Destaques da semana de 1º a 7 de setembro

Teatro e dança, música, circo, contação de histórias, literatura e cinema nas bibliotecas de bairro.

TEATRO E DANÇA

O Velho dos Sonhos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém, no mundo, conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças, para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma, que as cabecinhas vão ficando pesadas e quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias. Durante uma semana inteira, ele foi, todas as noites, ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois, como todos sabem, a semana tem sete dias. O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas maravilhosas aventuras que formam a história do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen.
Dia 6 de setembro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Nômades Viajantes
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo de dança “Identidade Em Movimento” apresenta o seu mais novo espetáculo. Explorando a ideia dos sentimentos que perpassam as fases da vida do nascimento até a morte, mesclados com o conceito de nomadismo da busca por territórios, o grupo mistura-se ao público em suas apresentações.
Dia 5 de setembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

MÚSICA

Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 1º de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Quatro Mãos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018, “Fértil”, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acreditam que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira.
Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 2 de setembro às 11h – Biblioteca Paulo Duarte

Mc Garden
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
O paulistano MC Garden é um dos artistas mais reconhecidos da vertente do funk consciente, que ganha cada vez mais força entre os jovens brasileiros. Alguns vídeos do artista somam milhões de visualizações no Youtube. MC Garden possui parcerias com grandes artistas, humoristas, bandas e Youtubers, tais como Planta e Raiz, Gabriel O Pensador, Zizi Possi, Gog, Rafinha Bastos e Rafael Queiroga.
Dia 6 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Prog Jazz do Absurdo Quarteto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Criado com a intenção de explorar e experimentar a improvisação livre, o grupo usa todas as influências de seus integrantes, que vão de Britney Spears e Snoop Dogg a Tânia Maria e Memes da internet, para criar atmosferas e grooves que se desenvolvem de maneira totalmente singular e exclusiva em cada show. Conta com a formação de um trompa, instrumento sinfônico incomum nas bandas de jazz moderno. A meta de cada apresentação é o caminho musical do absurdo, a iconoclastia e a incorporação de entidades místicas.
Dia 1º de setembro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 6 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Choronas
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Grupo formado por quatro musicistas que toca vários gêneros brasileiros como choro, baião, maxixe e samba. Desde 1994 tem se apresentado em diversos espaços culturais de São Paulo, outras cidades do Brasil e exterior. Formado por Gabriela Machado (flauta transversal); Ana Cláudia César (cavaquinho); Paola Picherzky (violão de sete cordas) e Roseli Câmara (percussão).
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Trio Choro Moderno
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Trio com uma formação pouco convencional que alia a bateria à sonoridade do cavaco/violão tenor e violão de sete cordas e diferencia-se das formações instrumentais usuais. A sonoridade do grupo possui a linguagem do choro contemporâneo e traz liberdade na construção dos arranjos e influência dos improvisos comuns no Jazz. Com experiência que inclui turnês internacionais, o grupo se apresenta no circuito cultural paulistano como SESCs, casas de shows e eventos.
Dia 2 de setembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

Dona Maria - Rafaella Nepomuceno
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... Com seu pandeiro na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares para o público a participar da brincadeira, pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Roda de Samba - Projeto Sala do Compositor
Classificação: Livre | 120 min.
A Proposta do Projeto Sala do Compositor é de criar um Espaço Cultural que enfatiza o diálogo, a Interação e a Expressão Artística com a missão de proporcionar aos compositores e poetas um espaço onde possam dar ênfase a sua obra, com o compromisso de desenvolver e disseminar a cultura tendo como interesse o coletivo e destacar este Gênero Musical chamado “Samba”, que tem o poder de unir, aglutinar, agregar, inserir e acessibilizar culturalmente estimulando assim a criação e produção artística.
Dia 6 de setembro às 19h30 – Biblioteca Brito Broca

CIRCO

Gibiló e Seu Trombone
Classificação indicativa: Livre | Duração: 45 min.
No espetáculo o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica. Vem brincar de circo!! Vivenciar a arte circense no mini picadeiro brasileiro, brincadeiras, diversão não irá faltar.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Desconforto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Desconforto” é um espetáculo onde Conforto, um palhaço muito atrapalhado que acredita ser um grande ilusionista, tenta convencer a todos de que realmente consegue realizar um grande show. Mostrando que foi ele quem fez tudo, tenta realizar sua grande apresentação. Seus truques às vezes dão certo, às vezes nem tanto, criando expectativas e causando gargalhadas por conta de seu fracasso. Em muitos momentos Conforto chama os espectadores para participarem de suas mágicas.
Dia 1º de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 6 de setembro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Forró Pé de Moleque e as Histórias de Zé Vito
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
O contador Zé Vitto, brincante do povo, mamulengueiro, ventríloquo vai celebrar a festa de São João, em mais um terreiro. Mas antes precisam pisar o barro pro show começar e as histórias de Zé Vitto ao público contar. O romance de Rosinha com o jovem Mateo, nesse teatro de mamulengos, o que será que aconteceu? Tem também o boneco ventríloquo zabumbeiro Damião que dança coco, xote, arrasta pé e baião. Muito forró pra dançar de pé e pé de moleque pra fechar a apresentação. No repertório canções da oralidade popular como Mulher Rendeira, Penerei Fubá, Dona Mariquinha, Pisa Morena, Pula fogueira, entre outras que nos remete ao tempo de criança, cantigas de roda e as festas populares. Borá Forrozear com a gente.
Dia 1º de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Canta e Conta
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
"Cantando e Contando Histórias de Saci": juntando alguns depoimentos pessoais às ideias dos livros “A Risada do Saci” (Regina Chamlian e Helena Alexandrino), "A festa do Sacy" (Flávio Paiva) e "Dez Sacizinhos" (Tatiana Belinky), o grupo CANTA E CONTA convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no saci?
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 5 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Contos Russos - Girasonhos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min.
As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. Confluem, assim, os mitos universais contidos nas fábulas e o mundo particular dos contos russos.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Tininha Calazans - Aventuras de Pequeninos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Aventuras de Pequeninos - Coragem, amizade, amor, inocência e outras virtudes de crianças que realizam proezas e conquistas superando desafios ou conquistando bens para a humanidade.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Senhoras
Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 40 min.
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se cria na prosa machadiana e na interlocução com o público.
Dia 1º de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 4 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 6 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Conto das Águas
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias.
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 4 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 5 de setembro às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 6 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas histórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 5 de setembro às 10h - Biblioteca Brito Broca

Mitos Pelo Mundo
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo Poesia no Espaço continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 6 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
LITERATURA
CLIPE - Circuito Literário nas Periferias

Classificação: livre | Duração: 120 min.
É um clube de leitura formado por mediadores moradores dos territórios o qual o CLIPE contempla. Em parceria com a Tide Setubal, a CIA das letras propõe esta ação entre os bairros periféricos de São Paulo, com o intuito de ampliar acessos.
O encontro com o autor Giovani Martins é a realização de fechamento desse primeiro ciclo de leituras na zona noroeste.
Dia 1º de setembro às 14h - Biblioteca Brito Broca

CINEMA

Exibição de Documentário
''Hip Hop e mercado: o Rap''
Classificação: Livre | 120 min.
O projeto 'Hip Hop e mercado: o Rap' tem como objetivo descobrir e pesquisar as possibilidades inexploradas e potenciais desse mercado no Brasil.
A partir de um documentário, que procura desvendar algumas das questões mais pertinentes a esse tema, entrando em contato com importantes personalidades dos diferentes segmentos dentro do mercado musical, como admiradores, produtores, críticos, MCs, DJs.
Após a exibição, acontece um bate-papo com Helião (Rapper do grupo RZO) e André Canto Rima (Músico e compositor de samba e Rap, ex-integrante do grupo Filosofia de rua).
Dia 1º de setembro às 16h – Biblioteca Brito Broca

O Maior Amor do Mundo
Brasil, 2006, 106 min., DVD
Direção: Carlos Diegues. Elenco: José Wilker, Taís Araújo, Marco Ricca.
Antônio é um famoso astrofísico brasileiro, que trabalha também como professor em uma universidade americana. Pouco antes de retornar ao Brasil, onde receberá uma homenagem do governo, Antônio recebe a notícia de possuir um tumor fatal no cérebro.
Dia 6 de setembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 
Circuito SPCine
Spcine na Biblioteca Roberto Santos