Literatura e Mediação de Leitura

Tertúlia Literária, Conversa literária, Mediação de Leitura, Conversa Literária: “Poesia para quê?”, Clube de Leitura Brito Broca, Café Preto, e Lê no Ninho. Lançamento dos livros: Cabeça de Touro, de Guilherme Dearo; Bárbara a astronauta”, de Thais Matarazzo; Baseado em Palavras não Ditas, de Carla Dias; Curriculum Vitae, de Felipe Lários.

Tertulia Literaria

Tertúlia Literária
Com a educadora Cristiane Casquet. Leitura da obra O príncipe feliz, de Oscar Wilde
Atividade cultural e educativa, desenvolvida em torno da leitura de livros da Literatura Clássica Universal, que busca a aproximação com a cultura clássica e o conhecimento científico acumulado pela humanidade. Promove a construção coletiva de significado, reflexões e diálogos, a partir de diferentes e possíveis interpretações de um mesmo texto. Classificação indicativa: 10 anos
3 de setembro às 14h30 - Biblioteca Viriato Corrêa

Conversa literária “Literatura infantil e infantojuvenil: perfis e interesses de leitores e escritores”,

Conversa literária “Literatura infantil e infantojuvenil: perfis e interesses de leitores e escritores”, com Rodrigo Ciríaco, Paula Fábrio. Mediação de Elaine Lacerda.
Pocket Show de Marcelo Lima e Agna Maria.
*Com Intérprete de Libras;
*Atividade da Programação da V Festa Literária da Zona Sul.
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Mediação de Leitura
Mediação de leitura literária para a 1ª. Infância com escritores modernistas Mário Quintana e Clarice Lispector. Classificação indicativa: Livre.
Dia 11 de setembro às 10h e dia 19 de setembro às 14h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Conversa Literária: “Poesia para quê?

Conversa Literária: “Poesia para quê?”com Serginho Poeta, Elizandra Souza, Zá Lacerda e mediação de Maria Vilani;
Pocket Show de Gunnar Vargas;
Intervenção Poética de Luna Vitrolira.
*Com Intérprete de Libras;
*Atividade da Programação da V Festa Literária da Zona Sul.
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Angústia, de Graciliano Ramos
Clube de Leitura Brito Broca – Angústia, de Graciliano Ramos

O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre a Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo de reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Setembro é "Angústia", de Graciliano Ramos.
Classificação: livre. Duração: 90 min.
Dia 21 de setembro às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Café Preto

Café Preto
Com Carolina Rocha
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura.Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
No mês de setembro, faremos a leitura do romance “Negroesia” do escritor Cuti.
Dia 21 de setembro das 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Mediando leitura
Mediação de leitura para o público da Melhor Idade. Conhecer escritores modernistas e suas histórias. Classificação indicativa: Livre
Dia 25 de setembro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Lê No Ninho
Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. Mediadora: Renata Rossi.
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

 
Lançamento de livros

Lançamento de quadrinhos, de Talessa Kughimiya
Dia 14 de setembro - Biblioteca Viriato Corrêa

Lançamento do livro: Cabeça de Touro, de Guilherme Dearo
Os poemas do livro trazem referências a locais que podem interessar especificamente leitores de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Os poemas também fazem referências a acontecimentos recentes, mas também a históricos, como o Descobrimento do Brasil e a Ditadura Militar, o que interessará os leitores brasileiros de diferentes idades. “Cabeça de touro” é o segundo livro de Guilherme Dearo, o primeiro, “Duas Hipóteses Para Um Acontecimento” foi publicado pela Editora Giostri em 2014. Além disso, possui poemas e contos publicados em coletâneas de livros, sites e revistas, como na revista Piauí, na revista 7faces Caderno de Poesia e no livro do Prêmio Poetize 2013.
Dia 20 de setembro às 19h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Bárbara, a astronauta

Lançamento dos livros:
"Bárbara, a astronauta" e "Nove gavetas" de Thais Matarazzo, e "O aroma intenso das pétalas" do poeta Ygor Kassab.
Teremos um Sarau e Contação de histórias com o Coletivo São Paulo de Literatura.
Dia 21 de setembro das 14h às 16h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Lançamento do livro: Baseado em Palavras não Ditas, de Carla Dias
O Romance conta a história de dois homens que reaprendem o tempo por meio da compreensão de que nem tudo cabe em uma explicação. Nem todos se curvam a elas. Carla Dias nasceu em Santo André (SP). Escritora, cronista do site Crônica do Dia, autora dos livros Azul, Os estranhos, Jardim de Agnes, Estopim, O observador, Livro das confissões e Baseado em palavras não ditas, este que foi selecionado pelo 2º edital de publicação de livros na cidade de São Paulo e será lançado em setembro de 2019. Às 15 horas haverá bate-papo intitulado “A versão do outro” com a autora sobre o processo criativo do livro e a partir das 16 horas o lançamento.
Dia 21 de setembro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Lançamento de livro: Curriculum Vitae, de Felipe Lários
Além do lançamento, será realizado um bate-papo com o público presente sobre processo criativo e sobre o tema do romance em si, a saber, o mundo da procura de emprego, as hipocrisias nos instrumentos de seleção (entrevistas, currículos, dinâmicas, etc), uma vez que os 50 capítulos do romance são 50 respostas, de um entrevistado ultra-sincero, a uma entrevista de emprego. O romance tem a premissa básica de que a vida não cabe numa folha A4 de um curriculum vitae.
Dia 28 de setembro às 12h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima