Destaques da semana de 1º a 7 de novembro

Sarau, Projeto Especial Novembro Negro, Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas, Literatura, Mediação, Teatro, Intervenção Artística, Contação de Histórias, Ocupação: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, Circo, Brincante, Cursos, Encontros, Oficinas e Cinema.

SARAU

cheiro_canela

Cheiro de Canela - Vozes Nordestinas
Projeto das artistas Negra Cinthia, Isabela Almeida e Aryani Marciano sempre acompanhadas de instrumentistas e Dj ?s que embalam canções de própria autoria e grandes sucessos de vozes femininas que representam o nordeste. Cada uma dentro de sua história, ao contrário do que podem julgar olhares homogeneizantes sobre a trajetória de vida das mulheres negras, contribui com suas diversas referências, enquanto encontram as estruturas rítmicas e harmônicas que ecoam na mesma sintonia: rap, afoxé, samba-reggae e música afro-cubana. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 1º de novembro às 18h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 5 de novembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 6 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 7 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 7 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Palavras Preta, Rimas e Poesias: Palmares, Quebradas, Favelas e Literatura Musical
Com DJ Lobato
Esta edição especial, será realizada shows nas bibliotecas temáticas da cidade em acordo com a programação cultural do mês de novembro de 2019. O projeto visa o incentivo e difusão da cultura negra, proporciona à população e frequentadores do equipamento o acesso a bens e serviços culturais, promove o incentivo a leitura e a criação artística autoral e seus processos reflexivos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de novembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 6 de novembro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 6 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Sarau com Avante O Coletivo
Com participação especial do DJ e rapper Bruno Vieira.
Avante o Coletivo tem como propósito de multiplicar o conhecimento através da cultura hip-hop, trazer informação e discernimento ao jovem de periferia utilizando a música como forma de diálogo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 5 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 6 de novembro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

PROJETO ESPECIAL NOVEMBRO NEGRO:

mulheragem

Mulheragem a Tula Pilar
Uma intervenção artística que visa relembrar vida e obra da escritora e atriz, Tula Pilar. Será realizada a leitura dramática de alguns poemas e trechos dos livros de Tula, onde a plateia será convidada a depor e cantar. Durante a intervenção será realizado um grafite em tela em homenagem a escritora que ficará na Biblioteca. Além disso, cada uma das biblioteca dez bibliotecas receberá um livro da autora ao final do evento. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 5 de novembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

PROJETO NOVOS MODERNISTAS VOZES PERIFÉRICAS

projetos_novos_modernistas

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias.
Nestes encontros são realizados conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais.
A produção a qual esses autores estão relacionados é os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

Roda de bate papo com: Pretas Peri
Autora: Jô Freitas; Autora: Tayla Fernandes; Autora: Juliana Jesus; Mediação:Doug
Sarau Pretas Peri é um coletivo de mulheres negras e artistas da zona Leste de são Paulo, que realizam o sarau com resgate da cultura periférica e empoderamento da mulher. Nesta participação no debate literário nas bibliotecas as integrantes do coletivo compartilharão suas experiências e caminhadas ao longo destes anos e como elas veem no dia a dia a importância de manter nesses espaços o resgate a ancestralidade enquanto política de reafirmação e quais os reflexos já vivenciados desde que iniciaram.
Dia 6 de novembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 7 de novembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

LITERATURA E MEDIAÇÃO

projeto_meu_primeiro_classico

Projeto Meu Primeiro Clássico
Meus primeiros clássicos - Joseph Jacob
O Projeto traz histórias dos mais importantes autores da literatura infantil, para crianças terem seu primeiro contato com a literatura.Dessa forma, a Companhia Eu + 1, faz comentários e leituras através de contos de fadas dos escritores mais conhecidos desse gênero.
Dia 1º de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 5 de novembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 6 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 7 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Mediação de Leitura
Mediação de leitura literária para a 1ª. Infância com escritora modernista Cecília Meirelles. Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de novembro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 de novembro às 14h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Mediação de Leitura - Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Agendamento para escolas pelo telefone 2143-1811.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 7 de novembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

TEATRO

canto_assare

O Canto de Assaré
Zé é um andarilho cuja companhia é sempre um livro de cordel. Ele passeia de cidade em cidade do nordeste, recitando as poesias do poeta e cordelista Patativa do Assaré. Pois ele percebe que naquelas folhas de papel está retratado todo sofrimento e alegria de um povo que carrega beleza no seu jeito de ser e traz a garra de viver.E Zé enxerga-se nesses versos. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 1º de novembro às 17h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 6 de novembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

INTERVENÇÃO ARTISTICA

gibiteca_balao

Gibiteca Balão
Mediação e orientação de leitura do acervo GB!
O público terá contato com nosso acervo variado de história em quadrinhos, direcionado para adultos, adolescentes e crianças. Além do acervo, nessa atividade o público contará com a expertise dos integrantes da Gibiteca para a escolha e/ou discussão da obra. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 5 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 6 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 7 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Livros que são Asas, Mulheres que Voam 
As rodas de leitura que acontecerão na Biblioteca José Paulo Paes, trazem pra periferia a apropriação da literatura escrita somente por mulheres como uma nova forma de olhar para o livro e a leitura. Através das Rodas, o coletivo “Papo de Comadre” compartilham bordados em que todas e todos, durante seu processo de compartilhamento da leitura, tem a possibilidade de bordar suas impressões, deixando marcado ali sua imagem sobre o livro. A mistura do bordado com a leitura no meio de uma Roda é algo inédito na periferia que traremos para as Rodas da Biblioteca José Paulo Paes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 150 min.
Dia 6 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Pérolas da Sereia
Pelas águas doces e salgadas, a Sereia vem nadando do continente Africano até o Brasil, resgatando todos os seus filhos que ficaram pelo caminho em uma viagem muito longa no navio negreiro e, cabe a ela a função, de preservar as suas tradições.
Com muita música, história e interação das crianças, vamos desvendando os mistérios do mar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 7 de novembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Quem Conta um Conto se Diverte em Dobro:
O evento é uma sistematização dos processos utilizados por Doni Araujo em suas contações de histórias, das quais misturam técnicas de construção de personagens ao resgate das tradições populares como as “griot”, com a proposta de nos encontrarmos com a essência do ser atemporal, da partilha entre os povos e dos conceitos culturais extraídos da literatura universal. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de novembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 5 de novembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 6 de novembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

agbala_conta

Agbalá conta: No reino das Yabás:
Agbalá é uma cabaça encantada que, quando se abre, espalha histórias da nossa ancestralidade africana e afro-brasileira. Histórias preservadas na tradição oral e na literatura infantojuvenil. Terra, vento e água de rio e água de mar, provocam os sentidos e estimulam cognitivamente as crianças, a partir de uma visão afro-centrada da primeira infância, onde a conexão com a natureza está em primeiro lugar. A música é a dupla das histórias que convida a todos a fazer uma linda viagem. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Dia 5 de novembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos

Histórias Sobre o Folclore Brasileiro - Grupo João Acaiabe
A contação de histórias leva o público para o universo dos contos, lendas, poemas e cantigas do repertório brasileiro, que são interpretados de forma poética, lúdica e bem humorada. Além de divertir e estimular a imaginação, o hábito de ouvir histórias desde cedo ajuda na formação de identidades, pois a relação de troca entre contador e ouvinte possibilita um grande acúmulo na bagagem cultural do espectador. A apresentação possui música ao vivo, com efeitos sonoros, onde o som funciona como elemento narrativo, ao acentuar e pontuar momentos do espetáculo. Advinhas, trava línguas e cantigas de roda também compõem o espetáculo. O intuito é despertar a fantasia e a imaginação dos espectadores, em um roteiro que traz histórias como: O Macaco e a Velha, Pirueta a pipa peralta etc.. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 4 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 6 de novembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 7 de novembro às 13h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Luderê para bebês - Grupo Coletivo Luderê
A vivência Luderê para bebês será realizada a partir da Instalação de um espaço Afro Lúdico onde as crianças terão contato com diferentes materiais como: caxixis, cabaças, colher de pau, livros sem palavras, caixinhas surpresas, folhas secas, tecidos, entre outros. A possibilidade de livre exploração sensorial e sonora é o principal objetivo dessa atividade. Bebês e crianças.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 6 de novembro às 9h30 - Biblioteca Helena Silveira

OCUPAÇÃO: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo irá realizar as seguintes atividades artísticas culturais em novembro na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes:

slam_fluxo

Slam Fluxo convida – Especial Mês da Consciência Negra
Poetry Slams são encontros de poesia onde há performances de poesia, geralmente em forma de competição. Nos formatos mais comuns, acontecem em 3 rodadas, com poesias autorais de até três minutos, com notas de zero a dez. Com algumas particularidades, surge o Slam Fluxo, trazendo uma abordagem diferente para o sistema de notas. Nesta batalha as poesias são julgadas por meio de cores (vermelho, amarelo e verde), como o sistema de um semáforo. As edições fixas acontecem mensalmente na Ocupação Cultural Mateus Santos, localizada em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo. Em novembro, mês da consciência negra, o Slam Fluxo fará uma edição especial. Nosso time contará somente com artistas negros, representados pelos poetas Beká e Andrio Candido e os convidados musicais Beto Bongô e Guilherme Theodoro.
Dia 5 de novembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Brincando com a natureza
Uma oportunidade de estabelecer vínculos primários, criar novos significados, dar vida àquilo que consideramos já morto, funcionando como um protagonista gentil aos processos simbólicos e nos mostrando a intimidade quase imperceptível de nossa vida cotidiana com a natureza. A vivência é idealizada sob a perspectiva da pedagogia Reggio Emília, que tem como prioridade a primeira infância, reconhecendo a criança em suas múltiplas potencialidades diante de amplas linguagens, baseando-se no empenho, na pesquisa e na experimentação. Sob essa perspectiva, temos como objetivo valorizar a criança como agente transformador do meio e situá-la como fazedora de fenômenos, sendo a manifestação artística a conclusão dos processos cotidianos do conhecimento. A vivência se dá em dois momentos. No primeiro, utilizamos a contação de histórias como ferramenta, por meio da Dramatização do Conto “A Árvore Generosa”. Em seguida, as crianças são divididas em grupos e são oferecidos materiais para que possam desenvolver artisticamente, por meio de diversas modalidades de artes plásticas, suas impressões e experiências. Entre os materiais, estarão elementos da natureza, como folhas, galhos, tintas orgânicas, entre outros. Todos os materiais serão levados pela própria mediadora da atividade.
Dia 5 de novembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

CIRCO

quizumba

Quizumba: Grupo Rainhos do Radiador
A palhaça Ursa maior está desempregada e busca encontrar um trabalho a qual se encaixe, que esteja disposta a novas possibilidades e aventura-se como animadora de festa infantil, musicista e até cabeleireira! Mas o que fazer quando tudo se transforma em uma grande palhaçada?
O principal desafio dessa versátil palhaça é não perder sua essência enquanto busca adequar-se as necessidades da realidade prática da vida, quando todas as vozes dizem que não nos encaixamos só nos resta criar um mundo novo de possibilidades. Classificação indicativa: 7 anos. Duração: 50 min.
Dia 5 de novembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 6 de novembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

BRINCANTE

batakere

Batakerê - Cânticos que Encantam
Inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país, “CANTICOS QUE ENCANTAM” é o diálogo das Cirandas, dos afoxés, dos maculelês, das capoeiras, dos cocos de roda, dos sambas de roda, dos jongos, dos sambas reggaes, das puxadas de redes, das percussões corporais, das danças de rua, dos cacuriás, das brincadeiras e dos bumbas meu boi, que se fundem em uma só voz, em só corpo, desabrochando em um brincar interativo, integrando público e os artistas em só energia.Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Dia 6 de novembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal

Vem Brincar!
Tá na hora, VEM BRINCAR! Tem histórias mágicas para ler na praia literária, uma piscina de bolinha com diversos livros para serem desbravados. Tem brincadeira popular. Tem bolinha de sabão, para imaginar de montão. Brincadeira de roda, ciranda e bambolê, só quem não pode ficar de fora é você!!
Chama todo mundo e VEM BRINCAR!! Classificação: Livre.Duração: 120 minutos
Dia 6 de novembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Pequenos pintores
Exposição que mostra os primeiros trabalhos artísticos de crianças e jovens da Escola Estadual Carlos Escobar, instituição parceira da Biblioteca Cassiano Ricardo. Classificação indicativa: Livre.
De 1º a 30 de novembro, durante o horário de funcionamento da Biblioteca.

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS

Observação de Aves e Av(atar)es
Com Ângela Camargo e Cibele Gardin
A proposta para esta observação de aves no Parque da Aclimação é encontrar a trilha que leva ao comedouro. O ponto de encontro para nossa expedição será o acesso pelo portão 4, situado a rua Sebastião Carneiro.
Através do percurso pela natureza mais adensada do parque contemplaremos o tempo da espera, da escuta e do olhar para sua flora e fauna.
Cada criança poderá escolher seu "avatar" na forma da ave que será apresentada em desenhos sobre recortes de papelão. A brincadeira é observar as espécies escolhidas em cantos, posições e características curiosas.
O ponto final da trilha será no comedouro de aves que conta com frutas diariamente ofertadas pelo Sr. Mano, um trabalhador voluntário que merece todo nosso respeito e gratidão.
Após a observação das aves faremos uma roda com troca das experiências apreendidas e cada criança poderá relatar curiosidades sobre seus "av(atar)es". Sugestão: binóculo, água e muita animação. Obs: Em caso de chuva a atividade será reagendada. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 horas
Dia 3 de novembro às 8h – Biblioteca Raul Bopp

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para nos atuar na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 4 de novembro às 15h – Biblioteca Paulo Duarte

Grupo de Leitura de Economia
O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Crítica da economia política: o processo de produção do capital”, de Karl Marx. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 4 de Novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Poesia ao Vento
Distribuição de frases do patrono Amadeu Amaral. Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de novembro às 9h – Biblioteca Amadeu Amaral

Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antônio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Todas as 1ª e 3ª quartas-feiras do mês, das 19h30 às 21h. Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de Novembro às 19h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas

CINEMA

meu_tio_matou_um_caraMeu Tio Matou um Cara
Brasil, 2004, 84 min., DVD
Direção:Jorge Furtado. Elenco: Darlan Cunha,Lázaro Ramos, Deborah Secco.
Éder é preso ao confessar ter matado um homem. Duca, um menino de 15 anos, que é sobrinho de Éder, quer provar a inocência do tio.
Classificação indicativa: 10 anos.
Dia 7 de Novembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 

 Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos