Destaques da Semana de 5 a 11 de julho

Sarau, Música, Circo, Contação de Histórias, Teatro, Literatura, Mediação de Leitura, Exposição, Programação de Férias, Cursos, Oficinas, Encontros e Cinema.

SARAU

Sarau - A Arte Liberta
Sarau e Coletivo A Arte Liberta. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 5 de julho às 16h - Biblioteca Érico Veríssimo

poeticamente

Sarau das bibliotecas convida: PoéticaMente
Grupo PoéticaMente.
A apresentação tem o poema falado como tom, criando um clima de escuta onde a palavra poética acontece. A música cria os climas, as texturas e a inspiração onde essas paisagens poéticas se constroem. Anna Bueno (mestra de cerimônia, poeta, vocal, violão, escaleta, etc.), Pablo Paternostro (sonoplastia e percussões) e ao menos dois poetas convidados farão com que a palavra poética ganhe corpo e forma, mostrando sonoridades, sotaques e imagens. Evidenciando vivências pela leitura, o público compartilhará sua voz, seus pensamentos, sua arte, seus escritos. Serão abordados temas como a cura pela poesia, o corpo feminino em resistência, a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte, entre outros temas trazidos pelas convidadas e que forem surgindo durante a apresentação. Anna Bueno apresenta músicas e poesias de seu primeiro álbum autoral, “Inspir’Ação”, composto por letras que nos convidam a refletir sobre nossos atos, pensamentos, bloqueios, visão de mundo e saúde mental, com arranjos musicais que passeiam da MPB ao Jazz, carregados de influências de diversas manifestações das culturas populares ancestrais, como: o baião, samba, coco, maracatu, dentre outras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 5 de julho às 16h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 11 de julho às 13h - Biblioteca Cora Coralina

Sarau das Bibliotecas Convida: Dow Raiz
Douglas Rai Santos de Oliveira, conhecido como Dow Raiz, desenvolve sua carreira desde 2007 em Curitiba e surgiu no cenário nacional em 2013 com a faixa "Abrafé de Abraão". Sua trajetória é composta por influências de grandes nomes como Anderson Paak, Kendrick Lamar, Lauryn Hill, entre outros. Mediante seus estudos, partindo das suas referências, Dow adquiriu a responsabilidade de passar adiante o seu aprendizado, por meio da música e principalmente da palavra. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de julho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 10 de julho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

MÚSICA

Mangueigarapé Popular Erudito Brasileiro - MPEB
Construído com base na música indígena e negra, o show do Grupo Mangueigarapé dá ênfase à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, através de um repertório autoral e de outros autores, onde o espectador é envolvido no magnetismo sonoro e conscientizador que mescla as realidades do nordestino trabalhador às culturas, sons e ruídos da metrópole São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Música e Cultura Popular. Duração: 50 min.
Dia 5 de julho às 9h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

banda_swing

Banda 3 no Swing
Clássicos do Rock tocados no formato Swing Jazz! Pense nos grandes hits do pop, soul e classic rock tocados com uma roupagem bem diferente: Jazz Swing, anos 50, terno, gravata, vestido, bateria com vassourinha e baixo acústico. Super intimista e ao mesmo tempo balançado é a fórmula deste trio formado por Carlos Pera (voz e guitarra), Fernanda Horvath (baixo) e Toni Sader (bateria e voz). Versões de Beatles, U2, Nirvana, The Doors, America, Cat Stevens, Neil Young, James Taylor, Kiss, Johnny Rivers, Queen e outros em arranjos bem originais e numa sonoridade única. Classificação indicativa: Livre. Rock Swing Jazz. Duração: 50 min.
Dia 10 de julho às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Aidée Cristina
Nascida em São Paulo e vinda de família Pernambucana, Aidée Cristina, sempre esteve junto aos ritmos brasileiros como percussionista, compositora e integrante da banda Samba de Rainha. Em 2016 reuniu suas influências musicais e também o baião, o carimbó, o maracatu e o xaxado, dando corpo ao projeto intitulado Aidée Cristina e a Base Regional, desta vez como intérprete e cantora. No repertório visita canções de ponta a ponta do país, ora com baiões de Luiz Gonzaga, forró de Dominguinhos, canções do recôncavo baiano, de Jackson do Pandeiro, contemporâneos como Marisa Monte, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e duas pinceladas de músicas autorais cheias de balanço, sempre com arranjos focados no ritmo esfuziante do Brasileiro Regional. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 11 de julho às 9h30 - Biblioteca Milton Santos

O Rock Rural do Landau
Este novo show de Landau já passou por todo Brasil e países como Argentina, Venezuela, Aruba, Paraguai, Uruguai e México esbanjando energia e versatilidade. Dentre o repertório destaque para as homenagens aos ídolos Sá, Rodrix e Guarabyra, Alceu Valença e Raul Seixas e as canções Tão Só, O Bem e o mal e AC/DZé (releitura inusitada em que mistura AC/DC com Zé Ramalho). Classificação indicativa: Livre. Rock Rural.Duração: 60 min.
Dia 6 de julho às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 11 de julho às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Beatriz Rodarte
Uma artista de Minas com cidadania artística do mundo. Atuou como cantora e pandeirista em grupos como Banda Flor do Samba, Tambor Mineiro, Banda Pendulum, Harém da Imaginação e foi idealizadora do Projeto Oficina Sons do Brasil. Ao longo da sua trajetória teve participações em várias obras e espetáculos de artistas como Ezequiel Lima, Péricles Garcia, Anthonio (Candome System), Grooveria (SP), Jota Erre (PE), Jessé Santo (PE),Cláudio Venturini, Laiza Moraes, Marcus Viana, Gabriel Guedes entre outros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 11 de julho às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

CIRCO

circo_jilo

Circo do Jiló
TIC Cultural.
O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em Circo do Jiló, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer. Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 10 de julho às 10h - Biblioteca Helena Silveira

Pareias
Cia Asfalto de Poesias
Pareias é um espetáculo que fala sobre amizade e alteridade. Pareia significa companheira ou companheiro. A peça conta a história da amizade entre as palhaças Clowndette Maria e Mussarella quando decidem morar juntas e precisam se sustentar na cidade grande. Ao se encontrarem, cada uma carrega consigo sua bagagem pessoal: personalidade, lembranças e desejos. Juntas, trocam relicários, receitas, formas de ver o mundo e enxergam a si mesmas no reflexo do olhar da outra. Sozinhas podem até ir mais rápido, mas juntas vão mais longe! Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 Min.
Dia 10 de julho às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Neurastenia
Trupe de Festim
Dois soldados inimigos, exibindo suas armas fantásticas, xingamentos bárbaros e métodos incrivelmente ineficazes, vivem a rotina de uma batalha. Na busca pelo poder e pela vitória acabam ferindo inocentes que nada tem a ver com a guerra que é comum aos dois. Permeado por esquetes clássicas do circo e pelo jogo do palhaço, a peça Neurastenia trata dos conflitos humanos, dos relacionamentos e da falta de diálogo de forma leve e despretensiosa com uma mensagem arrebatadora. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de julho às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 7 de julho às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 10 de julho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Essas histórias eu Lee
Cia Abigail Conta Mais de Mil. Essa história conta a história de Rita Lee Jones, a rainha do rock nacional e uma grande letrista em que seus big hits grudam igual a chiclete. Criativa, engraçada, polêmica, surpreendente, entretanto, não está mais nos palcos mas na literatura, também como um grande sucesso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de julho às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 10 de julho às 9h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

TEATRO

Leitura dramática de Encontro com a Morte, de Agatha Christie
Ciabatta de Teatro
Encontro com a Morte (Appointment with Death) é mais uma obra prima de Agatha Christie, escrita em 1938 e protagonizada pelo carismático detetive Hercule Poirot, levando o leitor ao exótico oriente médio, mais precisamente em Jerusalém e Petra, onde ação se passa. A própria autora adaptou o livro para os palcos em 1945, modificando o final e tirando o detetive de cena, optando por um final ainda mais espetacular.
A Cia Ciabatta de Teatro que já levou aos palcos duas obras da autora, “A Ratoeira”, “O Caso dos Dez Negrinhos”, “Retorno ao Assassinato” e “Testemunha de Acusação” encena esta incrível obra em leitura dramática.
Dia 6 de julho às 15h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Clarices
Cia. Dona Conceição.
Três atrizes no palco dão vida às palavras e imagens da autora Clarice Lispector. Numa noite de insônia, essas três mulheres, personagens prisioneiras das suas necessidades, habitando um mundo deslocado da realidade, revelam suas fragilidades, raivas, amores e anseios; revivem suas infâncias, seus medos,lembranças e a relação com Deus e com a morte. O texto do espetáculo foi construído a partir de diversos textos e fragmentos do livro A Descoberta do Mundo de Clarice Lispector. Classificação indicativa: 14 anos.Duração: 40 min.
Dia 5 de julho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 7 de julho às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 10 de julho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 11 de julho às 14h - Biblioteca Pedro Nava

clarices

Ensaios
Marginália Teatro Jovem. Pedro quer ser músico e encontra dentro de casa seu primeiro obstáculo. Nayara gosta da irmã do seu namorado e tem sua sexualidade discutida num programa de televisão. Rebeka é “diferente” e não consegue formar um grupo para um trabalho da escola. Três jovens, três histórias nada incomuns da nossa sociedade. O que você quer ser quando crescer? O que tem guardado no armário? O jovem é um ser político? Ensaios é um convite para refletirmos juntos a realidade dos jovens. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 6 de julho às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de julho às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 de julho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Mediação de Leitura - Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Agendamento para escolas pelo telefone 2143-1811.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 11 de julho às 10h – Biblioteca Gilberto Freyre

EXPOSIÇÃO

Exposição autores modernistas
Durante o mês junho divulgação do acervo de livros dos autores modernistas através de exposição.
"Pode-se entender o Modernismo como um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de romper com o tradicionalismo. Buscavam a libertação estética, a experimentação constante e, acima de tudo, a independência cultural do país".
Venham conferir os livros que separamos de alguns autores modernistas.
De 1º a 31 de julho - Biblioteca Affonso Taunay

Edith Popluhar- Poéticas de Resiliência
A resiliência é a capacidade para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Resiliência é sinônimo de vida e arte na trajetória de Edith Popluhar. A sua obra menciona poeticamente a sua passagem pela medicina e pela arte terapia. Na década de 80, após algumas importantes perdas familiares a artista entrou em depressão e, mergulhando na arte, superou desafios para alcançar seu equilíbrio interior. De modo geral, as embalagens de medicamentos, após seu uso, são descartadas. As obras de Edith mostram duas questões: de um lado a consciência ecológica e, de outro, as apropriações “duchampianas” que estão presentes na produção da artistas ao transformar caixas de remédios, recontextualizando e ressignificando esse material no território da arte. Apresentação, curadoria e orientação de Waldo Brado.
De 3 à 31 de julho – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NAS BIBLIOTECAS

brincadeira_poesia_repente

Brincadeiras e Poesia de Repente
Festa de Rei
Atividade lúdica e criativa que conta com a presença de poetas repentistas e têm como tema as brincadeiras tradicionais e a infância. Enquanto os poetas improvisam as poesias, os participantes são convidados a fazer a isogravura (xilogravura em isopor) ao som dos poetas. Conforme os trabalhos são finalizados, esses são pendurados em varais estendidos pelo espaço, os cordéis (os trabalhos podem ser levados para casa). Nessa vivência também é possível fazer paçoca no pilão, onde todos ajudam a pilar os ingredientes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de julho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Histórias Brincantes
Cláudia Dér
Sessões de leitura e contação de histórias para promover o acesso e o interesse pela leitura, estimulando as pessoas para que a tenham como uma prática cotidiana. Ao mesmo tempo, além das atividades de contação de histórias, são desenvolvidas atividades recreativas, resgate de brincadeiras, cirandas e cantigas de roda. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de julho às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 6 de julho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 7 de julho às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de julho às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 11 de julho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Jogo Passa-Lei
3 Palitos
A atividade tem como objetivo ensinar as pessoas a se apropriarem da política e terem uma participação mais ativa. Por meio de jogos, discussões e atividades práticas os participantes passam a compreender melhor as ferramentas políticas brasileiras, para além do poder executivo. Em um momento de eleições e pós-eleições, polarização política e fake news, é interessante informar a população como as coisas funcionam na política: entender os cargos e funções, como funciona um projeto de lei, atuação da sociedade civil e histórico dos partidos políticos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de julho às 14h - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 10 de julho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

La Book
Muccioloco Circus
A atividade tem por objetivo a produção de um livro de ficção com temática circense, elaborado e produzido em processo colaborativo pelos participantes, que se tornarão personagens por meio de fotos impressas e transformadas em desenhos com a utilização de uma caixa de luz. O livro será composto por desenhos e pinturas em aquarela e mecanismos manipuláveis (pop up). Ao final do trabalho haverá a apresentação de um esquete (pequena cena) circense protagonizado também pelos participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de julho às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 6 de julho às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 11 de julho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

CURSOS, OFICINAS E ENCONTROS

caprica_VI

Galacticon VI - 10 anos de Caprica
Fã Clube Battlestar Galactica Brasil convida a todos os coloniais, cylons e fãs de BSG e Sci-Fi a vivenciar um dia de muita diversão e conhecimento sobre o universo de Battlestar Galactica. Terá episódios das séries, palestras, exposições de colecionáveis e stands de diversas temáticas.
Na edição VI da Galacticon Brasil, vamos comemorar 10 anos da serie Caprica. Teremos palestras e debates sobre robótica e a estética abordada na série, com uma análise comparativa ao universo Sci-Fi .
Dia 6 de julho das 11h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Feminismo em Movimento
O núcleo da Marcha Mundial das Mulheres da Zona Leste de São Paulo convida a todas para o seminário "Feminismo em movimento: é pela vida das mulheres". O seminário acontecerá no dia 06/07, com entrada gratuita e aberta, na Biblioteca Hans Christian Andersen.
Será um dia intenso de debates feministas, rodas de conversa e atividades culturais. Em breve mais informações sobre a programação! Clique aqui para fazer a insrição. 
Contato: mmmleste@gmail.com; Evento no Facebook: Seminário Feminismo em Movimento
Dia 6 de julho às 9h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Leve e compartilhe
Doação de livros doados pela comunidade. O leitor após a leitura doa o livro para outra pessoa.Classificação indicativa: Livre
Dia 6 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Minicurso Religiões Afrobrasileiras
Com Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento
O curso procura discorrer desde os pressupostos religiosos advindos de tribos e nações da diáspora africana até o seu desenvolvimento no território brasileiro, formando, principalmente a Umbanda e Candomblé, destacando suas principais conceituações e características.
Além disso, o curso também se dedica discutir as religiões afrobrasileiras na atualidade, considerando questões sociais, econômicas e políticas que sempre acompanharam e acompanham estas práticas religiosas, tais como: sacrifícios de animais, agressões físicas, morais e simbólicas. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 6 de Julho às 10h – Biblioteca Paulo Duarte

Roda terapêutica das pretas
A Roda Terapêutica das Pretas é uma coletiva de psicólogas negras e convida você, mulher preta, a participar das oficinas na Biblioteca Brito Broca - Zona Noroeste, para conversar sobre diversos assuntos que afetam diretamente suas vidas enquanto mulheres negras.
Venha tomar um café com a gente, compartilhar vivências e construir afetos!
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 6 de julho às 15h – Biblioteca Brito Broca

elaboracao_projetos_culturais

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar nos na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 8 de julho às 14h – Biblioteca Paulo Duarte

CINEMA NAS BIBLIOTECAS

Cine + Cidadania
Filme a ser exibido: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Brasil, 2006, DVD
Direção: Cao Hamburger. Elenco: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat e Paulo Autran.
O filme se passa na década de 70, época do regime militar, mais precisamente no ano da copa do Brasil. O protagonista se chama Mauro, um garoto mineiro de 12 anos gosta bastante de jogar futebol de botão. Seus pais estavam sendo perseguidos pela ditadura o que os fez "saírem de férias" e ele é deixado na casa do avô. Classificação indicativa: adultos. Duração: 104 min.(filme) + 30min. (debate)
Dia 5 de julho às 13h30 – Biblioteca Affonso Taunay

operações_especiaisOperações Especiais
Brasil, 2014, 116 min., DVD
Direção: Tomás Portella. Elenco: Cleo Pires, Fabrício Boliveira, Marcos Caruso.
Formada em turismo e trabalhando como atendente em um hotel, Francis se anima com a possibilidade de entrar para a polícia civil.
Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 11 de Julho às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 Circuito SPCine

Spcine na Biblioteca Roberto Santos