Teatro nas bibliotecas

Nas águas da realeza, A menina que não sabia imaginar, Mina!, Balonário (o balão do imaginário), Beco Dos Gatos e Café e Cadê o Sorriso do Palhaço? são os espetáculos de setembro nas bibliotecas de bairro.

Nas águas da realeza

Nas águas da realeza
Satura Cia de Teatro
Nas Águas da Realeza quer convidar o público a um passeio pelas margens do Rio São Francisco (Velho Chico), desde seu nascimento na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passando por outros estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde o ‘Velho Chico’ desemboca no mar, tornando-se um só com o Oceano Atlântico.
A montagem retrata os mandos e desmandos da rainha de toda a região, Lindorréia. Ela viaja pelos estados por onde o ‘Velho Chico’ passa, acompanhada de seu Bobo da Corte, que no decorrer do espetáculo, tenta conscientizá-la da importância do cuidado com o Rio São Francisco.
Pelo caminho, histórias vão se tecendo, outros personagens surgindo e a tradição e as lendas em torno do rio, ganhando vida e expressão, bem como a cultura de cada estado.
Com humor e poesia, a mensagem central gira em torno do cuidado e do respeito que devemos ter com o ‘Velho Chico’, rio de grande importância para alguns dos estados do nordeste do Brasil e ainda, busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Diversos problemas causados pela ação do homem ao meio são abordados. O processo de conscientização dos personagens e consequentemente do público, vai se tecendo na medida em que se conhece mais intimamente toda a importância do rio. Só amamos aquilo que conhecemos. E o amor é capaz de realizar muitas transformações dentro e fora de nós! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 3 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 4 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 5 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 6 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 11 de setembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector

A menina que não sabia imaginar
Inspirado no livro "A menina que odiava livros", o espetáculo narra a história de uma menina que tinha a casa cheia de livros, porém odiava ler. Um dia, os livros caem no chão e junto com eles os seus personagens que agora estão perdidos fora de seus livros. Na tentativa de devolver os personagens para suas histórias, a menina acaba descobrindo o prazer da leitura e da imaginação. Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos.
Dia 4 de setembro às 14h30- Biblioteca Cassiano Ricardo

Mina

Mina!
Núcleo Corpo Rastreado
Com uma atriz e uma musicista em cena (Flávia Melman e Natalia Mallo), se revezando entre textos, músicas, poemas e danças. O espetáculo propõe um passeio pelo universo individual de uma criança chamada MINA. Essa menina que ama a noite: quando todos dormem, o mundo está quieto e ela pode ouvir o próprio coração e deixar sua imaginação voar Livre.. Ela também ama a poesia, os pássaros, a lua, biscoitos de figo, poeira, nonsense, dinossauros, paradoxos e escrever. E enquanto escreve em seu caderno tudo que lhe vem à cabeça, Mina faz descobertas profundas e triviais sobre o mundo, e também sobre ela mesma, deixando escapar seus pensamentos e sonhos. As dificuldades na escola, o desafio de fazer amigos e a elaboração de uma perda aparecem através dos olhos da menina que, de um modo extraordinário, brinca e se diverte enquanto amadurece.
Para as crianças pequenas, um caleidoscópio de cores, imagens, música e palavras. Para as maiores, questionamentos, dúvidas existenciais, anseios e brincadeiras análogas ao seu mundo. Para os adultos, um olhar sobre a criança dentro de nós, pela lente poética de David Almond transformada em Teatro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 5 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de setembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 12 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Balonário - O balão do imaginário

Balonário - O balão do imaginário
Cia Navega Jangada de Teatro
Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora), baloneiros, aventureiros, vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta.
Caem com seu balão depois de uma forte corrente de vento.
Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que possui: uma lona de balão, um cesto do mesmo, um pente, um rádio, e... bom humor. Os dois pescadores acabam se tornando cúmplices de Zé Gabriel, porém se divertem com as confusões causadas por ele.
Através da linguagem não verbal e da música (instrumental) como elemento fundamental na narrativa, a Cia traz um espetáculo de bonecos que se utiliza da manipulação direta e com varas, que busca estimular o imaginário de cada espectador, intercalando momentos de riso, tensão e paixão. Classificação indicativa: de 2 a 8 anos. Duração: 50 min.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 10 de setembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 17 de setembro às 09h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 18 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

O Beco dos gatos

Beco Dos Gatos
Núcleo Educatho
Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas.
Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar todos os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma Cia. de teatro para salvar seu único lar, “O Beco dos Gatos”. Classificação indicativa: à partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de setembro às 16h30 - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 26 de setembro às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Café

Café
Companhia dos Solilóquios
Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Classificação indicativa: à partir de 10 anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de setembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 21 de setembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 28 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Cadê o Sorriso do Palhaço?
Com Grupo Corpo & Alma
Grupo integrado com atores-estudantes da terceira idade apresenta espetáculo com mágico, palhaços, mulher que vira peixe e muita emoção! Classificação: livre. Duração: 60 min.
Dia 21 de setembro às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen