Cursos, Encontros e Oficinas

Cursos, encontros e oficinas de temas variados em diversas bibliotecas de bairro em dezembro.

II Encontro de Dragões em São Paulo

II Encontro de Dragões em São Paulo
Editora PenDragon
Batizado de encontro de dragões, a editora Pendragon promoverá um encontro entre seus autores, leitores e blogueiros na biblioteca Viriato Corrêa em São Paulo.
O dia pretende trazer interação entre escritores e leitores, além de mesas de bate papo, venda de livros e sorteios.
Dia 13 de dezembro das 13h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Biblioteca Itinerante
É a biblioteca indo além de suas estruturas físicas, na busca de parceiros para desenvolver atividades junto à comunidade, seja onde ela estiver. Sua função é desvendar a produção cultural oculta e fomentar a cultura através de exposições, mediação de leitura, oficinas diversas e doação de livros.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo

Biblioterapia
Com Christyanne Buenno
Um cuidado com o desenvolvimento do ser mediante a leitura e a narração de histórias.
Dia 8 de dezembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

BrinKatos
Esta vivência teatral lúdica propõe jogos que promovem a conexão humana, olho no olho, entre amigos, pais, filhos, irmãos, avós, primos, tios, etc.
Nossa missão, através do jogo e da apropriação do seu poder terapêutico, sensibilizar para a empatia, para a relação interpessoal respeitosa e saudável, o desenvolvimento da criatividade que parece cada vez mais sufocada diante do cotidiano. Brincar nos faz lembrar de quem a gente era antes do mundo dizer quem a gente deveria ser. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min
Dia 9 de dezembro às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Colonial Day 2018
Convenção dos fãs da série de ficção cientifica BattleStar Galactica
Dia 1º de dezembro das 11h às 18h no auditório - Biblioteca Viriato Corrêa

Dança Circular
Com Marcel Marigo
A dinâmica das Danças Circulares é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois se dança a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito.
Dia 8 de dezembro às 13h15 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Encontro das Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiência e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Atualmente desenvolvendo telas no estilo “Arpilleras Chilenas” narrando a história de Taipas.
Todas as sextas-feiras das 14h30 às 16h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

Encontro UFO
Dia 15 de dezembro das 11h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Exposição Refrações
Execução: No auditório da biblioteca, uma web cam irá captar a imagem de quem adentrar à sala. A face da pessoa será reproduzida para um software de mapping em tempo real, o qual por sua vez se comunica com um projetor que ilumina o rosto mapeado do manequim.
Dia 9 de dezembro - Biblioteca Viriato Corrêa

Ficção Cientifica Brasileira - 60 anos de manifesto
Dia 1º de dezembro das 11h às 18h no espaço temático - Biblioteca Viriato Corrêa

Horta Pedagógica e Comunitária
Encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando uma melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um maior convívio social.
Todas as sextas-feiras às 8h - Biblioteca Érico Veríssimo

Informática Passo a Passo para a Melhor Idade
Com linguagem informal e acessível, muitas figuras ilustrativas, tamanho de letras, espaçamentos maiores que o convencional e muitas dicas que certamente ajudarão neste novo aprendizado.
Turmas de quartas e sextas-feiras e das terças as quintas-feiras das 8h às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Introdução à Astronomia
Esta palestra com palestrante e estudante de Astronomia Marcos Augusto tem o intuito de um estudo descontraído abrangendo os nossos limitados horizontes e percebendo além do que de fato se vê, ajudar a descobrir a beleza e grandeza do universo e do nosso lugar nele e garantir uma familiaridade com esta área tão importante das ciências naturais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dias 1 e 15 de dezembro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Jogo de Xadrez
Com Osvaldo Makoto Yasuda
Aproveite as férias e venha jogar, aprender ou estudar xadrez.
Todas as segundas e quartas-feiras das 14h às 16h - Biblioteca Narbal Fontes

Livro pra que te quero: pegue, leve, leia
Evento de incentivo à leitura, com distribuição de livros e divulgação da Biblioteca.
Dia 13 de dezembro das 10h às 16h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 19 de dezembro às 12h30 - Biblioteca Affonso Taunay

9º Tarde Literária ILUMINARE
Dia 8 de dezembro 14h às 17h - Biblioteca Viriato Corrêa

Oficina de Encadernação
Com Adriani Simões
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições no Email: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato). Para jovens e adultos.
Todas as quartas-feiras das 14h às 17h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina Histórias Brincantes
Com Claudia Dér
Unindo histórias e brincadeiras a oficina aproxima as crianças das práticas literárias incentivando-as ao hábito da leitura. O projeto também difunde a arte com as atividades que, de forma lúdica,abordam questões como a cidadania, a solidariedade, o respeito ao meio ambiente e às diversidades. 6 a 12 anos.
Todas as quintas até 13 de dezembro das 10h às 12h ou das 14h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

PiÁ - Programa de Iniciação Artística
Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação proporciona a experimentação de diversas linguagens artísticas através da vivência entre crianças de 6 a 14 anos e os artistas educadores. O PIÁ é gratuito e as inscrições podem ser feitas nos CEUs, Bibliotecas, Centros Culturais, Teatros e Casas de Cultura da sua região.
Inscrições: segunda a sábado na recepção da biblioteca.
Classificação indicativa:Livre.Duração: 120 min.
Quartas-feiras às 14h e Sábados às 10h e às 14h - Biblioteca Municipal Infantojuvenil Monteiro Lobato

Projeto - Mulheres por Si Mesmas
Com Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
O contexto do Outubro Rosa abriu um importante ensejo de reflexão sobre a realidade do cuidado às mulheres no território de Pirituba /Jaraguá. De tal forma, colocamos em perspectiva a necessidade de atenção aos condicionantes de saúde mais amplos, de acordo com uma direção integral, promovendo ações alinhadas com o interesse da população, incentivando o debate sobre as mais diversas e complexas vulnerabilidades às quais as mulheres estão historicamente submetidas. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 10 de dezembro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Projeto CantAí
Se você sempre quis aprender a cantar, mas nunca conseguiu, seja por vergonha, falta de incentivo ou dinheiro, não perca esta oportunidade. Os professores Léo Dáglio, Léo Camargo e Fernanda Camilo ajudam você a descobrir as suas habilidades vocais e de postura corporal através do aprendizado da teoria musical, com o auxílio do acervo da Biblioteca e também da prática com exercícios e apresentações ao final de cada módulo. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 180 min.
Todos os sábados às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Ozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra:

  • Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral;
  • A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística;
  • Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.

Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os Maestros. Livre. 180 min.
Sábados das 10h às 13h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sarau a Arte Liberta!
O artista e poeta Diego Rbor é o idealizador e grande colaborador para a implantação de um sarau semanal na biblioteca. A ideia é proporcionar um momento de degustação cultural, com poemas, músicas, danças, causos, histórias e muita... muita reflexão.
Todas as sextas-feiras das 16h30 às 18h30 - Biblioteca Érico Veríssimo