Música nas bibliotecas

Aidée Cristina, Banda 3 no Swing, Beatriz Rodarte, Cello Choro, Encontro dos Corais: Coral da Sabesp , Corais na Biblioteca Alceu, Felipe Soares Trio, Mangueigarapé Popular Erudito Brasileiro, O Rock Rural do Landau, Trio Marrom, Verde Lins e Pena Branca e Violão e Ponto: Ivan e Fernando em julho nas bibliotecas de bairro.

Aidée Cristina

Aidée Cristina
Nascida em São Paulo e vinda de família Pernambucana, Aidée Cristina, sempre esteve junto aos ritmos brasileiros como percussionista, compositora e integrante da banda Samba de Rainha. Em 2016 reuniu suas influências musicais e também o baião, o carimbó, o maracatu e o xaxado, dando corpo ao projeto intitulado Aidée Cristina e a Base Regional, desta vez como intérprete e cantora. No repertório visita canções de ponta a ponta do país, ora com baiões de Luiz Gonzaga, forró de Dominguinhos, canções do recôncavo baiano, de Jackson do Pandeiro, contemporâneos como Marisa Monte, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e duas pinceladas de músicas autorais cheias de balanço, sempre com arranjos focados no ritmo esfuziante do Brasileiro Regional. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 3 de julho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 11 de julho às 14h - Biblioteca Milton Santos

Banda 3 no Swing

Banda 3 no Swing
Clássicos do Rock tocados no formato Swing Jazz! Pense nos grandes hits do pop, soul e classic rock tocados com uma roupagem bem diferente: Jazz Swing, anos 50, terno, gravata, vestido, bateria com vassourinha e baixo acústico. Super intimista e ao mesmo tempo balançado é a fórmula deste trio formado por Carlos Pera (voz e guitarra), Fernanda Horvath (baixo) e Toni Sader (bateria e voz). Versões de Beatles, U2, Nirvana, The Doors, America, Cat Stevens, Neil Young, James Taylor, Kiss, Johnny Rivers, Queen e outros em arranjos bem originais e numa sonoridade única. Classificação indicativa: Livre. Rock Swing Jazz. Duração: 50 min.
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 4 de julho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de julho às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 12 de julho às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 13 de julho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 17 de julho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 20 de julho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Rocha
Dia 26 de julho às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de julho às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 31 de julho às 14h30 - Biblioteca Brito Broca

Beatriz Rodarte

Beatriz Rodarte
Uma artista de Minas com cidadania artística do mundo. Atuou como cantora e pandeirista em grupos como Banda Flor do Samba, Tambor Mineiro, Banda Pendulum, Harém da Imaginação e foi idealizadora do Projeto Oficina Sons do Brasil. Ao longo da sua trajetória teve participações em várias obras e espetáculos de artistas como Ezequiel Lima, Péricles Garcia, Anthonio (Candome System), Grooveria (SP), Jota Erre (PE), Jessé Santo (PE),Cláudio Venturini, Laiza Moraes, Marcus Viana, Gabriel Guedes entre outros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 3 de julho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 11 de julho às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 20 de julho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 21 de julho às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 24 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 27 de julho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 31 de julho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Cello Choro

Cello Choro
Repertório repleto de composições clássicas do choro de autores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de choros mais recentes e composições próprias.
Cello Choro inova com o violoncelo, surgido na Itália do século XVI com uma tessitura ampla e única, dando um tom lírico e marcante ao choro incorporado à formação clássica de flauta, pandeiro, cavaco e violão de sete cordas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 17 de julho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 20 de julho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 23 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 24 de julho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Encontro dos Corais: Coral da Sabesp
Cinco corais nos apresentarão seu repertório: Coral Horizonte Azul; Madrigal Encanto; Coral Luz do Sol; Grupo Encantantes; Coral Juvenil do Quarteirão da Música. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 13 de julho às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 27 de julho às 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Grupo Vocal Compasso 22

Corais na Biblioteca Alceu
Grupo Vocal Compasso 22
Grupo independente inicialmente formado pela APM do Colégio Santa Maria em 2003. Possui um repertório eclético que privilegia os compositores e arranjadores da musica popular brasileira. Seus arranjos vocais e apresentações são integradas as diversas linguagens artísticas somando à música elementos cênicos (dança, iluminação, cenário, figurino, textos, etc.) , com muito humor, alegria e prazer em cantar. Em 2012 realizou sua primeira turnée internacional apresentando-se Congresso Nacional de Buenos Aires, Centro Cultural Caras y Caretas e em La Matanza recebeu premio de melhor grupo vocal eleito por voto popular. Regência: Rosana Massuela (coordenadora técnica e artística-pedagógica do Projeto Guri, é regente, musicista). Baixo: Elmer Siqueira. Direção cênica: Pedro Ernesto M. Oliveira. Classificação indicativa: Livre
Dia 21 de julho às 11h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Felipe Soares Trio

Felipe Soares Trio
O instrumentista e compositor Felipe Soares traz o projeto Fole na Estrada, com músicas e histórias sobre sanfoneiros que percorreram diferentes lugares e estilos musicais, contribuindo com novas sonoridades para a música brasileira. Faz um passeio pela música de Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho, incluindo clássicos do choro e da música instrumental nordestina, além de composições autorais e outros estilos.
Nesta edição, Fole na Estrada conta com as participações do violonista Gustavo Marques e da percussionista Priscila Brigante, integrando a formação do Trio. Classificação indicativa: Livre. Trio Sanfona, violão e percussão. Duração: 50 min.
Dia 17 de julho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 24 de julho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Mangueigarapé Popular Erudito Brasileiro - MPEB

Mangueigarapé Popular Erudito Brasileiro - MPEB
Construído com base na música indígena e negra, o show do Grupo Mangueigarapé dá ênfase à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, através de um repertório autoral e de outros autores, onde o espectador é envolvido no magnetismo sonoro e conscientizador que mescla as realidades do nordestino trabalhador às culturas, sons e ruídos da metrópole São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Música e Cultura Popular. Duração: 50 min.
Dia 3 de julho às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 5 de julho às 9h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 17 de julho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 23 de julho às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 24 de julho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 26 de julho às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 28 de julho às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 30 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 31 de julho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

O Rock Rural do Landau

O Rock Rural do Landau
Pink Floyd + Alceu Valença + AC/DC + Zé Ramalho. São essas mesclas improváveis que o artista Landau, autor do hit “Lata Velha”, do programa Caldeirão do Huck, promete fazer em seu show. Suas apresentações acontecem em diversas bibliotecas, entre os dias 2 e 20 de julho. Não perca, é gratuito!. Classificação indicativa: Livre. Rock Rural.Duração: 60 min.
Dia 2 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 3 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 6 de julho às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 11 de julho às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 12 de julho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 13 de julho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 16 de julho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de julho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 20 de julho às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Trio Marrom

Trio Marrom
Trio Marrom, formado por Curisco, Zé Luiz e Café, traz o autêntico forró de pé de serra e é conhecido pela ótima harmonização tradicional e por seus integrantes já terem tocado com ícones do forró como Dominguinhos, Anastácia, Zeca Baleiro e Bicho de Pé. O trio possui três álbuns e por onde passa, mostra o melhor do seu trabalho, com simplicidade e talento. As composições, em sua maioria, são próprias e retratam toda a cultura nordestina, suas raízes e ricas histórias. Para contribuir com o rico repertório Brasileiro, o Trio Marrom compõe e toca os ritmos envolventes desta vertente dançante e alegre que traz na tristeza e simplicidade da vida dura do cidadão nordestino suas principais marcas. Classificação indicativa: Livre. Forró. Duração: 60 min.
Dia 12 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Verde Lins e Pena Branca

Verde Lins e Pena Branca
Verde Lins e Pena Branca hoje é a dupla de embolada mais famosa de São Paulo. Nasceram em Usina de Barreiros – PE, trabalharam na roça e, por uma dessas grandes ironias do destino, conheceram-se em São Paulo, onde colecionam sucessos e muita história pra contar. No repertório, além das emboladas criadas de improviso, cantam músicas de seus discos, músicas populares e do folclore nordestino. A primeira dupla de embolada a gravar um disco neste estilo em São Paulo em 1994. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 3 de julho às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 12 de julho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 16 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 24 de julho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 27 de julho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de julho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Violão e Ponto: Ivan e Fernando

Violão e Ponto: Ivan e Fernando
O Violão e Ponto, um coletivo itinerante de músicos e colaboradores que visa dar espaço para iniciantes do violão solo, além de difundir o instrumento. É um projeto criado para reunir violonistas, estudantes e interessados em violão instrumental. Os encontros são mensais e têm o objetivo de realizar um intercâmbio entre os participantes, trocar experiências e montar um público para o violão instrumental. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 20 de julho às 15h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato