Cursos, Encontros e Oficinas

Nas bibliotecas em novembro: Observação de Aves e Av(atar)ES, Grupo de Leitura de Economia, Elaboração de Projetos Culturais, Poesia ao Vento, Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia, Mulheres por Si Mesmas, Oficina: IPTU em São Paulo: como entender e acompanhar, É Tempo de Cuidar. Cuidando da Horta dos Vizinhos (Guardiões Mirins da Aclimação), Florescer, Pegue, Leve e Leia - Biblioteca Ricardo Ramos, Vivências para a Primeira Infância , Leve e Compartilhe, Introdução ao pensamento do Filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980), Mulher Negra: Educação financeira, primeiro passo para a liberdade, Pegue, Leve e Leia - Biblioteca Gilberto Freyre, O Poder do Otimismo e Projeto EntreLÃçadas.

Observação de Aves e Av(atar)es

Observação de Aves e Av(atar)es
Com Ângela Camargo e Cibele Gardin
A proposta para esta observação de aves no Parque da Aclimação é encontrar a trilha que leva ao comedouro. O ponto de encontro para nossa expedição será o acesso pelo portão 4, situado a rua Sebastião Carneiro.
Através do percurso pela natureza mais adensada do parque contemplaremos o tempo da espera, da escuta e do olhar para sua flora e fauna.
Cada criança poderá escolher seu "avatar" na forma da ave que será apresentada em desenhos sobre recortes de papelão. A brincadeira é observar as espécies escolhidas em cantos, posições e características curiosas.
O ponto final da trilha será no comedouro de aves que conta com frutas diariamente ofertadas pelo Sr. Mano, um trabalhador voluntário que merece todo nosso respeito e gratidão.
Após a observação das aves faremos uma roda com troca das experiências apreendidas e cada criança poderá relatar curiosidades sobre seus "av(atar)es". Sugestão: binóculo, água e muita animação. Obs: Em caso de chuva a atividade será reagendada. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 horas
Dia 3 de novembro às 8h – Biblioteca Raul Bopp

Grupo de Leitura de Economia
O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Crítica da economia política: o processo de produção do capital”, de Karl Marx. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 4 de novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para nos atuar na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dias 4, 11, 18 e 25 de novembro às 15h – Biblioteca Paulo Duarte

Poesia ao Vento
Distribuição de frases do patrono Amadeu Amaral. Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de novembro às 9h – Biblioteca Amadeu Amaral

Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antônio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Todas as 1ª e 3ª quartas-feiras do mês, das 19h30 às 21h. Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de Novembro às 19h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Mulheres por si Mesmas

Mulheres por Si Mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 11 de novembro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca
Dia 18 de novembro às 9h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina: IPTU em São Paulo: como entender e acompanhar
Oficina integrante do Programa Agentes de Governo Aberto 2019. Imposto é uma coisa polêmica? Todo mundo quer pagar menos e receber mais? O incômodo geralmente vem junto com os boletos e eventuais aumentos? O difícil – além de pagar – é entender do que se trata? Pensando nessas perguntas, esta oficina tem como objetivo responder a questão: o que é o IPTU? A partir dela, busca destacar os principais elementos que compõem o imposto (estrutura de alíquotas, base de cálculo, isenções, dívida, travas de cobrança, programas de parcelamento), como são aprovadas as medidas relativas a ele (leis e decretos), a responsabilidade e papeis dos diferentes atores nesse processo (Prefeitura, Câmara de vereadores, judiciário e sociedade civil) e como acompanhar as decisões e a implementação da política fiscal por meio de instrumentos de transparência, participação e controle social e dado já disponibilizado. Serão apresentados o histórico da política, sua base legal, a trajetória das mudanças de estruturas de alíquotas, da arrecadação, das isenções e seus diferentes tipos, os espaços de possível participação e controle social, as fontes das informações disponíveis ao público e como fazer uso delas. Com o Agente de Governo Aberto: Guilherme Nascimento Minarelli. Classificação indicativa: Livre.
Dia 13 de Novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

É Tempo de Cuidar. Cuidando da Horta dos Vizinhos (Guardiões Mirins da Aclimação)
Com Transition Aclimação
A oficina convidará as crianças e demais participantes para a produção de hortaliças e plantas ornamentais. Unindo atividades de artes plásticas e brincadeiras, a oficina propõe um momento de aprendizagem sobre a escolha das sementes, o preparo do substrato, os cuidados necessários para a manutenção da muda até o seu plantio e a importância do cuidado com o meio ambiente.
Dia 16 de novembro às 14h – Biblioteca Raul Bopp

Pegue, Leve e Leia - Biblioteca Ricardo Ramos
Em novembro, a Biblioteca Ricardo Ramos fará mais uma edição do “Pegue, Leve e Leia”, onde são doados livros que não foram incorporados ao acervo da Biblioteca. Cada usuário pode levar até três livros para casa. Classificação indicativa: Livre. Duração: 360 min. (ou até acabarem os livros).
Dia 22 de novembro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

projeto_octo

Projeto Octo - Especial Novembro Roxo
Com Doutora Milene Kassai
O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais. Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelharem ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Observação: não é preciso ter conhecimento em crochê. Duração: 180 min.
Dia 14 de novembro às 9h – Biblioteca Affonso Taunay

Vivências para a Primeira Infância
Com famílias da região
Vivências para primeira infância é um encontro de pais mães e cuidadores de bebês e crianças 0 a 3 anos, que acontece quinzenalmente na Biblioteca Municipal Raul Bopp às terças feiras das 15H às 17H.
Atividades sensoriais, leitura para bebês, música e troca de experiências entre mães pais e cuidadores.
Dias 12 e 26 de novembro às 15h – Biblioteca Raul Bopp

Leve e Compartilhe
Feira para redoação de livros recebidos para a comunidade. Classificação indicativa: Livre.
Dia 28 de novembro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Florescer

Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Já estamos pensando na Primavera e, com ela, o Aflora Brito também se aproxima! Esse ano, um de seus ramos será a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 180 min.
Dias 9 e 23 de novembro às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Introdução ao pensamento do Filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980)
Mediadores: Integrantes do Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia
O Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia - CAEF por meio de seu Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades o GEFA, juntamente com a Biblioteca Municipal Brito Broca, promovem no sábado dia 30/11/2019, o encontro mensal de introdução aos clássicos da História da Filosofia. Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades, trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por uma mediadora ou mediador diferente. Neste referido encontro, serão abordados e discutidos alguns aspectos principais do pensamento do filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980) e sua relevância filosófica para a atualidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 30 de novembro às 13h – Biblioteca Brito Broca

Mulher Negra: Educação financeira, primeiro passo para a liberdade
Com Vânia Santana dos Santos
A palestra tem como foco principal trabalhar a educação financeira tendo como foco principal o universo das mulheres negras como contexto de aplicação. Vânia é administradora, com mais de 30 anos atuando na área financeira de empresas como Semco, DHL, Seagram, Cargill e Mosaic, fundadora da Avançar Finanças e Carreira, como Educadora Financeira e Coach, com foco nas Mulheres Negras. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 90 min.
Dia 30 de novembro às 15h – Biblioteca Paulo Duarte

Pegue, Leve e Leia - Biblioteca Gilberto Freyre
Distribuição gratuita de livros.
Todo último sábado do mês.
Classificação indicativa: Livre
Dia 30 de novembro às 9h – Biblioteca Gilberto Freyre

O Poder do Otimismo
Com Prof. Mauricio Camargo de Mello
O objetivo da palestra é motivar as pessoas a encontrarem regras básicas para superarem a tristeza e o desânimo, agindo com mais entusiasmo, otimismo e autoconfiança.
Com ampla experiência nas áreas de Relações Interpessoais no Trabalho, Pedagogia Empresarial, Coaching e Master em PNL, Mauricio Camargo de Mello é coautor dos livros “O poder da PNL” e “O poder do otimismo”. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 30 de novembro às 15h – Biblioteca Ricardo Ramos

Projeto EntreLÃçadas

Projeto EntreLÃçadas
Os participantes aprendem a fazer toucas, perucas e coroas de lã para serem doadas a crianças e idosos em tratamento contra o câncer. Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Dia 30 de novembro às 10hBiblioteca Cassiano Ricardo