1º Festival do Livro Infantil Brasileiro

Feira de livros, Lançamentos, Encontro com autores, Contação de Histórias, Oficina de Arte, Espetáculo musical e praça de alimentação.

Festival do Livro 
1ºFESTIVAL DO LIVRO INFANTIL BRASILEIRO
Dia 31 de agosto 2019, das 10h às 17h  

10h • E o bebê dino?!
Palestra com as autores
Luiz Eduardo Anelli (Prêmio Jabuti 2018 – Categoria Infantojuvenil) e Celina Bodenmuller conversam com a garotada sobre os livros informativos que falam de dinossauros, em um bate papo cheio de ossadas, pegadas e outras marcas deixadas pelos dinos do Brasil e do resto do mundo! Destaque para o livro “E o bebê dino?”, da Editora Bamboozinho, que fala da infância dos dinossauros brasileiros.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

11h • Pet Monstros...
Oficina de artes
Ricardo Soares faz uma oficina de cartemas ensinando crianças e adultos a montar imagens divertidas a partir de fotografias de pets, criando novos seres fantásticos, verdadeiros monstros da nossa imaginação. Vai ter muito recorte e cole até que a sua foto vire o seu mostrinho. Destaque para o lançamento do livro “É tudo verdade (ou será mentira?) - O caso das criaturas geradas pela Experiência 623”, escrito em pareceria com Lô Carvalho, da Editora SG-Amarante.
Classificação indicativa: Leitores com mais de 5 anos, crianças e adultos. Duração: 45 min.

11h • O Mistério Amarelo da Noite: uma história de medo e de amizade
O menino está voltando sozinho para casa e, de repente, fica tudo escuro. Começa a correria, uma perseguição maluca que o leva o até o Beco Escuro. Escuridão, ruídos estranhos, medos reais e imaginários e pra salvar o dia: o Mistério Amarelo da Noite. Fabio Lisboa, ao contar sua história, instiga seus ouvintes a usarem a imaginação e vencerem seus medos. A atividade inclui narrativa da tradição oral, contação de história, mediação de leitura e conta com proposta de participação ativa dos ouvintes e de criação de um fim alternativo para o livro.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

12h • Contos da África: para quem gosta dos animais selvagens
Não qualquer conto, mas aqueles repletos dos animais das savanas e das florestas do continente africano – tão presentes no nosso imaginário. Fabiana Prando e Celina Bodenmuller contam as histórias do livro “Contos de bichos da África”, da Editora Duna Dueto.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

13h • Curupira, brinca comigo?
Palestra com os autores
No meio da mata, tem uma criança e ela quer brincar. Mas brincar do quê? Brincar com quem? Baseado no livro “Curupira, brinca comigo?” de Lô Carvalho, publicado pela Editora Bamboozinho, o show com o famoso ventríloquo Mario Pecank agrada crianças e adultos com suas tiradas divertidas e seu humor irreverente. Folclore, teatro de bonecos e muita palhaçada em um só espetáculo!
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

14h • O gato Atum e suas aventuras
A autora Thaís Laham fará um bate-papo sobre a série de livros do Atum, publicado pela Editora Carochinha, personagem baseado em seu gato de estimação. Com ela, estará Juliana Basile, ilustradora das obras, que falará do processo criativo das ilustrações e convidará as crianças a pintarem um tapete gigante, que conta com as imagens dos livros.
Programa: Palestra com a autora e oficina de pintura com a ilustradora. Classificação indicativa: Ideal para leitores com mais de 3 anos. Duração: 60 min.

15h • 0 guarda-chuva que desenguardachuvou
Num dia de chuva é que a gente percebe quantos guarda-chuvas existem no mundo. De todas as cores, de todos os jeitos. Olhando de cima, a gente nem vê as pessoas debaixo deles. Só vê uma multidão de guarda-chuvas indo e vindo de lá pra cá. Parece até que eles têm vida... Em uma divertida conversa com os leitores, Claudio Fragata e Raquel Matsushita contam sobre o processo de escrita e de ilustração deste livro publicado pela Editora Triolecca. Classificação indicativa: Leitores com mais de 4 anos.Duração: 45 min.

16h • Saracuteia: cantos e contos para os pequenos
Espetáculo musical de Ivani Magalhães e Gislaine Caetano com cantigas populares e outras músicas de autoria repletas de brincadeiras e encantamentos para os bebês e as crianças pequenas. Venha se divertir com as meninas da Cia Cantos e Contos, autoras do livro “Saracuteia: cantos e contos para os pequenos”, da Editora Bamboozinho.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

16h • Segura o bicho: criaturas do dia e da noite
O biólogo Guilherme Domenichelli vai realizar um bate-papo com a criançada sobre seus livros e sobre os animais, “Criaturas noturnas” e “Girafa tem torcicolo”. Durante a conversa, serão apresentadas diversas peças como réplicas de crânios de ursos, lobos, dentes de alguns bichos, cascos de tartarugas e outras curiosidades bem legais! Também hamsters, lagartos, rãs e outros animais vivos! As crianças poderão interagir, perguntar e se divertir!
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.

De 10h às 17h•Exposição PETS MODIFICADOS (Mutações Genéticas ou Fotográficas?)
Ricardo Soares expõe dez grandes painéis com cartemas de bichos de estimação, todos transformados em seres imaginários. As crianças podem interagir e descobrir os verdadeiros animais. O artista quer provocar o público, propondo a construção e a desconstrução de imagens, abusando da geometria e da simetria para criar algo visualmente inusitado.
 

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485
Vila Buarque 01223-011 São Paulo-SP
Tel. :11 3256-4438 e 11 3256-4122
Veja aqui como chegar