Destaques da Semana de 8 a 14 de Março

Música, Circo, Contação de Histórias, Teatro, Especial Teatro Monólogo, Literatura, Sarau, Mediação de Leitura, Cursos, Encontros, Exposição, Oficinas e Cinema.

MÚSICA

despirocadas

Despirocadas
Espetáculo musical da primeira banda de marchinhas de São Luiz do Paraitinga formada somente por mulheres. O trabalho se deu a partir de uma pesquisa feita pelo grupo sobre as músicas de compositores Luizenses que, de alguma forma, evidenciasse a presença da mulher, fosse em seu título, ou na temática. O repertório inclui músicas de compositores como Galvão Frade, Marco Rio Branco, Thar Ferreira, Marko Aurélio Ferreira, Jonca Santos, Negão dos Santos, César Nunes, Ceumar, Adriana Salles, Gisele Nunes, entre outros. A maioria das músicas incluídas no repertório já participaram dos festivais de marchinha da cidade e muitas delas foram até premiadas. Tais músicas apresentam nomes de mulher em seu título, ou apresentam temáticas e referências ao universo feminino. Além de algumas delas também serem compostas por mulheres. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de março às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 8 de março às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 9 de março às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 9 de março às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 10 de março às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali
Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuir culturalmente para relações infantis igualitárias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

CIRCO

figazza_show

Figazza Show (Painé Santamaria - Argentina)
A palhaça Figaza (Palhaça Argentina) viaja o mundo com suas malas, juntando experiências e espalhando alegria por onde passa. Música e humor se entrelaçam mostrando que podemos rir de nós mesmo e se encantar com as coisas mais simples e mágicas da vida, quanto uma bolha de sabão. O espetáculo mistura malabarismo, globoflexia, bolha de sabão, contorção e muita palhaçada. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 12 de março às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

La Bamba
La bamba fala sobre a praia, suas diversas possibilidades de encontros e surpresas. Um salva-vidas e uma banhista imersos nos anos 1950. Ambos armam grandes confusões com atividades cotidianas da praia e se deparam com um grande e fatal inimigo: o lixo. Tais eventos são um prato cheio para os dois palhaços. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 13 de março às 14h30 - Biblioteca Brito Broca


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

vento_inventar

Vento de inventar - No seu lugar (Contos Africanos)
“No Seu Lugar” é uma apresentação de narrações de histórias criada a partir de contos africanos que falam sobre a liberdade. Um dos contos é originário da Tanzânia: “A encantadora canção do pássaro mágico” e o outro, “Elefante antes, elefante outra vez”, da região de Chade, ecoada da voz do povo de Saras. As histórias são contadas de maneira dinâmica, interativa e entremeadas de trilhas e paisagens sonoras. Com Lívia Golden e Denise Venturini - grupo Vento de Inventar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 10 de março às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Boto, Boitatá e Curupira
As lendas fazem parte do imaginário e da cultura de determinada região. No caso do Brasil, grande parte das lendas contadas às crianças são originárias ou têm raízes na região norte do país, e envolvem os povos da floresta. Nesta contação, serão apresentadas ao público as lendas, os costumes e a música do povo do norte do país. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de março às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 10 de março às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Historietas Carnavalescas
Com O Casulo Viajante
Uma kombi com aspiração a trio elétrico, que de antiga veio de outros carnavais, e que de tanto rodar traz histórias de tempos atrás. Pra sacudir o esqueleto com as marchinhas de carnaval e ainda conhecer a história de seus intérpretes, embarque com O casulo viajante nesta aventura, regada de alegria e serpentina! Eu estava lá e vi tudinho, até ia trazer um confete pra você, mas na ladeira do escorrega levei um escorregão e caiu tudo no chão. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Beleza Fatal
A contação de histórias apresenta o conto A Beleza Total, de Carlos Drummond de Andrade e a Lenda da Mantiqueira, advinda da cultura tupi-guarani, que significa “a montanha que chora”, a fim de dialogar com o público sobre a maneira como vemos, pensamos e sentimos a beleza que está em cada um de nós e a nossa volta. Em busca de uma compreensão conjunta sobre os sentidos do belo, e da exploração da beleza como um produto para todo o tipo de consumo, o que acarreta na manipulação de nossas vaidades e necessidade de aceitação, relacionamos as histórias com a sociedade contemporânea. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 10 de março às 12h - Biblioteca Chácara do Castelo

TEATRO

agora_eu_era_heroi

Agora eu era o herói
Um tímido menino do interior se aproxima de uma menina bailarina a fim de saber “como é o mundo” através das aventuras que ela lhe conta com o intuito de convencê-lo a seguir viagem com ela e sua família. O menino começa a se defrontar com seus primeiros desafios como homem: o enfrentamento do medo, o tormento da escolha, a dor da separação ao mesmo tempo da descoberta do amor e do prazer da aventura que a vida sempre pode oferecer. Ao mesmo tempo, um andarilho misterioso encontra, num espaço e tempo perdidos no mapa, o lugar ideal para a construção de seu circo imaginário. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 10 de março às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O Sorriso da Rainha
Na peça O sorriso da rainha, Cacau Merz, que interpreta a Rainha Elizabeth I, traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as "fake news" trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Levanta Maria
Maria vive com sua mãe, um galo e uma vaca. Todos os dias vai ao poço buscar água e trabalha para a sobrevivência da família. Num dia diferente, ela encontra um caixeiro viajante que a convida a mergulhar numa história recheada de descobertas. Um retrato da vida de muitas Marias que vivem nesse Brasil é um convite à reflexão, ao lúdico e à brincadeira, dignos de crianças. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 10 de março às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 14 de março às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Brechó da Humanidade
Pequeno e incrível espetáculo de Teatro de Objetos, Brechó da Humanidade é uma alegoria sobre a vida e os amores de Hannah Arendt, uma das mais importantes pensadoras da era contemporânea e testemunha dos anos sombrios da primeira metade do século 20.
A dramaturgia não debruça-se apenas sobre a ascensão e a queda do terceiro império alemão, desdobra-se em fatos históricos e alcança os ocorridos durante o regime militar brasileiro.Classificação indicativa: 14 anos.Duração: 40 min.
Dia 8 de março às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 9 de março às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 10 de março às 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 12 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 13 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Clarear - Somos todos diferentes
Espetáculo teatral que, de forma bem humorada, aborda a interação entre cinco jovens que dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática do Juventus da Mooca. O grupo usa esse contexto para demonstrar a importância da interação entre as pessoas, mesmo que haja dificuldades na comunicação. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 8 de março às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 10 de março às 11h - Biblioteca Belmonte

De férias no sítio
Uma Pantomima Literária inspirado na obra de Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 10 de março às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen


ESPECIAL TEATRO MONÓLOGO

carcere

Cárcere
Com Vinícius Piedade (ator, diretor e escritor)
Nesse monólogo, acompanhamos a história do pianista, apelidado Ovo, que está preso por venda de drogas. No entanto, uma rebelião é anunciada na segunda-feira e Ovo descobre que será refém no domingo, quando estourará a rebelião. A partir de então, ele começa a escrever em um diário suas expectativas, emoções, reflexões e sensações. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 8 de março às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt


Os Rastros das Marias
Solo teatral interpretado pela atriz Cyda Baú, conta a história de uma mulher negra que nasceu no Brasil, num quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: empregada doméstica. Saiu pelo mundo, lutou, viveu muitas aventuras e conheceu as histórias e o trabalho de muitas outras mulheres, de tempos distantes e também atuais, que lhe deram força para resistir e seguir em frente,buscando sua identidade, sua cultura e lutando por elas. Classificação indicativa: 10 anos.Duração: 40 min.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 10 de março às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 14 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Baquaqua
Mais de 160 anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano escravizado no Brasil, a Cia do Pássaro traz aos palcos a história de Mahommah Gardo Baquaqua, que permanece sendo escrita até hoje. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Dia 9 de março às 15h - Biblioteca Brito Broca


O homem que queria ser livro
O espetáculo, com o ator Darson Ribeiro, resgata um dos maiores autores contemporâneos do país, Flavio de Souza, num texto que discute a valoração humana por meio do livro.
Em meio a citações de obras e fragmentos de memória, ele dá corpo a um sujeito que construiu sua identidade através de mensagens decifradas na ficção. Tocante, o roteiro mostra uma delicada costura que vai do espanhol Miguel de Cervantes ao compositor Teixeirinha, representado pela canção Coração de Luto na voz de Ney Matogrosso.. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 min.
Dia 9 de março às 14h - Biblioteca Rubens Borba 
Dia 10 de março às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Boca a Boca - Um solo para Gregório
Uma visita à vida e à obra do primeiro poeta brasileiro, Gregório de Mattos, considerado o iniciador da literatura brasileira. O espetáculo traz à cena contemporânea poesias barrocas, das várias fases criativas do poeta. Em cena o ator Ricardo Bittencourt está acompanhado do guitarrista Adriano Salhab, com interpretações rock’n’roll ao vivo. No entremeio das poesias são revelados detalhes da vida do poeta e do panorama histórico do Brasil colônia, nos anos 1600. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 9 de março às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 12 de março às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia


LITERATURA E SARAU

Sarau na Amadeu
Os encontros são feitos por meio da mediação e mobilização da comunidade e proporciona a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira.
Sarau aberto as manifestações artísticas, como poesia, contação de histórias, música, teatro, dança, entre outras.O público é convidado a participar. Classificação indicativa: Livre.
Dia 9 de março às 13h30h – Biblioteca Amadeu Amaral


MEDIAÇÃO DE LEITURA

Mulheres
Classificação indicativa: Livre
Mediação de leitura literária com a temática mulher
Dia 8 de março às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Brincadeira Sem Hora com Bruna Salgueiro
O projeto tardes na biblioteca visa aproximar o público infantil do cotidiano do equipamento apostando numa linguagem lúdica e numa maneira mais ampla de se apropriar do espaço da biblioteca. Serão brincadeiras, histórias e mediações de leitura que vão enriquecer a experiência das crianças e suas famílias no espaço de leitura. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 13 de março às 14h30 - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Baú de Histórias
Com Raquel de Andrade
Atividade que visa resgatar histórias da tradição oral para grupos de escolas da região, mediante agendamento com a Biblioteca. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 12 de março às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da Melhor Idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca, possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Classificação indicativa: Livre
Dias 13 de março às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Mediação de Leitura
Equipe Biblioteca Adelpha Figueiredo (Carolina Casagrande / Renan Wangler)
O exercício de ler histórias pode transformar a relação de quem recebe e de quem emite com o mundo e as possibilidades de vivências, é um momento muito especial, que envolve a escuta, a imaginação, o lúdico e a cumplicidade entre pessoas. É um ato de respeito e de resgate às tradições da oralidade na perpetuação de conhecimentos milenares como os dos povos africanos e indígenas.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dias 13 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Trilha Literária
Projeto em parceria com a EMEI D. ANA ROSA DE ARAÚJO, consiste em uma caminhada da escola até a Biblioteca Raul Bopp, onde será realizada mediação de leitura e atividades relacionadas à temática ambiental. A atividade tem como objetivo fortalecer os processos de construção do território educativo e o repertório cultural de crianças, familiares e educadores da comunidade. Classificação indicativa: Livre.
Dias 12 de março às 9h e às 15h - Biblioteca Raul Bopp

Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dias 14 de março às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre


CURSOS, ENCONTROS E EXPOSIÇÃO

 

Projeto - Mulheres por si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 120 min.
Dia 11 de março às 10h – Biblioteca Brito Broca

Exposição de fotos - A cidade é feita por pessoas
Com jovens monitores culturais Audrei, Renan e Thiago
Três fotógrafos e uma fotógrafa atuantes na capital paulista expõem diferentes obras dialogando com a temática da exposição, provocando e alargando os limites do imaginário enquanto expõe seus pontos de vista, por vezes contrastantes entre si, a respeito de diferentes dimensões da cidade e seus habitantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: dia todo
De 1º a 14 de março - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa


OFICINAS

Oficina de Literatura para Crianças
Com Aline Caixeta
As oficinas de leitura e criação literárias se justificam não apenas pela possibilidade de disseminar teorias e conceitos acerca desse universo, como também pelo seu forte potencial para alargar horizontes culturais, promover a humanização do sujeito, estabelecer diálogos e relações de qualidade interpessoal e, é claro, despertar a vivência da arte. Classificação indicativa: de 6 a 12 anos.
Dia 12 de março às 15h - Biblioteca Paulo Duarte

Oficina de Encadernação
Com Dricco Simões
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Dias 13 de março às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Dança Circular
Dança circular com Fátima Rosa Gonçalez - Realizada em roda e de mãos dadas, a Dança Circular é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno. Classificação: 3ª Idade. Duração: 60 m
Dia 14 de março às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Gamão
Interessados em aprender a jogar gamão ou em disputar partidas com outros participantes. Com Fares Yossef Murr e Nadim Jorge Arbex.
Quintas-feiras das 15h às 19h.
Nesse mês tem programação especial com leitura em voz alta do conto “OS SÍRIOS”, de Mario de Andrade, com mediação de Fares Murr (retirar o conto no balcão da biblioteca)
Dia 14 de março às 15h – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima


Oficina de RPG (Role-Playing Game)
Equipe Biblioteca Adelpha Figueiredo (Renan Wangler)
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício.
As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. Desenvolve a criatividade, interação social, noções de trabalho em equipe e resolução de problemas.
Vagas Limitadas.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dias 11 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo


CINEMA


mundo_duas_voltasO Mundo em Duas Voltas
Brasil, 2006, 91 min., DVD
Direção: David Schürmann.
O Mundo em Duas Voltas funciona como um "diário de bordo" filmado da incrível viagem da família Schürmann. Classificação indicativa: Livre
Dia 14 de Março às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 

Circuito SPCine
Spcine na Biblioteca Roberto Santos