Cursos, Encontros e Oficinas nas Bibliotecas

Grupo de Leitura de Economia, Dia do Portador de Deficiência, 1ª. Feira de Livros da Hans – FLIHANS Cinedebate+Cidadania (Cine+Cidadania), Mulheres por Si Mesmas, Dia do Cego, Florescer, Palestra Música e Mimese, Oficina de Origami e Pegue, Leve e Leia.

Grupo de Leitura de Economia

Grupo de Leitura de Economia
O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Critica da economia política: o processo de produção do capital”, de Karl Marx. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 2 de dezembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

A borboleta de uma asa só

Dia do Portador de Deficiência
“A borboleta de uma asa só”. A história narra à vida de uma borboletinha que sofre grandes dificuldades por ter apenas uma asa. Apesar de todos seus amigos a ajudarem, ela só consegue superar seus desafios quando encontra sua outra asa metade…
Atividade Lúdica: Serão feitos origamis de borboletas que serão pendurados no espaço infantil da Alceu Amoroso. Duração 40 min. Classificação livre.
Dia 3 de dezembro às 10h30 e às 13h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

1ª. Feira de Livros da Hans – FLIHANS
Encontro com autores, autógrafos e muito mais:
Cronograma:

11h – Lançamento do livro: Tamanduá Dodói e outros Animais Ameaçados de Extinção no Brasil, de Maria Augusta de Medeiros;
13h – Bate-papo das blogueiras;
14h – Lançamento do livro: O Anjo Miguel -Crônicas da vida que insiste em dar certo, de Jamil Alves;
15h – Contos de Pandora: contos de terror.

Dia 7 de dezembro à partir das 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen


“Brincar, Poetar e Pintar” - Coletivo São Paulo de Literatura e Editora Matarazzo
No dia sete de dezembro nos reuniremos na Biblioteca Monteiro Lobato para uma homenagem a Paulo Bomfim, com breve exibição de entrevista e roda de leitura de seus poemas escritos para o jornal infantojuvenil “A Voz da Infância”, que tinha como sede na década de 1940 a Biblioteca Monteiro Lobato. No mesmo dia, acontecerá uma ação cultural infantil "Brincar, poetar e pintar" - com sessão de autógrafos, oficina de fotografia, oficina de desenho, oficina de poesia, apresentação de palhaçaria, e contação de histórias. Um dia para reverenciar a memória e a infância, venham! Classificação indicativa: Livre.
Dia 7 de Dezembro às 13h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Cinedebate+Cidadania (Cine+Cidadania)

Cinedebate+Cidadania (Cine+Cidadania)
O Cine+Cidadania propõe sessões temáticas de cinema seguidas de debates mediados e organizados a partir dos conteúdos dos livros do acervo selecionados para o evento. São objetivos do projeto: alimentar a programação cultural do Biblioteca Viva com atividades que relacionam cinema, leitura e debates; divulgar o acervo das bibliotecas públicas; contribuir com o estímulo à leitura; incentivar às matrículas na CSMB; aumentar a oferta de cinema ao público das bibliotecas e consequentemente e divulgar repertórios cinematográficos nacionais e internacionais a partir da exibição de filmes pública e gratuitamente. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 90 min.
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 7 de dezembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 10 de dezembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 11 de dezembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 12 de dezembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 14 de dezembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 17 de dezembro às 9h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 17 de dezembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 18 de dezembro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 18 de dezembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Mulheres por Si Mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 9 de dezembro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

livro “Rodrigo enxerga tudo”

Dia do Cego
Baseado no livro “Rodrigo enxerga tudo”, a história narra a vida de um menino com deficiência visual que mostra como é gostoso ser diferente. E apesar de não enxergar, ele discute a possibilidade de ver de outras formas.
Atividade lúdica sobre acessibilidade. Duração 40 min. Classificação livre.
Dia 13 de Dezembro às 10h30 e às 13h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Florescer

Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Já estamos pensando na Primavera e, com ela, o Aflora Brito também se aproxima! Esse ano, um de seus ramos será a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 180 min.
Dia 14 de dezembro às 15h30 – Biblioteca Brito Broca

Palestra Música e Mimese
Uma análise literária, filosófica e musical — da era clássica à idade moderna, com a participação de Leonardo Aldrovandi e Uma performance poética — a mimese diegética entre a poesia dramática e o drama-lírico, com Laercio Silva.
No formato de duas palestras expositivas independentes que se complementam, o objetivo da proposta é centralizar a amplitude da mimese da teoria à prática como recurso de expressão e criação literária.
Lançamento dos livros: Música e mimese, (ensaio, editora Perspectiva, 2019) e Miríade da emanação ablativa: Parataxe silogística da fenomenologia discursiva do abstrair (poesia dramática, editora Alma Mater, 2019). Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 14 de dezembro às 14h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de Origami
Com Letícia Morais
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Dias 5, 12 e 19 de novembro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros. Classificação indicativa: Livre
Dia 21 de dezembro às 10h – Biblioteca Gilberto Freyre

De Férias na Lobato - Slowkids
A partir do dia 23 de novembro, a Biblioteca Monteiro Lobato, temática em literatura infantojuvenil, recebe o Festival de Férias. Em sua primeira edição, o evento conta com peças de teatro, contações de histórias, brincadeiras e ainda intervenções ao longo do dia. Classificação indicativa: Livre.
De 23 de Novembro a 21 de Dezembro das 10h às 17h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato