Encontros e Oficinas

Florescer, Grupo de Leitura de Economia, Experimentação Fotográfica, Vivência para a Primeira Infância, Oficina de Origami, Jogoteca: Oficina de Jogos, Como Mudei de Carreira e me Tornei Escritora, Cuidando do Jardim, Máscaras de Cerâmica , Teatro e Hip Hop, Palestra - Arquitetura e Sustentabilidade, Mulheres por si Mesmas, Oficina Governo Aberto, Encontro com escritores de histórias de terror, Minicurso: Porque somos todos racistas, Palestra teatralizada – Pulga Shill, Um Café filosófico com Quadrinhos, Projeto Xadrez para Todos, Guardiões Mirins da Aclimação : seja um guardião ambiental, Palestra sobre Doping com o Dr. Fernando Solera, (Tarde) Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, Palestra para vestibulandos sobre o tema “escravidão no Brasil” com o Prof. Adriano Alves, Encontros culturais com a oralidade e a literatura brasileira, Autogestão e Economia Solidária - Transformando a Economia e o Mundo Agora, Palestra sobre Nietzsche com o Prof. Adriano Alves, Introdução ao pensamento do Filósofo moderno Michel Foucault, Grupo de Estudos Cativando Conhecimento e Pegue, Leve e Leia em setembro nas bibliotecas.

Florescer

Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Já estamos pensando na Primavera e, com ela, o Aflora Brito também se aproxima! Esse ano, um de seus ramos será a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. Para esta atividade, nós já temos data marcada: 1ºs e 4ºs domingos de cada mês, às 10h30, a artesã Bruna estará esperando por você para florir! Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 180 min.
Dias 1º e 22 de setembro às 10h30 – Biblioteca Brito Broca

Grupo de Leitura de Economia

O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Crítica da economia política:o processo de produção do capital”.
de Karl Marx. Classificação: 18 anos.
Dia 2 de setembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Experimentação Fotográfica
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Encontro experimental com a imagem, ou seja, de aproximação e experimentação da técnica fotográfica, que funcionará desenvolvendo a criatividade e ampliando as possibilidades de produção. De forma simples e lúdica, serão ensinadas técnicas básicas de fotografia (como fotometria, enquadramento, composição, etc) como potencializadores de uma experiência artística da imagem. Serão apreciadas imagens de referência e, após a experimentação em si, o público poderá apreciar e analisar as imagens produzidas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 3 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Vivência para a Primeira Infância
Com famílias da região
Vivências para primeira infância é um encontro de pais mães e cuidadores de bebês e crianças 0 a 3 anos, que acontece quinzenalmente na Biblioteca Municipal Raul Bopp às terças feiras das 15h às 17h.
Atividades sensoriais, leitura para bebês, música e troca de experiências entre mães pais e cuidadores.
Dias 3 e 17 de setembro às 15h - Biblioteca Raul Bopp

Dia de comemoração dos 63 anos da Biblioteca Ricardo Ramos

Oficina de Origami
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de setembro às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos

Como Mudei de Carreira e me Tornei Escritora
Com Diane De Camillis
Venha bater um papo com a escritora Diane de Camillis e saber um pouco sobre a profissão de escritor(a). Autora de três livros, atualmente está escrevendo a continuação do livro “O ciclo”. Suas obras: Nenhum amor é por acaso (2015); O Ciclo (2017); Quando o mundo acabou (2018).
Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de setembro às 13h30 – Biblioteca Ricardo Ramos

Cuidando do Jardim
Vamos deixar o nosso jardim ainda mais bonito. Vem cuidar com a gente! O preparo da terra, o plantio de novas mudas e o cuidado para que esse espaço seja mais florido. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de setembro às 14h – Biblioteca Ricardo Ramos

Jogoteca: Oficina de Jogos
Com Marco Aurélio
Pode vir em família, com amigos ou sozinho. A oficina JOGOTECA é pra todo mundo que quer se divertir e conhecer diferentes jogos antigos e atuais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 6 de setembro às 15h – Biblioteca Ricardo Ramos

Oficina de Cerâmica

Máscaras de Cerâmica
A Oficina de Cerâmica é um encontro para experimentar e criar peças (utilitários, decoração, arte) aprendendo e aprimorando diferentes técnicas. Faça sua inscrição pelo telefone 2946-4562 ou pessoalmente na Biblioteca. Vagas Limitadas.
Dias 3, 10, 17 e 24 de setembro às 15h – Biblioteca Castro Alves

Teatro e Hip Hop

A atividade propõe oferecer uma vivência em dança que explore as possibilidades de expressão do corpo a partir dos princípios do movimento cotidiano e das danças urbanas. Classificação indicativa: 6 à 12 anos.
Dias 5,12,19 e 26 às 14h – Biblioteca Castro Alves

Palestra - Arquitetura e Sustentabilidade

Com as arquitetas Dayane Rodrigues e Thaís Araujo.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 9 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Mulheres por si Mesmas

Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 9 de setembro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

"Conversa sobre o tempo: ritos, memórias e aprendizados na sabedoria popular"

Com Eduardo Agualuz.
Aos moldes de um "café filosófico", o folclorista, jornalista, professor e pesquisador Eduardo Agualuz conduz uma reflexão e um olhar a partir das bases da cultura e do imaginário popular (contos e cantigas tradicionais) e das relações humanas intergeracionais (netos, filhos, pais e avós), sejam afetivas ou estruturais, a fim de estabelecer um diálogo entre a sociedade, a natureza e a história do nosso tempo. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 min.
Dia 10 de setembro às 14h30 – Biblioteca Raimundo de Menezes

Participação social e mapeamento colaborativo

Oficina Governo Aberto
Com oficinas relacionadas à produção e difusão de metodologias e ações para a gestão de projetos participativos; às esferas de participação (conselhos, terceiro setor, etc.), fomentando o desenvolvimento da sociedade civil organizada; a apresentação de técnicas e metodologias para promoção e fortalecimento da participação, inclusão, diversidade e colaboração no âmbito das políticas públicas; às atividades voltadas à realização e difusão de mapeamentos colaborativos; às atividades de técnicas de georreferenciamento e outras técnicas de mapeamento. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 180 min.
Dia 10 de setembro às 9h – Biblioteca Brito Broca

Inovação, tecnologia aberta e inclusão digital

Oficina Governo Aberto
Com oficinas destinadas ao fomento de inovações tecnológicas e conhecimento dos instrumentos já existentes de governo aberto e demais políticas públicas do município; ; ao desenvolvimento de meios lúdicos de ampliação da capacitação de participação cívica, como jogos, aplicativos de aparelhos móveis, programas de computador, etc.; às atividades formativas práticas de uso, desenvolvimento de hardwares e softwares livres e abertos, de segurança da informação e de inovações sociais e colaborativas. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 300 min.
Dia 11 de setembro das 10h às 14h – Biblioteca Brito Broca

Brinquedos pedagógicos, aprendizagem e Comportamento
O projeto quer ajudar pais ou responsáveis a compreender e participar de forma ativa das fases do desenvolvimento infantil, a partir dos jogos e brinquedos pedagógicos ou educativos.
Acreditamos que o conhecimento oriundo do processo interativo possa fortalecer o vínculo familiar e incorporar a rotina da criança, de forma consciente, os brinquedos educativos ou pedagógicos para exercitar as estruturas cognitivas e melhorar o processo de organização do pensamento e da ação. Classificação indicativa: jovens e adultos. Duração: 90 min.
Dias 13 de setembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg

Oficina de Origami

Com a artesã Clarice Ota
Origami é a tradicional arte de fazer formas dobrando o papel. O praticante de origami exercita e desenvolve a observação do mundo, a concentração, a memorização, a coordenação motora fina, a precisão e a criatividade. A partir da prática constante aprimora-se sua técnica e pode-se criar novas figuras, como fazem pessoas pelo mundo. Classificação indicativa: Livre.
*Inscrições pelo telefone: (11) 2295-3447
Dias 13 e 27 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Encontro com escritores de histórias de terror

Classificação indicativa: jovens e adultos.
Dia 14 de setembro às 15h – Biblioteca Álvaro Guerra

Minicurso: Porque somos todos racistas
Com o Prof. Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento
O curso toma como referência a obra do Professor Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento intitulada com a afirmativa “Porque somos todos racistas”, a qual procura de modo histórico crítico, compreender os pressupostos históricos responsáveis por legitimar aquilo que se conhece enquanto Questão Racial Brasileira.
Neste sentido, busca-se compreender que o racismo engendrado na sociedade se estabelece em cinco formas: Branqueamento, Branquice, Brancura, Branquitude e Embranquecimento do Negro.
A atividade e o debate aqui oferecido são destinados a todo o público interessado nas questões raciais, em especial para professores, estudantes, universitários e demais humanistas que ainda acreditam em sonhos que não envelhecem. Classificação indicativa: a partir dos 16 anos. Duração: 240 min.
Dias 14 e 21 e 28 de setembro das 10h às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Palestra teatralizada – Pulga Shill
Palestrante: Silvia Lux – Atriz e psicóloga
Uma pulga que cansa de levar uma vida de cão resolve fazer uma reflexão.
Só coçava, ou melhor, fazia o cão se coçar e aproveitava os banhos do cão para curtir um barato com os produtos antipulga. Pulga Shill tem um sonho, descobriu uma forma de ser produtiva, que poderia abrir a porta dos sonhos das crianças e fechar a porta dos pesadelos. Ficou radiante e resolve, mais uma vez, falar com as amigas, mas teve que partir sozinha. Só o tempo vai fazer com que ela seja entendida pelas amigas.
Após a estória ser contada, a palestrante cria um espaço para falarem das experiências que já tiveram com pessoas que já usaram drogas e que consequências viveram.
No final da atividade a palestrante oferece a oportunidade de improvisarem algum número artístico. Vale cantar, dançar e representar. Classificação indicativa: 14 anos
Dia 14 de setembro às 15h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Um Café filosófico com Quadrinhos

Um Café filosófico com Quadrinhos
Com Professor e Orientador filosófico Leandro Raphael
O objetivo deste evento, em parceria com a Biblioteca municipal Vicente Paulo Guimarães, é pensarmos sobre as questões do cotidiano a partir dos quadrinhos e da filosofia. Desta forma, o encontro entre esses dois universos possibilitaria novas interpretações e reflexões, de um jeito lúdico e mais divertido.
Dia 14 a 20 de setembro às 10h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Projeto Xadrez para Todos
Com o Professor André Freire, que foi campeão e lecionou campeões do torneio Sul-Mineiro.
Classificação indicativa: maiores de 6 anos.
Dia 14 de setembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de setembro às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Palestra sobre Doping com o Dr. Fernando Solera
Coordenador da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF
Mediação: Thomas Edison
Dia 16 de setembro das 17h às 19h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

-Mediação de Leitura Inclusiva
Visando proporcionar um momento de fabulação e imaginação inclusivo para todas as crianças, com e sem deficiência, esta oficina oferecerá uma mediação de leitura acessível. O livro “O Rei Careca” de Thiago Franco e ilustrações de Alisson Ricardo, será lido e mediado com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais. Ademais, para potencializar o ambiente de fantasia, a oficina contará com animação das imagens e trilha sonora com ambientação. Duração: 60 min.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Arte e Brincadeira – Oficina
Compreendendo a arte como fundamental na vida de todos e especialmente importante no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças, esta oficina buscará propor experiências artísticas que possibilitem a manifestação das crianças por meio de elementos diversos, como por exemplo, formas, objetos, cores e conceitos artísticos. Dessa forma, durante a oficina as crianças serão estimuladas em sua necessidade de tocar e explorar em atividades como desenhar, brincar com argila, com massinha, pintar com os dedos, com os pés ou com pincéis. Duração: 60 min.
Dia 18 de setembro às 15h30 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 18 de setembro às 15h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 19 de setembro às 15h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 20 de setembro às 15h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

-Cinema Inclusão
Através da exibição do curta-metragem “O Branco” de ngela Pires e Liliana Sulzbach com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em LínguaBrasileira de Sinais, esta oficina buscará conscientizar os participantes a respeito das temáticas da diferença e da diversidade como valores para a sociedade. Após a sessão de cinema, o público, crianças e jovens maiores de 10 anos, é convidado a participar de uma roda de conversa para compartilhamento das impressões e reflexões suscitadas tanto pela temática da obra em si quanto pelos recursos de acessibilidade presentes. Duração: 60 min.
Dia 18 de setembro às 15h30 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 18 de setembro às 15h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 19 de setembro às 15h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 20 de setembro às 15h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Palestra para vestibulandos sobre o tema “escravidão no Brasil” com o Prof. Adriano Alves
Mediação: Thomas Edison
Dia 21 de setembro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Encontros culturais com a oralidade e a literatura brasileira
Joaquim Maria Botelho, filho de Ruth Guimarães, apresenta seu novo livro – mediação de Daniel D’Andrea
Dia 21 de setembro às 13h15 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Palestra sobre Nietzsche com o Prof. Adriano Alves
Mediação: Thomas Edison
Dia 28 de setembro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Introdução ao pensamento do Filósofo moderno Michel Foucault

Grupo de Estudo de Filosofia- Introdução ao pensamento do Filósofo moderno Michel Foucault (1926-1984)
Mediadores: Integrantes do Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia C.A.E.F.
Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades, trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por um mediador
diferente.
Neste referido encontro serão abordados e discutidos alguns aspectos principais do pensamento do Filósofo moderno Michel Foucault (1926-1984) e sua relevância filosófica para a atualidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 28 de setembro às 13h – Biblioteca Brito Broca

Grupo de Estudos Cativando Conhecimento
Com Renato de Souza
Esse Grupo de Estudos surge da vontade do Renato de Souza, juntos com Mestres, Contra Mestres, professores, professoras e alunos do Grupo Cativeiro Capoeira de fomentar a formação dos capoeiristas e demais interessados, partindo do pressuposto que, a Capoeira abre brecha para o entendimento da história da população negra em diversos âmbitos. Por esse motivo e tendo como norteador o lema do Grupo Cativeiro Capoeira – PARA NÃO SER CATIVO DE NINGUÉM – surge esta atividade, pois entende - se que é necessário o estímulo a apropriação e conhecimento da história, cativar capoeiristas, público em geral, especialmente pessoas afro-brasileiras a tomarem as rédeas sobre sua existência, fazê-las entender que cabe a elas o compartilhamento de saberes entre os seus. Se utilizando da dimensão pedagógica existente na capoeira para o resgate da história, que é rica e pouco sabida, visando a contribuição na construção da identidade da criança, jovem e do adulto brasileiros através do conhecimento da história de seus ancestrais. A proposta visa também o incentivo a leitura e a otimização do uso da biblioteca Paulo Duarte, que conta com um grande acervo a respeito da história e cultura africana e afro-brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Dia 28 de setembro às 13h – Biblioteca Paulo Duarte

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros.
Todo último sábado do mês.
Classificação indicativa: Livre
Dia 6 de setembro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 28 de setembro às 9h - Biblioteca Gilberto Freyre

Oficina de Observação e Mapeamentos Lúdicos das Aves do Parque da Aclimação
Com ngela Camargo e Cibele Gardin.
Na oficina de observação e desenhos de pássaros, realizada no dia 28 de julho, vimos 19 espécies desta fauna no parque da Aclimação. Nossa proposta para esta segunda oficina será uma nova observação das aves, seguida de um mapeamento lúdico das espécies encontradas.Seja um pequeno (ou grande) cientista cidadão e co-criador deste inventário das aves do nosso parque.
Ponto de encontro: em frente a biblioteca
Requisito: ter amor ao meio ambiente.
Sugestão: binóculo, água e muita animação.
Público alvo: crianças de 2 a 100 anos de idade. Duração: 2 horas.
Dia 29 de setembro às 8h - Biblioteca Raul Bopp