Encontros e Literatura Infantil

Em janeiro nas bibliotecas de bairro Trovadores Literários, Histórias em Jogo, Com Livro se Brinca - Varinha de imaginar e Pic Nic Literário.

 Trovadores Literários

Trovadores Literários
Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 10 de janeiro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 11 de janeiro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Histórias em Jogo

Histórias em Jogo
Esse projeto é uma proposta de mediação de leitura com metodologia lúdica. Elaboramos um jogo a partir do tradicional Jogo da velha, só que nesse caso as crianças precisam descobrir em que história elas podem encontrar os elementos que estão listados em cada casa do jogo para poderem marcar esses espaços, como no jogo tradicional.
Esses elementos, fundamentais para cada enredo acontecer, foram retirados dos seguintes clássicos: A princesa e a ervilha , A bela e a fera, Branca de neve, Cinderela, Chapeuzinho vermelho, O Patinho feio, A Bela Adormecida, Os três porquinhos e Rapunzel. Classificação indicativa: Livre | Brincante. Duração: 40 min.
Dia 26 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava

Histórias que nos leem - Fabio Lisboa
Literatura  e contação
Uma divertida viagem pelo mundo da Leitura. Contação de histórias com pequenos trechos de leitura mediada e dinâmica. A escolha é feita entre autores consagrados da literatura brasileira e mundial como Michael Ende, Ítalo Calvino, José Saramago, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, Marina Colasanti e autores anônimos da tradição oral. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 26 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Com o Livro se Brinca

Com Livro se Brinca - Varinha de imaginar
A Cia. Circo de Trapo traz diferentes intervenções, brincadeiras e experimentos com livros onde a leitura abre caminhos, cutuca a imaginação para cada um mergulhar em uma história, construir, transformar e criar com as próprias mãos, passar das palavras para os objetos, para as cores, para os sentidos.
Nesta vivência os artistas iniciam com a leitura do livro Varinha de Imaginar e criam em conjunto com pais e filhos varinhas de imaginar. As crianças podem levar suas varinhas para casa para que a brincadeira continue. Classificação indicativa: Livre | Literatura Infantil. Duração: 40 min.
Dia 26 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Pic Nic Literário

Pic Nic Literário
O público será acolhidos pela equipe artística ao som de cantigas infantis do cancioneiro popular.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: As crianças gostam mesmo é de histórias, lidas ou contadas, pois é inegável seu poder de sedução. O fato é que as histórias mantêm viva a sabedoria das crianças, proporcionando alegria e viagens, sem ao menos sair do lugar.
HISTÓRIAS: A rocambolesca história de madame Valeska, Quando mamãe virou um monstro, Chapeuzinho Amarelo, Tio Lobo, O jacaré de coração mole, Os três irmãos e Menina bonita do laço de fita.
MÚSICAS DO CANCIONEIRO POLULAR: Atividade sensorial que desenvolve processos cognitivos, promove um vasto campo de atuação. Será tocada ao violão e cantada uma coleção de músicas: Acorda Maria bonita, Peixe vivo, O cravo brigou com a rosa, Boi da cara preta, Nana neném, Indiozinhos, A dona aranha, Borboletinha, Cai, cai, balão, Pirulito que bate bate, Terezinha de jesus e Samba lelê, Ciranda cirandinha, Se essa rua fosse minha, Fui no tororó e Eu sou pobre, pobre.
BRINCADEIRAS DE RODA: São fáceis de brincar e muito divertidas, além de auxiliarem no desenvolvimento infantil ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva.
BRINCADEIRAS: A dô lê tá, passa anel e Dança das cadeias

Classificação indicativa: Livre | Brincante. Duração: 90 min.
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa