Clube de Leitura e Escrita

Em novembro: Café Preto, Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte, Clube de Leitura: mulheres negras na biblioteca, Clube de Leitura Brito Broca, Laboratório de Leitura: O Conto da Ilha Desconhecida (José Saramago), Laboratório de Leitura: O Fim do Ciúme (Marcel Proust), Roda de Leitura, e Um Corpo Negro - livro poemas de Lubi Prates.

Café Preto
Com Carolina dos Santos Rocha - idealizadora e curadora do clube de leitura Café Preto.
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários apresentam a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. A leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura. Livre. Duração: 60 min. Encontros mensais de setembro a dezembro. Em novembro "Capão Pecado" Ferrez.
Dia 24 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Duarte

Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte
Mediadora: Fernanda Rodrigues
O Clube de Escrita busca romper com o mito de que os autores são “seres iluminados”, distantes e “intocáveis” por quem os leem através de encontros que buscam ampliar o conhecimento cultural de quem convive com as obras disponíveis na biblioteca, bem como estimulando a produção literária contemporânea, por meio de rodas de conversa e vivências no campo da escrita criativa.
Para escritores iniciantes e público em geral. Duração: 120 min. Encontros mensais de setembro a dezembro.
Dia 9 de novembro às 14h - A árvore genealógica do escritor: como o que lemos afeta o que escrevemos.
Dia 7 de dezembro às 14h - Mercado editorial e as possibilidades de publicação.
Veja aqui mais informações sobre os encontros: https://www.facebook.com/events/2138455866411535/ - Biblioteca Paulo Duarte

Clube de Leitura: mulheres negras na biblioteca 
Com mediação do coletivo MNB
Serão apresentados trechos de obras de escritoras negras com objetivo de apresentar e despertar o interesse do público pela leitura de obras de escritoras negras. A partir de 12 anos, 150 min.
Dia 26 de novembro às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Clube de Leitura Brito Broca (temos imagem)
Com Vanessa Regina
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Novembro é "Mayombe" de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela). Livre. 90 min.
Dia 29 de novembro às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Laboratório de Leitura: O Conto da Ilha Desconhecida, José Saramago (temos imagem)
Mediação de Maria Lúcia Cury, criadora do site Literatura na Essência.
O LabLei promove encontros regulares debatendo uma mesma obra, permitindo seu aprofundamento. O debate em torno de peculiaridades dos títulos promove a mobilização dos afetos, da inteligência e da vontade dos participantes, fomentando o debate de questões essenciais da existência humana e estimulando a humanização. Baseada na experiência coletiva e não individual, a Biblioterapia prescreve materiais de leitura com função terapêutica. No Conto da ilha desconhecida, de José Saramago, os personagens são identificados por sua posição social, abrindo leque para as desigualdades sociais; traduz um paradoxo pela busca do desconhecido ocorrendo a valorização dos anônimos. As situações mostram desde a burocracia vivida nos dias atuais como a eterna procura do “Eu”.
Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca
Dia 6 de novembro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Laboratório de Leitura: O Fim do Ciúme, de Marcel Proust
Medição de Clarissa Maria Gallian Augusto
Estruturado em uma dinâmica de ciclos, o Laboratório promove encontros sobre uma mesma obra, permitindo um aprofundamento que, em geral, os clubes de leitura tradicionais não permitem. Com isso, espera-se que a regularidade desses encontros, aliada ao debate em torno de peculiaridades dos títulos, possa promover a mobilização dos afetos, da inteligência e da vontade dos participantes, com o único objetivo de fomentar o debate de questões essenciais da existência humana e, assim, estimular a humanização.
Este aspecto, aliás, é o que diferencia o Laboratório de Leitura da Biblioterapia: enquanto o LabLei foca na perspectiva da humanização – e baseia-se numa experiência coletiva, e não individual, a Biblioterapia prescreve materiais de leitura com função terapêutica. Livre
• Inscreva-se pelo e-mail: bibalceuprogramacao@gmail.com, pelo telefone: 11-3082-5023 ou na recepção da Biblioteca – vagas limitadas;
• Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca
• Consulte o blog para informações: https://bit.ly/2NQxygQ
Dia 13, 20 e 27 de novembro às 15h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Roda de Leitura
Grupo de leitores que se reúnem uma vez ao mês, para discutir sobre livros que foram previamente escolhidos.A partir de 18 anos.
Toda segunda terças-feiras do mês das 14h30 às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra 

Um Corpo Negro, livro poemas de Lubi Prates
Abertura do Clube de Leitura da Biblioteca Alceu com o livro de poemas ”Um corpo negro” da poeta Lubi Prates. Segundo a autora, a obra “conta, poeticamente, o processo do meu reconhecimento como negra, a partir do que se manifesta fisicamente no meu corpo: pele, cabelo, boca e nariz, até as estórias que ouço sobre meus ancestrais e as minhas experiências desta identidade, desconstruindo a representação do negro, ainda atual, como alguém inferior. a minha história é a história de muitos”. Nessa edição, contaremos com a presença da autora. Livre. 90 min.
• Retire o livro na recepção da Biblioteca, temos apenas 20 exemplares.
Dia 24 de novembro à 15h – Biblioteca Alceu Amoroso de Lima