Destaque da semana de 16 a 22 de novembro

Música, Circo, Teatro, Contação de História, Exposição, Literatura, Mediação de Leitura, Saraus, Cursos, Encontros, Oficinas e Cinema

proclamacao_república

 

COMUNICADO

Devido aos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra, informamos que as atividades programadas para os dias 16 e 19 não acontecerão devido ao não funcionamento das bibliotecas nesses dias as quais serão realizadas posteriormente. Mais informações na notícia: https://bit.ly/2DkERMg

 

 

 

 

MÚSICA

“Comigo não, violão”!
Carlos Amaral
"Comigo não, violão!" resgata o estilo alegre e descontraído de tocar violão inspirado nos mestres Dilermando Reis e Garoto que construíram uma linguagem especial para "cantar" as melodias através do violão. Também no repertório clássicos do choro, bossa nova e temas instrumentais brasileiros de compositores como Sivuca, Heraldo do Monte, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Tom Jobim. Livre. 50 min.
Dia 17 de novembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

thais_andrade

 

 

Thais Andrade
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Ângelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado. Livre. 50 min.
Dia 17 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 17 de novembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

 

 

 

Coral Voice’n Joy
O Grupo vocal que explora repertórios não convencionais de música popular para coro, composto por jovens entre 15 e 25 anos, amadores quanto ao estudo de música, mas com experiências anteriores dentro do canto coletivo. Nele, os coralistas são desafiados a desenvolver repertórios de maior complexidade vocal e de arranjo. Sob regência de Eduardo Boletti, e direção cênica de Vini Hideki, o coro ensaia semanalmente na biblioteca Alceu Amoroso Lima, desde julho de 2015, quando foi fundado. Livre. 60 min.
Dia 18 de novembro às 13h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Núbia Maciel
Voz conhecida no samba como vocalista e uma das fundadoras do grupo paulistano Samba de Rainha, Núbia mostra um outro lado imprimindo personalidade em um trabalho bastante autoral que pinta de cores pop uma mistura de estilos. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano cosmopolita processado com roupagem atual por uma mulher contemporânea. Livre. 50 min.
Dia 17 de novembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 21 de novembro às 14h00 - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de novembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Cecília Massa
A mezzo soprano Cecília Massa reúne dois universos do romantismo: a Ausência e a Saudade. Dois sentimentos tão fortes na poesia francesa e brasileira que se misturam através da música de Gabriel Faure, Claude Debussy, Héctor Berlioz, Heitor Villa-Lobos e Ronaldo Miranda. O repertório promove ainda o encontro de grandes poetas franceses e brasileiros como Paul Verlaine, Sully Prudhomme, Theophile de Viau, Cecília Meireles, Ribeiro Couto e Manuel Bandeira. Livre. 50 min.
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

CIRCO


Será que Funúncia?
O espetáculo parte da vontade da artista Priscila Senegalho de trazer para o ambiente um verdadeiro espetáculo circense, através de suas descobertas e sua paixão pelo circo. Neste espetáculo são explorados diversas releituras de números clássicos que vemos no circo de lona, entre eles o número de música com objetos inusitados, acrobacias. E todos envolvendo o público de todas as idades desde a criança até a vovó. O desafio da artista é trazer a figura feminina, a Palhaça, tornando ao público, crianças e vovós algo natural, a mulher, que também é capaz de fazer rir, pois temos como rotineiro a figura do palhaço. Livre. 45 min.
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal

le_petit_corteje

Le Petit Corteje
Cangica e Marcha lenta caminham juntos, vem de outros tempos como que viessem de qualquer lugar e fossem também para lugar algum (estão de passagem) e chegam neste tempo e espaço para encontrar novos criadores (artistas que talvez ainda não saibam que o são). Motivados a festejar, brincar, e celebrar, com músicas e brincadeiras, propõem uma oficina cortejo. No momento inicial, acontece uma “oficina de criação teatral”, já ministrada pelos palhaços, onde eles criam e esquematizam, junto ao participantes, como será o cortejo, a criação parte da pergunta “Se você fosse um super-herói, que poder você teria para mudar o mundo?”. Livre. 45 min.
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 21 de novembro às 14h30 - Biblioteca Brito Broca

Momento Má(g)ico
Com Maico Silveira
Lançamento de seu mais novo trabalho como mágico. Momento Ma(g)ico propõe um jogo de palavras entre o nome do artista e a própria natureza da apresentação. Em cena, o mágico traz histórias e números que encantam públicos de todas as idades, a partir de sua própria vivência no mundo do ilusionismo. Livre. 50 min.
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Monteiro Infantojuvenil Lobato
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 22 de novembro às 10h - Aureliano Leite

Oisensa Show
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Livre. 50 min.
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

abigail_conta_mais_mil


Abigail Conta mais de Mil
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá?. Livre. 50 min.
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

EXPOSIÇÃO

 

barata_dia_que_tem

Barata Diz que Tem
de Andréa Barata
A exposição retrata a personagem a "Barata", alusão ao próprio nome da autora, tema que desenvolve há seis anos, trabalhando com cores fortes e vibrantes, se utiliza da irreverência, a inquietude, o bom humor e a crítica à sociedade, com perceptível influência da Pop Art, inseridos com maturidade pela artista em compor as suas obras, explorando o potencial do inseto associado ao nome constitui uma possibilidade de verticalizar relações no sentido de retirar do inseto tudo que ele pode oferecer em termos de riqueza visual e de cores e formas em busca de soluções inesperadas.
Andréa Barata é artista plástica e já fez exposições no Brasil e no Exterior, conquistando várias premiações nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Livre.
Até dia 22 de novembro - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

 

 

 

 

Mostra Fotográfica Benjamin de Oliveira
Uma exposição itinerante sobre Benjamim de Oliveira, artista precursor do circo teatro no Brasil, chegou à Biblioteca Pública Érico Veríssimo e está aberta à população. Organizada pela companhia W.G.R. Produções Circo Teatro Biriba, a exposição é uma homenagem ao 1º palhaço negro do Brasil.
Até o dia 21 de novembro - Biblioteca Érico Veríssimo


LITERATURA

proust_fim_ciume
Laboratório de Leitura: O Fim do Ciúme, de Marcel Proust
Medição de Clarissa Maria Gallian Augusto
Estruturado em uma dinâmica de ciclos, o Laboratório promove encontros sobre uma mesma obra, permitindo um aprofundamento que, em geral, os clubes de leitura tradicionais não permitem. Com isso, espera-se que a regularidade desses encontros, aliada ao debate em torno de peculiaridades dos títulos, possa promover a mobilização dos afetos, da inteligência e da vontade dos participantes, com o único objetivo de fomentar o debate de questões essenciais da existência humana e, assim, estimular a humanização.
Este aspecto, aliás, é o que diferencia o Laboratório de Leitura da Biblioterapia: enquanto o LabLei foca na perspectiva da humanização – e baseia-se numa experiência coletiva, e não individual, a Biblioterapia prescreve materiais de leitura com função terapêutica. Livre

• Inscreva-se pelo e-mail: bibalceuprogramacao@gmail.com, pelo telefone: 11-3082-5023 ou na recepção da Biblioteca – vagas limitadas;
• Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca
• Consulte o blog para informações: https://bit.ly/2NQxygQ

Dia 20 de novembro às 15h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

 

 


LITERATURA - MEDIAÇÃO


Fantasias
Mediação de leitura literária com a temática fantasia. Livre.
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Mediação - Fantasias
Mediação de leitura literária com a temática fantasia. Livre
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Mediação de Leitura para a 1ª Infância
A Biblioteca em parceria com as Escolas Infantis do território e divulgação para o Público Espontâneo faz a mediação de leitura para a 1ª Infância com o objetivo de tornar conhecido o vasto repertório de livros de autores infantis que a biblioteca oferece, o projeto busca aproximar as crianças da literatura por intermédio da leitura compartilhada e atividades lúdicas. De 0 a 10. 60 min.
Dia 21 às 9h - Biblioteca Affonso Taunay

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da melhor idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Livre.
Dia 21 de novembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Mediação de Leitura
Proposta de apresentar o universo do livro, da leitura e da literatura de forma prazerosa e lúdica. Responsáveis: Denize, Nayara, Nerinho e Patrícia.
Mediante agendamento – Biblioteca Érico Veríssimo

LITERATURA E SARAUS

feira_rouxinol


Feira Rouxinol de Literatura - 2° Edição
Chegamos à segunda edição da Feira Rouxinol de Literatura! A primeira foi um sucesso e tudo o que é bom a gente repete né? Então vamos para uma tarde maravilhosa com muitos sorteios, bate-papos com autores e interação! Chame os amigos e confirme sua presença. Livre.
Dia 17 de novembro das 13h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Projeto Horta Comunitária
Construção de uma horta comunitária junto a comunidade, passando informações importantes para o cultivo, utilizando para isso contos e histórias que tratam o cultivo da terra. Envolvidos: Hercules Silva e Amanda Gavazzi.
Dia 17 de novembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

 

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS

Amplificador – Criação de mídias para amplificação dos conteúdos do governo
Com Bárbara Heliodora São Paulo Aberta
O projeto visa a escolha e a construção da primeira edição de uma mídia (podcast/rede social/jornal/fanzine etc.) utilizando as informações retiradas de canais públicos que disponibilizem dados de Governo Aberto de diversas áreas (mapeamentos, orçamentos, gastos entre outros), favorecendo assim o protagonismo da população, ao utilizar as informações já disponíveis de forma mais produtiva. A partir dos 14 anos. 200min.
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca

Biblioteca Itinerante
É a biblioteca indo além de suas estruturas físicas, na busca de parceiros para desenvolver atividades junto à comunidade, seja onde ela estiver. Sua função é desvendar a produção cultural oculta e fomentar a cultura através de exposições, mediação de leitura, oficinas diversas e doação de livros.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo

Curso de meditação
Com Aparanji
Meditar nos permite viver a vida com plenitude e de forma consciente. Nos quatro encontros serão apresentadas técnicas e exercícios para integrar a meditação em nosso dia a dia. Inscrições por telefone ou na recepção.
Dia 22 de novembro das 9h30 às 11h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

astronomia_introducao

Introdução à Astronomia
Com o palestrante Marcos Augusto
Esta palestra tem o objetivo de um estudo descontraído, abrangendo os nossos limitados horizontes e percebendo além do que de fato se vê, ajudar a descobrir a beleza e grandeza do universo e do nosso lugar nele e garantir uma familiaridade com esta área tão importante das ciências naturais. Livre. 120 minutos.
Dia 20 de novembro às 11 horas - Biblioteca Cassiano Ricardo

Leitura em voz alta e exercício aeróbico com música para idosos
A proposta da atividade é exercitar através de músicas com repetições, além de ser um exercício físico excelente é também uma terapia. Não importa a idade, a habilidade, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia bom. 3ª Idade. 60 min
Dia 22 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Miúdas Diferenças
Com os poetas Karen Menatti e Paulinho Brandão
Trabalho que celebra a junção dos livros: "O livro das diferenças" de Paulinho Brandão e "Quintal de miudezas" de Karen Menatti. Nesse encontro, além da leitura de trechos dos livros, também cantarão músicas autorais e de autores parceiros, criadas a partir do universo de cada livro. Livre. 120 min.
Dia 16 de novembro às 19 horas - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O protagonismo feminino dentro e fora dos livros
Bate-papo sobre o Protagonismo Feminino tendo em vistas alguns tópicos como: Romantização da Violência, Cadeiras da ABL e a Mulher negra na Literatura. Até que ponto nós autoras somos coniventes com tais situações na literatura e na vida? O que com nossos personagens podemos fazer para reverter/reforçar tais situações?
Haverá sorteio de livros / Organização: Consulado Poesia
Dia 17 de novembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Valor Paz
Com Anna Maria de Oliveira e Antonio Carlos Antunes, da Academia Confluência.
O valor PAZ é o tema do segundo encontro do ciclo de palestras com ênfase em valores humanos e cultura de paz. Paz por definição é não violência contra o eu, o outro e o meio ambiente, um dos desafios da vida contemporânea. Tópicos a serem abordados: escuta ativa, partilha de experiências para a qualidade nas relações humanas em ambientes formais e não formais de educação. Livre. 60 min.
Dia 21 de novembro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Visita Monitorada
Proposta de apresentar a Biblioteca Pública Érico Veríssimo em todas as suas dimensões, complexidades e possibilidades.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo

CINEMA

ultima_parada_174

 

Última Parada - 174
Brasil, 2008, 100 min., DVD
Direção: Bruno Barreto. Elenco: Silvio Orlando, Michel Gomes, Chris Vianna.
Marisa amamenta o pequeno Alessandro, em sua casa na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Acima de 16 anos
Dia 22 de Novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine
Spcine na Biblioteca Roberto Santos