Destaques da semana de 9 a 15 de novembro

Música, Circo, Contação de Histórias, Exposição, Literatura, Clube de Escrita, Mediação de Leitura, Literatura e Saraus, Cursos, Encontros e Oficinas.

MÚSICA

thais_andrade

 

Thais Andrade
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Ângelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado. Livre. 50 min.
Dia 9 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves

 

 

 

 

Coral Associação Sabesp
O Coral da Associação Sabesp, formado por cantores amadores que trabalham na SABESP e por moradores da comunidade, sob a regência do maestro Carlos Cerqueira e preparação vocal de Maurício Romitelli apresenta em 2018 o musical “Canto das águas” em comemoração dos seus 10 anos de caminhada.
Neste espetáculo, os coralistas mergulham nas águas salgadas do mar e nas águas doces de rios, cachoeiras, chuva e até mesmo das águas suaves que acompanham a gestação e ajudam a formar o corpo humano no ventre de sua mãe.
Por meio de um repertório composto por músicas do cancioneiro popular brasileiro de vários gêneros, de vários compositores e épocas, alinhavado por poesias e trechos de prosa, o espetáculo ganha um conceito teatral e revela os olhares de autores e coralistas sobre a água que atualmente merece atenção, cuidado e respeito de todos os cidadãos.
Ao ouvir os coralistas, o público se depara com um panorama da música brasileira conduzido pelo som e cheiro das águas, alertando para a ecologia e questões sociais do Brasil de hoje. Livre. 150 min.
Dia 10 de novembro às 13h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

“Comigo não, violão”!
Com Carlos Amaral
"Comigo não, violão!" resgata o estilo alegre e descontraído de tocar violão inspirado nos mestres Dilermando Reis e Garoto que construíram uma linguagem especial para "cantar" as melodias através do violão. Também no repertório clássicos do choro, bossa nova e temas instrumentais brasileiros de compositores como Sivuca, Heraldo do Monte, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Tom Jobim. Livre. 50 min.
Dia 9 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 10 de novembro às 15h - Biblioteca Brito Broca
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo


CIRCO

sera_fununcia


Será que Funúncia?
“Será que Funúncia?” parte da vontade da artista Priscila Senegalho de trazer para o ambiente um verdadeiro espetáculo circense, através de suas descobertas e sua paixão pelo circo. Neste espetáculo são explorados diversas releituras de números clássicos que vemos no circo de lona, entre eles o número de música com objetos inusitados, acrobacias. E todos envolvendo o público de todas as idades desde a criança até a vovó. O desafio da artista é trazer a figura feminina, a Palhaça, tornando ao público, crianças e vovós algo natural, a mulher, que também é capaz de fazer rir, pois temos como rotineiro a figura do palhaço. Livre. 45 min.
Dia 9 de novembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 13 de novembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 de novembro às 09h - Biblioteca Thales de Castanho de Andrade

Le Petit Corteje
Cangica e Marcha Lenta caminham juntos, vem de outros tempos como que viessem de qualquer lugar e fossem também para lugar algum (estão de passagem) e chegam neste tempo e espaço para encontrar novos criadores (artistas que talvez ainda não saibam que o são). Motivados a festejar, brincar, e celebrar, com músicas e brincadeiras, propõem uma oficina cortejo. No momento inicial, acontece uma “oficina de criação teatral”, já ministrada pelos palhaços, onde eles criam e esquematizam, junto ao participantes, como será o cortejo, a criação parte da pergunta “Se você fosse um super-herói, que poder você teria para mudar o mundo?”. Livre. 45 min.
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 13 de novembro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Momento Má(g)ico
Com Maico Silveira
Lançamento de seu mais novo trabalho como mágico. Momento Ma(g)ico propõe um jogo de palavras entre o nome do artista e a própria natureza da apresentação. Em cena, o mágico traz histórias e números que encantam públicos de todas as idades, a partir de sua própria vivência no mundo do ilusionismo. Livre. 50 min.
Dia 10 de novembro às 11h- Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Cora Coralina

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

tininha_calazans


Tininha Calazans - Graças da Língua
A língua também pode ser uma divertida brincadeira. Falando com ritmo e rima sem embolar a língua, decifrando enigmas, aventurando-se nas histórias com estruturas divertidas e ainda dançando em roda os mais novos e os mais velhos encontram- se no gesto brincante essencial ao homem de todo tempo e lugar. Interagindo com a plateia Tininha Calazans apresenta parlendas quadras, adivinhas, contos e danças de roda. Livre. 50 min.
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Abgail Conta Mais de Mil
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá?
Dia 11 de novembro ás 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 14 de novembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Dona Velha e o Saci
Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona. Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci a importuna tanto, que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa. Livre. 50 min.
Dia 9 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho


EXPOSIÇÃO

 barata_diz_que_tem

A Barata Diz que Tem
de Andréa Barata
A exposição retrata a personagem a "Barata", alusão ao próprio nome da autora, tema que desenvolve há seis anos, trabalhando com cores fortes e vibrantes, se utiliza da irreverência, a inquietude, o bom humor e a crítica à sociedade, com perceptível influência da Pop Art, inseridos com maturidade pela artista em compor as suas obras, explorando o potencial do inseto associado ao nome constitui uma possibilidade de verticalizar relações no sentido de retirar do inseto tudo que ele pode oferecer em termos de riqueza visual e de cores e formas em busca de soluções inesperadas.
Andréa Barata é artista plástica e já fez exposições no Brasil e no Exterior, conquistando várias premiações nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Livre.
Até dia 22 de novembro - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

 

 

 

Mostra Fotográfica Benjamin de Oliveira
Uma exposição itinerante sobre Benjamim de Oliveira, artista precursor do circo teatro no Brasil, chegou à Biblioteca Pública Érico Veríssimo e está aberta à população. Organizada pela companhia W.G.R. Produções Circo Teatro Biriba, a exposição é uma homenagem ao 1º palhaço negro do Brasil.
Até o dia 21 de novembro - Biblioteca Érico Veríssimo

LITERATURA

CLUBE DE ESCRITA

clube_escrita_paulo_duarte 

Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte
Com Fernanda Rodrigues
O Clube de Escrita busca romper com o mito de que os autores são “seres iluminados”, distantes e “intocáveis” por quem os leem através de encontros que buscam ampliar o conhecimento cultural de quem convive com as obras disponíveis na biblioteca, bem como estimulando a produção literária contemporânea, por meio de rodas de conversa e vivências no campo da escrita criativa.
Para escritores iniciantes e público em geral. 120 min.
Encontros mensais de setembro a dezembro.
Dia 9 de novembro às 14h - A árvore genealógica do escritor: como o que lemos afeta o que escrevemos.
Veja aqui mais informações sobre os encontros: https://www.facebook.com/events/2138455866411535/ - Biblioteca Paulo Duarte

Laboratório de Leitura: O Fim do Ciúme, de Marcel Proust 
Medição de Clarissa Maria Gallian Augusto
Estruturado em uma dinâmica de ciclos, o Laboratório promove encontros sobre uma mesma obra, permitindo um aprofundamento que, em geral, os clubes de leitura tradicionais não permitem. Com isso, espera-se que a regularidade desses encontros, aliada ao debate em torno de peculiaridades dos títulos, possa promover a mobilização dos afetos, da inteligência e da vontade dos participantes, com o único objetivo de fomentar o debate de questões essenciais da existência humana e, assim, estimular a humanização.
Este aspecto, aliás, é o que diferencia o Laboratório de Leitura da Biblioterapia: enquanto o LabLei foca na perspectiva da humanização – e baseia-se numa experiência coletiva, e não individual, a Biblioterapia prescreve materiais de leitura com função terapêutica. Livre.

  •  Inscreva-se pelo e-mail: bibalceuprogramacao@gmail.com, pelo telefone: 11-3082-5023 ou na recepção da Biblioteca – vagas limitadas;
  •  Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca;
  •  Consulte o blog para informações: https://bit.ly/2NQxygQ

Dia 13 de novembro às 15h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima


LITERATURA - MEDIAÇÃO

Mediação de Leitura
Proposta de apresentar o universo do livro, da leitura e da literatura de forma prazerosa e lúdica. Responsáveis: Denize, Nayara, Nerinho e Patrícia.
Mediante agendamento – Biblioteca Érico Veríssimo

Mediação de Leitura para a 1ª Infância
A Biblioteca em parceria com as Escolas Infantis do território e divulgação para o Público Espontâneo faz a mediação de leitura para a 1ª Infância com o objetivo de tornar conhecido o vasto repertório de livros de autores infantis que a biblioteca oferece, o projeto busca aproximar as crianças da literatura por intermédio da leitura compartilhada e atividades lúdicas. De 0 a 10. 60 min.
Dia 14 de novembro - 9h30 e 15h - Biblioteca Affonso Taunay



LITERATURA E SARAUS

fantastica_festival


Mini festival de literatura fantástica: Coordenadas e Horrores
Lançamento das duas novas edições da revista Fantástika 451, coordenadas para hoje e amanhã e o especial Horror.

  • Mesa de discussão para cada edição lançada: a partir das 13 horas: Feminismo no passado e no futuro: Hertland: terra das mulheres, com as convidadas: Luísa Bérgami e Flávia Yacubian;
  • A partir das 15 horas: Medos contemporâneos: o horror na literatura hoje, com as convidadas Michele Henriques Letícia Badan e Giulia Moon. Livre. 240 min.

Mais informações no Facebook: https://www.facebook.com/events/179454426314646/
Dia 10 de novembro às 13 horas - Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Poesias pelo ar
Trechos de poesias em homenagem ao aniversário de Amadeu Amaral, a ser distribuída na semana do patrono. Livre.
Dia 5 à 9 de novembro - Biblioteca Amadeu Amaral


CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS


Bate-papo com Robson Cuer
Autor de O Diário do Erasmo livro infantil que a Editora Coerência lança em sua segunda edição.
Erasmo é um cachorro de sorte. Junto com seus amigos vive aventuras e conhece o mundo com a curiosidade de uma criança, sem preconceitos e atento a tudo. Descobre um mundo mágico que por vezes não percebemos e emociona, ensina e diverte os leitores.
Dia 9 de novembro das 10h e às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Mulheres por si mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
O contexto do Outubro Rosa abriu um importante ensejo de reflexão sobre a realidade do cuidado às mulheres no território de Pirituba /Jaraguá. De tal forma, colocamos em perspectiva a necessidade de atenção aos condicionantes de saúde mais amplos, de acordo com uma direção integral, promovendo ações alinhadas com o interesse da população, incentivando o debate sobre as mais diversas e complexas vulnerabilidades às quais as mulheres estão historicamente submetidas. A partir de 16 anos. 120 min.
Dia 9 de novembro às 9h30 - Biblioteca Brito Broca

Oficina de bonecas Abayomis
Com Carla França
Contação de histórias a partir de contos africanos. Livre
Dia 10 de novembro às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Dança Circular
Com Marcel Marigo
A dinâmica das Danças Circulares é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois se dança a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito.
Dia 10 de novembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Espetáculo final da oficina de dança moderna e improvisação
Com Luciana Hoppe
Espetáculo de encerramento da oficina realizada na Biblioteca durante este ano, com direção da artista, pesquisadora de dança e orientadora da oficina Luciana Hoppe. Livre.
Dias 9 e 13 de novembro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Oficina sobre Literatura e a Consciência Negra
Com o Prof. Daniel D’Andrea.
Inscrições no e-mail: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato). Para jovens e adultos.
Dia 14 de novembro das 13h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Visita Monitorada
Proposta de apresentar a Biblioteca Pública Érico Veríssimo em todas as suas dimensões, complexidades e possibilidades.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo

Biblioteca Itinerante
É a biblioteca indo além de suas estruturas físicas, na busca de parceiros para desenvolver atividades junto à comunidade, seja onde ela estiver. Sua função é desvendar a produção cultural oculta e fomentar a cultura através de exposições, mediação de leitura, oficinas diversas e doação de livros.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo