Circo e Música nas bibliotecas

Mala Mágica, Milho Assado Não! Palhaçada Sim!, Truques e Trambiques, Os Cirandeiros, Show da Percha, Xinfrim, Poesia Musicada com Marcio Camillo e O Homem Banda, são os espetáculos de janeiro nas bibliotecas de bairro.

Mala Mágica

Mala Mágica
Uma palhaça cigana está em busca de um novo lar. Até encontrar, ela viaja com suas coisas e causos, cantando suas histórias e criando novas memórias. Através da dança, da música, do circo e da poesia, ela nos apresenta um universo de seres estelares, malabarismo no Egito, samba de côco e outras magias mais. No meio disso tudo, existe A Mala Mágica, um ‘’lugar’’ onde ela guarda brinquedos importantíssimos e que, quando a mala está aberta, um ritual artístico de brincar e despertar começa a acontecer.
Há quem diga que dentro da mala cabe (e existe!) vários universos; há quem já viu coisas que voam e rodopiam saindo de lá; há quem já dançou, cantou e até se encontrou com o que viu; há quem nada sentiu; há quem já entrou e nunca mais voltou a mesma pessoa; há quem precise conhecê-la e há... nós! Como vamos percebê-la? Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Roberto Santos

Milho Assado Não! Palhaçada Sim!

Milho Assado Não! Palhaçada Sim!
Cia Porto de Luanda
Milho Assado Não... Palhaçada Sim! Conta a história de “Zé Orelha" e “Bulaxa” em suas buscas incessantes do tão sagrado RISO. O espetáculo é uma viagem popular na essência circense e na pesquisa do palhaço brasileiro, onde nomes como Arrelia, Piolin, Carequinha e Torresmo dão total tom do espetáculo. Um misto de reprises interativas transformam o público não apenas em um expectador e sim em um integrante essencial da trupe, além de elementos musicais que proporcionam brilho e magia ao espetáculo. Classificação indicativa: Livre. Duração : 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Truques e Trambiques

Truques e Trambiques
Cia. Núcleo
"Truques e Trambiques" traz consigo o universo dos artistas mambembes que perambulam por praças e feiras do país, carregando em suas malas antigas esquetes circenses e mágicas que atravessam os tempos, tendo a sua renovação conforme os dias atuais. O espetáculo conta a história de três palhaços que resolvem fazer uma apresentação de mágica, contando com as habilidades do atrapalhado ilusionista Mingal e os inexperientes ajudantes Zóim e Chicô. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Érico Veríssimo

Os Cirandeiros

Os Cirandeiros
Com Cia. Núcleo ( companhia que nasce na união entre Cia. de Teatro e Cia. Tricromática)
Se essa rua fosse daquele menino além de fazê-la ladrilhar com pedrinhas de brilhantes ele iria brincar até o sol se pôr. O mestre André descobre na memória dos seus novos amigos, diferentes maneiras de passar o dia. Temos a Dona Parlenda que ensina jogos com palavras, e que vira e mexe implica com o Seu Trava-Línguas. Assim como o Cravo e a Rosa esses dois se desentendem, mas a Senhorita Ciranda não deixa ninguém fora da roda e faz todo mundo dançar. Saindo de dentro do seu apartamento, rodeado de tecnologias, este menino descobre que além do videogame e da Internet, é possível se aventurar em ruas e bosques que se chamam diversão. Cantigas populares, brinquedos antigos (bilboquê, pião, cinco marias, peteca, caleidoscópio), desafios com o ritmo e o verbo, e o encontro com as brincadeiras coletivas são o foco do espetáculo que fala sobre Brincar e incentiva a participação do público que é convidado a interagir e se divertir numa grande brincadeira, trazendo um pouco das manifestações que foram incorporadas em canções como cantigas de roda, marchinhas e trovas de amor, numa celebração à cultura e tradição popular brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Show da Percha

Show da Percha
Cia Pé no Asfalto
Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Xinfrim

Xinfrim
Cia Pé de Cana
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através deste espetáculo contar histórias que viveu e aprendeu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos e pessoas que passaram, compartilhando de forma poética e muito divertida essas experiências com o público. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Milton Santos
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Poesia Musicada

Poesia Musicada
Cia Márcio Camilo
Aproximar as crianças da literatura, da música, da poesia e das artes em geral. Esse é o objetivo do cantor e compositor Márcio de Camillo, idealizador do projeto CRIANCEIRAS, que utiliza a música como veículo para a obra poética, de forma lúdica e criativa.
Neste trabalho, criado especialmente para o Biblioteca Viva de São Paulo, Márcio de Camillo quer compartilhar sua paixão pela poesia e contar um pouco do seu convívio com Manoel de Barros, um dos maiores poetas do Brasil e que foi também seu vizinho. Entre causos e histórias, Márcio nos apresenta os livros que o inspiraram para entoar as palavras inventadas por Manoel. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

O Homem Banda

Sr. Sinfônico - O Homem Banda
De longe ouve-se o som de vários instrumentos... É música? É teatro? É Circo? É Literatura? É o Sr. Sinfônico – o Homem-Banda, que carrega consigo todos os sons, desejando divertir quem o escuta e interagir com quem quiser participar. Estão todos convidados para uma festa musical, cheia de brincadeiras que possibilitam o jogo e a poesia. Um bumbo nas costas, um violão nas mãos e um kazoo na boca podem interpretar uma canção de amor, um rock n’ roll animado, um tema de filme. Escaleta, gaita, flautas, sinos, apitos, chocalhos e buzinas também compõe o acervo sonoro ambulante. O público é convidado a experimentar sons com pequenos instrumentos, e quando regidos, tocarão uma bela música ou serão compositores da trilha de alguma brincadeira. A música tem o poder de unir, alegrar, emocionar e mantém uma forte ligação com o "Brincar". Esse é o objetivo do Sr. Sinfônico, brincar com os sons e transformar sons em brincadeiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia