Dicas de Leitura - Folclore Brasileiro

Em 22 de agosto comemora-se o dia do Folclore Brasileiro, aproveite para conhecer alguns mitos, lendas e contos populares.

Em agosto são relembradas diversas narrativas populares do folclore brasileiro, por vezes assustadoras e repletas de mistérios, tais quais as lendas, as fábulas, os mitos e os contos. Essa literatura enfatiza a cultura do país com histórias que advém do imaginário popular e das populações indígenas e africanas. Autores brasileiros como Monteiro Lobato, Ziraldo e outros selecionados para estas Dicas de Leitura inspiraram-se nas ideias fantásticas do folclore para comporem suas obras ou para estudá-las culturalmente.

Dica de Leitura - Folclore Brasileiro

A Turma do Pererê - Ziraldo
Série em quadrinho publicadas na década de 1950, a partir de tiragens na revista O Cruzeiro. A intenção do autor era representar a cultura brasileira através de personagens inspirados no folclore e animais típicos de nossas matas. As histórias se passam na Mata do Fundão, floresta fictícia que enfatiza a valorização e conhecimento da fauna e flora brasileira.

O SaciMonteiro Lobato
Pedrinho foi caçar no Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do Sítio do Picapau Amarelo, e encontrou um saci que lhe contou os segredos da floresta e várias lendas do folclore brasileiro, como a Mula-sem-cabeça, o Boitatá, o Lobisomem, o Negrinho do Pastoreio e muitas outras coisas... Juntos, eles salvaram Narizinho do feitiço da Cuca, Pedrinho quase ficou cego com a Iara e a Cuca morreu de medo dos pingos d'água.

Aihö’ ubuni wasu’u: O Lobo Guará e Outras Histórias do Povo Xavante - Angela Pappiani e Maíra Lacerda
Através de pesquisas e traduções das pesquisadoras Angela Pappiani e Maíra Lacerda, que conviveram e resgataram histórias dos índios Xavantes alocados no estado do Mato Grosso, o livro traz seis contos e ilustrações feitas pelos próprios índios da tribo e a temática dessas narrativas voltam-se para tempo, misticismo e criação de todas as coisas.

Contos e Fábulas do Brasil - Marco Haurélio
Coletânea de contos orais brasileiros, a partir de gravações que o autor Marco Haurélio recolheu na Bahia, em Pernambuco e em Alagoas dentre outros estados nordestinos. Além de contos, o livro contém lendas, adivinhas, quadras e romances velhos, totalmente ilustrado e recomendado para todas as idades.

Lendas Brasileiras - Luis da Câmara Cascudo
Seleção de lendas clássicas e também de histórias desconhecidas do folclore que foram reunidas por Cascudo por meio de gravações feitas ao redor do Brasil. Reune 21 tradições populares das cinco grandes regiões geográficas do país, com um extraordinário repertório cultural sobre o povo, florestas, costumes e natureza.

Mitos e Lendas do Brasil em Cordel - Nireuda Longobardi
Nireuda Longobardi reconta em formato de literatura de cordel as clássicas lendas brasileiras como Saci, o Boto, a Iara, o Lobisomem, o Curupira, a Mula-sem-Cabeça, além de muitas outras. O livro também conta com uma linguagem acessível, principalmente para jovens leitores.

As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro - A.S. Franchini
Franchini conta sua versão de algumas histórias do folclore brasileiro, com a clássica fusão entre o fantástico, a cultura popular e a oralidade, que aqui são peças chaves para valorização de nossa fauna, flora e origem de nossas raízes. O livro reúne consagradas lendas indígenas, contos populares e também enredos horripilantes, dentre eles, Saci-Pererê, Chupa-Cabra, Mula-sem-Cabeça, O Lobisomem, além de muitas histórias sobre a origem das estrelas, criação do mundo, o surgimento da noite, e outras.

Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros - Walde-Mar de Andrade e Silva
O livro é resultado da experiência de oito anos do artista com algumas das principais tribos do Xingu, as quais foram coletadas milhares de narrativas. Além disso, todas as histórias são acompanhadas de ilustrações feitas pelo próprio autor, feitas através de viés naturalista, e mostra de maneira sublime um pouco mais sobre a cultura indígena e sua relação mística e respeitosa para com a natureza.

Mitos Indígenas - Betty Mindlin e Narradores Indígenas
Mediante as pesquisas e gravações de dez povos indígenas principais da Amazônia, acompanhamos lendas e contos dos quais a partir de fantasias, misticismo e mitologia abrangem questões que nos faz repensar e um convite para filosofar como surgiram às estrelas, o céu, a noite, o relâmpago dentre muitos outros elementos da natureza, explicados de maneira simples e bonita.

O Mais Misterioso do Folclore - Luciana Garcia 
Neste livro, da série “O Mais Legal do Folclore” estão reunidas as principais lendas de cunho misterioso do folclore brasileiro. Escrito em Braille, o livro traz a riqueza de detalhes dos personagens para que o leitor tenha acesso a uma espécie de investigação ao recorrer da leitura e também a partir das ilustrações. Obra interativa que transforma o leitor em detetive a fim de desvendar o grande mistério associado à touca do Saci.

O Mais Assustador do Folclore Brasileiro: Monstros da Mitologia Brasileira - Luciana Garcia 
Também da série “O Mais Legal do Folclore”, esta edição nos apresenta, também em Braille, as narrativas mais assustadoras do folclore brasileiro. Por meio da narração de O Negrinho do Pastoreio obtemos algumas dicas para decifrar pistas de qual é o mito. Ao final do livro, o leitor é agraciado por uma entrevista pingue-pong com cada um dos assustadores personagens, dentre eles, a Pisadeira, Alma-de-Gato, Mapinguari, Jurupari, Labatut e outros.

 

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui outras dicas de leitura.