Oficinas, cursos e encontros

Atividades regulares nas Bibliotecas: Affonso Taunay, Afonso Schmidt, Alceu Amoroso Lima, Álvaro Guerra, Amadeu Amaral, Belmonte, Brito Broca, Cassiano Ricardo, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Érico Veríssimo, Hans Christian Andersen, Mário Schenberg, Menotti Del Picchia, Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, Professor Arnaldo Giácomo, Thales Castanho Andrade, Vicente de Carvalho e Viriato Corrêa no 2º semestre de 2019

 BIBLIOTECA AFFONSO TAUNAY

Projeto Octo

Projeto Octo
O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais. Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelharem ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Observação: não é preciso ter conhecimento em crochê. Duração: 180 min.
Quintas-feiras às 9h – Biblioteca Affonso Taunay

Oficina de teatro
Com o ator Pedro Abhull
O Principal objetivo da oficina é atrair jovens e adultos para o conhecimento de teatro e suas possíveis influências no desenvolvimento pessoal e coletivo, e incentivar seu interesse pela arte. Usar o teatro como meio para enxergar e relatar problemas cotidianos. Duração: 120 min.
Terças-feiras às 9h – Biblioteca Affonso Taunay

Projeto: Descobrindo Talentos
Durante os encontros, iremos propor atividades que vão ajudar os participantes a desenvolverem seus talentos através da música e da poesia. Serão abordados os diferentes tipos de escrita de músicas, poemas, sonetos, estudo de linguagem, comunicação. Duração: 50 min.
Quartas-feiras às 14h – Biblioteca Affonso Taunay

Mediação de leitura para Primeira Infância
Duração: 60 min.
Terças-feiras às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

Projeto: Curtindo uma leitura
Despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação. Duração: 50 min.
Segundas-feiras as 14h30 – Biblioteca Affonso Taunay
Quintas-feiras às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Mediação de leitura para adulto: Autores Modernistas
Duração: 60 min.
Quartas-feiras às 13h - Biblioteca Affonso Taunay

Oficina de Capoeira
Com Mestre Bom
Nesta oficina, entraremos em contato com os instrumentos e os ritmos tocados nas rodas de capoeira. Conheceremos os cantos e a história desta cultura. E o que não pode faltar: vamos gingar e aprender os golpes para utilizar nas rodas. Tudo isso com muita calma, diversão e respeito. Duração: 120 min.
Quartas-feiras às 14h30min – Biblioteca Affonso Taunay

Oficina de língua inglesa
Inglês prático: aprender como se comunicar, ler, ouvir e escrever. Duração: 120 min.
Quintas-feiras às 14h – Biblioteca Affonso Taunay

Oficina de teatro com o ator Pedro Abhull
O Principal objetivo da oficina é atrair jovens e adultos para o conhecimento de teatro e suas possíveis influências no desenvolvimento pessoal e coletivo, e incentivar seu interesse pela arte. Usar o teatro como meio para enxergar e relatar problemas cotidianos. Duração: 120 min.
Terças-feiras às 9h - Biblioteca Affonso Taunay

Oficina de Pilates
Pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios que exigem concentração e respiração, capaz de aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorando a postura e prevenindo lesões. O Pilates trata o alinhamento postural, fortalecimento muscular e ganho de flexibilidade articular no movimento, utilizando a força do próprio corpo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Quintas-feiras das 15h às 16h e das  16h ás 17h– Biblioteca Affonso Taunay

BIBLIOTECA AFONSO SCHMIDT

Oficina Meditação Ativa do Coração – Heart Chakra
Com a Psicóloga Clínica e Instrutora de Meditação Sandra Ribeiro
Utilizando linguagem científica realiza-se a Meditação Ativa do Coração – Heart Chakra através do ritmo da música suave e movimento corporal, assim, atinge-se a sincronicidade de pés, mãos e tronco.
A prática contínua da meditação que, como qualquer atividade física, necessita prática contínua para aprimoramento de seus benefícios, promove um estado de bem-estar, pois melhora a concentração, foco, autoconsciência, flexibilidade, além de outros benefícios. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Terças-feiras às 9h ( até dia 3 de dezembro) – Biblioteca Afonso Schmidt

Mediação de leitura - Os livros falam e a alma responde.
Com funcionários da biblioteca.
As mais belas histórias que encantam e divertem a todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Quartas-feiras às 14h ou mediante agendamento prévio - Biblioteca Afonso Schmidt

Oficina Danças Urbanas
Com o professor Alex Boot
O objetivo dessa Oficina é realizar um trabalho de conscientização corporal desenvolvendo agilidade, força, coordenação motora, estimulando a criatividade de cada aluno. E também, desenvolver o reconhecimento e a identificação das qualidades individuais de movimento, respeitando a diversidade do grupo e o desempenho motriz de cada indivíduo.
Através da introdução dos fundamentos e variações das danças urbanas e construir de forma coletiva uma coreografia de Hip Hop Freestyle, mesclando os outros estilos presentes nas danças urbanas, como: Poppin, Lockin, Breakin, House Dance, Ragga Dance, Waacking.
E também, fomentar a Cultura Brasileira, dando ênfase nos seguintes seguimentos: Caracatu, Capoeira e Frevo, assim como seus contextos históricos. Aspirando aos benefícios da saúde corporal e mental, além de estimular o educando a se expressar e interagir com outras pessoas.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Quartas-feiras às 14h - Biblioteca Afonso Schimidt

Oficina de Capoeira
Mestre Alpino
Com Rafael Junqueira, conhecido no mundo da capoeira como Mestre Alpino, os encontros tem por intuito proporcionar uma fantástica experiência, social, histórica e cultural através da arte da capoeira.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Sábados às 10h (até dia 18 de dezembro) – Biblioteca Afonso Schimidt

BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA

Teatro para Terceira Idade: Grupo Mocinhas de Pinheiros

Teatro para Terceira Idade: Grupo Mocinhas de Pinheiros
Iniciado no Programa Vocacional de Teatro há mais 15 anos o Grupo já criou várias apresentações e está aberto para novos integrantes. Compareça em um encontro e fale com o artista orientador Amaury Russo.
Quartas-feiras das 10h às 12h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Todas as 1ª e 3ª quartas-feiras do mês, das 19h30 às 21h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Curso de Criação Literária
Com Victhor Fabiano
O Curso pretende reunir interessados por leitura e escrita, a fim de promover a escrita entre seus membros por meio da discussão coletiva, tanto teórica quanto prática, de textos clássicos da literatura brasileira e textos contemporâneos. A produção será individual, nos gêneros de conto ou crônica, entretanto discutida em grupo, levando em conta também a discussão política e social da dimensão literária, bem como a realidade política atual para subsidiar a criação literária. Duração : 180 min.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/9AUHMcwdoRCYShwh9
Terças-feiras de setembro, outubro e de novembro (10 encontros), às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Pia – Programa de Iniciação Artística
Proporciona experiências em diversas linguagens artísticas através da vivência entre crianças de 5 a 14 anos e as artistas educadoras Sônia e Ivy.
Inscreva as crianças pelo e-mail, telefone ou na Recepção da Biblioteca. Vagas Limitadas! Classificação indicativa: crianças a partir de 5 anos.
Quartas-feiras, das 15 às 17 horas – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Vocacional de Teatro – Grupo Limões do Amoroso
O Programa Vocacional promove, estimula e fomenta atividades artísticas, em diversos equipamentos públicos da cidade, nas linguagens de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Literatura, para jovens e adultos. O Programa estimula o exercício da prática poética pelos cidadãos, atuando como lugar de encontro entre artistas amadores, viabilizando a troca de mão dupla entre os dois lados. Criou assim a terminologia “artista orientador” e “artista vocacionado”, atestando a equivalência na potencialidade artística em ambos os lados. Turma integrada ao Grupo Limões da Amoroso, formado por vocacionados que já desenvolve atividades na Biblioteca. Classificação: jovens e adultos.
Corra para fazer sua inscrição! Vagas Limitadas!
Quintas-feiras às 19 horas – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Vocacional de Música
Você toca algum instrumento? Você tem uma banda, duo ou grupo? Você quer saber mais sobre música? Venha conhecer o Vocacional Música e troque ideias sobre processos criativos em música, composição, práticas em conjunto, apreciação, estudos teóricos, entre outros, com o artista orientador Camilo Zorrilla.
Classificação indicativa: jovens e adultos
Segundas-feiras às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Dança Contemporânea e Criação/Poesia
Com Luciana Hoppe
A oficina pretende desenvolver a expressividade e criatividade a partir de técnicas da dança contemporânea como queda e recuperação, rolamentos, saltos, impulsos e deslocamentos pelo espaço. Ampliando os repertórios corporais das alunas e alunos, como também, estimular a apropriação sensível e criativa do movimento, além da poesia do corpo. Classificação indicativa: jovens e adultos. Duração: 180 min.
Terças-feiras às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Gamão
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. Com Fares Yossef Murr e Nadim Jorge Arbex. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 180 min.
Quintas-feiras às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

BIBLIOTECA ÀLVARO GUERRA

Oficina de Gamão

Oficina de Gamão
Com Fares Youssef Murr e Nadim Jorge Arbex
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. Classificação indicativa: A partir dos 12 anos. Duração: 180 min.
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Oficina de Tai Chi Chuan
Com Dra. Ana Maria Moreyra Diaz (Sannyaini Shadu Shakta)
Os benefícios do Tai Chi Chuan não se limitam apenas ao corpo, trabalham também a mente e as emoções. Experimente essa prática no nosso jardim!
Se chover, a atividade é feita na sala multiuso. Classificação indicativa: a partir dos 18 anos. Duração: 60 min.
Quartas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Práticas de Meditação
Com Vanessa Cabral dos Santos
Venha aprender e praticar uma técnica milenar de meditação. Com a orientadora Vanessa Cabral dos Santos. Classificação indicativa: a partir dos 18 anos. Duração: 60 min.
Quintas-feiras às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra

Roda de Leitura
Grupo de leitores que se reúnem uma vez ao mês, para discutir sobre livros que foram previamente escolhidos. Classificação indicativa: a partir dos 18 anos. Duração: 90 min.
Toda última 2ª-feira do mês às 14h30 - Roda I (15 leitores)
Toda segunda 3a-feira do mês às 14h30 às - Roda II (9 leitores) – Biblioteca Álvaro Guerra

Cinepapo
Atividade de leitoras da biblioteca, que se reúnem para discutir sobre cinema. Classificação indicativa: adultos e idosos. Duração: 90 min.
Quintas-feiras (quinzenalmente), às 14h30 – Biblioteca Álvaro Guerra

Grupo de Estudos filosóficos
Classificação indicativa: adultos e idosos
Sextas-feiras às 19h – Biblioteca Álvaro Guerra
 

BIBLIOTECA AMADEU AMARAL

Empreendedorismo

Oficina - Atividades de Empreendedorismo e projeto de Vida
Com Ana Macedo Avelar
A oficina Atividades de Empreendedorismo e Projeto de Vida tem como objetivo fazer com que
os participantes passem por uma jornada onde a partir do reconhecimento de suas habilidades
e qualidades, possam pensar em como criar oportunidades para empreender e gerar renda a
partir do que sabem e gostam de fazer.
Os participantes participaram de atividade de autoconhecimento com danças circulares, teatros
social, storytelling, linha da vida, reconhecimento de crenças limitantes dentre outras e serão
ainda apresentadas ferramentas práticas para que os mesmos possam se organizar e planejar
suas ações.Duração 10 meses. Classificação Indicativa: a partir dos 18 anos.
De abril de 2019 a janeiro de 2020.
Sextas-feiras das 10h às 12h  - Biblioteca Amadeu Amaral

BIBLIOTECA BELMONTE

Oficina: Jogos Teatrais a Encenação
 

Oficina: Jogos Teatrais a Encenação
Com a Atriz, Dançarina e Artista-educadora Maria Lúcia Tomé Branco. Através dos jogos teatrais, improvisações são criadas a partir de temas levantados e discutidos para a criação coletiva na construção de cenas onde se constrói uma narrativa para composição do exercício cênico a ser mostrado no final do processo.
Quintas-feiras, das 14 às 17h - Biblioteca Belmonte

Vocacional de Dança
No projeto Dança Vocacional, você tem noções de consciência corporal e rítmica, estudos do movimento e da anatomia humana, procedimentos para criações cênicas e coreográficas, além de exercícios, alongamento e condicionamento físico, etc. Com a Artista orientadora: Maria Lúcia Tomé Branco. Inscrições abertas: Tel: (11) 5687-0408, falar com Dorinha/Jomar.
Quartas-feiras, das 14 às 17h – Biblioteca Belmonte

Oficina “O Conto que me Conta”
Oficina de narração de histórias com Tininha Calazans.
Pela via da expressão artística e lúdica em diversas linguagens os participantes mergulham no mundo encantado do conto maravilhoso se aprimorando como narrador/ora, compondo e apresentando a história trabalhada. Inscrições abertas: Tel: (11) 5687-0408, falar com Dorinha/Jomar.
Sextas-feiras, das 14 às 17h – Biblioteca Belmonte

Vocacional de Teatro
Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Júlia Fontes. . Inscrições abertas. Telefone: (11) 5687-0408, falar com Dorinha/Jomar.
Sábados, das 13h às 16h - Biblioteca Belmonte

BIBLIOTECA BRITO BROCA

Oficina de Narração de Histórias na Brito Broca

Narração de histórias
Cantos, contos, encantos e encontros.Venha se surpreender!
Com Adriana Souza Lima Rodrigues (arte-educadora e narradora de histórias)
Contar e ouvir histórias são uma necessidade humana, é uma experiência que nos nutre e nos conecta. Essa oficina surge da necessidade de um espaço de fala, de partilha, de troca de experiências e de construção coletiva de aprendizado. Sem conteúdo pronto, pré-determinado e acabado, mas construído, coletivamente, por meio de orientações, provocações e de elementos presentes em cada indivíduo, a partir de suas vivências. As vivências são elemento principal desta oficina e elas se darão a partir de canções, dinâmicas, poesia, literatura, cultura popular e reflexões do cotidiano. As histórias têm o poder de ligar as pessoas, promover encontros, de dar voz e vez a diversos personagens ficcionais e reais, promove a diversidade e a oportunidade de expressão, comunicação e de troca de afeto.Classificação indicativa: livre. Duração:180 min.
Terças-feiras às 14h – Biblioteca Brito Broca

Artesanato e Bonecaria
Por meio das técnicas manuais e artesanato, esta oficina tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes para que seja resgatado a expressão de sentimentos, o autoconhecimento, o exercício mental e a coordenação motora, o estímulo da criatividade, o tratamento de transtornos psicológicos, bem como, as doenças crônicas.
Todos estes processos causam nas pessoas uma evolução interior onde se concretiza a autoestima, a confiança em si próprio, a sensação de bem-estar. A certeza de que é capaz e acima de tudo producente.
Esta oficina está aberta para receber crianças de 6 até 100 anos. Todos somos crianças, basta um sorriso para qualquer um perceber isso. A participação é gratuita bem como, o material. Venham participar!! Tragam amigos, familiares para passar umas horas alegres e dinâmicas.
Contamos com sua presença! A artesã Ângela Errero tem muitas ideias para passar adiante. Classificação indicativa: 6 anos - 240 min.
Quartas-feiras às 13h e Sábados às 10h – Biblioteca Brito Broca

Liang Gong e Dança Circular
A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Liang Gong e Dança Circular às quintas-feiras de manhã com a equipe de Saúde do CECCO. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
Classificação indicativa: livre. Duração: 120 min.
Quintas-Feiras às 09h15 – Biblioteca Brito Broca

Bordado em fotografia
O bordado em fotografia é uma técnica artesanal utilizada para personalizar seus registros fotográficos. Além da técnica em si, a oficina proporciona o contato com sentimentos e emoções de forma intensa, prazerosa e afetuosa. Venha participar desse evento e bordar a sua história.
Para a oficina, não é necessário saber bordar, mas é preciso trazer uma fotografia (preferencialmente 10x15) e os seguintes materiais: meadas (linha de bordar) diversas cores (sugestão: amarelo, vermelho, roxo, azul escuro, azul claro, rosa, preto, branco, verde claro e verde escuro), agulha número 7 (coats cadena) e tesoura. A agulha precisa ser uma por pessoa (normalmente cada pacotinho vem 20).
Biografia: Psicóloga de formação e bordadeira de coração. Bordando há mais de uma década, Mariana descobriu que o universo da arte vai além do tradicional, podendo assim transformar qualquer superfície em um lugar lindo para se bordar. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 90 min.
Quintas-Feiras (a partir de 12 de setembro) às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Vocacional Literatura
Com a artista orientadora Priscila Gontijo
O Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas com a finalidade de promover a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.
A orientação em Literatura, aqui abordando laboratórios de criação ficcional, além de propiciar o desenvolvimento da competência escritora, com enfoque na fluência do texto, é um espaço para quem busca construir um estilo literário próprio e refletir sobre a escrita. Nas orientações, abordam-se diferentes gêneros – prosa, dramaturgia, roteiro e gêneros híbridos –, por meio de leituras coletivas de textos produzidos pelos participantes com objetivo de fornecer subsídios teóricos e práticos para a construção de uma voz autoral na escrita, proporcionando a formação de uma postura crítica diante do texto produzido e das fissuras sociais da contemporaneidade; desenvolver habilidades potencializadoras da criação literária, entre elas: a observação, a imaginação, a experimentação de imagens, o trabalho rítmico e sonoro com a linguagem. Classificação indicativa: 14 anos
Sextas-feiras às 14h – Biblioteca Brito Broca

Venha Ler ao Pôr do Sol
Venha Ler ao Pôr do Sol
Durante o outono e inverno, a Biblioteca Brito Broca convida você para se deliciar com a leitura de contos, poemas e participar de uma leitura compartilhada em frente ao Pico do Jaraguá. Venha ler ao Pôr do Sol, e descubra que “Ler é uma Viagem”, num ambiente aconchegante da Biblioteca! Classificação indicativa: Livre.
De segunda à sexta-feira às 16h – Biblioteca Brito Broca

Sarau do Pôr do Sol
Parte do “Venha Ler ao Pôr do Sol”, o Sarau do Pôr do Sol acontece toda última sexta-feira do mês, às 16h, durante o outono e inverno, proporcionado um encontro entre leitores, literatura e um incrível Pôr do Sol com vista para o Pico do Jaraguá. Classificação indicativa: Livre.
Sextas-feiras do mês às 16h – Biblioteca Brito Broca

Brinquedos Populares
Com Nerinho Sá
Pessoas que não tinham o hábito de dançar, dançaram, e hoje são mais alegres e proativas. A dança não escolhe idade. Esta é a proposta do Jovem Monitor Cultural Nerinho Sá, que acredita no poder da arte! Na mescla de idades, no encontro intergeracional. Acredita que as pessoas podem ser mais felizes dançando, se respeitando e criando. O mundo está atravessando um período difícil de desvalorização artística e cultural, e como representante da dança, proporcionará para as pessoas momentos de alegria e satisfação a fim delas se sentirem mais leves e preparadas para refletir, ver e viver uma sociedade digna e afetuosa. Classificação indicativa: Livre - 90 min.
Sextas-Feiras às 10h30 – Biblioteca Brito Broca

Clube de Leitura Brito Broca
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre a Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo de reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes. Classificação indicativa: livre. Duração: 90 minutos.
Todo último sábado do mês às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

BIBLIOTECA CAMILA CERQUEIRA CESAR

Artesanato com Tecidos
A oficina trabalha diversos tipos de técnicas e ideias de artesanato em tecido.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 60 min.
Quartas-feiras às 8h – Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

Vestíveis Afrofuturistas
Com Alexandre dos Anjos
A partir do resgate de uma memória ancestral e exercícios de imaginação do presente e do futuro de pessoas pretas, a oficina se baseia no conhecido movimento Afrofuturista cunhado na década de 1990, para construir, junto dos participantes: objetos, acessórios e outras peças vestíveis. Classificação indicativa: 16 anos. Durante: 180h
Quintas-feiras às 14h – Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

Tai Chi
Com Andréa Ventura
É uma atividade física que mistura meditação e movimentos suaves do corpo, trazendo diversos benefícios para a saúde. Baseado na observação da natureza, é uma fonte de energia e tranqüilidade para quem pratica. Altamente recomendado para pessoas estressadas, ansiosas e da melhor idade.
Classificação indcativa: 16 anos. Duração: 60 min.
Quintas-feiras às 10h30 – Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

Mediação de Leitura para a Primeira Infância - Leiturinhas
Com Equipe da Biblioteca
Toda sexta-feira é dia de receber as crianças para uma tarde gostosa entre os livros infantis. A equipe da Biblioteca se organiza para fazer uma mediação de leitura com temas relevantes e adequados à primeira infância. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Sextas-feiras às 15h – Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

Kundalini Yoga
Com Solange Martins
Esta linha é uma das maneiras de praticar o Yoga e tem como objetivo principal despertar a Kundalini, ou seja, a energia latente que se encontra em nossa coluna vertebral. Ela também é conhecida como Yoga da consciência pois, tem por objetivo despertar no ser humano o seu potencial espiritual e criativo.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 60 min.
Sextas-feiras às 9h – Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO

Projeto Cantai

Projeto CantAí (Oficina)
Se você sempre quis aprender a cantar, mas nunca conseguiu, seja por vergonha, falta de incentivo ou dinheiro, não perca esta oportunidade. Os professores Léo Dáglio, Léo Camargo e Fernanda Camilo ajudam você a descobrir as suas habilidades vocais e de postura corporal através do aprendizado da teoria musical, com o auxílio do acervo da Biblioteca e também da prática com exercícios e apresentações ao final de cada módulo. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 180 min.
Sábados às 13h – Biblioteca Cassiano Ricardo

BIBLIOTECA CHÁCARA DO CASTELO

PIA - Programa de Iniciação Artística
Com Adriana Braga, Renata de Oliveira Antônio, Samya Oliveira, Drica Nascimento e Isabela Rossi
Aprenda brincando ou brinque aprendendo no PIÁ! Voltado a crianças de 5 a 14 anos, com turmas divididas por idade. Para mais informações, você pode nos ligar (11) 5573-4929 ou em nosso e-mail bibliotecachacaracastelo@gmail.com
Terças-feiras: 9 às 12hs e das 13 às 16hs – Biblioteca Chácara do Castelo
Quintas-feiras: 9h às 12h e das 13h às 16hs – Biblioteca Chácara do Castelo

Vocacional - Literatura
Com Carlos Henrique André
Você escreve, deseja compartilhar suas leituras ou conhecer mais sobre o universo da literatura? Vem pro Vocacional - Literatura! Boas conversas e muito aprendizado compartilhado! Classificação etária: 14 anos
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Chácara do Castelo

Vocacional - Dança
Dança, ritmo, estudos do movimento... isso e muito mais você encontra no Vocacional - Dança! Classificação etária: 14 anos
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Chácara do Castelo

Vocacional - Teatro
Com Nathalia Bonilha Borzini
Orientações sobre o universo teatral - interpretação, jogos teatrais, leituras dramáticas, entre outras atividades. Classificação etária: 14 anos
Sextas-feiras às 14h – Biblioteca Chácara do Castelo

Encontro das Artesãs
Com Suely Akemi
Artesanato, costura, bordado, tardes agradáveis com boa conversa e trocas de conhecimentos e experiências. Classificação etária: 18 anos
Quintas-feiras às 14h – Biblioteca Chácara do Castelo

BIBLIOTECA CORA CORALINA

Mediação de leitura para 1ª Infância

Projeto Mediação de Leitura na 1ª Infância
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, junto à Secretaria Municipal de Educação participam do Projeto São Paulo Carinhosa, uma ação intersecretarial, onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com o CEI Geraldo Magela Peron. Até 6 anos.
Sextas-feiras, de 8 de fevereiro a 13 de dezembro às 14h30– Biblioteca Cora Coralina

A Hora da Mediação de Leitura Literária
Com Cléo, Júlia e Ana
Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. 0 a 12 anos.
Terças-feiras, de 29 de janeiro a 17 de dezembro às 11h30 – Biblioteca Cora Coralina

Oficina de Kung-Fu
Com Rômulo
Sextas-feiras, de 22 de março a 13 de dezembro das 14h30 às 17h30 - Biblioteca Cora Coralina

BIBLIOTECA ÉRICO VERÍSSIMO

Caminho do reaprender - aulas de Orientação e Mobilidade (O.M.)
Com Fernando Ricardo Bugnotti
Cego desde os 15 anos, Fernando se especializou em aulas de O.M., visando a independência e inclusão de pessoas com baixa visão ou cegas. Entretanto, aqui na biblioteca, as aulas também atenderão aos videntes (pessoas que enxergam perfeitamente), na busca de conscientizar e sensibilizar as pessoas para as questões ligadas ao respeito e a inclusão. Classificação indicativa: Livre. Duração: De 15 minutos a 60 min.
Fernando leva consigo o lema: "Ajude-me a te ajudar".
*Em dias chuvosos a aula é suspensa
Segundas-feiras a partir das 9h – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Interpretação e Inicialização Teatral
Kauê do Reis Trindade Menezes irá compartilhar as técnicas de teatro por ele vivenciadas na Oficina Cultural Juan Serrano. Serão realizadas atividades de interpretação e improvisação. As inscrições poderão ser realizadas durante os encontros.
Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 120 min.
Segundas-feiras às 13h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Vocacional de Teatro
O artista orientador Eduardo Mafalda realiza encontros de orientação artística e ações culturais em teatro para jovens acima de 14 anos, adultos e terceira idade.
Nestes encontros são realizados jogos teatrais, improvisações, construção de cenas e muita... muita descontração! Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 min.
Terças-feiras às 9h – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Brinquedos Populares
O Jovem Monitor Cultural Eri Johson Sá, enriquecendo o repertório cultural dos Brincantes, apresentará os pés de dança das variantes regiões do Brasil e suas referências. Provocará sensações no corpo através do deslocamento pelo espaço, estimulando a pesquisa individual e coletiva, potencializando nossa história com a dança.
Terças-feiras às 8h (adultos) – Biblioteca Érico Veríssimo
Quintas-feiras às 9h (crianças) – Biblioteca Érico Veríssimo

Vocacional de Música
O Artista-Orientador Loop B realiza encontros onde trabalha com exercícios para desenvolver ritmo, práticas de tocar em grupo, contato com a música do mundo e experimentação com instrumentos de sucata. Os participantes também poderão fazer visitas culturais a shows musicais e tocar em teatros da Prefeitura. Indicado para jovens a partir de 14 anos e adultos. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 min.
Terças-feiras às 14h30 – Biblioteca Érico Veríssimo
Quintas-feiras às 14h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

Musicoterapia em Ação – Nilton Moraes Cruz
Utilizando músicas dos anos 60 e 70, as oficinas visam estimular de maneira reflexiva e participativa, capacidades físicas, mentais, sociais e artísticas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, na valorização humana e inclusão cultural e social. Classificação indicativa: Livre .Duração:120 horas
Quintas-feiras às 8h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Curso Básico de Desenho
Através da socialização entre os participantes, o orientador Luís Fernando de Almeida proporcionará o curso básico de desenho para iniciantes, com o propósito de estimular a criatividade, incentivar a pesquisa sobre o tema e desenvolver a coordenação motora.
Quintas-feiras às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Sextas-feiras às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Sarau A ARTE LIBERTA!
Parceria com o Poeta Diego R’Bor
O artista e poeta Diego Rbor é o idealizador e grande colaborador para a implantação de um sarau semanal na biblioteca. A ideia é proporcionar um momento de degustação cultural, com poemas, músicas, danças, causos, histórias e muita ...muita reflexão. Duração: 120 min. Classificação indicativa: Livre.
Sextas-feiras às 16h - Biblioteca Érico Veríssimo

Horta Comunitária
Encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando uma melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um maior convívio social.
Sextas-feiras às 8h - Biblioteca Érico Veríssimo

Encontro das Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiências e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Sextas-feiras às 14h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

BIBLIOTECA GILBERTO FREYRE

Baú de Histórias
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura para a primeira infância mediante agendamento de escolas com a Biblioteca.
Classificação indicativa: de 0 à 6 anos. Duração: 45 min.
Segundas-feiras às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Oficina de Graffiti
Com Carlos Eduardo Cândido
Classificação indicativa: Livre.
Sábados de 6 de abril a 30 de novembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

Vocacional de Literatura
Com André do Amaral - Mestre em artes pela UNESP e graduado em Letras pela USP
O projeto Literatura vocacional busca fomentar o exercício da prática literária de leitura e escrita.
Classificação indicativa: 14 anos
Segundas-feiras, de 5 de maio a 30 de novembro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Vocacional de Teatro
Com orientadora artística: Lígia Helena.
O projeto Teatro Vocacional busca fomentar a arte na cidade, incentivando a produção teatral e a reflexão sobre a prática artística.
Classificação indicativa: 14 anos
Terças-feiras, de 6 de maio a 30 de novembro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Workshop de Inglês
Com Karina Vilela
Classificação indicativa: 10 a 14 anos.
Sábados, de 6 de junho a 30 de novembro às 13h - Biblioteca Gilberto Freyre

BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN

Oficina de Teatro e Contação de Histórias para Iniciantes
Com o Professor José Carvalho.
Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Segundas-feiras às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen
 

Curso de Formação de Contadores de Histórias (básico e avançado)

Curso de Formação de Contadores de Histórias (básico e avançado)
Curso básico – Sábados das 9h às 13h
Curso avançado – Terças-feiras das 14h às 18h
Inscrições pessoalmente na Biblioteca - Biblioteca Hans Christian Andersen
Mais informações na Facebook da Biblioteca

Coral Infantil
Com a Professora Karen Bock
Classificação indicativa: crianças de 5 a 14 anos. 
Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
(informar nome completo, idade e telefone de contato)
Terças-feiras às 17h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Encadernação
Com Dricco Simões
Para jovens e adultos
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições pelo telefone: 2295-3447
Quintas-feiras, quinzenalmente, das 14h às 17h - Biblioteca Hans Christian Andersen

BIBLIOTECA MÁRIO SCHENBERG

Grupo de Estudos em Ciências
Com a pesquisadora Celine Pompéia
Formar grupo de discussão em ciências. Durante uma hora o público discutirá as notícias em ciências publicadas naquela semana. Podemos, ainda, escolher determinados temas escolhidos pelo público. Classificação indicativa: Jovens e adultos. Duração: 60 min.
Segundas-feiras às 15h – Biblioteca Mário Schenberg

Entrefios
A Oficina Entrefios propõe para o grupo de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla uma experiência com seu lado inventor e artesão através da manipulação de fios, lãs e tecidos. Criando com esses materiais se pode gerar uma vitalidade que cria e recria a própria vida.
São ações que fortalecem os vínculos familiares, aprimoram o cuidado, previnem o agravo, desenvolvem potencialidades, ampliam as redes sociais na comunidade e evitam o abrigamento ou internação. Classificação indicativa: Jovens e adultos. Duração: 60 min.
Terças-feiras às 13h – Biblioteca Mário Schenberg

BIBLIOTECA MENOTTI DEL PICCHIA

Oficina de Box

Oficina de Boxe Olímpico
Com Antônio Madureira
Nas aulas serão apresentados exercícios físicos e técnicos para atividade física, competição e lazer. Classificação indicativa: 11 anos. Duração: 90 min.
Sábados às 11h – Biblioteca Menotti Del Picchia

Oficina de Arteterapia para Mulheres
Com Cinthia Duran Ledo
Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias e é aplicada por profissionais habilitados por cursos de especialização e/ou mestrado em arteterapia.
De 7 de outubro à 10 de dezembro às 15h – Biblioteca Menotti Del Picchia

Chi Kung
Com Marcia Oliveira
O Chi Kung é uma prática terapêutica em que se realizam exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada. São exercícios leves, com fortalecimento de musculatura, consciência corporal, ajuda no equilíbrio, postura, respiração, concentração e ansiedade. Duração: 60 min.
Quintas-feiras às 9h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Curso básico de inglês
Com Shaine Pires
Através de uma abordagem simples, o curso dará uma sólida base para sua autonomia no estudo da língua inglesa. Com gramática simplificada e um rico vocabulário, venha se apaixonar pela aprendizagem de uma nova língua.
Classificação indicativa: acima de 11 anos. Duração: 90 min.
Segunda-feira ás 14h30 – Biblioteca Menotti Del Picchia
Sextas-feiras às 10h15 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Tai chi Chuan
Com Marli Massuda. Consiste em movimentos lentos e relaxados, coordenando corpo, mente e respiração. Conhecido como “ioga chinês”, promove a saúde e é uma referência de tranquilidade, equilíbrio e longevidade. Inscrições na Biblioteca ou por telefone. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 60 min.
Sextas-feiras às 9h – Biblioteca Menotti Del Picchia

Aplicação de Reiki
Com Sueli (terapeuta quântica A.M.C.) 
Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura através da troca de energia. Inscrições: na recepção ou por telefone. Vagas: por ordem de inscrição, consultar informações na Biblioteca.
Segundas-feiras – Biblioteca Menotti Del Picchia

Aulas de Xadrez
Com Alan Macedo Lima
Xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores, ele estimula a pensar e elaborar estratégias, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e o respeito ao outro. Sempre em um sábado e um domingo do mês você pode vir aqui aprender com a gente, a partir das 10h.
Dias 3 e 4 de agosto às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dias 8 de setembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dias 5 e 6 de outubro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 3 novembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia

PIA - Programa de Iniciação Artística
Com Monika Bernardes e Marcelo Lavrador
Vamos brincar com arte? Venham descobrir a arte com dança, música e muita brincadeira.
Faixa-etária: de 5 a 14 anos
Informações por telefone ou recepção
Turmas de terça e quinta-feira, períodos da manhã e tarde - Biblioteca Menotti Del Picchia

BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL MONTEIRO LOBATO

Curso de Português para imigrantes e refugiados
Curso de português gratuito para imigrantes. A ideia é facilitar a comunicação e garantir direitos para a população imigrante de São Paulo. Não é necessária inscrição prévia, mas existe possibilidade de lotação de turma. Garanta sua vaga comparecendo a biblioteca no horário e datas previstas para o curso. Classificação Indicativa: Livre.
Segundas-feiras das 17h30 às 20h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Ozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
-Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
-A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
-Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.
Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros.
Sábados às 10h - Biblioteca infantojuvenil Monteiro Lobato

Mediação de leitura para a primeira infância
A atividade ocorrerá regularmente do dia 6 de agosto até o mês de novembro. Classificação indicativa: de 0 a 6 anos
Terças-feiras às 9h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Quintas-feiras às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Trocando Letras
Tem um livro na estante de casa? Já leu? Então vamos trocar! A Biblioteca Monteiro Lobato agora possui espaço para troca de livros. Traga um e leve uma nova leitura pra casa!. Procure um jovem monitor e escolha seu exemplar.
Terça a sexta-feira das 9h às 18h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Oficina: Capoeira Regional e Ancestralidade
Com Mestre Peroba Capoeira Gerais
A oficina será ministrada com aulas de capoeira regional contendo movimentos de ataque e defesa, história da Capoeira relacionando com a história, preservando sua ancestralidade, ensino e estímulo a musicalidade na capoeira. Durante a vivência na oficina abordaremos a questão literária, musical, artística e de audiovisual relacionado com as atualidades da capoeira. Classificação Indicativa: Livre.
Terças e quintas-feiras das 10h às 12h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

BIBLIOTECA NUTO SANT'ANA

Vocacional de Artes Visuais
Com Adriana Marim
Já pensou em fazer a sua própria estampa? Na oficina de artes visuais na Nuto, você poderá criar uma utilizando a técnica de máscara (estêncil), investigando desenhos e padrões, usando diversos materiais como: papéis variados, tecidos, plásticos, madeira, etc., aliando criatividade à consciência ecológica e ao reaproveitamento de utensílios.
A oficina é voltada para iniciantes e interessados, não sendo necessário ter experiência em estamparia. Basta vontade de aprender e criatividade para descobrir novas possibilidades! Classificação indicativa: 14 anos.
Segundas-feiras às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Ana

Vocacional de Dança
Com Felipe Cirilo
Venha dançar com a gente! O Programa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de processos criativos através da arte e da pedagogia, abrindo possibilidades para os participantes traçarem seu próprio caminho artístico com orientação de artistas-educadores.
Classificação indicativa: 14 anos.
Quartas-feiras às 15h – Biblioteca Nuto Sant’Ana

Oficina de Yoga
Com Cléo Coltri
Você gostaria de conhecer um pouco mais sobre a Yoga?
Utilizando as técnicas da Hata Yoga, Cléo Coltri trabalha posturas, respiração para melhor qualidade de vida. Classificação indicativa: 15 anos.
Quintas-feiras ás 9h15, às 10h15 e às 16h – Biblioteca Nuto Sant’Ana

Oficina de Composição em Rap
Com Samuel Porfírio
Você que gosta de fazer rimas? Venha aproveitar essa oficina com Samuel Porfírio! Uma oportunidade para desenvolver e gravar sua música!
Classificação indicativa: 14 anos.
Sextas-feiras às 16h – Biblioteca Nuto Sant’Ana

Programa de Iniciação Artística - PIÁ
Com Gabriela Felipe e Bruna Amaro
Utilizando a brincadeira como pano de fundo, as artistas propõem às crianças um momento de diversão e criação artística. Traga sua criança para se divertir também!
Sábados às 10h – Biblioteca Nuto Sant’Ana

BIBLIOTECA PAULO DUARTE

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar nos na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam. Classificação indicativa: a partir dos 16 anos. Duração: 180 min.
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Paulo Duarte

Histórias Brincantes
Com Claudia Dér
Histórias brincantes é uma oficina que busca promover o acesso e o interesse pela leitura, de forma a estimular que, cada vez mais, as pessoas tenham a leitura como uma prática cotidiana. Ao mesmo tempo, além das atividades de contação de histórias, são desenvolvidas atividades recreativas que auxiliem na difusão de valores e no aprendizado, já que podem funcionar como importantes ferramentas de fortalecimento da interação, do trabalho em equipe, e do respeito às regras e ao próximo. Classificação indicativa: Livre. Duração:120 min.
Segundas-feiras às 14h30 – Biblioteca Paulo Duarte
Terças-feiras às 9h30 - Biblioteca Paulo Duarte


BIBLIOTECA PROFESSOR ARNALDO MAGALHÃES GIÁCOMO

Mediação de Leitura para a Primeira Infância
Mediadoras: Cida Felício, Cida Teles e a jovem monitora cultural: Elivânia da Cruz. Classificação indicativa: crianças até 6 anos
Terças-feiras às 9h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Mediação de Leitura para a Primeira Infância
Mediadoras: Cida Felício, Cida Teles e as jovens monitoras culturais: Elivânia da Cruz e Carol Cambur. Classificação indicativa: crianças até 6 anos
Quintas-feiras às 9h30 e às 13h30 – Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

BIBLIOTECA RICARDO RAMOS

Aula de Reforço
Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Segundas e terças-feiras às 15h – Biblioteca Ricardo Ramos

Aula de Reforço
Classificação: Livre. Duração: até 60 min.
Terças-feiras às 16h – Biblioteca Ricardo Ramos

Oficina de Origami
Com Letícia Morais
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Quintas-feiras às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

Aulas de Reforço: Redação e Elaboração de Currículo
Com Professora Juraci
Agende seu horário para participar das aulas de reforço de redação e auxílio para elaboração de currículos na Biblioteca. As aulas são personalizadas de acordo com as necessidades dos interessados. Agendamentos pelo telefone (11) 2273-4860 ou diretamente na Biblioteca Ricardo Ramos.

Aulas de Reforço: Matemática (Ensino Fundamental)
Com Professora Eliane
Agende seu horário para participar das aulas de reforço de matemática na Biblioteca Ricardo Ramos. As aulas são personalizadas de acordo com as necessidades dos interessados. Agendamentos pelo telefone (11) 2273-4860 ou diretamente na Biblioteca Ricardo Ramos.

BIBLIOTECA THALES CASTANHO DE ANDRADE

Mediação de leitura: Os livros falam e a alma responde
Com Beth e Hercules.
As mais belas histórias que encantam e divertem a todas as idades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Quartas-feiras às 14h ou mediante agendamento prévio - Biblioteca Thales Castanho Andrade

BIBLIOTECA VICENTE DE CARVALHO

Mediação de Leitura
Com Benedita Valdirene Ribeiro e colaboradores
(Mediação de leitura para crianças, jovens e adultos que queiram ouvir e se deliciar com as histórias que os livros contam). Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min.
Quartas-feiras às 10h e às 14h – Biblioteca Vicente de Carvalho

Sarau Bolando Poesia
Jovens Monitores e funcionários da Biblioteca
Encontro onde as pessoas podem se expressarem ou se manifestarem artisticamente criando ou recitando poesias.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Sábados às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA

Artesanato e Cultura Popular

Artesanato e Cultura Popular
Esta oficina será discutida técnicas manuais que faz uso do Artesanato para o ensino de habilidades na produção de objetos artísticos e decorativos, como vasos, fruteiras, porta-joias, dentre outros. Tendo como base a cultura popular brasileira, esta proposta permite ao participante desenvolver toda sua criatividade, utilizando fontes e recursos sustentáveis (materiais recicláveis). Classificação indicativa: Livre.
A partir de 9 de agosto, sextas-feiras das 15h às 18h – Biblioteca Viriato Corrêa

Mediação de Leitura na Viriato
Com Roselaine Braz Rodrigues
Classificação indicativa: Livre. Público: Infantil
Público espontâneo e agendamento de escolas pelo telefone (11) 5573-4017 - Biblioteca Viriato Corrêa

Encontro da 3ª idade Recordar é Viver
“Compartilhamos nossas vivências, fortalecemos a nossa trajetória”
Atividades, troca de experiências e uma programação nova a cada semana.
Informações com Roselaine no telefone (11) 5573-4017
Quintas-feiras às 14h30 – Biblioteca Viriato Corrêa

Meditação Sahaja Yoga
A realização do sí é o encontro com a realidade; a meditação é a experiência pessoal de ir além dos pensamentos, preocupações e perturbações, e estar em paz e calma. Fundada em 1970, por Shri Mataji é uma meditação com técnicas simples e fácil de praticar. Livre.
Quintas-feiras às 17h e sábados às 11h – Biblioteca Viriato Corrêa