Encontros e Oficinas

Projeto - Mulheres por si Mesmas, Elaboração de Projetos Culturais, Brincâncias Literárias , Feminismo em Movimento, Roda terapêutica das pretas, Minicurso Religiões Afrobrasileiras, Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia, 39º aniversário da Biblioteca Raimundo de Menezes, Concurso Tic-Tac, Vivência com brinquedos pedagógicos, aprendizagem e comportamento, Encontros Culturais com Oralidade e Literatura Brasileira, Introdução ao Conceito de Laicidade do Estado e Pegue, Leve e Leia e Roda de Conversa Palestra Interativa em julho nas bibliotecas de bairro.

Projeto - Mulheres por si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação: 16 anos - 120 min.
Dia 1º de julho às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Elaboração de Projetos Culturais

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar nos na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dias 1º, 8, 15 e 22 de julho às 14h – Biblioteca Paulo Duarte

Brincâncias Literárias
Com Ivani Magalhães
Minicurso com práticas de Mediação de leitura. Para Educadores e demais interessados. Gratuito. Inscrições Abertas: 5687-0408.
Dia 3 de julho às 14h – Biblioteca Belmonte

Reiki e Leitura
Com Benedita Valdirene Ribeiro (Bibliotecária e terapeuta Reikiana)
Uma terapia onde você ouvirá uma história e depois receberá reiki se autocurando de forma saudável, tranquila e positiva; Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura através da troca de energia. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 4 de julho às 10h e às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Galacticon VI - 10 anos de Caprica

Galacticon VI - 10 anos de Caprica
Fã Clube Battlestar Galactica Brasil convida a todos os coloniais, cylons e fãs de BSG e Sci-Fi a vivenciar um dia de muita diversão e conhecimento sobre o universo de Battlestar Galactica. Terá episódios das séries, palestras, exposições de colecionáveis e stands de diversas temáticas.
Na edição VI da Galacticon Brasil, vamos comemorar 10 anos da serie Caprica. Teremos palestras e debates sobre robótica e a estética abordada na série, com uma análise comparativa ao universo Sci-Fi .
Dia 6 de julho das 11h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Feminismo em Movimento
O núcleo da Marcha Mundial das Mulheres da Zona Leste de São Paulo convida a todas para o seminário "Feminismo em movimento: é pela vida das mulheres, Será um dia intenso de debates feministas, rodas de conversa e atividades culturais. Em breve mais informações sobre a programação! Clique aqui para fazer sua inscrição
Contato: mmmleste@gmail.com; Evento no Facebook: Seminário Feminismo em Movimento
Dia 6 de julho às 9h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Grupo vocal "Uni(di)verso"
Criado para a participação do “1o Fórum de Direito e Diversidade”, o grupo preza pela diversidade, tanto de seus integrantes, quanto de seu repertório e de suas sonoridades. Assim, temos, em uma mesma apresentação, músicas de MPB, teatro musical, pop, canto lírico e música coral. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 6 de julho às 12h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Roda terapêutica das pretas
A Roda Terapêutica das Pretas é uma coletiva de psicólogas negras e convida você, mulher preta, a participar das oficinas na Biblioteca Brito Broca - Zona Noroeste, para conversar sobre diversos assuntos que afetam diretamente suas vidas enquanto mulheres negras.
Venha tomar um café com a gente, compartilhar vivências e construir afetos!
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 6 de julho às 15h – Biblioteca Brito Broca

Leve e compartilhe
Doação de livros doados pela comunidade. O leitor após a leitura doa o livro para outra pessoa.Classificação indicativa: Livre
Dia 6 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Slowkids
Nos dias 6 e 7 de julho nossa programação contará com: Kombi dos Sonhos – de dentro dela saem oito estações de livre brincar onde a ideia é deixar a imaginação fluir e Feira de Trocas de Brinquedos.
-Erê Lab – interações com objetos de pequeno, médio e grande portes LOA Terra - vivência “Conhecendo Alimentos” (que propõe que as crianças e adultos interajam e entendam mais sobre alimentação).
-Rios e Ruas - Mapa em quebra-cabeça gigante mostrando os Rios que passam por baixa de nossa cidade; passeios pelo entorno do espaço onde o evento acontece.
-Mãozinhas que Fazem - brincadeiras Tradicionais Sabrina Câmara Atelier - oficina de “Memórias Afetivas” (que ensina a fazer cadernos para reunir as lembranças das férias).
-Feira de Troca de Brinquedos Yoga Pequenos Mestres - intervenções de yoga para adultos e crianças.
-Duas vivências musicais trarão música e aconchego para as famílias: Alê Carmani dia 6 de julho às 11h30 e 15h e Casa Colorida Maria com História e Música; 7 de julho também às 11h30 e 15h.
Dias 6 e 7 de julho das 10h às 16h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Minicurso Religiões Afrobrasileiras

Minicurso Religiões Afrobrasileiras
Com Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento
O curso procura discorrer desde os pressupostos religiosos advindos de tribos e nações da diáspora africana até o seu desenvolvimento no território brasileiro, formando, principalmente a Umbanda e Candomblé, destacando suas principais conceituações e características.
Além disso, o curso também se dedica discutir as religiões afrobrasileiras na atualidade, considerando questões sociais, econômicas e políticas que sempre acompanharam e acompanham estas práticas religiosas, tais como: sacrifícios de animais, agressões físicas, morais e simbólicas. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dias 6, 13 e 20 de Julho às 10h – Biblioteca Paulo Duarte

Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia

Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP.  Duração: 90 min. Classificação indicativa: Livre.
Dias 10 e 24 de julho às 19h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

39º aniversário da Biblioteca Raimundo de Menezes
Com Jeane Silva
No dia doze de julho a Biblioteca Raimundo de Menezes comemora seu 39° aniversário! Nesse dia especial, haverá o encerramento da oficina “Partilhando quem eu sou! Memórias que construíram meu caminho até aqui” com mediação de Jeane Silva, colaboradora e parceira da biblioteca de longa data. São 39 anos dessa rica história, desse importante espaço de difusão e expressão cultural no bairro de São Miguel Paulista.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 12 de julho às 14h30 – Biblioteca Raimundo de Menezes

Concurso Tic-Tac
Concurso para todas as idades. Informações em: versejandocomimagens@gmail.com
De 17 de junho a 17 de julho – Biblioteca Hans Christian Andersen

Vivência com brinquedos pedagógicos, aprendizagem e comportamento
O Projeto Bom Dia Infância fará uma vivência com brinquedos pedagógicos, falando da aprendizagem e comportamento das crianças. É notável a importância dos jogos e atividades educativas, que também podem ser trabalhados em casa como forma de complementar o que as crianças aprendem na escola.
A vivência será através dos jogos e das atividades, onde a criança irá aplicar o conhecimento já adquirido. O objetivo dessa vivência é auxiliar pais e responsáveis na compreensão das fases do desenvolvimento infantil do bebê até a fase de alfabetização para que, juntamente com a escola,possam acompanhar o desenvolvimento das crianças, além de estarem mais presentes, contribuindo para o emocional e nas relações interpessoais das crianças. A atividade é gratuita e será para pais e crianças (a partir de 4 anos)
Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 16 de julho às 10h – Biblioteca Brito Broca

Encontros Culturais com Oralidade e Literatura Brasileira
Com Daniel D'Andrea; com Cleide Vilas, Érika Veneziani Cunha, Lucas Lins e Ronival Andrade de Miranda.
Autores contam os desafios e experiências para escrever e publicar os primeiros livros. Os autores vão autografar suas obras no final do encontro!
Dia 20 de Julho às 13h15 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Introdução ao Conceito de Laicidade do Estado

Introdução ao Conceito de Laicidade do Estado
Mediadores: Professor Doutorando Alberto Luiz e Jair Júnior
Neste referido encontro, que une o grupo do Estudos do CAEF com o projeto “Filosofia na Comunidade”, serão abordados e discutidos alguns aspectos referentes ao conceito de Laicidade do Estado, numa perspectiva Histórica ampla e Geográfica a partir dos aspectos principais do pensamento do Filósofo Immanuel Kant, frente ao conceito de Laicidade do Estado e sua relevância filosófica para a atualidade por intermédio do mediador Jair Júnior.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 27 de julho às 13h – Biblioteca Brito Broca

Grupo de Estudos e Pesquisas Cativando o Conhecimento
Com Renato de Souza e Grupo Cativeiro Capoeira.
A programação tem como objetivo fomentar a formação dos capoeiristas e demais interessados, a partir do pressuposto que a Capoeira abre brecha para o entendimento da história da população negra em diversos âmbitos. Por esse motivo, surge esta atividade a qual utiliza-se da dimensão pedagógica existente na capoeira para o resgate da história, visando a contribuição na construção da identidade da criança, jovem e do adulto brasileiros através do conhecimento da história de seus ancestrais. Ademais, a proposta remete também o incentivo a leitura e a otimização do uso da biblioteca Paulo Duarte, que conta com um grande acervo a respeito da história e cultura africana e afro-brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Dia 27 de julho às 13h - Biblioteca Paulo Duarte

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros. Todo último sábado do mês. Classificação indicativa: Livre
Dia 27 de julho, das 9h às 16h - Biblioteca Gilberto Freyre

Roda de Conversa Palestra Interativa
Diálogos Sustentáveis e Democracia Resiliente para um cenário de Segurança Alimentar.
Dia 28 de julho das 11h às 13h30 – Biblioteca Viriato Corrêa