Cursos, Encontros e Oficinas

Cursos, encontros e oficinas de temas variados em diversas bibliotecas de bairro em novembro.

Adelpha in Cena
Mediadora Letícia Luz
Com aulas práticas contando com alguns conceitos básicos e um resumo sobre a história do teatro, a oficina é um convite para uma vivência introdutória em artes cênicas e dinâmicas para teatro. Os exercícios em grupo buscam estimular o improviso, o diálogo, o corpo, a criatividade e a cooperação, pontos que ajudam para uma mente mais ativa. Livre. 60 min.
As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo telefone: (11) 2292-3439 até o dia 9 de novembro. Vagas Limitadas.
Sextas-feiras às 10h e às 14h – Biblioteca Adelpha Figueiredo.

Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiência e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Atualmente desenvolvendo telas no estilo “Arpilleras Chilenas” narrando a história de Taipas.
Sextas-feiras das 14h30 às 16h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

Amplificador – Criação de mídias para amplificação dos conteúdos do governo
Com Bárbara Heliodora São Paulo Aberta
O projeto visa a escolha e a construção da primeira edição de uma mídia (podcast/rede social/jornal/fanzine etc.) utilizando as informações retiradas de canais públicos que disponibilizem dados de Governo Aberto de diversas áreas (mapeamentos, orçamentos, gastos entre outros), favorecendo assim o protagonismo da população, ao utilizar as informações já disponíveis de forma mais produtiva. A partir dos 14 anos. 200 min.
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca

Bate-papo com Robson Cuer
Autor de O Diário do Erasmo livro infantil que a Editora Coerência lança em sua segunda edição.
Erasmo é um cachorro de sorte. Junto com seus amigos vive aventuras e conhece o mundo com a curiosidade de uma criança, sem preconceitos e atento a tudo. Descobre um mundo mágico que por vezes não percebemos e emociona, ensina e diverte os leitores.
Dia 9 de novembro às 10h e às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Biblioteca Itinerante
É a biblioteca indo além de suas estruturas físicas, na busca de parceiros para desenvolver atividades junto à comunidade, seja onde ela estiver. Sua função é desvendar a produção cultural oculta e fomentar a cultura através de exposições, mediação de leitura, oficinas diversas e doação de livros.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo

Cinepapo
Atividade de leitoras da biblioteca, que se reúnem para discutir sobre cinema e livros que deram origem a filmes. Adultos.
Quintas-feiras (quinzenalmente) das 14h30 às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

Curso de meditação
Com Aparanji
Meditar nos permite viver a vida com plenitude e de forma consciente. Nos quatro encontros serão apresentadas técnicas e exercícios para integrar a meditação em nosso dia a dia. Inscrições por telefone ou na recepção.
Dias 8 e 22 de novembro das 9h30 às 11h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Curso Vocacional de Música
Com a musicista Simone Santos Ferreira, nome artístico Si Ferreira, que está compondo o espetáculo “Patética” da Cia Estável de Teatro e o espetáculo “Senhoras do Samba" da Cia Burila de Teatro, e que também ministra aulas de violão, guitarra, ukulelê, viola caipira e bandolim. 14 anos.
Inscrições por email: bcsp.aschmidt@gmail.com ou telefone: (11) 3975-2305
Quartas-feiras das 9h às 12h - Biblioteca Afonso Schmidt

Dança circular
Com Fátima Rosa Gonçalez
Realizada em roda e de mãos dadas, a Dança Circular é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno. Adulto (praticado mais por adultos e idosos). 60 min.
Dia 8 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Dança Circular
Com Marcel Marigo
A dinâmica das Danças Circulares é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois se dança a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito.
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Economia Ecológica e Segurança Alimentar

Economia Ecológica e Segurança Alimentar - Grandes ferramentas para a Gestão de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos.
A Palestra faz parte do Circuito Urbano 2018 do ONU-Habitat Brasil, os eventos tratam dos temas de Gestão de Resíduos Sólidos, Resiliência e Sustentabilidade, ou que tenham como foco a Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
https://www.facebook.com/…/a.15364390532…/2196258907284562/…
Encerramento: Apresentação musical - Mariana Paz Enciso
Intervalo para o lanche às 11h30 - Traga sua caneca para tomar água e café que serão servidos, faça parte deste evento em prol da sustentabilidade.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO POR E-MAIL E AGUARDE CONFIRMAÇÃO E INFORMAÇÕES: comover.contato@gmail.com
https://www.facebook.com/ONUMeioAmbiente/
Dia 24 de novembro das 10h às 13h - Biblioteca Raul Bopp

Espetáculo final da oficina de dança moderna e improvisação
Com Luciana Hoppe
Espetáculo de encerramento da oficina realizada na Biblioteca durante este ano, com direção da artista, pesquisadora de dança e orientadora da oficina Luciana Hoppe. Livre.
Dias 9 e 13 de novembro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Fios Solidários SP
Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por homens e mulheres que, recentemente, doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo. Traga sua agulha e linha e venha nos ajudar!
Dia 24 de novembro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Governo aberto combatendo as fake news
Com Roger de Lima São Paulo Aberta
A oficina busca desenvolver um senso crítico sobre as notícias falsas (fake news) presentes nas nossas comunidades, apresentando caminhos para desmistifica-las, ou seja, maneiras de encontrar dados reais a nível municipal, através da transparência e integridade presentes nas práticas de Governo Aberto, estimulando a comunicação livre, por meio da descentralização da informação. 14 anos. 200 min.
Dia 27 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca

Horta Pedagógica Comunitária
Encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando uma melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um maior convívio social.
 Sextas-feiras a partir das 8h - Biblioteca Érico Veríssimo

Informática para a Melhor Idade
Com linguagem informal e acessível, muitas figuras ilustrativas, tamanho de letras, espaçamentos maiores que o convencional e muitas dicas que certamente ajudarão neste novo aprendizado.
Duas turmas de quarta e sexta-feira, e de terça e quinta-feira das 8h às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Introdução à Astronomia 
Com o palestrante Marcos Augusto
Esta palestra tem o objetivo de um estudo descontraído, abrangendo os nossos limitados horizontes e percebendo além do que de fato se vê, ajudar a descobrir a beleza e grandeza do universo e do nosso lugar nele e garantir uma familiaridade com esta área tão importante das ciências naturais. Livre. 120 min.
Dia 20 de novembro às 11 horas - Biblioteca Cassiano Ricardo

Leitura em voz alta e exercício aeróbico com música para idosos
A proposta da atividade é exercitar através de músicas com repetições, além de ser um exercício físico excelente é também uma terapia. Não importa a idade, a habilidade, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia bom. 3ª Idade. 60 min. 
Dia 22 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Miúdas Diferenças
Com os poetas Karen Menatti e Paulinho Brandão
Trabalho que celebra a junção dos livros: "O livro das diferenças" de Paulinho Brandão e "Quintal de miudezas" de Karen Menatti. Nesse encontro, além da leitura de trechos dos livros, também cantarão músicas autorais e de autores parceiros, criadas a partir do universo de cada livro. Livre. 120 min.
Dia 16 de novembro às 19 horas - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Monte sua estratégia, tome as decisões certas e amplie negócios
A São Paulo Negócios realiza um workshop de exportação voltado para empresas do município de São Paulo focado no desafio estratégico para iniciar ou ampliar exportações. O seminário apresenta estratégias de análise de ambiente de negócios dos mercados, a estruturação prévia da empresa e produtos antes de tomar a decisão de exportar ou expandir exportações e a percepção de valor de produtos para clientes no exterior. O evento contará com a participação de especialistas como Juliana Inhasz (Fecap/FGV/Insper), Gilson Spanemberg (Apex-Brasil), Carolina Costa (PushRio.com), Rohit Sood (Andis Company) e de cases de empresas e organizações como Chemyunion, Grupo Mazzaferro, Piraquê, Osklen, Instituto de Embalagens e Lorenzetti.
Faça inscrição grátis no link: https://podio.com/webforms/21626676/1505884
Dia 8 de novembro das 13h30 às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Mulheres por si mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
O contexto do Outubro Rosa abriu um importante ensejo de reflexão sobre a realidade do cuidado às mulheres no território de Pirituba /Jaraguá. De tal forma, colocamos em perspectiva a necessidade de atenção aos condicionantes de saúde mais amplos, de acordo com uma direção integral, promovendo ações alinhadas com o interesse da população, incentivando o debate sobre as mais diversas e complexas vulnerabilidades às quais as mulheres estão historicamente submetidas. A partir de 16 anos. 120 min.
Dia 9 de novembro às 9h30 - Biblioteca Brito Broca

Oficina de bonecas Abayomis
Com Carla França
Contação de histórias a partir de contos africanos. Livre.
Dia 10 de novembro às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Capoeira
O Contramestre Sonyc desenvolve projetos sociais como o da Biblioteca na região há mais de dezesseis anos a partir da Cia.Capoeira. Fazendo mestrado em Educação na USP, além de ser Prof.de Ed.Física, Pedagogo, especialista em Educação Física Escolar e História e Cultura Africana e afrobrasileira, o contramestre tem três livros publicados sobre Capoeira e Educação (todos disponíveis na Biblioteca), ministra cursos, palestras e workshops em diversas partes do Brasil, além de coordenar os núcleos Cia.Capoeira no Estado de SP. A partir de 3 anos.
Sábados às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt

Oficina de Encadernação
Com Adriani Simões
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições no Email: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato). Para jovens e adultos.
Quartas-feiras das 14h às 17h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina Histórias Brincantes
Unindo histórias e brincadeiras a oficina aproxima as crianças das práticas literárias incentivando-as ao hábito da leitura. O projeto também difunde a arte com as atividades que, de forma lúdica,abordam questões como a cidadania, a solidariedade, o respeito ao meio ambiente e às diversidades. De 6 a 12 anos.
Quintas-feiras até 6 de dezembro das 10h às 12h ou das 14h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Gamão
Venha aprender a jogar com nossos professores, Fares e Nadim!
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. A partir dos 12 anos. 
Segundas-feiras das 14h às 17h – Biblioteca Álvaro Guerra

Oficina sobre Literatura e a Consciência Negra
Com o Prof. Daniel D’Andrea.
Inscrições no e-mail: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato). Para jovens e adultos.
Dia 14 de novembro das 13h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Meditação
Com Sandra Ribeiro, psicóloga clínica e instrutora de meditação.
Utilizando linguagem científica realiza-se a Meditação Ativa do Coração – Heart Chakra através do ritmo da música suave e movimento corporal para atingir a sincronicidade de pés, mãos e tronco. A prática contínua da meditação que, como qualquer atividade física, necessita prática contínua para aprimoramento de seus benefícios, promove um estado de bem-estar, pois melhora a concentração, foco, autoconsciência, flexibilidade, além de outros benefícios.
Segundas e sextas-feiras das 10h às 11h – Biblioteca Afonso Schmidt

Oficina de Patchwork: requalificando resíduos têxteis
Mediadores: Mary & Rafaela Alves Vieira
O Patchwork é uma técnica de costura com retalhos de tecidos que pode assumir os mais variados formatos (listras, mosaico, trapézio e etc). Além de permitir a reutilização de resíduos têxteis, a técnica possibilita a criação de peças únicas. No curso as(os) alunas(os) poderão entender todo o processo, desde o começo da seleção dos retalhos até o acabamento e finalização do trabalho. Serão ensinados seis formatos de Patchwork: Listras, Triângulo Perfeito, Trapézio, Mosaico, Log Cabin e Crazy Patchwork. Para cada formato, uma peça diferente será produzida, como porta documentos, capa de caderno e jogo americano. A técnica de bordado Sachiko também será introduzida no curso. Livre. 180 min.
Quintas-feiras às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Oficina de RPG (Role-Playing Game)
Mediador: Renan Wangler
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício .Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se comportam como seus personagens, e o RPG de mesa, é forma mais famosa e a primeira inventada de RPG. As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo, ademais, desenvolve a criatividade, interação social, noções de trabalho em equipe e resolução de problemas. Vagas Limitadas. Livre.
Sextas-feiras (início 9 de novembro) às 11h e às 13h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Oficina de Tai Chi Chuan
Com Dra. Maria Moreyra Diaz
Os benefícios do Tai Chi Chuan não se limitam apenas ao corpo, trabalham também a mente e as emoções. Experimente essa prática no nosso jardim!
Se chover, a atividade é feita na sala multiuso. A partir dos 18 anos (praticado mais por adultos e idosos)
Terças-feiras das 15h às 17h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Quartas-feiras das 14h às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra

PiÁ - Programa de Iniciação Artística
Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação proporciona a experimentação de diversas linguagens artísticas através da vivência entre crianças de 6 a 14 anos e os artistas educadores. Livre.
Inscrições: segunda a sábado, das 10h às 17h, na recepção da biblioteca.
Turmas de 5 a 7 anos 
Quartas-feiras das 14h às 16h, sábados das 10h às 12h e das 14 às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Sextas-feiras às 9h e segundas-feiras ás 14h30 – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Práticas de Meditação
Orientadora: Vanessa Cabral dos Santos
Venha aprender e praticar uma técnica milenar de meditação. A partir dos 18 anos (praticado mais por adultos e idosos)
 Quintas-feiras das 11h às 12h - Biblioteca Álvaro Guerra

Projeto CantAí
Se você sempre quis aprender a cantar, mas nunca conseguiu, seja por vergonha, falta de incentivo ou dinheiro, não perca esta oportunidade. Os professores Léo Dáglio, Léo Camargo e Fernanda Camilo ajudam você a descobrir as suas habilidades vocais e de postura corporal através do aprendizado da teoria musical, com o auxílio do acervo da Biblioteca e também da prática com exercícios e apresentações ao final de cada módulo. 12 anos. 150 min.
Sábados das 13h às 16 horas - Biblioteca Cassiano Ricardo

Ruth Guimarães: mulher, negra e escritora
Organização com Daniel D’Andrea
Palestrante Joaquim Maria Botelho
Palestra com objetivo de dar a conhecer a extraordinária trajetória da contadora de histórias, escritora e pesquisadora da cultura popular Ruth Guimarães, que foi uma das primeiras autoras negras a conseguir projetar-se como escritora no âmbito nacional.
Ao longo de seus 93 anos de vida, Ruth Guimarães conseguiu registrar, em seus livros, registrou a cultura popular, com fundamento nos ensinamentos os quais adquiriu com Mário de Andrade. Ademais, foi dona de inigualável maestria na arte literária, além de reconhecida tradutora do francês e do latim. Orgulhava-se de ser caipira, portadora e porta-voz de uma cultura ancestral.
Dia 24 de novembro das 13h às 16h – Biblioteca Hans Christian Andersen

O protagonismo feminino dentro e fora dos livros
Bate-papo sobre o Protagonismo Feminino tendo em vistas alguns tópicos como: Romantização da Violência, Cadeiras da ABL e a Mulher negra na Literatura. Até que ponto nós autoras somos coniventes com tais situações na literatura e na vida? O que com nossos personagens podemos fazer para reverter/reforçar tais situações?
Haverá sorteio de livros / Organização: Consulado Poesia
Dia 17 de novembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Temperamentos humanos: um olhar para si
Os temperamentos vêm sendo estudados desde Hipócrates, tendo passado por Aristóteles, Immanuel Kant e mais recentemente, Rudolf Steiner. Os temperamentos são parte do que constitui a personalidade de cada pessoa, são características que orientam a forma como reagimos às situações da vida. Essa vivência oferecerá uma oportunidade de autoconhecimento e entendimento de como a forma de reagir está diretamente ligada à qualidade das relações humanas. A partir de 18 anos (praticado mais por idosos). 60 min.
Dia 1º de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Terapia em grupo
Com Graziele, psicóloga
Conversas e relatos de vida do Grupo Turmalinda e convidados com a psicóloga Graziele. Livre. 60 min.
Quintas-feiras das 9h30 às 10h30 - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Valor Paz
Com Anna Maria de Oliveira e Antonio Carlos Antunes, da Academia Confluência.
O valor PAZ é o tema do segundo encontro do ciclo de palestras com ênfase em valores humanos e cultura de paz. Paz por definição é não violência contra o eu, o outro e o meio ambiente, um dos desafios da vida contemporânea. Tópicos a serem abordados: escuta ativa, partilha de experiências para a qualidade nas relações humanas em ambientes formais e não formais de educação. Livre. 60 min.
Dia 21 de novembro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Visita Monitorada
Proposta de apresentar a Biblioteca Pública Érico Veríssimo em todas as suas dimensões, complexidades e possibilidades.
Mediante a agendamento - Biblioteca Érico Veríssimo

Vivências em yoga lúdica na educação de crianças e jovens
Com Anna Maria de Oliveira e Antonio Carlos Antunes, da Academia Confluência
Palestra e vivência sobre posturas de yoga adaptadas, exercícios respiratórios, relaxamento mental e físico, meditação conduzida ou guiada. Serão abordados os benefícios da prática de Yoga Lúdico e Meditação e seus impactos na promoção da qualidade de vida, bem estar e desenvolvimento das crianças, além de orientar pais, cuidadores e professores interessados na aplicação da metodologia na educação. Livre. 60 min.
Dia 7 de novembro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Workshop com Beth Daniel
Confecção de adereços com meias (fantoches e bonecos).
Observação: trazer cola quente, pistola (se possível) reciclados de tecidos, feltro, lã, garrafas pet (lavadas), tampinhas e bolinhas de isopor. Inscrições no e-mail: bibliotecahans@gmail.com
Dia 23 de novembro das 14h às 17h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Yoga
Com Professora Silvia
Atividades variadas relacionadas à yoga e voltadas para o autoconhecimento. Livre. 60 min.
Quartas-feiras das 9h30 às 10h30 - Biblioteca Lenyra Fraccaroli