Destaques da semana de 28 de junho a 4 de julho

Sarau - Literatura, Música, Circo, Contação de Histórias, Teatro, , Mediação de Leitura, Exposição, Infantil, Oficina de Férias, Brincante, Jogos, Cursos, Oficinas, Encontros e Cinema.

SARAU - LITERATURA


Lançamento de Livro Igreja da Vila e Palestra Processo Criativo na Ficção: como trabalhar a minha ideia?
Com Victhor Fabiano
Na palestra Processo Criativo na Ficção: como trabalhar a minha ideia? O escritor Victhor Fabiano, autor de cinco livros publicados, percorrerá suas experiências pessoais na construção de histórias, as dicas mais frequentes e os métodos disponíveis para construir uma história com base naquela ideia que não pode morrer. Aliando a observação social e política da realidade à competência do trabalho humano, que é criativo e por isso está à disposição de todo mundo, a intenção é aproximar a escrita literária de todas e todos. O escritor dará enfoque no processo criativo de seu novo livro: Igreja da Vila, publicado pela 2ª edição do Edital de Publicação de Livros da Prefeitura de São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 29 de junho às 15h – Biblioteca Brito Broca

Tiu Fresh e Nego Bitro - Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje?
Existe uma forma certa de escrever RAP? O que define o que é o RAP? Por que mudaram tanto as letras dos anos 80 pra cá? Tiu Fresh e Nego Bitro, duas gerações do hip hop nacional, fazem um pocket show nas bibliotecas e batem um papo com a galera sobre o que influenciava as letras de antigamente e o que influencia hoje em dia. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 29 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa


Sarau Café com Poesia e Festa Junina da Hans: Grande Arraiar Literário!
Com Beth Daniel contando histórias e animando O Arraiar; Sarau de histórias do Grupo GIRA TEIA, casório invertido; crianças e educadores do PIÁ animando a festa e muito mais!
Dia 29 de junho às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Sarau Sankofa - Palavras que vêm das raízes
Sankofa é a imagem de um pássaro africano que, para o povo Akan, significa “voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”. É pensando nisso que Midria e Igor Chico convidam a todas e a todos para o Sarau Sankofa, no qual serão apresentadas poesias que dizem sobre a ancestralidade desses poetas pretos, bem como do público no geral, para que através desse olhar, dizendo sobre presente e passado, possibilitem o sonho e a construção de um futuro negro. Dando voz a narrativas de vidas de coloniais e emancipadoras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Mana Bella - Poesia na Xepa
Mana Bella é o nome artístico da Soteropolitana e Sócio Educadora Isabela Almeida, com 27 anos de idade e há 6 anos morando em São Paulo. Essa baiana arretada saiu da terra do axé para terra da garoa em busca de desafios para sua carreira de cantora e atleta de Slackline. Quando criança já mostrava que seu sonho era cantar! Começou cantando na igreja aos 6 anos de idade, mas foi na adolescência trabalhando num projeto social com crianças do Bairro da Paz - Salvador, que conheceu a Banda de Reggae Holly Bible e logo se tornou backing vocal da banda. Mais tarde, teve seu primeiro contato com o rap ao ser convidada para gravar o Cd solo do Jahdson Mc. A música e o Slackline sempre foram a prioridade na caminhada dessa Mana que em 2013 decidiu voar bem alto, saindo do nordeste e partindo para o sudeste. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 28 de junho às 16h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 30 de junho às 11h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Sarau Omniras
Nos bairros que compreende entre Perus, Taipas e Jaraguá, encontra-se um grupo de rap e poesia feminino que a mais de dez anos inspira, conecta e energiza as pessoas, abastecendo as periferias com energia criativa, consciência, dança e musicalidade. O projeto Poesia no Pente: Chave Sete Omnira tem como objetivo estacionar em espaços públicos utilizando a poesia e performances para recriar narrativas a partir de histórias de vida das artistas que se conecta com as vidas presentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 28 de junho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Jayme Cortez

Sarau Cataversos
Com Coletivo Cataversos
O Sarau é um encontro entre os amantes da música e da poesia. Oportunidade perfeita para encontrar amigos que apreciam rimas e versos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 150 min.
Dia 30 de junho às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

Batepapo com o autor Akins Kinte
Leitores urbanos é uma ação da Rede de Bibliotecas Comunitárias LiteraSampa, que objetiva promover espaço de diálogo acerca de obras literárias. O Autor: o poeta, cineasta e arte-educador Akins Kintê, nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, Brasilândia, é um artista ativo no cenário cultural dos saraus periféricos de São Paulo (SP). Em suas palavras, “nascido no berço do skindô e criado nos terreiros do ziriguiduns”, bebe de se embriagar na fonte do samba e da oralidade dos negos velhos e com a memória é um elo na manutenção na casa da ancestralidade, onde arrisca poetizar através da lente câmera. Classificação indicativa: Livre / Duração: 180 min.
Dia 1º de julho às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Sarau das Bibliotecas Convida: Narrativas Poéticas para a Liberdade
Antigamente, pelas quebradas de São Paulo, eram muitos os meninos e meninas que queriam se tornar jogadores de futebol. Esse foi durante muito tempo o sonho de emancipação da criança de periferia. Ainda hoje, grandes craques saem dos bairros pobres. Hoje quando você pergunta nesses mesmos lugares qual é o sonho da criançada, vai ouvir a maioria dizer que quer ser MC.
Ser MC é ser dono das tuas palavras, tão dono delas ao ponto de as deixar livre para poder libertar os outros e levar esperança. Sandrão (RZO), Filha da Rua e Urso, fazem um pocket show nas bibliotecas e participam de um bate papo para falar sobre a liberdade que a escrita lhes trouxe e o que ela representou em suas vidas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 3 de julho às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos

Sarau das Bibliotecas Convida: Dow Raiz
Douglas Rai Santos de Oliveira, conhecido como Dow Raiz, desenvolve sua carreira desde 2007 em Curitiba e surgiu no cenário nacional em 2013 com a faixa "Abrafé de Abraão". Sua trajetória é composta por influências de grandes nomes como Anderson Paak, Kendrick Lamar, Lauryn Hill, entre outros. Mediante seus estudos, partindo das suas referências, Dow adquiriu a responsabilidade de passar adiante o seu aprendizado, por meio da música e principalmente da palavra. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de julho às 14h - Biblioteca Milton Santos

poeticamente

Sarau das bibliotecas convida: PoéticaMente
Grupo PoéticaMente. A apresentação tem o poema falado como tom, criando um clima de escuta onde a palavra poética acontece. A música cria os climas, as texturas e a inspiração onde essas paisagens poéticas se constroem. Anna Bueno (mestra de cerimônia, poeta, vocal, violão, escaleta, etc.), Pablo Paternostro (sonoplastia e percussões) e ao menos dois poetas convidados farão com que a palavra poética ganhe corpo e forma, mostrando sonoridades, sotaques e imagens. Evidenciando vivências pela leitura, o público compartilhará sua voz, seus pensamentos, sua arte, seus escritos. Serão abordados temas como a cura pela poesia, o corpo feminino em resistência, a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte, entre outros temas trazidos pelas convidadas e que forem surgindo durante a apresentação. Anna Bueno apresenta músicas e poesias de seu primeiro álbum autoral, “Inspir’Ação”, composto por letras que nos convidam a refletir sobre nossos atos, pensamentos, bloqueios, visão de mundo e saúde mental, com arranjos musicais que passeiam da MPB ao Jazz, carregados de influências de diversas manifestações das culturas populares ancestrais, como: o baião, samba, coco, maracatu, dentre outras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de julho às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 4 de julho às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

MÚSICA

Trio Marrom
Trio Marrom, formado por Curisco, Zé Luiz e Café, traz o autêntico forró de pé de serra e é conhecido pela ótima harmonização tradicional e por seus integrantes já terem tocado com ícones do forró como Dominguinhos, Anastácia, Zeca Baleiro, Bicho de Pé. O trio possui três álbuns e por onde passa, mostra o melhor do seu trabalho, com a simplicidade e talento. As composições, em sua maioria, são próprias e retratam toda a cultura nordestina, suas raízes e ricas histórias. Com o objetivo de contribuir com o rico repertório Brasileiro, o Trio Marrom compõe e toca os ritmos envolventes desta vertente dançante e alegre que traz, na tristeza e simplicidade da vida dura do cidadão nordestino suas principais marcas. Classificação indicativa: Livre. Forró. Duração: 60 min.
Dia 28 de junho às 14h30 - Biblioteca Vicente Carvalho

quinteto_metal-arte

Quinteto Metal Arte
O Quinteto Metal Arte, vem mostrar que certas composições extravasam a questão temporal e são bem aceitas em qualquer época. Apresentamos neste concerto quatro compositores que apesar de sua vida ter se dado em momentos diferentes, não deixam de ter relação entre si. O mesmo acontece com o jovem compositor brasileiro Wellington das Mercês que retrata um cenário da cultura Brasileira. A intenção é deixar claro que na música não há barreiras quando se trata de boas obras e consequentemente excelentes interpretações. Classificação indicativa: Livre. Música de Câmara Erudita e Popular. Duração: 50 min
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Rap Plus Size
“Rap Plus Size” é um álbum de Hip-Hop, que traz as próprias referências femininas como participações especiais, focando em artistas feministas com posicionamento político definido, literalmente de peso da música brasileira, tais como: Rubia RPW, Tássia Reis, Banda DaviDariloco, Souto MC, Preta Rara, Gabi Niaray e Luana Hansen (que também produziu uma faixa do disco). Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

Aidée Cristina
Nascida em São Paulo e vinda de família Pernambucana, Aidée Cristina, sempre esteve junto aos ritmos brasileiros como percussionista, compositora e integrante da banda Samba de Rainha. Em 2016 reuniu todas as suas influências musicais também abrangendo o baião, o carimbó, o maracatu, o xaxado, para dar corpo ao projeto intitulado Aidée Cristina e a Base Regional, desta vez, apresentando-se como intérprete e cantora. No repertório deste projeto, leva o público a passear sobre o cancioneiro nacional visitando canções de ponta a ponta do país, ora cantando baiões de Luiz Gonzaga, forro de Dominguinhos, ora trazendo canções do recôncavo baiano, de Jackson do Pandeiro, contemporâneos como Marisa Monte, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e duas pinceladas de músicas autorais cheias de balanço, sempre com arranjos focados no ritmo esfuziante do Brasileiro Regional. Classificação indicativa: Livre. Música. Duração: 50 min.
Dia 29 de junho às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava

Apresentação Regência Orquestral: Tango
Ao final de cada período da formação os músicos da Regência Orquestral realizam uma apresentação especial aberta ao público no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato. Neste mês a apresentação terá como tema o expressivo e elegante ritmo do Tango. Classificação Indicativa: Livre
Dia 29 de junho às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Maracatu de Baque Virado
O espetáculo consiste na realização de uma verdadeira viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente Recife, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações artísticas. Durante o espetáculo, a Cia Porto de Luanda mostra seu repertório com composições inspiradas no folguedo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 28 de junho às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Belmonte

Beatriz Rodarte
Uma artista de Minas com cidadania artística do mundo. Atuou como cantora e pandeirista em grupos como Banda Flor do Samba, Tambor Mineiro, Banda Pendulum, Harém da Imaginação e foi idealizadora do Projeto Oficina Sons do Brasil. Ao longo da sua trajetória teve participações em várias obras e espetáculos de artistas como Ezequiel Lima, Péricles Garcia, Anthonio (Candome System), Grooveria (SP), Jota Erre (PE), Jessé Santo (PE),Cláudio Venturini, Laiza Moraes, Marcus Viana, Gabriel Guedes entre outros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 3 de julho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Verde Lins e Pena Branca
Verde Lins e Pena Branca hoje é a dupla de embolada mais famosa de São Paulo. Nasceram em Usina de Barreiros – PE, trabalharam na roça e, por uma dessas grandes ironias do destino, conheceram-se em São Paulo, onde colecionam sucessos e muita história pra contar. No repertório, além das emboladas criadas de improviso, cantam músicas de seus discos, músicas populares e do folclore nordestino. A primeira dupla de embolada a gravar um disco neste estilo em São Paulo em 1994. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 3 de julho às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

O Rock Rural do Landau
Este novo show de Landau já passou por todo Brasil e países como Argentina, Venezuela, Aruba, Paraguai, Uruguai e México esbanjando energia e versatilidade. Dentre o repertório destaque para as homenagens aos ídolos Sá, Rodrix e Guarabyra, Alceu Valença e Raul Seixas e as canções Tão Só, O Bem e o mal e AC/DZé (releitura inusitada em que mistura AC/DC com Zé Ramalho). Classificação indicativa: Livre. Rock Rural.Duração: 60 min.
Dia 2 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Banda 3 no Swing
Clássicos do Rock tocados no formato Swing Jazz! Pense nos grandes hits do pop, soul e classic rock tocados com uma roupagem bem diferente: Jazz Swing, anos 50, terno, gravata, vestido, bateria com vassourinha e baixo acústico. Super intimista e ao mesmo tempo balançado é a fórmula deste trio formado por Carlos Pera (voz e guitarra), Fernanda Horvath (baixo) e Toni Sader (bateria e voz). Versões de Beatles, U2, Nirvana, The Doors, America, Cat Stevens, Neil Young, James Taylor, Kiss, Johnny Rivers, Queen e outros em arranjos bem originais e numa sonoridade única. Classificação indicativa: Livre. Rock Swing Jazz. Duração: 50 min.
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 4 de julho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

CIRCO

ensaios_cordeis_relicarios

Ensaios de cordéis e relicários
O surdo grita, a sanfona chora, os balaios tomam vida, a rasgada cortina como de um cirquinho velho e puído se abre. A trupe se posiciona. E como um pequeno grupo de viajantes... vindos de longe, de um lugar misterioso, eles vem pra narrar uma das maiores sagas vividas no sertão brasileiro...a luta do cangaço. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 28 de junho às 15h - Biblioteca Castro Alves

Mandrake
Mandrake é um famoso ilusionista das histórias em quadrinhos e a grande inspiração dos palhaços charlatões Mister Sizu e Madame Palhita. Essa dupla chega nas praças e ruas das cidades para domesticar feras místicas e realizar as grandes façanhas do mundo da mágica. Esses palhaços vão encantar a todos através de números de desaparecimento, levitação e muito mais usando e abusando do lúdico e da imaginação dos espectadores. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Pareias
Cia Asfalto de Poesias
Pareias é um espetáculo que fala sobre amizade e alteridade. Pareia significa companheira ou companheiro. A peça conta a história da amizade entre as palhaças Clowndette Maria e Mussarella quando decidem morar juntas e precisam se sustentar na cidade grande. Ao se encontrarem, cada uma carrega consigo sua bagagem pessoal: personalidade, lembranças e desejos. Juntas, trocam relicários, receitas, formas de ver o mundo e enxergam a si mesmas no reflexo do olhar da outra. Sozinhas podem até ir mais rápido, mas juntas vão mais longe! Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 Min.
Dia 4 de julho às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

Circo do Jiló
TIC Cultural. O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em Circo do Jiló, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer. Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de julho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 3 de julho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

Neurastenia
Trupe de Festim
Dois soldados inimigos, exibindo suas armas fantásticas, xingamentos bárbaros e métodos incrivelmente ineficazes, vivem a rotina de uma batalha. Na busca pelo poder e pela vitória acabam ferindo inocentes que nada tem a ver com a guerra que é comum aos dois. Permeado por esquetes clássicas do circo e pelo jogo do palhaço, a peça Neurastenia trata dos conflitos humanos, dos relacionamentos e da falta de diálogo de forma leve e despretensiosa com uma mensagem arrebatadora. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de julho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 4 de julho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Megerinha
A Cia. da M.A.T.I.L.D.E. e o Shakespeare - Projeto 39, pretendem levar às crianças um primeiro contato lúdico e divertido com o fantástico mundo do maior autor de todos os tempos – O bardo William Shakespeare, por meio de uma boa adaptação da obra “A Megera Domada”. Para isso chamou o cordelista Moreira de Acopiara, que com maestria adaptou os versos de Shakespeare para as sextilhas de cordel. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 28 de junho às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

historias_roca

Histórias da Roça
Passando pelas principais canções tradicionais do nosso interior, este espetáculo musical traz a simplicidade do povo da roça, e alguns dos seus esquecidos costumes. Através de uma dramaturgia que mistura a presença de narradores com personagens da história, que vai sendo construída com números musicais, a Cia. do Núcleo traz para crianças e adultos uma celebração dos costumes, poesias e brincadeiras que podem conviver muito bem com a contemporaneidade e o urbanismo das cidades grandes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Brito Broca

Essas histórias eu Lee
Cia: Abigail Conta Mais de Mil. Essa história conta a história de Rita Lee Jones, a rainha do rock nacional e uma grande letrista em que seus big hits grudam igual a chiclete. Criativa, engraçada, polêmica, surpreendente, entretanto, não está mais nos palcos mas na literatura, também como um grande sucesso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de julho às 10h - Biblioteca Brito Broca

Pula Fogueira
Grupo Girasonho. Em todo canto do Brasil em junho, são realizadas festas em que não podem faltar fogueira, dança, música, fogos, comidas típicas, brincadeira e folia, muita folia! É disso tudo que contam as histórias deste espetáculo elaborado a partir da obra “Festas Juninas, Festas de São João”. Em cada lugar do país as festas acontecem de um jeito; no norte e nordeste, o ponto alto é a Folia do Bumba-meu-boi. “A Lenda da Mandioca” e “A incrível história do casório de Chiquinha Dengosa com Pedrinho Foguetão”, criada pelo Grupo Girasonhos a partir do enredo do tradicional casório junino fazem parte desse espetáculo recheado de humor e muita música e diversão! Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de julho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 4 de julho às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

TEATRO


Dois a Duas

O espetáculo acompanha uma garota adolescente que não vê a hora de acabar o ensino médio. Ao longo da trama, ela faz descobertas sobre sexualidade que impactam os caminhos que irá traçar. Classificação indicativa: 14 anos. Teatro Juvenil. Duração: 40 min.
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

No Livro, Tudo Tem
A peça traz à cena um país fictício chamado Penúria. Certa vez, a maior biblioteca do país teve suas portas fechadas, para que os livros fossem investigados pelo Capitão Bigode de Limão e sua tropa. A missão era determinar quais livros poderiam ou não ser lidos pela população. O Sr. Formicarius, o velho bibliotecário apaixonado pelos livros, não admitia que um livro sequer fosse proibido. Na busca por fazer o capitão mudar de ideia, contou com a ajuda de suas velhas companheiras, as Traças. Do lado de fora, as crianças não se conformaram com a interdição da biblioteca. O que será que vai acontecer? Será que os livros serão proibidos? Classificação indicativa: Livre - Teatro Infantil. Duração: 40 min.
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

As piratas
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 30 de junho às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Os Plurais
Os Plurais (intervenção artística)
Dois personagens de aparência andrógina falam sobre respeito e convivência, utilizando-se de paródias de músicas, com toques de humor, entregando flores, para gerarem aproximação e empatia com as pessoas. A proposta é tratar o tema da sexualidade de forma leve e delicada, utilizando-se do recurso visual - característica física das personagens - como indicativo do recorte temático "diversidade de gênero", associada, porém, a uma fala/mensagem mais abrangente sobre respeito e tolerância. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 60 min.
Dia 28 de junho às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo Magalhães
Dia 29 de junho às 18h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

clarices

Clarices
Cia. Dona Conceição. Três atrizes no palco dão vida às palavras e imagens da autora Clarice Lispector. Numa noite de insônia, essas três mulheres, personagens prisioneiras das suas necessidades, habitando um mundo deslocado da realidade, revelam suas fragilidades, raivas, amores e anseios; revivem suas infâncias, seus medos,lembranças e a relação com Deus e com a morte. O texto do espetáculo foi construído a partir de diversos textos e fragmentos do livro A Descoberta do Mundo de Clarice Lispector. Classificação indicativa: 14 anos.Duração: 40 min.
Dia 2 de julho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Helena Silveira

MEDIAÇÃO DE LEITURA

hora_bebe


Hora do Bebê
Com Ariana Cavalcante, atriz, contadora de histórias e Jovem Monitora.
Sinopse: Leitura de livros escolhidos livremente por bebês e demais crianças, com canções tradicionais e brincadeiras infantis. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 60 min.
Dia 28 de junho às 14h – Biblioteca Roberto Santos

Mediação de Leitura - Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Agendamento para escolas pelo telefone 2143-1811.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 4 de julho às 10h – Biblioteca Gilberto Freyre

 
EXPOSIÇÃO

Exposição autores modernistas
Durante o mês junho divulgação do acervo de livros dos autores modernistas através de exposição.
"Pode-se entender o Modernismo como um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de romper com o tradicionalismo. Buscavam a libertação estética, a experimentação constante e, acima de tudo, a independência cultural do país".
Venham conferir os livros que separamos de alguns autores modernistas.
De 1º a 31 de julho – Biblioteca Affonso Taunay

 

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

brincadeira_poesia_repente

Brincadeiras e Poesia de Repente
O projeto Poesia e Brincadeiras de Repente para Crianças é uma atividade lúdica e criativa que conta com a presença de poetas repentistas e têm como tema as brincadeiras tradicionais e a infância. Enquanto os poetas improvisam as poesias, os participantes são convidados a fazer a isogravura (xilogravura em isopor) ao som dos poetas. Conforme os trabalhos são finalizados, esses são pendurados em varais estendidos pelo espaço, os cordéis (os trabalhos podem ser levados para casa). Nessa vivência também é possível fazer a paçoca no pilão, onde misturamos os ingredientes da paçoca e todos ajudam a pilar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 30 de junho às 11h - Biblioteca Cora Coralina


Histórias Brincantes
Cláudia Dér. Sessões de leitura e contação de histórias para promover o acesso e o interesse pela leitura, estimulando as pessoas para que a tenham como uma prática cotidiana. Ao mesmo tempo, além das atividades de contação de histórias, são desenvolvidas atividades recreativas, resgate de brincadeiras, cirandas e cantigas de roda. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de julho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 4 de julho às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

La Book
Muccioloco Circus. A atividade tem por objetivo a produção de um livro de ficção com temática circense, elaborado e produzido em processo colaborativo pelos participantes, que se tornarão personagens por meio de fotos impressas e transformadas em desenhos com a utilização de uma caixa de luz. O livro será composto por desenhos e pinturas em aquarela e mecanismos manipuláveis (pop up). Ao final do trabalho haverá a apresentação de um esquete (pequena cena) circense protagonizado também pelos participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de julho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 4 de julho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

jogo_passa_lei

Jogo Passa-Lei
3 Palitos. A atividade tem como objetivo ensinar as pessoas a se apropriarem da política e terem uma participação mais ativa. Por meio de jogos, discussões e atividades práticas os participantes passam a compreender melhor as ferramentas políticas brasileiras, para além do poder executivo. Em um momento de eleições e pós-eleições, polarização política e fake news, é interessante informar a população como as coisas funcionam na política: entender os cargos e funções, como funciona um projeto de lei, atuação da sociedade civil e histórico dos partidos políticos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

CURSOS, OFICINAS E ENCONTROS


Oficina de Encadernação Artística
Com Dricco Simões. Um produto será desenvolvido em cada oficina. / Inscrições: Fone: 2295-3447.
Dia 28 de junho das 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de RPG (Role-Playing Game)
Com Equipe Biblioteca Adelpha Figueiredo (Renan Wangler)
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se comportam como seus personagens, e o RPG de mesa, a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG. Em qualquer modalidade de RPG, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que dita a trama, descreve os cenários, controla os inimigos que outros jogadores enfrentam, etc. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre. As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto. Desenvolve a criatividade, interação social, noções de trabalho em equipe e resolução de problemas. Vagas Limitadas. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.
Dia 28 de junho às 16h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

entrelancadas

EntreLÃçadas
Com Drika Luz. Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por pessoas que doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.
Dia 29 de junho às 9h às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Exercícios de Submersão e Voo, com Caroline Policarpo
A oficina tem o objetivo de abrir espaço para diálogos, reflexões teóricas e exercícios de produção poética. Partindo de autoras como Ana Martins Marques, Matilde Campilho, Marília Garcia, Angélica Freitas, Stela do Patrocínio, Hilda Hilst e outras poetas, além de relatos de viagem de Gaia Passarelli e ensaios de Rebecca Solnit, como inspiração, convite e provocação, serão propostos exercícios de escrita, escuta e troca. Algumas palavras que nortearão os encontros: viagem, deriva, corpo, voz, mergulho, voo, escavação. Inscreva-se pelo e-mail, telefone ou na Recepção da Biblioteca. Vagas Limitadas!
Dia 29 de junho às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Grupo de Estudo de Filosofia - Introdução ao pensamento do Filósofo moderno Thomas Hobbes (1588-1679)
Com Prof. Dr. Carlos Motta
Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por um mediador diferente. Neste referido encontro serão abordados alguns aspectos principais do pensamento do Filósofo moderno Thomas Hobbes (1588-1679), dentre eles a necessidade da Formação conceitual e filosófica da governança de um EstadO, originando o conceito atual de Estado moderno, que segundo Hobbes, encontra-se imortalizada em sua obra denominada “Leviatã” (1651). Classificação indicativa: livre. Duração: 90 min.
Dia 29 de junho às 13h – Biblioteca Brito Broca

Lê no Ninho
Com Renata Rossi. Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros. Todo último sábado do mês. Classificação indicativa: Livre
Dia 29 de junho às 9h – Biblioteca Gilberto Freyre

Projeto - Mulheres por si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação: 16 anos - 120 min.
Dia 1º de julho às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar nos na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam.
Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 180 min.
Dias 1º de julho às 14h – Biblioteca Paulo Duarte

Brincâncias Literárias
Com Ivani Magalhães
Minicurso com práticas de Mediação de leitura. Para Educadores e demais interessados. Gratuito. Inscrições Abertas: 5687-0408.
Dia 3 de julho às 14h – Biblioteca Belmonte

CINEMA

tudo_por_prazerTudo por Prazer
Tout pour plaire, França, 2004, 109 min., DVD
Direção: Cécile Telerman. Elenco: Anne Parillaud, Judith Godrèche, Mathilde Seigner.
Marie é uma médica que sustenta o marido. Florence trabalha em uma agência de marketing. Juliette é a única solteira das amigas.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Dia 4 de Julho às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 Circuito SPCine

Spcine na Biblioteca Roberto Santos