Literatura e Mediação de Leitura nas bibliotecas

Série história dos bairros de São Paulo: Pirituba, Clube de Leitura Borboleta Azul, Mensagem reencontrada, Literatura: Grupo de leitura, Lançamento: Águas de dentro e de fora, da autora Lourdes Ferreira, Mediando leitura, Semeando leitura, Lê no ninho, Mediação de leitura para 1ª Infância, Mediação de leitura - Os livros falam e a alma responde em fevereiro nas bibliotecas de bairro.

Série história dos bairros de São Paulo: Pirituba
No próximo dia primeiro de fevereiro de 2019 o bairro de Pirituba completa 135 anos e como parte das comemorações, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, fará o lançamento do livro PIRITUBA, escrito pela historiadora Daisy Camargo, que traz a história desse tradicional bairro paulistano desde os seus primórdios até a atualidade. Este lançamento será realizado na Biblioteca Brito Broca.Classificação indicativa: Livre. Durante: 120 min.
Dia 1º de fevereiro às 10h – Biblioteca Brito Broca

Clube de Leitura Borboleta Azul
Clube de leitura sobre o livro "Fabulário" de Clóvis Giraldes Jr.
Haverá leituras, bate papo com o autor e distribuição gratuita da obra. Não é necessário ter lido o livro previamente. São todos convidados!
Dia 1° de fevereiro às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

Mensagem reencontrada
Mediação de leitura do livro “A mensagem reencontrada”, de Louis Cattiaux, livro dirigido aos homens e às mulheres de espírito livre que buscam o sentido profundo das coisas e deles mesmos e os exorta a iniciar o caminho da própria regeneração. Pere Sánchez Ferre é doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Barcelona e ministra cursos naquela e em outras universidades espanholas. Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 1º de fevereiro às 10h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Literatura: Grupo de leitura
O grupo se propõe a ler obras de autores de economia crítica, o primeiro encontro seria a minha exposição sobre dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, com a minha coordenação teórica e didática. O livro a ser lido seria o Primeiro Volume de Critica da Economia Política: O Processo de Produção do Capital. O Capital. A proposta do grupo é de encontros mensais, Toda primeira segunda do mês. Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 3 de fevereiro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Lançamento: Águas de dentro e de fora, da autora Lourdes Ferreira
O livro é Águas de dentro e de fora, com 37 poemas de autoria de Lourdes Ferreira, alguns deles ilustrados por Nana Mello, que também fez a ilustração da capa. Classificação indicativa: 14 anos
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Lançam,ento de Livro - Histórias Incríveis
“Histórias Incríveis é resultado de Concurso Literário do Projeto Escritores Mirins, idealizado pela editora Guismofews e traz textos de prosa e poesia escritos por crianças entre 8 e 14 anos de idade, de vários estados do Brasil.
Dia 8 de fevereiro das 10h30 as 13h - Biblioteca Viriato Corrêa
 

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da Melhor Idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca, possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Classificação indicativa: Livre.
Dia 19 de fevereiro às 10h – Biblioteca Amaral Amaral

Semeando leitura
Mediação de leitura e resgate de canções e brincadeiras tradicionais para Primeira Infância. Classificação indicativa: Livre
Dia 20 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Lê no ninho
Mediadora Renata Rossi.
Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.
Dia 29 de fevereiro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

A Hora da Mediação de Leitura Literária
Com Cléo, Danielle e Natanael
Funcionário da biblioteca e Jovens Monitores Culturais propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. Classificação indicativa: 0 a 12 anos.
Terças-feiras (de 7 de janeiro a 15 de dezembro das 11h30 às 12h30) – Biblioteca Cora Coralina

Mediação de leitura para 1ª Infância
Duração: 60 min.
Terças-feiras às 14h – Biblioteca Affonso Taunay

Mediação de leitura - Os livros falam e a alma responde
Com funcionários da biblioteca.
As mais belas histórias que encantam e divertem a todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Quartas- feiras às 14h ou mediante agendamento prévio – Biblioteca Thales Castanho Andrade

Mediação de Leitura
Com Cida Felício e Cida Teles
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Terças e quintas-feiras às 13h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Projeto de Mediação de Leitura Literária na 1ª Infância
Com Cléo, Danielle e Natanael
Ação intersecretarial onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com a EMEI Gianfederico Porta. Classificação indicativa: 6 anos.
Sextas-feiras (de 7 de fevereiro a 11 de dezembro das 14h30 às 15h30) – Biblioteca Cora Coralina.