Literatura - Mediação de Leitura

Em outubro nas bibliotecas: Livros do vestibular Fuvest 2019, Mediação de Leitura para a 1ª Infância, LiteraSP - Primeira Edição, Leiturinha, Sarau-Slam Perplexo, Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte, Lançamento do livro: “Um Gato no Jardim”, Sarau na Amadeu, Clube de Leitura, Biblioteca na Praça, Roda de leitura, Projeto *Lê No Ninho, Sarau Café com Poesia e Roda de debates - Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes.

Livris do vestibular fuvest 2019

Livros do vestibular Fuvest 2019
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Duração: 60 min.
Série de apresentações de vídeo aulas, tendo como temas os livros selecionados para o vestibular da Fuvest 2019. Essas aulas foram gravadas em eventos realizados na Biblioteca Mário de Andrade em 2017.
-Dia 3 de outubro às 11h - Vidas secas (Graciliano Ramos) –Erwin Torralbo Gimenez (Professor de Literatura Brasileira da USP) - Biblioteca José Paulo Paes;
-Dia 10 de outubro às 11h - Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade) - Murilo Marcondes de Moura (Professor de Literatura Brasileira da USP) - Biblioteca José Paulo Paes;
-Dia 24 de outubro às 11h – Mayombe (Pepetela) - Rosangela Sarteschi (Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP) - Biblioteca José Paulo Paes;
-Dia 31 de outubro às 11h – Sagarana (João Guimarães Rosa) - Yudith Rosenbaum (Professora de Literatura Brasileira na USP) – Biblioteca José Paulo Paes.

Um Corpo Negro

 

Clube de Leitura
Inaugurando o Clube de Leitura da Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, retire a partir do dia 8 de outubro o livro de poemas ”Um corpo negro” da poeta Lubi Prates.
E no dia 24 de novembro, das 15 às 17 horas, logo após o dia da Consciência Negra, venha conversar sobre o livro conosco. Neste primeiro encontro contaremos com a presença da autora.
Temos apenas 25 exemplares disponíveis para empréstimo!
Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

 

Mediação de Leitura para a 1ª Infância
Classificação indicativa: de 0 a 10 anos
Duração: 60 min.
As quartas A Biblioteca em parceria com as Escolas Infantis do território e divulgação para o Público Espontâneo faz a mediação de leitura para a 1ª Infância com o objetivo de tornar conhecido o vasto repertório de livros de autores infantis que a biblioteca oferece, o projeto busca aproximar as crianças da literatura por intermédio da leitura compartilhada e atividades lúdicas.
Dia 10 de outubro às 9h30 e às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de outubro às 9h - Biblioteca Affonso Taunay

LiteraSP - Primeira Edição
LiteraSP contará com a participação de diversos escritores, blogueiros e
booktubers para falar sobre livro, literatura e muito mais! Teremos diversos
sorteios, concursos e jogos literários. Bate-papos, palestras e lançamentos! Em
breve mais informações! Confirme sua presença!
Dia 13 de outubro das 11h ás 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Leiturinha

Leiturinha
Classificação indicativa: para crianças de 3 a 5 anos
Duração: 30 min.
Um adulto, um livro, uma boa história e diversos olhinhos e ouvidos atentos. Todos prontos para entrar num mundo diferente, junto ao sopro da imaginação!
Leiturinha é um momento prazeroso de mediação de leitura para os pequenos.
-Vamos ler o livro “Cocô de Passarinho” da escritora Eva Furnari.
Dia 11 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

-Vamos ler o livro “A Menina que não era Maluquinha e outras histórias” da escritora Ruth Rocha.
Dia 18 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

-Vamos ler o livro “Lole: a baleia que toda palavra engole” da escritora Gioia Marchegiani.
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

O conto da ilha desconhecida

Laboratório de Leitura: O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago
Classificação indicativa: Livre
Mediação de Maria Lúcia Cury, criadora do site Literatura na Essência.
Estruturado em uma dinâmica de ciclos, o Laboratório promove encontros sobre uma mesma obra, permitindo um aprofundamento que, em geral, os clubes de leitura tradicionais não permitem.
Conto em que os personagens são identificados por sua posição social, abrindo leque para as desigualdades sociais, traduz um paradoxo pela busca do desconhecido. Ocorrendo a valorização dos anônimos. As situações vividas mostram desde a burocracia vivida nos dias atuais como o a eterna procura do “Eu”.
Dia 16 de outubro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 23 de outubro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 30 de outubro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca

Sarau Slam Perplexo

Sarau-Slam Perplexo
Classificação indicativa: Livre
Duração: 120 min.
Com coordenação do poeta, slamer e escritor Rafael Antunes Marcelino acontece a terceira edição do Slam Perplexo. Os slams são campeonatos de poesia. Nesse Slam os participantes têm até 15 segundos para apresentarem sua performance - uma poesia de autoria própria, sem adereços ou acompanhamento musical. O texto pode ser escrito previamente, mas também pode haver improvisação. Não há regras sobre o formato da poesia. O júri é escolhido na hora e dá notas de 0 a 10, que podem ser fracionadas. Entre todos os competidores, a maior nota vence. O título Slam Perplexo é em homenagem a José Paulo Paes, patrono da Biblioteca, autor de Calendário Perplexo.
Dia 19 de outubro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte
Público alvo: Escritores iniciantes e público em geral.
Duração: 120 min.
Mediadora: Fernanda Rodrigues
Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte busca romper com o mito de que os autores são “seres iluminados”, distantes e “intocáveis” por quem os leem através de encontros que buscam ampliar o conhecimento cultural de quem convive com as obras disponíveis na biblioteca, bem como estimulando a produção literária contemporânea, por meio de rodas de conversa e vivências no campo da escrita criativa.
Temas e tópicos de outubro:
Por que escrevo? A marca do escritor no mundo;
Roda de conversa sobre o projeto literário do escritor, a importância de saber falar sobre a própria obra e de ser um escritor empreendedor;
Elaboração da biografia do autor;
Entender a própria história de vida como fonte de inspiração (sentimental, memorialista e/ou de sujeito histórico), a partir de um exercício prático de escrita.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Um Gato no JardimLançamento do livro: “Um Gato no Jardim”
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 50min
A professora e escritora Tânia Souza lançará seu livro “Um Gato no Jardim” que conta com ilustrações de Lucas Zavagli.
Esta é a história de uma história. "Um Gato no Jardim" nasceu de um encontro com um gatinho (fofo) na calçada. Naquela tarde, um felino de olhos doces e grandes passeava pela rua, magrinho e com os pelos espantados, era impossível não ver o encanto da criaturinha. Era um gatinho preto. Por acaso, ouvi uma pessoa dizer que gatinhos pretos trazem azar. O tempo foi passando e mais de uma vez, ouvi e vi reações parecidas.
Palavras da autora: “descobri que muitos gatos pretos sofrem com a rejeição devido a essa má fama. Escrevi esta poesia, li com meus alunos, divulguei e finalmente, encontrei alguém que me ajudou a contá-la com lindas imagens. Este livro nasceu da vontade de mostrar que todos os animais merecem carinho e amor. Que triste mesmo é não saber como os peludinhos podem ser encantadores”.
Permita-se descobrir com a menina do jardim, o fascinante mundo dos miaus e boa leitura.
Dia 20 de outubro às 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sarau na Amadeu
Classificação indicativa: Livre
Os encontros são feitos por meio da mediação e mobilização da comunidade e proporciona a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira.
Sarau aberto as manifestações artísticas, como poesia, contação de histórias, música, teatro, dança, entre outras.O público é convidado a participar.
Dia 20 de outubro às 13h30 – Biblioteca Amadeu Amaral
Claro Enigma

 

Clube de Leitura
Claro Enigma
Classificação indicativa: livre
Duração: 90 min.
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina, trocando ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Outubro é "Claro Enigma" de Carlos Drummond de Andrade.
Dia 25 de outubro às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Biblioteca na Praça
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Raimundo de Menezes convida vocês a participarem do projeto “Biblioteca na praça” que será realizado no dia 26 de outubro a partir das 10h na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). Será um dia especial com doações de livros diversos a fim de incentivar e estimular o hábito da leitura. Haverá intervenção poética e musical.
Dia 26 de outubro a partir das 10h na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). - Biblioteca Raimundo de Menezes

Roda de leitura
Classificação indicativa: A partir de 14 anos
Duração: 120 min.
Toda última sexta-feira do mês acontece a Roda de Leitura na Biblioteca. É escolhido um livro a cada vez para ser debatido, analisado, curtido e deliciado coletivamente. Esse evento é realizado em parceria com o Coletivo Papo de Comadre.
Dia 26 de outubro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Projeto *Lê No Ninho
Com Renata Rossi
O Lê no Ninho é um programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos.
Dia 27 de outubro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Verdades de uma Escritora

 

Lançamento do Livro: Verdades de uma Escritora – Coletivo Literatura Clandestina
Classificação indicativa: Livre
Formado por 11 mulheres, que se reuniram em 2015, ‘Verdades de uma escritora’ é composto “por aforismos, máximas, estrofes e quase mini-contos resolve todo o acaso, a espera, a volúpia de viver da escrita, ou de escrever para viver. É produzido por um coletivo clandestino, o que sugere um pacto de subversão compartilhada. Mas por que clandestino? As onze autoras começaram a se encontrar depois das aulas, e sem a formalidade de uma instituição, parecem sentir-se quase como se fizessem travessuras juvenis. Clandestino porque é constituído de mulheres que, na maturidade de outras profissões, decidiram se lançar furiosamente na luta com as palavras. Clandestino porque é constituído de mulheres.” diz Joselia Aguiar sobre a obra em seu prefácio.
Dia 27 de outubro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Sarau Café com Poesia
Mostra com diversas expressões de arte e conteúdos organizados em ciclos e apresentações.
Dia 27 de outubro às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Café Preto

Café Preto
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 min.
Com Carolina dos Santos Rocha - idealizadora e curadora do clube de leitura Café Preto.
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura.
Serão quatro encontros no final deste ano:
Dia 27 de outubro às 15h - "Raiz de um negro brasileiro" Oswaldo de Camargo - Biblioteca Paulo Duarte

Roda de debates - Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 60 min.
Com Elidayana Alexandrino, Renata Cordeiro dos Santos e Vanessa Oliveira dos Santos Nunes.
Imagens de violência contra a mulher, de maneira geral, e contra a mulher negra, de maneira particular, são muito comuns na “narrativa oficial” da História da Arte e da cultura visual. Nossa proposta é levar essa discussão para dentro da Biblioteca Pública Paulo Duarte, na cidade de São Paulo, com o intuito de trazer para o público um olhar cuidadoso a respeito dos significados simbólicos da arte e de imagens em geral. Além disso, convidamos os participantes para uma análise das obras de arte apresentadas, como exercício reflexivo para pensar as relações dessas imagens com o tempo presente.
Serão quatro encontros nos dias:
Dia 29 de outubro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte