Destaques da semana de 18 a 24 de outubro

Literatura, Mediação de Leitura, Lançamento de Livros, Sarau, Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas, Encontro com Escritores nas Bibliotecas, Ocupação: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, Contação de Histórias, Meu Primeiro Clássico, Intervenção Artística, Brincante, Teatro, Circo, Música,Cursos, Encontros, Oficinas e Cinema.

Literatura

Bate-Papo sobre Literatura Infantil, Criação e Censura
Com os autores/ilustradores Claudio Fragata e Flávia Muniz. Mediação de Daniel D’Andrea.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Café Preto
Com Carolina Rocha
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literário a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade. 
Os encontros literários apresentam a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas, acompanhadas de leitura compartilhada com o público presente. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
No mês de outubro, faremos a leitura do romance Meu Crespo é de Rainha, de Nina Rizzi e Bell Hooks
Dia 19 de outubro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte

Lê no Ninho
Mediadora: Renata Rossi
Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. 
Dia 19 de outubro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Mediando Leitura
Mediação de leitura para o público da Melhor Idade.Conhecer escritores modernistas e suas histórias.Classificação indicativa: Livre 
Dia 23 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Lançamento de Livros

Lançamento do Livro: "O que pegamos emprestado dos outros", de Marcelo Jucá
O livro é uma obra infantojuvenil de Marcelo Jucá, que acompanha uma fase de autoconhecimento na vida da menina Yasmin, filha de uma família moradora da zona periférica da cidade. Em conversas com seu pai voltando da escola, Yasmin descobre que todo mundo “pega emprestado” características, manias, gostos e atitudes de outras pessoas. A partir de suas vivências, a garota procura caminhos para descobrir o que já pegou emprestado e o que ela vai assumir para sua própria personalidade. Marcelo Jucá, teve seu projeto aprovado e selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no Edital para Publicação de Livros (2018). É o segundo livro do autor premiado a ser publicado pela Editora Kapulana.
O autor, Marcelo Jucá, e a ilustradora, Raquel Matsushita, participarão de bate-papo com o público e sessão de autógrafos do livro.Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 19 de outubro às 11h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Lançamento de Livro "O casamento da Girafa com o Leão"
O Casamento da Girafa com o Leão é o primeiro livro da escritora brasiliense Flávia Ribas, ilustrado por Carmen San Thiago. A história é uma fábula sobre a diversidade e o amor, com os bichos da savana africana, de quem as crianças gostam tanto: leões, girafas, elefantes, rinocerontes, hienas, hipopótamos. A contação de histórias será seguida por uma oficina de ilustração para pequenos e grandes, com o tema do livro.
Dia 19 de outubro às 13h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Lançamento do Livro: "Monstruário de Fome", de Ruy Proença
O evento fará parte da “Semana Lixo Zero” de 2019
Dia 24 de outubro às 18h - Biblioteca Álvaro Guerra

Saraus

SarauZim
É uma intervenção poética-literária voltada para crianças de 3 a 11 anos – e para toda a família. Realizada pelo coletivo literário Mesquiteiros, que há mais de 13 (treze) anos desenvolve atividades em unidade educacionais e espaços culturais. O objetivo da atividade é que o público – com destaque para as crianças, acompanhadas ou não dos pais e responsáveis – sejam o centro, a atração principal do espetáculo, com poemas, músicas, cantigas e apresentações, valorizando o improviso, a interação e a troca poética, artística e afetiva entre os presentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 18 de outubro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 19 de outubro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Poéticamente
Poéticamente tem como proposta a intersecção da arte e da educação enquanto ferramentas de fortalecimento e transformação social. A coletividade é plural e composta por poetas, músicos, mc’s e autores. A apresentação tem o poema falado como tom, criando um clima de escuta onde a palavra poética acontece. Com a proposta de evidenciar vivências através da leitura, o público compartilhará sua voz, seus pensamentos, sua arte e seus escritos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 18 de outubro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo Magalhães
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 19 de outubro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 22 de outubro às 10h - Biblioteca Jayme Cortez

Cheiro de Canela - Vozes Nordestinas
Cheiro de canela: Vozes Nordestinas é um projeto das artistas Negra Cinthia, Isabela Almeida e Aryani Marciano sempre acompanhadas de instrumentistas e Dj ?s que embalam canções de própria autoria e grandes sucessos de vozes femininas que representam o nordeste. Cada uma dentro de sua história, ao contrário do que podem julgar olhares homogeneizantes sobre a trajetória de vida das mulheres negras, contribui com suas referências diversas, enquanto encontram as estruturas rítmicas e harmônicas que ecoam na mesma sintonia: rap, afoxé, samba-reggae e música afro-cubana. Classificação indicativa: livre. Duração: 45 min.
Dia 23 de outubro às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos

Saraus das Bibliotecas Convida:
Aos sábados às 14h ocorrem saraus multilinguagens nas bibliotecas municipais, com o intuito de difundir a poesia escrita e falada. Os Saraus contam com a participação de Mc's, Rappers, Arte-educadores e poetas marginais que dividem com a gente as suas escrevivências. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.

Bianca Hoffman e Eliefe
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna 

Caio Moura e Flip
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte 

Dada Yute e Dyouruba
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

 Joy Amaru e Denna SouzaJoy Amaru e Denna Souza
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal

Magrolis e Yago
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Malibre e Pjiusan
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Malokeiro Anônimo e Torya
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Nath MC e Muka MC
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite

Negretti e Tiago Delau
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Pezê e Mads
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Raphael Brandão e The Lira
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Milton Santos

Them Com e Se7h
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

 

Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas

Grupo PoéticaMente
O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizados conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.
 

De onde você vem? O que você escreve?
Autores: Glaucy e Kjé. Mediação: Felipe Marinho.
Dizem que somos todos influenciados de alguma forma pelo lugar de onde viemos, as pessoas que conhecemos e as experiências que vamos absorvendo ao longo de nossas trajetórias. Cada tipo de literatura falava sobre o contexto social a qual a escola literária estava envolvida. Se há alguns anos se produz literatura marginal e até então não se viam livros com estas narrativas nas estantes, os autores convidados falarão sobre a importância de ter livros como “Sobrevivendo no Inferno” nas estantes e vestibulares. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Poesia Marginal
Autores: Beká e Tawane Theodoro. Mediação: Kjé.
Nesta atividade, os autores Beká e Tawane Theodoro falam sobre momentos de sua histórias, fatos que o motivaram a criar narrativas, suas fontes de inspiração, os percalços e as vitórias de suas andanças pelo universo da escrevivência, sob mediação de Kjé. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Milton Santos

Encontro com Escritores nas Bibliotecas 

Quando éramos Deuses
O escritor Joad Lima é convidado para falar sobre seu livro, Quando éramos Deuses. Éramos Deuses trata-se de resgate de identidade e resgate de ancestralidade. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 22 de outubro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Travessia
Um encontro com o escritor Evolutio, sob mediação do poeta Kjé Lauí, cruzando leituras, experiências e influências poéticas e musicais de cada um. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 24 de outubro às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes

Contação de Histórias  

Contos Fantásticos – com friozinho na barriga...

Contos Fantásticos – com friozinho na barriga...
Nesta apresentação vamos narrar alguns contos fantásticos cheios de acontecimentos extraordinários e misteriosos, com seres mágicos, feitiços, bruxas e transformações. E para terminar o encontro, uma história de arrepiar! Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 23 de outubro às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 24 de outubro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 23 de outubro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

O Camelô do Riso: Um Contador de Histórias
Valdeck conta lendas do Brasil recolhidas por Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Não vende nada, mas transmite conhecimentos sobre aspectos culturais do nosso povo, para o próprio povo. É o artista popular trabalhando em seu próprio habitat. O artista se instala em um determinado local, abre sua mala curiosa, e começa a função. Professor Furustreca é o personagem base, engraçado e curioso, que sabe de “quase tudo e mais alguma coisa”. Cantador, violeiro, repentista, embolador de cocos, menestrel e fanfarrão. Ele passa uma hora divertindo o povo com histórias hilariantes, poemas, piadas, cocos, emboladas, cordéis, lendas brasileiras e mais um monte de gracejos peculiares. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Dia 18 de outubro às 9h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 19 de outubro às 12h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 23 de outubro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 26 de outubro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 31 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Contação e Música com Sabino Lopes
Com Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes.
Dia 18 de outubro às 10h30 – Biblioteca Belmonte

Divertistórias
Divertistórias é uma engraçada sessão de contação de histórias que, não somente brinca com a forma tradicional da narrativa oral, como também convida o público a participar de um rico jogo de dramatização, reforçando o gosto da criança pela leitura, ao se apropriar do livro e dos contos como brinquedos de precioso valor. Em 40 minutos, os contos; Era Uma Vez Uma Princesa, O Carro De Anastácio são contados de maneira especial por HENRIQUE SITCHIN, ator, diretor artístico e coordenador da Cia. Truks. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Palavra de Raiz
Com Cia Pé de Cura
Trata-se de uma apresentação de contação de histórias que reverencia as árvores, enquanto força ancestral, por meio de narrativas que percorrem uma trajetória do continente africano ao sertão nordestino. Nesta jornada, as artistas propõem um atravessamento por diferentes culturas, como a dos povos iorubá e ticuna, além de partilhar uma história do grande Catulo da Paixão Cearense, numa poética narrativo-musical.
Dia 21 de outubro às 14h30 - Biblioteca Raul Bopp

Meu Primeiro Clássico

O Projeto traz histórias dos mais importantes autores da literatura infantil, para crianças terem seu primeiro contato com a literatura.Dessa forma, a Companhia Eu + 1, faz comentários e leituras através de contos de fadas dos escritores mais conhecidos desse gênero: os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perraut e Joseph Jacobs.

Joseph Jacobs

Joseph Jacobs
O menino João troca uma vaca por três feijões, já os irmãos porquinhos constroem três casas para se proteger de um lobo. Essas são algumas das histórias escolhidas, que foram pesquisadas e publicadas por Joseph Jacobs, um folclorista australiano que viveu na Inglaterra e publicou diversos livros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Irmãos Grimm
Quem nunca ouviu falar na menina de capuz vermelho que leva seu cestinho de doces para vovozinha? Ou da linda princesa que joga suas tranças do alto de uma torre? Essas são histórias que foram coletadas e editadas pelos Irmãos Grimm e continuam vivas e atuais, encantando sempre crianças e adultos. Classificação indicativa: primeira infância. Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 22 de outubro às 14h - Biblioteca Malba Tahan 

Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen foi um grande escritor e poeta dinamarquês, seus contos estão entre as mais famosas histórias que conhecemos. A Cia escolheu contar sobre um patinho que não era tão feio assim e sobre uma princesa que precisou provar que era da realeza dormindo sobre uma pilha de colchões. Classificação indicativa: primeira infância. Duração: 40 min.
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Charles Perraut
Christian Andersen foi um grande escritor e poeta dinamarquês, seus contos estão Um francês que ouvia histórias que a mãe contava ao pé da lareira, foi considerado o pai da literatura infantil. E é em homenagem a esse grande escritor, chamado Charles Perraut, ele apresenta O Gato de Botas e Cinderela, histórias clássicas que foram imortalizadas em filmes e desenhos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 22 de outubro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 23 de outubro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Intervenção Artística

 Testando Conexões

Testando Conexões
Cientistas malucos fazem testes e conectam pessoas com autores.
Após a conexão é lido um trecho de poema ou história e a pessoa é "etiquetada" para expressar publicamente como está se sentindo com a conexão e com a descoberta do autor. Alguns dos autores: Eva Furnari, Ilan Brenmam, Renato Moricone, José Paulo Paes, Victor Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Ítalo Calvino, Monteiro Lobato, Manuel de Barros e Marco Antonio Ponce. Classificação indicativa: a partir de 5 anos.. Duração: 60 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 23 de outubro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Brincante

Los Brincantes - Cia. Malas Portam

Los Brincantes - Cia. Malas Portam
O espetáculo traz uma releitura de brincadeiras,canções e cantigas típicas da cultura latino-americana, recheadas de muita sonorização,expressão corporal e interação com o público,em que os participantes deixam de ser meros espectadores para se tornarem todos autênticos “brincantes”. Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Dia 19 de outubro às 16h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 23 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Teatro nas Bibliotecas

Ikarus
Cia Teatro Incomun
Mitos gregos. Grandes tesouros conservados a séculos pela literatura. Inúmeros autores dedicaram suas vidas a buscar e entender as diversas simbologias que as mitologias proporcionam. E se pudéssemos transportar alguma mitologia para os dias atuais com um olhar para problemáticas dos dias de hoje? Foi a partir dessa ideia que Yuri de Francco começou o processo do espetáculo infantil “Ikarus” que, sob a batuta da diretora Andrea Macera e dramaturgia inédita de Ana Roxo, se debruçaram sobre o mito de “Ícaro”. Através de uma linguagem cômica com muita música e alguns números de mágica inseridos na dramaturgia, o espetáculo é dedicado para toda família. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 18 de outubro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 24 de outubro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Belmonte

Vidma, a menina trança-rimas
O espetáculo é inspirado no livro "Um Caldeirão de Poemas 2" da autora Tatiana Belinky. Vidma é uma menininha que mora em um lugar muito frio com sua família. Cheia de criatividade, o tempo todo inventa poemas divertidos para ilustrar as situações vividas em sua casa, desde broncas até brincadeiras. Apaixonada pelo mundo das bruxas acha sempre uma brecha para declamar limeriques de diversos bruxos e bruxas que já conheceu em seus pensamentos, mas essa menina tem apenas uma certeza: a de que sua mãe é uma bruxa! Principalmente quando experimenta sua sopa. Acaba comparando a comida feita pela mãe com uma receita de bruxa, por achá-la muito ruim. Só que mexer com bruxa pode ser uma brincadeira muito perigosa e é esta receita “mágica” que a faz viajar para outro lado do oceano e viver diversas aventuras com figuras excêntricas e engraçadas. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 50 min.
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Batalha de Improvisação com Máscaras
Sete atores utilizando máscaras se confrontam no palco aos moldes das antigas disputas dos programas de auditório, se lançando em uma apresentação imprevisível onde tudo é improvisação. Já na chegada, o público é convidado a embarcar nesta inédita aventura teatral, sugerindo temas de improvisação a serem sorteados. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 23 de outubro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 24 de outubro às 19h - Biblioteca Brito Broca

O Buraco d’Oráculo

O Buraco d’Oráculo
O espetáculo é uma intervenção urbana, um mosaico de poemas extraídos da obra de Ray Lima que foram costurados dramaturgicamente a partir do conceito da cenopoesia: expressão artística que mistura imagens, gestos, canções e palavras na composição de uma mesma expressão artística. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a séria questão político-social da disputa de poder. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 24 de outubro às 09h - Biblioteca Marcus Rey

Circo nas Bibliotecas 

Beiradinha do Mundo (Nina tem medo de Palhaço)

Beiradinha do Mundo (Nina tem medo de Palhaço)
Munidos de sapatos gigantes, narizes vermelhos e canções colhidas mundo afora, dois palhaços viajam para encontrar crianças que agora moram num campo de refugiados na “beiradinha do mundo”. Terá também a entrega de um livro por biblioteca em que forem realizar a apresentação + bate papo com o autor ao final da apresentação. Em Nina tem medo de palhaço, o autor Walter de Sousa trata de um tema bastante recorrente no universo infantil: os medos das crianças e como lidar com eles. Classificação indicativa: livre. Duração: 60 min.
Dia 19 de outubro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 22 de outubro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Música nas Bibliotecas

Corais na Biblioteca: Orquestra de Cordas “Querubins de Betel”
A Orquestra surgiu da vontade de expandir o trabalho realizado com os alunos da E.M.E.F. “Prof. Domingos de Araújo” em Paulínia, interior de São Paulo, através do coral “Querubins de Betel” formado em 1998. Em 2013, A Associação de Moradores do Bairro Betel e Alvorada Parque – AMBAP iniciou seus trabalhos com aulas semanais de violino. Os participantes, crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos, são todos moradores do bairro e região. Classificação indicativa: Livre.
Dia 19 de outubro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Música na Biblioteca
Conservatório Musical Jardim América
Música popular brasileira com alunos do Conservatório Musical Jardim América. Classificação indicativa: Livre
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Instrumental na Biblioteca
Com Roney Stela
Projeto "Música instrumental na Biblioteca " trás uma tarde de música com o trombonista do Teatro Municipal de São Paulo Roney Stella e o guitarrista Adauto Dias onde em uma performance didática os músicos interpretam a música brasileira e o jazz em um forma intimista , com abordagens sobre os estilos ,instrumentos e autores.
A apresentação compreende música, história e conceitos de época, tudo exposto com o intuito de aproximar este gênero a estudantes e afins. Serão apresentadas obras de Tom Jobim, Heitor Villa Lobos, John Coltrane entre outros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 24 de outubro às 15h – Biblioteca Paulo Duarte 

 Cursos, Encontros e Oficinas

Oficina de Origami

Com a artesã Clarice Ota
Inscrições no Fone: 2295-3447 (12 vagas)
Dia 18 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen 

Yoga-que-Te-Conto

Yoga que Te Conto
Este é um projeto idealizado pela Arte- Educadora e Yoguini Camilla Rodrigues, que propõe apresentar vivências práticas do Yoga através da adaptação de Contos de diversas Culturas, tratando de forma lúdica e reflexiva questões que colaboram para o fortalecimento do olhar sobre a individualidade do ser, sobre a consciência ambiental, respeito, ética, autocuidado e amizade, valores essenciais para uma convivência saudável e harmoniosa no mundo. Classificação indicativa: a partir de 4 anos (acompanhadas de um responsável). * Importante vir com roupas confortáveis para a prática!
Dia 19  de outubro às 10h - Biblioteca Afonso Schmidt

Festa no Céu - Câmara Cascudo
Entre os animais de toda a terra, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no Céu, mas só poderiam comparecer os bichos que voassem. Os bichos que não voavam se conformaram, exceto o jabuti que tratou de arranjar uma forma de ir para a festa. Ué!? Mas jabuti tem asas? 
Dia 19 de outubro às 10h - Biblioteca Afonso Schmidt

Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Já estamos pensando na Primavera e, com ela, o Aflora Brito também se aproxima! Esse ano, um de seus ramos será a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. A artesã Bruna estará esperando por você para florir! Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 180 min.
Dia 19 de outubro às 15h30 – Biblioteca Brito Broca

Guardiões Mirins da Aclimação: seja um guardião ambiental (Educação Ambiental)
Com Transition Aclimação 
É tempo de semear. Para plantar e ver crescer. A oficina convidará as crianças e demais participantes para a produção de hortaliças e plantas ornamentais. Unindo atividades de artes plásticas e brincadeiras, a oficina propõe um momento de aprendizagem sobre a escolha das sementes, o preparo do substrato, os cuidados necessários para a manutenção da muda até o seu plantio e a importância do cuidado com o meio ambiente.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Aulas de Reforço: Redação e Elaboração de Currículo
Com Profa. Juraci
Agende seu horário para participar das aulas de reforço de redação e auxílio para elaboração de currículos na Biblioteca. As aulas são personalizadas de acordo com as necessidades dos interessados. Classificação indicativa: Livre. Duração: até 120 min.
Dia 21 de outubro às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos

Ciclo de oficinas de Literatura filosófica: “Sócrates o poeta Haicai”
A oficina consiste em apresentar aos participantes a poesia Haicai estimulando a reflexão pautada no filósofo Sócrates. Sendo assim, será realizada uma introdução expositiva aos temas, apresentando aos alunos o que é poesia haicai e, aos saberes de Sócrates. Este tipo de atividade visa conciliar os saberes teóricos e práticos da Filosofia. Teóricos devido ao fato de que será apresentado conhecimentos relacionados a Sócrates e a poesia Haicai. Práticos pois os alunos propriamente irão produzir poesias Haicai. Sócrates foi um filósofo que viveu durante o período clássico da história da Filosofia na cidade de Atenas na Grécia antiga (469 A.C 399 A.C.) foi mestre de Platão e deixou um grande legado para o pensamento ocidental. Ao final do ciclo de Oficinas será elaborado um livro de poesias com as pessoas feitas pelos próprios participantes das oficinas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min. Número de participantes: 40 por oficina.
Dias 21 e 24 de outubro às 14h30 – Biblioteca Brito Broca

Mulheres por Si Mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: a partir de 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 24 de outubro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Poesia ao Vento
Distribuição de frases de escritores modernistas em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca (23 à 29 de outubro).Classificação indicativa: Livre
Dia 29 de outubro das 10h às 17h - Biblioteca Amadeu Amaral

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.

 

Cine-Literatura na Cora
Biblioteca Cora Coralina


Onde Vivem os Monstros

Onde Vivem os Monstros
Where The Wild Things Are, EUA, 2009, 100 min., DVD
Direção: Spike Jonze. Elenco: Max Records, Catherine Keener, Mark Ruffalo.
Max resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha. Lá ele encontra vários monstros, que vivem em bando. Max afirma possuir poderes e acaba nomeado rei do grupo.
Classificação indicativa: a partir de 10 anos.
Dia 24 de outubro às 14h30

 

 

 Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos