Cursos, Encontros e Oficinas

Aulas de Xadrez, Barcamp de Tradutores e Intérpretes, Capoeira Regional e Ancestralidade, Cinepapo, Consultoria Financeira, Corte na Menotti, Curso Básico de Desenho, Dança Contemporânea e Criação/poesia, Encontro das Amigas da Biblioteca, Encontro de Artesãs, Gamão, Grupo de Desenvolvimento Pessoal, Grupo de Estudo de Filosofia - Introdução ao pensamento do Filósofo Theodor Adorno, Grupo Limões da Amoroso, Grupo Mocinhas de Pinheiros, Horta Comunitária, Jogoteca Itinerante, Jogoteca, Liang Gong e Dança Circular, Mulheres Por Si Mesmas, Musicoterapia em Ação, Boxe Olímpico, Capoeira, Oficina de confecção de bonecos, Danças Brasileiras, Dança Contemporânea, Gamão, Jogos Teatrais a Encenação, Literatura para Crianças, Livros Artesanais Pop-ups, Poesia, Redação para os Vestibulares e ENEM, RPG, Tai Chi Chuan, Português para Imigrantes, Práticas de Meditação, Projeto CantAí,Projeto Capoeira, Projeto Octo, Roda de Conversa sobre maternidade, Taichi Chuan, Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje?, Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje?, Virada Cultural 2019 na Biblioteca, e Xuxu Beleza Circo Show.

Aulas de Xadrez
Com Alan Macedo Lima
Xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores, ele estimula a pensar e elaborar estratégias, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e o respeito ao outro. Sempre em um sábado e um domingo do mês você pode vir aqui aprender com a gente, a partir das 10h!
Dias 18 e 19 de maio - Biblioteca Menotti Del Picchia

Barcamp de Tradutores e Intérpretes
Os Barcamps são encontros entre tradutores, intérpretes e estudantes de tradução em um ambiente horizontal e colaborativo, voltado para a troca de conhecimentos e experiências, a fim de ampliar os horizontes da profissão. Pretende-se, com esses encontros, aproximar os profissionais e os alunos de tradução e ampliar as possibilidades de trabalhos com as línguas, nosso elo em comum. Classificação: Livre
Para mais informações, acesse o grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/barcamptradutorsp/
Dia 11 de maio às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Capoeira Regional e Ancestralidade
Com Mestre Peroba Capoeira Gerais
A oficina será ministrada com aulas de capoeira regional contendo movimentos de ataque e defesa, história da Capoeira relacionando com a história, preservando sua ancestralidade, ensino e estímulo à musicalidade na capoeira. Durante a vivência na oficina abordaremos a questão literária, musical, artística e de audiovisual relacionado com as atualidades da capoeira. Classificação: Livre.
Dias 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de Maio às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Cinepapo
Atividade de leitoras da biblioteca, que se reúnem para discutir sobre cinema. Classificação indicativa: 18 anos.
Quintas-feiras às 14h30 – Biblioteca Álvaro Guerra

Consultoria Financeira
Deseja ser financeiramente mais eficiente? Então venha conversar com um Consultor Financeiro. Planejamento financeiro, gestão de ativos e investimentos, fluxo de caixa, planejamento de aposentadoria, independência financeira.
Quartas-feiras 16h – Biblioteca Álvaro Guerra

Contando com os Personagens Infanto-Juvenis
Com Daniel D’Andrea (curso em andamento)
Sábados (até 29 de junho) às 9h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Coral Infantil
Com a Professora Karen Bock. Classificação indicativa: 5 anos. Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Terças-feiras às 17h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Corte na Menotti
Com Companhia de Barbeiros Barber Shop
Venha participar dessa maravilhosa ação aqui na Biblioteca! Cortes de cabelo totalmente gratuito.
Dia 30 de maio às 13h30 – Biblioteca Menotti Del Picchia

Curso Básico de Desenho
Através da socialização entre os participantes, o orientador Luís Fernando de Almeida proporcionará o curso básico de desenho para iniciantes, com o propósito de estimular a criatividade, incentivar a pesquisa sobre o tema e desenvolver a coordenação motora.
Quintas-feiras às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo
Sextas-feiras às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

Dança Contemporânea e Criação/poesia
Com Luciana Hoppe
A oficina pretende desenvolver a expressividade e criatividade a partir de técnicas da dança contemporânea como queda e recuperação, rolamentos, saltos, impulsos e deslocamentos pelo espaço. Ampliando os repertórios corporais das alunas e alunos, como também, estimular a apropriação sensível e criativa do movimento, além da poesia do corpo. Classificação: jovem e adulto.
Terças-feiras das 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Direito para Leigos

Direito para Leigos: Direito Previdenciário: será que vou me aposentar?
com Nicholas Takamoto, Advogado, Professional Coach, Palestrante Motivacional, Agente de Políticas Públicas da Prefeitura de São Paulo, Membro Efetivo do Conselho Gestor da Secretaria da Saúde de São Paulo. Pós-graduando em Direito do Trabalho, Previdenciário, Imobiliário e Civil e Mestrando em Direito Empresarial.
Dia 18 de maio às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Encontro das Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiência e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Sextas-feiras às 14h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Encontro de Artesãs
Com Suely Akemi
Artesanato, costura, bordados, trocas de experiências, uma boa conversa, amizades... Tudo isso e muito mais você encontra no Encontro de Artesãs que acontece todas as quintas-feiras na Biblioteca Chácara do Castelo. Venha, conheça e participe!
Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 180 min.
Quintas-feiras às 14h – Biblioteca Chácara do Castelo

entrelancadas

EntreLÃçadas
Mediadora: Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por pessoas que doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.
Dia 25 de maio às 9h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Gamão
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. Com Fares Yossef Murr e Nadim Jorge Arbex. Classificação: a partir de 12 anos. Duração: 180 min
Quintas-feiras das 15h às 18h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Grupo de Desenvolvimento Pessoal
Com a Psicóloga Sonia Maria Tsumoto
O que é preciso para crescer e desenvolver pessoalmente e profissionalmente? Temas relacionados são discutidos em nossos encontros. O número de vagas pode ser de 40 pessoas.
Terças-feiras das 10h às 12h – Biblioteca Belmonte

introducao_adorno

Grupo de Estudo de Filosofia - Introdução ao pensamento do Filósofo Theodor Adorno (1903 - 1969)
Com Ricardo Silva, Discente da disciplina de Filosofia e Sociologia.
O Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia - CAEF por meio de seu Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades o GEFA, juntamente com a Biblioteca Municipal Brito Broca promovem o terceiro encontro de Introdução aos clássicos da História da Filosofia. Desta vez, serão abordados alguns aspectos principais do pensamento do Filósofo Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903 - 1969), importante filósofo contemporâneo expoente da Escola de Frankfurt, criador do conceito filosófico de dialética negativa.
As referências introdutórias para leitura são: A ideia de História Natural (1932), Dialética do Esclarecimento (1947), Dialética Negativa (1966);
Educação após Auschwitz (1965), entre outros fragmentos filosóficos serão reverenciados neste encontro. Classificação: livre. Duração: 90 min.
Dia 25 de maio às 13h – Biblioteca Brito Broca

Grupo Limões da Amoroso
Estão abertas as inscrições para as oficinas do Programa Vocacional Teatro, com orientação de Cris Madeira. O estimula o exercício da prática poética pelos cidadãos, atuando como lugar de encontro entre artistas profissionais e artistas amadores, viabilizando uma troca de mão dupla entre os dois lados. Criou-se assim a terminologia “artista orientador” e “artista vocacionado”, atestando a equivalência na potencialidade artística em ambos os lados. Classificação: jovem e adulto
Dia 2 de maio às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Grupo Mocinhas de Pinheiros
Iniciado no Programa Vocacional de Teatro há mais 15 anos o Grupo já criou várias apresentações e está aberto para novos integrantes. Compareça em um encontro e fale com o artista orientador Amaury Russo.
Quartas-feiras das 10h às 12h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Horta Comunitária
Encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando uma melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um maior convívio social. Para escolas mediante agendamento
Sextas-feiras às 8h – Biblioteca Érico Veríssimo

Jogoteca

 

Jogoteca Itinerante
Um espaço interativo com jogos de tabuleiro de várias partes do mundo para proporcionar troca de conhecimento e muita diversão.
De 26 de abril a 12 de junho às 14h30 – Biblioteca Menotti Del Picchia

gerontologicos

Jogos Gerontológicos e Oficina de Memória para Terceira Idade
Com Professora Fernando Lacerda
Dia 2 de maio às 10h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Jogoteca

Jogoteca – Oficina de jogos
Com Marco Aurélio da Silva
A Biblioteca Ricardo Ramos será ponto de encontro para os apaixonados por jogos. A cada oficina, novos tipos para serem apreciados, e claro, jogados!
Serão apresentados jogos desde os mais tradicionais até os de estratégia, escolha, diversão e também os mais modernos. Não perca essa! Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dias 21, 23, 28 e 30 de Maio às 14h – Biblioteca Ricardo Ramos

Liang Gong e Dança Circular
A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, disponibiliza atividades de técnicas orientais e dança. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos. Classificação: Livre. Duração: 120 min.
Quintas-feiras às 9h15 – Biblioteca Brito Broca

montagem_bijouterias

Montagem de Bijuterias com Botões Encapados
Com a professora e artesã Aline. 10 vagas. Classificação indicativa: 16 anos.
Inscrições: 2295-3447
Dia 8 de maio às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Mulheres Por Si Mesmas
Espaço destinado às mulheres, com encontros mensais, para discutir e refletir sobre diversos temas inerentes ao universo feminino.
Para maio a temática será: Maternidade. Classificação indicativa: somente mulheres. Duração 120 min.
Dia 20 de maio às 9h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

Musicoterapia em Ação – Nilton Moraes Cruz
Utilizando músicas dos anos 60 e 70, as oficinas visam estimular de maneira reflexiva e participativa, capacidades físicas, mentais, sociais e artísticas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, na valorização humana e inclusão cultural e social. Classificação indicativa: Livre. Duração 120 min.
Quintas-feiras às 8h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Boxe Olímpico
Com Antonio Madureira
Nas aulas serão apresentados exercícios físicos e técnicos para atividade física, competição e lazer. Classificação indicativa: 11 anos.
Sábados das 11h às 12h30 – Biblioteca Menotti Del Picchia

Oficina de Capoeira
Com Mestre Bom
Nesta oficina entraremos em contato com os instrumentos e os ritmos tocados nas rodas de capoeira, além de conhecermos os cantos e a história desta cultura. E o que não pode faltar: vamos gingar e aprender os golpes para utilizar nas rodas. Tudo isso com muita calma, diversão e respeito. Duração: 120 min.
Quartas-feiras às 14h30 – Biblioteca Affonso Taunay

oficina_bonecos

Oficina de confecção de bonecos
Com Michele Racanelli
Oficina de confecção e manipulação de bonecos mamulengo (de mão) a partir da reutilização de materiais recicláveis e de fácil acesso. Classificação indicativa: 9 anos. Duração: 180 min.
Dia 15 de maio às 9h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Oficina de Danças Brasileiras
O Jovem Monitor Cultural Eri Johson Sá, enriquecendo o repertório cultural dos Brincantes, apresentará os pés de dança das variantes regiões do Brasil e suas referências. Provocará
sensações no corpo através do deslocamento pelo espaço, estimulando a pesquisa individual e coletiva, potencializando nossa história com a dança.Classificação indicativa: Crianças. Duração: 60 min.
Terças-feiras às 8h30 – Biblioteca Érico Veríssimo
Sextas-feiras as 10h –Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Dança Contemporânea
Voltada à interessados em geral que tenham ou não contato com a dança, esta oficina visa, essencialmente, dar enfoque à experimentação criativa em dança, numa fusão entre movimentos codificados (tendo como base possibilidades da dança contemporânea) e descobertas individuais e coletivas. Ou seja, traça-se um percurso que objetiva, a todo o momento, a fusão entre movimentação técnica, movimentação espontânea e organização criativa. Classificação indicativa: Livre
Terças-feiras às 10h - Biblioteca Álvaro Guerra
Quartas-feiras às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra

Oficina de Gamão
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. Classificação indicativa: 12 anos. Venha aprender a jogar com nossos professores!
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

jogos teatrais

Oficina dos Jogos Teatrais a Encenação
Com a Atriz, Dançarina e Artista-educadora Maria Lúcia Tomé Branco.
Através dos jogos teatrais, improvisações são criadas a partir de temas levantados e discutidos para a criação coletiva na construção de cenas, onde se constrói uma narrativa para composição do exercício cênico a ser mostrado no final do processo. Inscrições abertas pelo telefone 5687-0408, falar com Dorinha/Jomar. Gratuito. Classificação indicativa: 14 anos.
Quintas-feiras, de 21 de março a 17 de julho, das 14h às 17h – Biblioteca Belmonte

Oficina de Literatura para Crianças
Com Aline Caixeta
As oficinas de leitura e criação literárias se justificam não apenas pela possibilidade de disseminar teorias e conceitos acerca desse universo, como também pelo seu forte potencial para alargar horizontes culturais, promover a humanização do sujeito, estabelecer diálogos e relações de qualidade interpessoal e, é claro, despertar a vivência da arte.
Classificação indicativa: de 6 a 12 anos
Dia 7 de maio das 15h às 17h - Biblioteca Paulo Duarte

Oficina de Livros Artesanais Pop-ups
Com Liana Yuri Shimabukuro
Você conhece os livros pop-ups? Aqueles livros fofos e interativos que, ao abri-los, as imagens parecem saltar das páginas? Nessa oficina, você aprenderá a fazer um livro pop-up artesanal utilizando técnicas de origami, kirigami e engenharia do papel. A oficina ocorre em doze dias, cada um com uma nova etapa na criação do seu livro pop-up.
Classificação indicativa: a partir de 8 anos (aberto a adolescentes, adultos, terceira idade). Duração: 120 min.
15 vagas. Inscrição pelo e-mail: bibliotecachacaracastelo@gmail.com (informar nome, idade, telefone para contato).
Segundas-feiras às 10h (a partir do dia 06/05) – Biblioteca Chácara do Castelo

Oficina Poesia é tudo! – Diego R’Bor
Instigar os participantes a criar poesias através das suas vivências cotidianas, porque escrever, além de libertar, pode relaxar a mente e com isso as nossas atitudes. No final
das oficinas faremos um ZINE contendo todas as poesias dos participantes, incluindo desenhos, rabiscos, fotos e demais manifestações poéticas dos presentes. Classificação indicativa: Livre. Duração 120 min.
Quartas-feiras às 15h – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Poesia – Vozes que Gritam
Com Andreza Geisebel
Pensando nos diversos segmentos da poesia periférica e sua capacidade de abraçar as visões do cotidiano e as relações do ser humano, realizaremos encontros para praticar a escrita, a oralidade poética e conhecer um pouco mais sobre o Slam, movimento de batalhas de poesia que tem se espalhado pelas periferias do Brasil. Classificação Indicativa: 12 anos.Duração: 240 min.
Dia 30 de maio às 13h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

oficina_redacao

Oficina de Redação para os Vestibulares e ENEM
Prevê-se a leitura de textos de gêneros textuais diversos para discussão de temáticas ligadas à cidadania, direitos humanos, garantia de direitos, problemas sociais dentre outros aspectos, a fim de que os alunos busquem se posicionar criticamente sobre os mais diversos assuntos. Na sequência, serão instruídos a construir o texto de acordo com os principais vestibulares e ENEM. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 120 min.
Sábados às 10h – Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de RPG (Role-Playing Game)
RPG é a sigla em inglês para Role-Playing Game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto. Desenvolve a criatividade, interação social, noções de trabalho em equipe e resolução de problemas. Vagas Limitadas. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.
Dias 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24, 31 e 27 de maio às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Oficina de Tai Chi Chuan
Os benefícios do Tai Chi Chuan não se limitam apenas ao corpo, trabalham também a mente e as emoções. Experimente essa prática no nosso jardim!
Se chover, a atividade é feita na sala multiuso. Classificação indicativa: 18 anos.
Quartas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Pegue, Leve e Leia
Com o objetivo de estimular a leitura, a Biblioteca Castro Alves, promoverá a doação de livros na Praça situada na Rua Jaime Cano, 150; em frente à EMEI Santo Dias. Obs. Em caso de chuva a ação acontecerá no interior da Biblioteca.
Dia 17 de maio às 10h – Biblioteca Castro Alves

Português para Imigrantes
Curso de português gratuito para imigrantes. A ideia é facilitar a comunicação e garantir direitos para a população imigrante de São Paulo. Não é necessário inscrição prévia, mas existe possibilidade de lotação de turma. Garanta sua vaga comparecendo a biblioteca no horário e datas previstas para o curso. Classificação Indicativa: Livre.
Dias 6, 13, 20 e 27 às 18h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Práticas de Meditação
Venha aprender e praticar uma técnica milenar de meditação. Com a orientadora Vanessa Cabral dos Santos. Classificação indicativa: 18 anos.
Quintas-feiras às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra

mulheres_por-si_mesma

Projeto - Mulheres por si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 13 de maio às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Projeto_Catai

Projeto CantAí
Se você sempre quis aprender a cantar, mas nunca conseguiu, seja por vergonha, falta de incentivo ou dinheiro, não perca esta oportunidade. Os professores Léo Dáglio, Léo Camargo e Fernanda Camilo ajudam você a descobrir suas habilidades vocais e de postura corporal através do aprendizado da teoria musical, com o auxílio do acervo da Biblioteca e também da prática com exercícios e apresentações ao final de cada módulo. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 180 min.
Sábados das 13h às 16h – Biblioteca Cassiano Ricardo

Projeto Capoeira – Grupo de Capoeira Crovelana
Com professor Alessandro Andrade
O curso trará aos interessados noções básicas sobre o desenvolvimento do jogo da Capoeira: histórico, instrumentos musicais, formação de roda, formas de jogar, mestres, tradições e estilos. Todos, de todas as idades, são bem- vindos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Domingos às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

Projeto Octo
O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais. Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com material em linha de 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, os quais assemelham-se ao cordão umbilical fato que acalma e lhes dá segurança. Obs.:Não é preciso ter conhecimento em crochê.
Duração: 180 min.
Quintas-feiras às 9h – Biblioteca Affonso Taunay

Roda de Conversa
Nesse encontro vamos conversar sobre maternidade. Classificação indicativa: Livre.
Dia 25 de maio às 13h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Taichi Chuan
Com Marli Massuda
Consiste em movimentos lentos e relaxados, coordenando corpo, mente e respiração. Conhecido como “ioga chinês”, promove a saúde e é uma referência de tranquilidade, equilíbrio e longevidade. 10 vagas.Classificação indicativa: acima de 18 anos.
Sextas-feiras, a partir de 3 de maio às 09h – Biblioteca Menotti Del Picchia

Teatro e Contação de Histórias para Iniciantes
Com José Carvalho. 30 Vagas. Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Segundas–feiras às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Tiu Fresh e Nego Bitro - Nova e velha escola, o que rimava ontem, rima hoje?
Existe uma forma certa de escrever RAP? O que define o que é o RAP? Por que mudaram tanto as letras dos anos 80 pra cá? Tiu Fresh e Nego Bitro, duas gerações do hip hop nacional, fazem um pocket show nas bibliotecas e batem um papo com a galera sobre o que influenciava as letras de antigamente e o que influencia hoje em dia. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 22 de maio às 16h – Biblioteca Érico Veríssimo

Troca de Livro
Trocar um livro que já leu por outro título. Classificação indicativa: Livre
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Virada Cultural 2019 na Biblioteca
No dia domingo, dia 19 de maio, a biblioteca receberá uma programação especial da Virada Cultural das 10 às 19 horas. Serão realizadas duas oficinas, uma mesa de leitura de textos da produção literária da periferia de São Paulo e um Sarau de encerramento.
Em breve, mais informações no blog e redes sociais. Classificação: Livre.
Dia 19 de maio às 10h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Xuxu Beleza Circo Show
Espetáculo irreverente, alegre e encantador que age diretamente com o público, explorando o circo tradicional,  mesclando com as novas técnicas circenses. O show tem alegria garantida com as reprises dos palhaços e muita
emoção com equilibristas, mágicos, acrobatas e muito mais. O objetivo do espetáculo é levar ao público sensações diversas em seus números, apresentando momentos de tensão, relaxamento, alegria e descontração.Xuxu Beleza Circo Show é um espetáculo livre para todas as idades e garante que ficará na lembrança e no coração de quem assiste! A oficina é destinada a crianças de 5 a 12 anos e ocorrerá após a apresentação do espetáculo.  Classificação: Livre.
Dias 8 e 15 de Maio das 14h às 15h e 15h às 16h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Vocacional de Dança
Neste projeto, você tem noções de consciência corporal e rítmica, estudos do movimento e da anatomia humana, procedimentos para criações cênicas e coreográficas, além de exercícios, alongamento e condicionamento físico, etc. Com a Artista orientadora: Maria Lúcia Tomé Branco. Inscrições abertas na recepção da Biblioteca. Mais informações: 5687-0408. Falar com Tainara/ Jomar.
Quartas-feiras, das 14 às 17h – Biblioteca Belmonte

Vocacional de Teatro
Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Júlia Fontes. Inscrições abertas na recepção da Biblioteca. Mais informações: 5687-0408. Falar com Tainara/ Jomar.
Sábados das 13h às 16h – Biblioteca Belmonte

sao_paulo_quadrinhos

Virada Cultural - São Paulo em Quadrinhos
A partir de convite do artista Toni D’Agostinho, e de técnicas básicas de narrativa gráfica, roteiro e desenho, os frequentadores sugerem temas que se tornarão tiras e páginas de HQs. Com isso, objetivamos oferecer uma forma de expressão artística para dar evidência às vozes do público acerca da cidade em que reside.
Acompanha o evento a exposição Os Gatos da Santa Casa – que é composta por 30 tiras em quadrinhos, em tamanho grande, publicadas em diversos veículos de comunicação. As obras retratam o dia-a-dia do Centro de São Paulo observado pelos Gatos que ficam sobre os muros da Santa Casa. Tal exposição teve estreia na estação Brás do Metrô e percorreu inúmeras estações de metrô e CPTM, até se tornar livro, pela Editora Criativo, lançado em 2017.
Dia 19 de maio às 10h – Biblioteca Brito Broca

filha_da_rua

Virada Cultural - Filha da Rua
Beatriz, Filha da Rua, realizará exposição de quadros de arte urbana.
Dia 19 de maio às 11h – Biblioteca Brito Broca