o fluxo de consciência, as metáforas insólitas, a epifania de personagens simples em momentos do cotidiano. A partir do dia 9 de março.


Circo
Aluamento

Inspirado nas fases da lua, e nas fases de uma mulher ao longo da vida, Aluamento fala da beleza feminina e sua força e equilíbrio no domínio da técnica da roda cyr, acompanhado de momentos que podem ser graciosos, ou engraçados. A graça das nossas fraquezas que nos tornam humanas. A graça que está justamente nesta brincadeira de mostrar-se não sendo apenas uma. Mas sermos muitas e tantas em uma só, que causa tontura, causa loucura, deixa todos aluados. Cíclica, a mulher gira em seu eixo e pelo mundo através de brincadeiras com a roda e seu próprio corpo, mostrando a vertigem do giro incessante no equipamento, tentativas e escapadas. Em cena, é um solo, mas a interação com o equipamento é como um dueto – ou duelo – de atrizes contracenando. A mulher, e a lua. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

Narração de histórias
Carta à Clarice

Coletivo Cafuzas
Em dezembro deste ano de 2020 esta escritora genial completaria cem anos! Com certeza receberá inúmeras homenagens pelo grande legado que nos deixou com sua vasta obra. E se pudéssemos trocar cartas com Clarice nos dias de hoje? Que perguntas faríamos? O que compartilharíamos? Sua paixão por animais? Crianças e pessoas adultas aprenderiam sobre os sentimentos de uma mulher na luta por seus direitos e por entender o mundo ou questioná-lo ainda mais? Em "Carta à Clarice" o Coletivo Cafuzas irá compartilhar um pouco da vida desta grande autora e mulher e irá dialogar com a autora e o público numa apresentação de celebração à sua obra. A história foi livremente inspirada em diversos escritos da autora, e sua biografia, no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.