Saraus nas Bibliotecas

Poéticamente , Sarau da Casa, MAPP: Poesia no Pente , Slam da Norte, Sarau Cataversos, Slam da Pico , Afront , Tem coragem? , A Voz do Povo, Sarau na Favela, Literatura Marginal: Sarau do Amoroso, Filhas da Dita , Dixavando Palavras , Sarau do Binho, Sarau da Ponte Pra Cá, Sarau Sobrenome Liberdade, A Arte Liberta , Sarau Ermelino Ocupa, Sarau Café com Poesia, Batalha Perifa e Sarau no Meio do Mundo em março nas bibliotecas de bairro.

cANCELAMENTO DA PROGRAMAÇÃO

ATENÇÃO -  A PARTIR DE 13 DE MARÇO OS EVENTOS FORAM CANCELADOS POR PRAZO INDETERMINADO PARA PREVENIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DIRETA DO COVID-19

 

Poéticamente
Poéticamente tem como proposta a intersecção da arte e da educação enquanto ferramentas de fortalecimento e transformação social. A coletividade é plural e composta por poetas, músicos, mc’s e autores das periferias. A apresentação tem o poema falado como tom, criando um clima de escuta onde a palavra poética acontece. Com a proposta de evidenciar vivências através da leitura, o público compartilhará sua voz, seus pensamentos, sua arte e seus escritos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
 

Sarau da Casa

Sarau da Casa
Casa Cultural Hip Hop Jaçanã
No intuito de levar nossas atividades para mais espaços culturais, bem como ampliar a rede de arte e cultura da Zona Norte, unimos nossas diversas linguagens artísticas, além de convidar Coletividades e fazedores de Cultura que orbitam nossa Ocupação, para compor o Sarau da Casa no CCJ. Poesia e música; microfone aberto; danças, oficinas de escrita, de capoeira e dança de coco; resgate da nossa ancestralidade preta e indígenas; pautados nos
elementos estruturantes da nossa sociedade, quais sejam, gênero, raça-etnia, classe e meio ambiente; somos faveladas e favelados em busca de transformação social mediante a troca de saberes, estéticas, afetividades...
Não apenas entre nós, ocupantes de um espaço permanente de cultura, mas também com todo o público que estará conosco nessa jornada, e a força de nossa mobilização. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 240 min.
 

MAPP: Poesia no Pente

MAPP: Poesia no Pente
Sarau Mapp
O Mapp - Movimento Arte Plural Perus é um coletivo formado por artistas, poetas e ativistas do bairro de Perus e imediações que tem como principal objetivo democratizar as diferentes linguagens da arte junto à população. Realizamos ações poéticas nas feiras livres, ocupamos as ruas e espaços públicos com musicalidade, poesia e muita criatividade da arte periférica.
O Sarau Mapp:Poesia no Pente é um encontro poético que tem como proposta o compartilhamento e o encontro da arte, poesia e a autonomia do fazer artístico realizado por artistas locais e das imediações da zona noroeste de São Paulo, o nosso ambiente é convidativo para que o público em geral seja acolhido pela poesia e estimulado a se encantar por ela. Classificação indicativa: a partir de 7 anos. Duração: 90 min.
 

Slam da Norte

Slam da Norte
O Slam da Norte surgiu com o intuito de trazer para a zona norte, morada de inúmeros poetas, esse movimento slammer que já existe em outras regiões. É uma competição de poesias autorais que tenham duração de até 3 minutos e para participar é necessário ter, no mínimo, 03 textos/poemas/versos próprios. A batalha ocorre em três rodadas, que podem ser eliminatórias ou acumulativas (decisão tomada na hora). Classificação indicativa: a partir de 12 anos . Duração: 120 min.
 

Sarau Cataversos
Com Coletivo Cataversos
O Sarau é um encontro entre os amantes da música e da poesia. Oportunidade perfeita para encontrar amigos que apreciam rimas e versos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
 

Slam da Pico

Slam da Pico
Em São Paulo, acontecem mais de 40 Slam’s, porém, nenhum deles na zona Noroeste da cidade, é neste contexto, que Larissa Cordeiro, Igor Chico, Bianca Chioma e Camila Largatera, todos moradores da região, criam o “Slam do Pico”.
A pegada do Pico é o Funk! Pensando no fortalecimento e na aproximação entre os públicos das diversas expressões culturais da kebrada e principalmente no enfrentamento a não criminalização do Funk, toda edição do evento convidamos uma pessoa que seja MC de funk independente e residente da região para fazer o pocket show, por isso o “Funk é Cultura!”. Classificação indicativa: a partir de 12 anos . Duração: 120 min.
 

Afront

Afront
Afrônt Poesia
O grupo realizará uma performance poética ancestral/visceral com a dupla Afrônt Poesia (Cleyton Mendes e Felipe Marinho); Além de um sarau super descontraído com microfone aberto, onde o público pode interagir com a dupla e recitar suas próprias poesias, músicas, crônicas e etc. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 90 min.
 

Tem coragem?

Tem coragem?
O Sarau Tem Coragem!? é um movimento que visa estimular a criação e apreciação da literatura periférica, através de suas diversas linguagens e facetas, trazendo ao público local, uma diferente opção de entretenimento. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 120 min.
 

A Voz do Povo

A Voz do Povo
Coletivo A Voz do Povo
O Sarau A Voz do Povo surgiu em 2015 no bairro do Capão Redondo, promovendo encontros literários em bares, escolas e centros culturais da Zona Sul.Sempre com a preocupação de debater questões de interesse do povo periférico, negro e indígena, o Sarau A Voz do Povo promoveu encontros com pesquisadores, autores, acadêmicos e pessoas da comunidade , sempre dialogando com temáticas pertinentes às questões de
cada época. Nestas apresentações o Sarau A Voz do Povo, reunirá poetas da zona Sul de São Paulo para apresentações de seus poemas e composições autorais. Haverá também intervenções artísticas voltadas à cultura popular. Classificação indicativa: Livre. Duração:120 min.
 

Sarau na Favela

Sarau na Favela
Novos Poetas da Vila Nhocuné
Os Novos Poetas da Vila Nhocuné trazem o seu tradicional Sarau na Favela para o espaço da Biblioteca Jovina Rocha Alvares Pessoa na COHAB I, Arthur Alvim. Com seu repertório próprio de poesias e reunindo artistas da região e parceiros de outras quebradas, o grupo dá voz à arte periférica, acolhendo todas as formas de manifestação, nesse encontro de corações e utopias na biblioteca. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 150 min.
 

Literatura Marginal: Sarau do Amoroso
Venham prestigiar nossa primeira edição do Sarau do Amoroso. Com muitas atrações: Umbrado; DKS; CCA Projeto Casulo; Cereal Sound; Adriana Santos; Ingrid Menezes ; Rafa Silva; Arte Clichê. Microfone aberto para o público. Classificação indicativa: Livre
 

Filhas da Dita

Filhas da Dita
Núcleo Teatral Filhas da Dita
O Sarau das Ditas, é uma celebração à diversidade! Num espaço de acolhimento, encontro
e respeito, poderemos dizer não à LGBTfobia e outras formas de discriminação e, através da Arte e do microfone aberto, compartilhar sentimentos, pensamentos, emoções e questionamentos. Sabemos que as diferenças são potências e que juntos seremos mais fortes! O Sarau vem para exaltar as potências das mulheres negras. Esperamos resgatar espaços de encontro com a nossa ancestralidade ao mesmo tempo em que nos confrontamos com temas atuais. Com microfone aberto, em cada edição, todos são convidados a celebrar o orgulho de nossa ancestralidade e contemporaneidade negra, feminina, lgbt e periférica! Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
 

Dixavando Palavras

Dixavando Palavras
Coletivo 2 da Cohab
Sarau Dixavando Palavras é um movimento literário que tem como objetivo compartilhar e abordar temas culturais, políticos e sociais, através de poesia e intervenções artísticas pelo olhar e sensibilidade de poetas periféricos. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 120 min.
 

Sarau do Binho

Sarau do Binho
O Sarau do Binho irá apresentar poemas de autores consagrados e também autores da literatura produzida nas periferias do Brasil, tais como: Luan de Jesus, Anailza Lacerda, Pow Literatura, Ermildo Panzo, Raíssa Padial Corso, Serginho Poeta, Uberê e Paulo Almeida. O Sarau do Binho fará uma homenagem a poeta Tula Pilar, falecida em abril/2019. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
 

Sarau da Ponte Pra Cá

Sarau da Ponte Pra Cá
Coletivo da Ponte pra Cá
O Sarau da Ponte Pra Cá tem por objetivo apresentar uma vasta programação cultural, mesclando as mais variadas atividades artísticas. Unindo poesia, música, resgate cultural, grafite, exposições, direitos humanos, tudo isto dentro de uma programação convidativa e interagindo com atividades lúdicas, incentivando a participação do público. Nesta apresentação iremos focar em poemas de autoria própria dos autores da periferia. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 90 min.
 

Sarau Sobrenome Liberdade

Sarau Sobrenome Liberdade
Sobrenome Liberdade do Grajaú
O coletivo Sobrenome Liberdade, atuando desde 2012 na região do Grajaú, extremo da Zona Sul de São Paulo, realiza mensalmente um sarau aberto à comunidade no bar Relicário Rock Bar, toda segunda quinta-feira do mês. Nesta apresentação do Sobrenome Liberdade, o coletivo apresentará poemas de autores da literatura periférica e de autores já consagrados. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 90 min.
 

A Arte Liberta

A Arte Liberta
Coletivo A arte Liberta
Em parceria com o dançarino e artista multimídia Eri Sá, o Sarau semanal A ARTE LIBERTA! é realizado, faça chuva ou faça sol! apresentando artistas da comunidade. A ideia é proporcionar um momento de degustação cultural, com poemas, músicas, danças, causos, histórias e muita... muita reflexão. Classificação indicativa: a partir de 12 anos . Duração: 60 min.
 

Sarau Ermelino Ocupa

Sarau Ermelino Ocupa
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Com foco em fortalecer e disseminar a arte de Ermelino Matarazzo pelo território, o Sarau Ermelino Ocupa é um evento cultural onde quem participa tem a oportunidade de se apresentar com poesias (autorais ou não), músicas, apresentações de teatro, exposições, pinturas ou mesmo para dividir uma reflexão com todos que estão participando e assistindo. O microfone e o espaço ficam à disposição para quem quiser apresentar sua performance artística. Em cada edição, o evento também conta com convidados especiais, que atuam na região de Ermelino e arredores. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 90 min.
 

Sarau Café com Poesia
O Café com Poesia tem por finalidade realizar um Sarau com diversas expressões de artes e conteúdos, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores.

Batalha Perifa

Batalha da Perifa
Coletivo Batalha da Perifa
O sarau Perifa consiste em rodas de conversas, onde um tema em questão é debatido, e entre um diálogo e outro, para quebrar o gelo, apresentações e recitação de poesias e músicas dos próprios participantes da atividade, com o intuito de aproximar jovens e adultos através da arte mostrando a importância dos espaços públicos na região. Classificação indicativa: a partir de 12 anos.Duração: 120 min.
 

Sarau no Meio do Mundo

Sarau no Meio do Mundo
Casa no Meio do Mundo
O Sarau no Meio do Mundo surgiu da necessidade de se ter espaços de reflexão e compartilhamento de ideias dos artistas e escritores do território. Além da poesia como carro chefe, a música também é muito presente no sarau, que conta com apresentações de diversas linguagens artísticas convidados.
O Sarau no Meio do Mundo acontece desde 2014 na zona norte de São Paulo, com apresentações musicais, escritores e poetas convidados e microfone aberto à toda comunidade. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 90 min.