Literatura e Brincante

LITERATURA: Café Preto, Clube de Leitura Brito Broca com A Hora e a Vez de Augusto Matraga, Tiu Fresh e Nego Bitro - Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje? e Lançamento de livros: Além dos Sons de Vinicius Schaefer, Tempo do Tempo de Otávio Machado e Vale Fundo de Pedro Santos. BRINCANTE: Brincadeiras e Poesia de Repente e Parque Sonoro.

LITERATURA

Não Vou Mais Lavar os Pratos, Cristiane Sobral

 
Café Preto
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura. Classificação indicativa: Livre.
Livro: Não Vou Mais Lavar os Pratos, Cristiane Sobral
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Paulo Duarte


A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Clube de Leitura Brito Broca - A Hora e a Vez de Augusto Matraga
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre a Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo de reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de junho é "A hora e a vez de Augusto Matraga", de João Guimarães Rosa. Classificação indicativa: livre. Duração: 90 min
Dia 22 de junho às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Além dos sons: Minhas mãos, Minha história, Minha voz, Minha força, Minha língua, de Vinicius Schaefer

 Lançamento de livro: Além dos sons: Minhas mãos, Minha história, Minha voz, Minha força, Minha língua, de Vinicius Schaefer
Este livro, além de contar a história de superação vivida por Vinicius Schaefer, tem o objetivo de trazer um olhar diferente para a surdez. Aproximar as mães e familiares e mostrar como a família é importante nesse processo. Trazer à tona a ótica da empatia e da inclusão social. Pensando em motivar as pessoas que possam se sentir limitadas por algum obstáculo, mostrando que para cada uma delas existe um jeito novo de seguir em frente. Uma leitura leve e descontraída, com curiosidades sobre mitos e verdades da surdez, trás também para o leitor conhecimentos sobre as leis de uma maneira diferenciada, são apresentadas e comentadas por uma advogada experiente que atua na área, com uma linguagem mais simples e clara permitindo uma maior compreensão do assunto. Um livro que vai mudar sua visão sobre o mundo das pessoas com deficiência.
Dia 8 de junho às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima




Igreja da VilaLançamento de Livro Igreja da Vila e Palestra Processo Criativo na Ficção: como trabalhar a minha ideia?

Com Victhor Fabiano
Na palestra Processo Criativo na Ficção: como trabalhar a minha ideia? O escritor Victhor Fabiano, autor de cinco livros publicados, percorrerá suas experiências pessoais na construção de histórias, as dicas mais frequentes e os métodos disponíveis para construir uma história com base naquela ideia que não pode morrer. Aliando a observação social e política da realidade à competência do trabalho humano, que é criativo e por isso está à disposição de todo mundo, a intenção é aproximar a escrita literária de todas e todos. O escritor dará enfoque no processo criativo de seu novo livro: Igreja da Vila, publicado pela 2ª edição do Edital de Publicação de Livros da Prefeitura de São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 29 de junho às 15h – Biblioteca Brito Broca

Lançamento de livro: Tempo do Tempo, de Otávio Machado
O poeta Otávio Machado lança o seu quinto livro de poemas tendo como mote a passagem do tempo. De forma amadurecida, o seu lirismo direcionado às reflexões internas "expande-se até ilimitadas fronteiras, a fim de abarcar o mundo exterior" (Krishnamurti Góes dos Anjos, prefacista). Ao simular uma visão de fora, e conscientizar-se da correnteza de seu próprio tempo, percebe a fugacidade da matéria e tenta criar novas instâncias que atendam a anseios humanos, pelo tempo que se vê passando.
Dia 14 de junho às 19 horas – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Lançamento do novo livro de contos Vale Fundo, de Pedro Santos
Dia 15 de junho às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Tiu Fresh e Nego Bitro - Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje?
Existe uma forma certa de escrever RAP? O que define o que é o RAP? Por que mudaram tanto as letras dos anos 80 pra cá? Tiu Fresh e Nego Bitro, duas gerações do hip hop nacional, fazem um pocket show nas bibliotecas e batem um papo com a galera sobre o que influenciava as letras de antigamente e o que influencia hoje em dia. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 5 de junho às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 8 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 18 de junho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 19 de junho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 26 de junho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 29 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

BRINCANTE

Brincadeiras e Poesia de Repente
O projeto Poesia e Brincadeiras de Repente para Crianças é uma atividade lúdica e criativa que conta com a presença de poetas repentistas e têm como tema as brincadeiras tradicionais e a infância. Enquanto os poetas improvisam as poesias, os participantes são convidados a fazer a isogravura (xilogravura em isopor) ao som dos poetas. Conforme os trabalhos são finalizados, esses são pendurados em varais estendidos pelo espaço, os cordéis (os trabalhos podem ser levados para casa). Nessa vivência também é possível fazer a paçoca no pilão, onde misturamos os ingredientes da paçoca e todos ajudam a pilar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de junho às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 7 de junho às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 8 de junho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 18 de junho às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 19 de junho às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 23 de junho às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 27 de junho às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 30 de junho às 11h - Biblioteca Cora Coralina

parque_sonoro

Parque Sonoro
Uma mesa em movimento, montada com objetos do dia a dia faz a abertura desta intervenção apresentada pela Cia Porto de Luanda. Mesa Sonora e Parque Sonoro é uma apresentação musical com intervenção que a Cia Porto de Luanda executa a partir de arranjos musicais improvisados, livre de gênero e estilo, deixando o público a vontade para brincar com os instrumentos que estarão montados em um espaço denominado parque sonoro.
Os percussionistas vestidos com figurino de operário fortalece a ideia de construção para mostrar que a música se faz presente a partir da construção de sons, convidando a ultrapassar os limites e se apropriar de percepções que auxiliará a perceber o ritmo existente ao nosso redor. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 8 de junho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 6 de junho às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 25 de junho às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina