Biblioteca Prefeito Prestes Maia recebe óculos acessíveis e gibi gigante da Turma da Mônica

Gibizão da Turma da Mônica

Gibizão
O gibi gigante Turma da Mônica – O maior gibi do mundo, na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entrou para o Guinness World Records como o maior gibi do mundo. Publicado pela Editora Panini e pela Mauricio de Sousa Produções, o livro mede 1 metro de comprimento por 70 centímetros de largura e traz seis diferentes histórias em 16 páginas. Um exemplar autografado pelo criador Mauricio de Souza será doado à Biblioteca Prestes Maia como reconhecimento pelo trabalho de incentivo à leitura realizado pela Secretaria Municipal de Cultura nas bibliotecas da cidade. O livro tem edição limitada, com apenas 100 exemplares.

Óculos Acessíveis

Óculos acessíveis
Na ocasião, a Biblioteca recebeu também um par dos óculos acessíveis Orcam MyEye, desenvolvido pela Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, que fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio. Essa tecnologia pode ser aplicada em livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular e folhetos.

Foram adquiridos 15 unidades do aparelho, que estão sendo distribuídas nas bibliotecas. A expectativa é que até o final de 2020, todas as 54 bibliotecas municipais tenham, pelo menos, um par de óculos, fazendo com que todos os livros do acervo municipal fiquem à disposição do leitor com deficiência visual, além do acervo em Braille e audiolivros já existentes. As bibliotecas municipais possuem mais de 5 milhões de livros em seu acervo.