Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas

A escrita enquanto prática para o empoderamento, Produção literária independente, A palavra e a cura, A eugenia na literatura brasileira e a construção do livre saber, Poesia identidade e resistência, Literatura e arte educação,

Grupo PoéticaMente
O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores acadêmicos, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

A escrita enquanto prática para o empoderamento

A escrita enquanto prática para o empoderamento
Autoras convidadas: Jaqueline Alves, Jéssica Marcele e Tawane Teodoro.
Mediação: Patricia Meira
As afirmações feitas pelas mulheres negras e a busca por um espaço amplo para se disputar narrativas há muito encontram seu lugar na literatura. De Carolina Maria de Jesus as batalhas de poesias entre mulheres que acontecem em SP encontramos a literatura viva e pungente que empodera e fortalece as mulheres na luta contra o machismo. Nesta mesa, as autoras conversarão sobre suas inspirações e processos de escrita. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Produção literária independente

Produção literária independente
Autores convidados: Mariana Félix e Escobar Franelas.
Mediação: Andrio Candido
Mariana Felix é escritora e publicou seu primeiro livro em 2016 "Mania", e seu segundo livro em 2017 "Vício", ambos com poesias, crônicas e dissertações sobre o empoderamento feminino, a emancipação da mulher negra, amor e suas relações com a cidade. Escobar Franelas é escritor, educador, cineasta e autor de “hardrockcorenroll” (poesia, 1998); Antes de Evanescer (romance, 2011); Itaquera - Uma Breve Introdução (história e memória, 2014); “haicaos - feridas, fragmentos e fraturas poéticas” (poesia, 2018) e Premiado (romance, 2019), entre outros.
Ambos publicaram suas obras de forma independente e neste encontro dividirão suas experiências nestes processos. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 12 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

A palavra e a cura

A palavra e a cura
Autores convidados: Rafa Ribeiro e Kawan Oliveira.
Mediação: Mariana Felix.
Por meio da escrita é possível superar os obstáculos. Os autores convidados abordam em seus livros temas como a cura pela poesia,a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte. Este encontro é sobre a importância de expressar e de se ter a escrita como ferramenta. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 13 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Poesia, identidade e resistência

Poesia, identidade e resistência
Autores convidados: JadeQuebra e Beká.
Mediação: Lucas Afonso
A poética periférica vai na contramão das normas e métricas acadêmicas que renegam a poesia do funk e de toda a cultura de rua. Hoje se percebem manifestações literárias além dos espaços e instituições “formais”, articulando escritores, produtores culturais, entre outros agentes. Elas ocorrem nas ruas, nos bares, em espaços públicos espalhados pelo país. Os autores convidados falarão sobre resistir a partir da escrita. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Literatura e arte educação

Literatura e arte educação
Autores convidados: Lucas Afonso e Andrio Candido
Mediação: Mariana Felix
Reestruturar os lugares de ensino, a proposta da arte educação é despertar o interesse através da arte, estimular através do lúdico e assim, possibilitar um espaço amplo de aprendizagem horizontal onde, educador e educando aprendem juntos. Os arte educadores são os responsáveis por atrair a juventude e demonstram que novos formas de ensino são capazes de reaproximar a juventude da escola. Os autores convidados, também são arte educadores e compartilharão suas caminhadas e experiências de despertar a escrita e a leitura através da poesia, além de falar sobre seus livros. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

A eugenia na literatura brasileira e a construção do livre saber

A eugenia na literatura brasileira e a construção do livre saber
Autores convidados: Natalia Neris, Weber Lopes e Deivison Nkosi. Mediação: Isabelle Cipriano.
A produção decolonial é grande ainda que tenha poucos holofotes sobre si. O pensamento construído para além da lógica eurocêntrica produz, para além de novos saberes, pontes capazes de criar possibilidades de se repensar a filosofia a sociologia. Após mais de 15 anos da Lei 10.369/03, ainda estudamos e temos como frequente no nosso cotidiano literaturas como a de Monteiro Lobato e Euclides da Cunha como construir o Livre. saber se ainda se disputa o lugar de fala? Esse é o debate que será proposto aos autores e convidados. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra