Destaques da semana de 12 a 18 de outubro

Música, circo, literatura, contação de história, oficina, encontros, exposição e cinema.

MÚSICA

Duo Gomes-Melle

Música: Duo Gomes-Mello - E as Cordas Cantam
Classificação indicativa: Livre
“E as Cordas Cantam” é o novo projeto musical do DUO - Gomes-Mello (Elias Gomes, tenor, e Lucas Mello, violonista), e nesse concerto a dupla traz dois convidados especiais, Douglas Lima, na flauta, e Karen Hapuque, no violoncelo, que com seus timbres peculiares e marcados vêm abrilhantar o espetáculo.
Dia 13 de outubro às 13h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Núbia Maciel
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Voz conhecida no samba como vocalista e uma das fundadoras do grupo paulistano Samba de Rainha, Núbia mostra um outro lado imprimindo personalidade em um trabalho bastante autoral que pinta de cores pop uma mistura de estilos. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano cosmopolita processado com roupagem atual por uma mulher contemporânea.
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Quatro Mãos
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018 Fértil, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 13 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Thais Andrade
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Ângelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado.
Dia 16 de outubro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal

Cantor de Histórias - Irajá Menezes
Classificação indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 50 min.
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propicia. Romper a bolha da chamada ”música infantil”, que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado.
Dia 16 de outubro às 10h– Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 17 de outubro às 10h - Biblioteca Pedro Nava

Dona Maria - Rafaella Nepomuceno, voz e pandeiro
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... com seu pandeiro na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares para o público a participar da brincadeira, pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Emerson Boy
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda.
Dia 13 de outubro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 16 de outubro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 17 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 13 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 14 de outubro às 15h - Biblioteca Raul Bopp

Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci
Classificação indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 50 min.
Criado em 2009 por Paula Lisboa e Marina Siqueira, com mais de 500 apresentações realizadas, o grupo convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no Saci?
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 17 de outubro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 18 de outubro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

Musicando na Biblioteca
Classificação indicativa: Livre
Música popular brasileira, pelos alunos do Conservatório Musical jardim América.
Dia 18 de outubro às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral


CIRCO

Cia Anjos Voadores

Óques Póques Boróques - Cia Anjos Voadores
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 50 min.
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora, que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Oisensa Show
Classificação indicativa: Livre - para toda família
Duração: 50 min.
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Um show de mágicas bem incomum que agrada crianças de 5 a 103 anos.
Dia 13 de outubro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Gran Circo Opará
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Um velho conta a história da trajetória de um circo mambembe que faz turnê pelas terras áridas do sertão brasileiro, se encontrando com a imensidão do Rio São Francisco, sua vida, lendas, mitos e contos. Onde se desenrola toda a trama do espetáculo que além das técnicas circenses conta com manipulação de bonecos.
Dia 17 de outubro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo


LITERATURA

Litera SP

LiteraSP - Primeira Edição
LiteraSP contará com a participação de diversos escritores, blogueiros e
booktubers para falar sobre livro, literatura e muito mais! Teremos diversos
sorteios, concursos e jogos literários. Bate-papos, palestras e lançamentos! Em
breve mais informações! Confirme sua presença!
Dia 13 de outubro das 11h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Laboratório de Leitura: O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago
Classificação indicativa: Livre
Estruturado em uma dinâmica de ciclos, o Laboratório promove encontros sobre uma mesma obra, permitindo um aprofundamento que, em geral, os clubes de leitura tradicionais não permitem. Com isso, espera-se que a regularidade desses encontros, aliada ao debate em torno de peculiaridades dos títulos, possa promover a mobilização dos afetos, da inteligência e da vontade dos participantes, com o único objetivo de fomentar o debate de questões essenciais da existência humana e, assim, estimular a humanização.
Este aspecto, aliás, é o que diferencia o Laboratório de Leitura da Biblioterapia: enquanto o LabLei foca na perspectiva da humanização – e baseia-se numa experiência coletiva, e não individual, a Biblioterapia prescreve materiais de leitura com função terapêutica.
No Conto da ilha desconhecida, de José Saramago, os personagens são identificados por sua posição social, abrindo leque para as desigualdades sociais, traduz um paradoxo pela busca do desconhecido. Ocorrendo a valorização dos anônimos. As situações vividas mostram desde a burocracia vivida nos dias atuais como a eterna procura do “Eu”.
Mediação de Maria Lúcia Cury, criadora do site Literatura na Essência.
Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca ou baixe-o no nosso blog, onde há mais informações sobre o LabLei:
https://bibliotecaalceuamorosolima.wordpress.com/2018/10/02/laboratoriodeleitura
Dia 16 de outubro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Mediação de Leitura para a 1ª Infância
Classificação indicativa: de 0 a 10 anos
Duração: 60 min.
As quartas A Biblioteca em parceria com as Escolas Infantis do território e divulgação para o Público Espontâneo faz a mediação de leitura para a 1ª Infância com o objetivo de tornar conhecido o vasto repertório de livros de autores infantis que a biblioteca oferece, o projeto busca aproximar as crianças da literatura por intermédio da leitura compartilhada e atividades lúdicas.
Dia 17 de outubro às 9h - Biblioteca Affonso Taunay

Leiturinha
Classificação indicativa: para crianças de 3 a 5 anos
Duração: 30 min.
Um adulto, um livro, uma boa história e diversos olhinhos e ouvidos atentos. Todos prontos para entrar num mundo diferente, junto ao sopro da imaginação!
Leiturinha é um momento prazeroso de mediação de leitura para os pequenos.
Leremos o livro “A Menina que não era Maluquinha e outras histórias” da escritora Ruth Rocha.
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Contação de História e Oficina de Yoga Lúdico
Classificação indicativa: Livre
Apresentação do conto “Felicidade é coisa que contagia”, que aborda valores como a felicidade e a cooperação, seguida de oficina de yoga lúdico para crianças de todas as idades. Com Anna Maria de Oliveira.
Dia 13 de outubro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Tininha Calazans - Aventuras de Pequeninos
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min.
Aventuras de Pequeninos - Coragem, amizade, amor, inocência e outras virtudes de crianças que realizam proezas e conquistas superando desafios ou conquistando bens para a humanidade.
Dia 14 de outubro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

O Caldeirão de Gundestrup

O caldeirão de Gundestrup e outras lendas celtas
Classificação Indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 40 min.
O que hoje conhecemos como mitologia celta vem da Escócia, Irlanda e País de Gales, mas sabemos da importância vital da mãe natureza em todos os seus aspectos, pelos deuses que cultuavam e pelos ciclos que percorriam. Dessa forma, a Cia. Hespérides te convida a debruçar nesses encantos. Com o objetivo de apresentar mitos, lendas e contos, as Hespérides buscam aproximar o ouvinte ao cenário de cada povo, de cada era, trazendo assim a força da ancestralidade, da oralidade e da universalidade das histórias de todos os tempos. Assim como as mitológicas deusas gregas Hespérides, que cuidavam do jardim da Deusa Hera, onde estava plantada a árvore dos pomos de ouro, as contadoras Vanessa Meriqui e Drika Nunes desejam serem instrumentos da arte narrativa, cuidando e levando aonde puderem, o tesouro imensurável representado pelas histórias de todo o mundo.
Dia 13 de outubro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de outubro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 18 de outubro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Mitos Pelo Mundo
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min.
O Grupo Poesia no Espaço continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas.
Dia 13 de outubro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Alvares Pessoa
Dia 16 de outubro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 17 de outubro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Baú de Histórias
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min.
Era uma vez um baú cheio de fantasias e imaginações. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças, como por exemplo, livros, fantasias e fantoches, servindo como elemento para sensibilização de ações pedagógicas e funcionando como recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções da contadora. As crianças são convidadas a participarem e se tornam as contadoras da história.
Dia 16 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 16 de outubro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 17 de outubro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 18 de outubro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Abigail Conta mais de Mil
Classificação indicativa: Livre - para toda família
Duração: 50 min.
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá?
Dia 18 de outubro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 19 de outubro às 15h - Biblioteca Castro Alves

Clube de Leitura: com o livro de poemas "Um corpo negro", de Lubi Prates
Inaugurando o Clube de Leitura da Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, retire a partir do dia 8 de outubro o livro de poemas ”Um corpo negro” da poeta Lubi Prates.
E no dia 24 de novembro, das 15 às 17 horas, logo após o dia da Consciência Negra, venha conversar sobre o livro conosco. Neste primeiro encontro contaremos com a presença da autora.
Temos apenas 25 exemplares disponíveis para empréstimo!


OFICINAS E ENCONTROS

Dia das crianças: Biblioteca Monteiro Lobato e SESC

Dia das crianças: Biblioteca Monteiro Lobato e SESC
Classificação Indicativa: Livre
No dia 12 de Outubro, dia das crianças, a Biblioteca Municipal Infantojuvenil Monteiro Lobato e o SESC SP preparam uma atividade especial para celebrar o dia dos pequenos. A programação do dia contará com feira de livros, ecobike, banho de leitura, mesas e RPG e Dixit, exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, teatro lambe-lambe, brinquedos extras na praça, cantos de brincadeiras sensoriais dentro da biblioteca e apresentações de cortejo, passeio literário, permacoteca, show de marchinhas e em parceria com o instituto Alana teremos durante o dia uma feira de troca de brinquedos com o intuito de incentivar o consumo consciente entre pais e crianças.
Dia 12 de outubro das 12h às 17h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Ciclo de Palestras Educação em Valores Humanos para Autogestão: Valor Amor
Classificação indicativa: Livre
Início do ciclo de palestras com ênfase para os valores: Amor, Paz, Respeito e Cooperação, com o intuito de explorar os valores humanos. Temas abordados: desenvolver e incentivar a escuta ativa, promover a partilha de valores para um mundo melhor em ambientes formais e não formais de educação. Com Anna Maria de Oliveira e Antonio Carlos Antunes, da Academia Confluência.
Dia 17 de outubro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Relaxamento e Memória com a Terapeuta Mirian Nucci
Classificação: Público Adulto
Duração: 60 min.
Desestressar e meditar são formas reconhecidas de preservar as lembranças. Segundo estudos amplamente divulgados, a prática diária da meditação ativa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.
Dia 18 de Outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

EXPOSIÇÃO


Exposição de pintura em tela
Classificação indicativa: Livre
Organizadora: Celeste Mascarenhas
A mostra de pintura em tela e desenho dos alunos do Conservatório Musical Jardim América.
De 16 a 30 de outubro – Biblioteca Amadeu Amaral

CINEMA

A Casa Monstro e Noiva Cadáver


Cine Pipoca na Biblioteca Raimundo de Menezes

A casa monstro, às 10h
Monster House, EUA, 2006, 91 min., DVD
Direção: Gil Kenan.
DJ Walters (Mitchel Musso) é um garoto de 12 anos que acredita que há algo de estranho na casa do velho Nebbercracker (Steve Buscemi), localizada do outro lado da rua. Tudo que passa perto da casa simplesmente desaparece, incluindo triciclos, brinquedos e animais de estimação. Na véspera do Dia das Bruxas, DJ e seu amigo Chowder (Sam Lester) deixam que a bola de basquete com a qual estão jogando caia no terreno de Nebbercracker, sumindo misteriosamente. Logo em seguida a casa tenta devorar Jenny (Spencer Locke), uma amiga de ambos, que é salva do ataque. Eles tentam avisar a todos do perigo que é a casa, mas ninguém acredita neles. O trio recorre a Skull (Jon Heder), um preparador de pizza preguiçoso que ganhou fama por no passado ter jogado videogame por quatro dias seguidos. Skull acredita que a casa tenha adquirido alma humana e que o único meio de eliminar o perigo que ela representa seja acertando-a direto em seu coração. É quando os amigos elaboram um plano que permita que entrem na própria casa.

A noiva cadáver às 14h30
Corpse Bride, EUA, 2005, 78 min., DVD
Direção: Mike Jonson; Tim Burton
Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.
Dia 16 de outubro – Biblioteca Raimundo de Menezes

Os Incríveis
Classificação indicativa: Livre
The Incredibles, EUA, 2004, 115 min., DVD
Direção: Brad Bird. Elenco: Craig T. Nelson, Holly Hunter, Samuel L. Jackson.
Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça.
Dia 18 de outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

SOS Mulheres ao mar
Classificação indicativa: Público Adulto
Brasil, 2013, 1h36min. DVD
Adriana não está em um bom momento. Ela não consegue que alguma editora publique seus livros e, para ganhar a vida, legenda filmes pornôs. Para piorar a situação, seu marido Eduardo decide pedir o divórcio. Em meio à fossa da separação, ela descobre que Eduardo fará um cruzeiro ao lado da nova namorada, Beatriz, uma estrela da TV. Incentivada pela irmã Luíza, as duas decidem embarcar no mesmo cruzeiro para que Adriana tenha a chance de reconquistá-lo. A empregada Dialinda, que tenta ajudar a patroa a todo custo, acaba também embarcando nesta aventura.
Dia 18 de Outubro - 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

 

Circuito SPCine

Spcine na Biblioteca Roberto Santos