Teatro e Dança nas Bibliotecas

Teatro Contos de Amor e Morte, O Velho dos Sonhos, A Última Flor Amarela, Hugo Pussolo, Rosa e o Príncipe e Dança Circular com Marcel Marigo, Dançando na Batida, Dança circular com Fátima Rosa Gonçalez e Roda de capoeira são os espetáculos de outubro nas bibliotecas públicas de bairro.

TEATRO

Marcelino Freire

Contos de Amor e Morte – Marcelino Freire
Classificação indicativa: Livre
Encerramento da oficina - “A Teatralidade nos contos de Marcelino Freire” que ocorreu entre os meses de março e outubro de 2018.
Com direção de Ernandes Araújo, artista orientador da oficina realizada na Biblioteca Alceu Amoroso Lima durante o ano de 2018, os participantes realizam encenações de contos do autor. São histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Tudo se revela por meio de explosões e de palavras cortantes, sangrentas, no melhor estilo de Marcelino Freire. Trazendo para o foco da cena personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade, mas que nos contos eles são o centro, o eixo para se entender essa mesma sociedade injusta e cruel, da qual eles são protagonistas de seus enredos.
Dia 6 de outubro às 20h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O Velho dos Sonhos

O Velho dos Sonhos
Classificação indicativa: Livre – para público infantil
Duração: 50 min.
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém, no mundo, conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças, para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma, que as cabecinhas vão ficando pesadas e quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias. Durante uma semana inteira, ele foi, todas as noites, ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois, como todos sabem, a semana tem sete dias. O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas maravilhosas aventuras que formam a história do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen.
Dia 10 de outubro às 09h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Os Últimos Filhos do Éden

Os Últimos Filhos do Éden 
Classificação indicativa: Livre – a partir de 12 anos
Duração: 50 min.
A partir de um fenômeno destrutivo sendo a 3ª Guerra Mundial, Os Últimos Filhos do Éden se trata de uma peça sobre um futuro distópico e pós apocalíptico, um extrato de pequenas situações onde são flagradas reações e ações da qual movem os personagens a criar outra guerra entre si, achando que estão lutando por sobrevivência, carregam tristezas, frustrações e em seus caminhos, rastros de sangue são deixados como marcas de suas existências.
Dia 19 de outubro às 16h - Biblioteca Belmonte
Dia 24 de outubro às 16h - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

A Última Flor Amarela
Com Núcleo Histórias e Objetos
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 50min
Histórias e Objetos é um núcleo de performance narrativa que conta com a contribuição de diversas linguagens artísticas para a narração de histórias, são elas: a música, as artes plásticas, o teatro e a animação de objetos.
Ao voltar do trabalho, um homem muito mal humorado precisa atravessar um parque para chegar em sua casa. Ao se deparar com uma flor amarela em seu caminho ele encontra a oportunidade de exercer todo o seu “poder”. Porém, o que ele não imagina é que uma flor pode ser muito mais resistente do que parece.
Dia 22 de outubro às 14h – Biblioteca infantojuvenil Monteiro Lobato

Gugo Pussolo

Hugo Possolo
Classificação indicativa: Livre – para público adulto
Duração: 50 min.
Dramaturgia AnarCoCômica
Uma mostra da obra teatral do autor e diretor Hugo Possolo, dos Parlapatões, chega às Bibliotecas da cidade de São Paulo. São leituras dramáticas, realizadas pelos atores grupo teatral, sob direção de Camila Turim. Serão 10 textos lidos em 07 diferentes bibliotecas municipais. Ao final de cada leitura será realizado um bate-papo com o autor.
Os textos transitam pelo humor e trazem um espírito anárquico, características do parlapatão Possolo, que definem boa parte do estilo do grupo. O projeto fazendo faz parte das atividades do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. Seu objetivo é fazer um panorama da literatura dramática de um autor contemporâneo para estabelecer maiores vínculos com o público e aprofundar os debates em torno de sua obra.
Dia 4 de outubro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 26 de outubro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 27 de outubro às 18h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

A Rosa e o Príncipe

Rosa e o Príncipe
Classificação indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 50 min.
Cia Interato
Uma releitura do clássico de Saint Exupery. Nesta versão, o próprio autor entra em cena para conduzir a história. A ciumenta Rosa, na pele de uma menina mimada aventura-se pela Terra. Nessa jornada, ela cruza com personagens icônicos como a Raposa, o Homem de Negócios e a serpente.
Dia 26 de outubro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

DANÇA

Dança Cirular com Marcel marigo

Dança Circular com Marcel Marigo
Classificação: Público adulto
Duração: 60 min.
A dinâmica das Danças Circulares é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois dança-se a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. As danças são simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.
Dias 6 e 20 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Dançando na Batida
Com Família FK
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Dançando na Batida é um espetáculo composto de Ritmo e ´Poesia (Rap) e o(Dj), trazendo ao público uma interação constante com as diversas formas e estilos de musicais, tendo como tema transversais a cultura Hip Hop.
Dia 9 de outubro às 12h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Dança circular com Fátima Rosa Gonçalez
Classificação: Público adulto
Duração: 60 min.
A dança é uma das mais importantes atividades simbólicas humanas e pode ser considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Em todos os tempos e para todos os povos, a dança sempre foi a expressão de experiências que transcendem o poder das palavras. Na dança, através dos gestos e movimentos, o homem busca dizer o indizível, conhecer o desconhecido, estar em relação com os outros e com o profundo mistério da existência. Realizada em roda e de mãos dadas, a Dança Circular é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno.
Dia 11 de outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Roda de capoeira
Com o Grupo Aruanã
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 min.
Ao som do berimbau e muito ginga, o grupo traz para a Biblioteca uma apresentação de capoeira para animar o sábado.
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia