Dicas de Leitura - Inclusão e Acessibilidade (adulto)

Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência e tem como objetivo gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência e promover ações para esse fim. Dia 21 de setembro, início da primavera, é também o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Dicas de leitura Inclusão e Acessibilidade

A integração plena de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os tipos de atividades, e a condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia de espaços, equipamentos urbanos, informações, entre outros, são atenções sempre presentes nas bibliotecas públicas. As Dicas de Leitura de setembro se dedicam às obras com a temática de Inclusão e Acessibilidade, tanto do acervo infantil como do adulto. Boa leitura!

Cultura surdaCultura surda: agentes religiosos e a construção de uma identidade - César Augusto de Assis Silva
Os surdos constituem um grupo com cultura particular? O reconhecimento científico e jurídico da língua brasileira de sinais (Libras) é argumento suficiente para a construção da cultura surda? As igrejas cristãs teriam algum papel na história da constituição da Libras no Brasil? Com estas questões em mente, César Augusto insere o leitor num universo pouco conhecido: a comunidade de falantes de Libras. Por meio de vasta pesquisa de campo em diferentes instituições religiosas, análise da trajetória de determinados agentes, documentos e entrevistas, o autor explora as relações entre atividades missionárias cristãs, a consolidação de um movimento social surdo, a constituição de um mercado vinculado à Libras e a construção de um campo acadêmico que confere legitimidade a essa língua.

história de literatura e cegueira


Histórias de literatura e cegueira - Júlian Fuks

Híbrido entre ensaio e ficção. A partir da vida e obra dos escritores Jorge Luis Borges, João Cabral de Melo Neto e James Joyce, Julián Fuks constrói pequenas histórias fragmentadas de momentos da trajetória de cada um desses autores, que possuem em comum a cegueira precoce ou tardia.

 

As imagens do outro sobre a cultura surdaAs imagens do outro sobre a cultura surda - Karin Strobel
O livro traz uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um 'povo surdo' ou de uma 'comunidade surda'. A certa altura, a autora afirma: 'A cultura surda exprime valores, crenças que, muitas vezes, se originaram e foram transmitidas pelos sujeitos surdos de gerações passadas ou de seus líderes bem sucedidos, através das associações de surdos'.
 

Ler e escrever no escuro
Ler e escrever no escuro: a literatura através da cegueira - Denise Schittine

A obra destaca as experiências dos escritores Jorge Luis Borges e João Cabral de Melo Neto com livros, leitura, cegueira e leitura de terceiros, os ledores. Discorre sobre as questões que surgem para o leitor e o autor cegos: o uso de audiobooks e aquisição do sistema braile, a perda de sensação de liberdade, de privacidade e do próprio ambiente de leitura. Ao mesmo tempo, leva o leitor a questionar o que é estar cego para ler um texto, ou ainda, qual é a visão necessária para acessar a literatura. A obra se apoia em estudiosos, como Alberto Manguel, Roland Barthes, Roger Chartier, Merleau-Ponty, Paul Zumthor, entre outros.

Livro ilustrado de língua brasileira de sinais

Livro ilustrado de língua brasileira de sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez - Márcia Honora; Mary Lopes Esteves Frizanco

Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e Surdos.

 

O olhar de Milo
O olhar de Milo - Virginia Macgregor

Milo Moon tem nove anos e sofre de retinite pigmentosa. Ele está perdendo a visão e logo ficará cego. Mas, por enquanto, vê o mundo por um buraco de agulha e percebe coisas que as outras pessoas não notam. Quando a adorada avó de Milo começa a sofrer de demência e vai para uma casa de repouso, ele percebe que há algo errado naquele lugar. Os adultos não lhe dão atenção e com a ajuda do cozinheiro Tripi e de Hamlet, seu porquinho de estimação, Milo decide mostrar o que realmente acontece na casa de repouso e quem é a sinistra enfermeira Thornhill. É um romance cheio de grandes ideias, verdades simples com mensagem emocionante capaz de tocar as pessoas.

Surdez paixão e dança

Surdez, paixão e dança - Antonio Carlos Almeida

Obra que trata da dança aplicada ao deficiente auditivo, não apenas em seu compromisso com a arte, mas também no seu apoio à vida. Ao dançar, percebendo e identificando os sons de uma música, o deficiente auditivo demonstra habilidade e domínio numa área inesperada, por vezes difícil até para pessoas sem deficiência auditiva.

 

surdo mudoSurdo mundo - David Lodge
Desmond Bates está ficando surdo, e a crescente incapacidade de distinguir os sons não faz outra coisa que não seja gerar confusão – para ele e para todos à sua volta. O que seria um acontecimento dramático na vida de qualquer um toma, neste caso, contornos irônicos: como professor de linguística aplicada, Desmond não tem alternativa senão se aposentar, dado o catálogo de mal-entendidos auditivos em que suas aulas se transformaram. O aparelho contra surdez nem sempre funciona, e sua vida pessoal tampouco sai incólume. Sem a rotina acadêmica de um ano letivo, Desmond está cansado de ler spams sobre disfunção erétil e de acompanhar a bem-sucedida carreira da mulher, sempre ocupada demais para repetir o que acabou de dizer. Tudo muda quando Alex, uma atraente e desequilibrada aluna de graduação faz ele prometer que a ajudará com sua tese. Porém, ela parece buscar seu apoio também para questões não tão acadêmicas… Ou seria tudo um grande mal-entendido?

Vendo vozesVendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos - Oliver Sacks
"O que é necessário [...] para nos tornarmos seres humanos completos? O que denominamos nossa humanidade dependerá parcialmente da linguagem? O que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? A linguagem desenvolve-se de um modo espontâneo e natural ou requer contato com outros seres humanos?"
Numa fascinante incursão pelo universo dos surdos, Oliver Sacks procura responder a questões como essas. Sua preocupação não é simplesmente apresentar ao leitor a condição daqueles que não conseguem ouvir. Acompanhando a história, os dramas e as lutas dessas pessoas, o leitor será levado a olhar para o seu próprio cotidiano de um modo inteiramente novo. Será capaz de ouvir, nos sons da linguagem, um pequeno milagre que se repete cada vez que uma nova sentença é proferida.
 

Colaboraram para esta edição das dicas de leitura: Domitila Alves de O. Vila Nova e Ana Luisa da Biblioteca Sylvia Orthof.

  VEJA TAMBÉM AS DICAS DE LEITURA INFANTIL - INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

 

Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras Dicas de Leitura de 2018.