LEITURA DA VEZ - O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

Sugestão de leitura de obras do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Sabe aquele homem íntegro, nobre, exímio leitor, cuja honestidade beira a inocência? Dom Quixote de La...Não, esse é brasileiro, não é nobre cavaleiro, mas não sendo major também, como major se nomeou. Esse é Policarpo Quaresma!

A sugestão da "Leitura da Vez" é O Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto (1915). De ascendência negra, Lima Barreto foi um jornalista cujos avós foram escravizados. Em sua obra, busca desmascarar aspectos desiguais e hipócritas da sociedade. Constroi então, em Policarpo Quaresma, um personagem que tenta esmiuçar a cultura do Brasil, identificando os aspectos que a compõem. A partir dessa busca, momento importante do livro é quando tenta tornar o Tupi língua oficial. Esse foi um dos motivos pelos quais foi taxado de louco. Porém, hoje conhecemos países colonizados que após sua independência reconheceram línguas nativas como nacionais, preservando-as. É o caso de Angola, por exemplo, que além do português fala o Kibundu, Kikongo e Umbundu, que coexistem com a língua portuguesa em diversos canais de comunicação.

A sugestão de leitura é narrada por Sheila Leite de Sousa, estagiária da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas. Venha ler e emprestar livros em nossas bibliotecas!

Venha ler e emprestar livros em nossas bibliotecas! Veja no catálogo online o exemplar disponível na biblioteca pública mais perto de você. E se você não sabe qual é a biblioteca mais próxima, veja a lista das bibliotecas.

Divulgado em midias BibliotecasSP em 6 de fevereiro de 2019

Youtube: https://youtu.be/L9TFx9ODjKM

Blog Um Instante na Biblioteca: http://uminstantenabiblioteca.blogspot.com/2019/02/leitura-da-vez-o-triste-fim-de.html

Facebook: https://www.facebook.com/BibliotecasSP

Twitter: https://twitter.com/