Teatro nas Bibliotecas

O Senhor dos Sonhos , Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos , A Menina e o Vento, Morte, vá embora que eu quero brincar , O Guerreiro e o Curupira , Tecendo Histórias – A Lenda de Oraniã e Tecendo Histórias – Oya e o Búfalo são os espetáculos teatrais de janeiro nas bibliotecas de bairro.

O Senhor dos Sonhos

O Senhor dos Sonhos
Cia. Núcleo
O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O "Senhor dos Sonhos", ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de "ajustar-se" às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que se vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade. A peça, assim, explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo de Lucas um verdadeiro ícone de todas as crianças, ao materializar o anseio destas pela liberdade de viverem os seus sonhos. Mas salienta, principalmente, a importância da participação de pais e educadores, que a cada passo, e com redobrada atenção, quiçá saberão orientar e conduzir os caminhos dos pequenos, com compreensão, carinho e, principalmente, muita cumplicidade. Pois é desta cumplicidade e do carinho de sua mãe, que o velho Lucas relembra com maior emoção. Pois sabe que deste afeto nasceu a segurança para exercer sua arte de contar e escrever as histórias que o consagraram, como escritor de sucesso, pelo resto de sua vida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos

Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos
Cia Porto de Luanda
O projeto "Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos" é um ciclo de histórias brasileiras inspirado no imaginário popular brasileiro que valoriza as lendas, as crenças, os seres folclóricos, as raízes, a simplicidade, a natureza, a música, as brincadeiras e as festas, reunindo histórias das cinco diferentes regiões brasileiras: norte, sul, nordeste, sudeste e centro-oeste. Histórias de esperteza, de encantamento, de espanto, de animais falantes, de heróis bobos, de princesas corajosas, contos que explicam a origem de tantas coisas que há na terra, de seres fantásticos e até de alma do outro mundo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

A Menina e o Vento

A Menina e o Vento
Cia Porto de Luanda
O espetáculo narra a história de uma menina que se apaixona pelo vento e descobre que para namorá-lo precisará encontrar a concha mágica que a transformará em pássaro. Nesta busca, a menina encontrará pelo caminho muitos desafios e personagens folclóricos como o Zé, o Boizinho, o Boi Tatá e a Piaba que a ajudarão tornar seu sonho em realidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Morte, vá embora que eu quero brincar

Morte, vá embora que eu quero brincar
Cia. Núcleo
No mocambo dos negros, vilarejo do coração do mundo, Vivi Ikini e Lara, duas crianças negras, que com muita brincadeira se lançam na aventura de se livrar das armadilhas mortais que assolam seu povo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

O Guerreiro e o Curupira

O Guerreiro e o Curupira
Cia Porto de Luanda
O guerreiro e o curupira é uma história indígena que narra a vontade de um guerreiro ganhar o respeito do povo da sua aldeia e para isso decidiu sequestrar um filhote de curupira, mas as coisas não saíram conforme o planejado, resultando numa grande aventura e aprendizado.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Tecendo Histórias – A Lenda de Oraniã

Tecendo Histórias – A Lenda de Oraniã
Cia Porto de Luanda
Do livro “Erinlé, o caçador e outros contos africanos” fala de Oraniã, um caçador que passava longas jornadas fora, um dia ao voltar tudo estava diferente, seu avô havia morrido e somente lhes deixaram 21 varas de ferro, uma trouxa de pano com terra dentro e um galo. O que Oraniã fará com isso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Tecendo Histórias - Oya e o Búfalo

Tecendo Histórias - Oya e o Búfalo
Cia Porto de Luanda
Do livro “OMO-OBA – Histórias de Princesas Guerreiras”, narra a história de Oiá, que desde de criança tinha como atributos a beleza, a graça, a rapidez, a determinação e a genialidade. Era de fato uma menina guerreira. Mas Oiá tinha um conhecimento que ninguém mais possuía: ela podia transformar-se em animais. Dentre eles, o búfalo era o que ela mais gostava. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa