Dicas de Leitura - Inclusão e Acessibilidade (infantil)

Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência e tem como objetivo gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência e promover ações para esse fim. Dia 21 de setembro, início da primavera, é também o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Dicas de Leitura - Inclusão e Acessibilidade

A integração plena de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os tipos de atividades, e a condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia de espaços, equipamentos urbanos, informações, entre outros, são atenções sempre presentes nas bibliotecas públicas. As Dicas de Leitura de setembro se dedicam às obras com a temática de Inclusão e Acessibilidade, tanto do acervo infantil como do adulto. Boa leitura!

A felicidade das borboletas
A felicidade das borboletas - Patrícia Engel Secco

A plateia estava lotada para ver a primeira apresentação de balé de Marcela. Um ano atrás, todo mundo achou estranho quando ela pediu à mãe que a levasse até uma academia de dança. Mas, graças ao amor que todos sentiam por Marcela, e principalmente à sua capacidade de enxergar as coisas com o coração, ela superou as dificuldades e provou ser uma garota muito especial.

 

O livro negro das coresO livro negro das cores - Menena Cottin; Rosana Faría
O Livro Negro das Cores é uma experiência de leitura. Pelas mãos de Tomás somos levados a conhecer o mundo através dos cheiros, sabores e sons. O texto branco em páginas negras, com a tradução em Braille e na página oposta, também negra, as imagens sugeridas pelo texto impressas em verniz, convidando o leitor a tocá-las e a perceber um novo e fascinante universo.
 

Rodas para que te queroRodas, pra que te quero!Angela Carneiro; Marcela Cálamo
Um sensível e delicado relato da vida de Tchela (uma das autoras), menina peralta, curiosa, que adorava correr e andar de bicicleta, e de repente perde o movimento de suas pernas. Depois de um longo tempo hospitalizada, ao ter alta Tchela ganha uma caixinha de madeira do seu médico com uma recomendação: ela só deverá ser aberta no momento certo. Tchela ficou paraplégica e só poderá se locomover em cadeira de rodas. E ela vai ter que aprender a conviver com suas limitações. É um longo processo de amadurecimento, até ela alcançar a consciência de que deficiência não implica marginalização. Finalmente, a caixinha pode ser aberta: era hora de Tchela contar suas descobertas para todo mundo.
 

Rodrigo na era digitalRodrigo na era digital - Markiano Charan Filho
André, o narrador desta história, e Rodrigo agora são adolescentes que descobrem, com o leitor, como as conquistas da era digital influenciam o cotidiano das pessoas e facilitam a comunicação e o aprendizado dos portadores de necessidades especiais. A história, escrita por Markiano Charan Filho, autor de Rodrigo enxerga tudo e Rodrigo bom de bola, gira em torno das medidas de acessibilidade para os deficientes visuais.
 

O silêncio de Júlia
O silêncio de Júlia - Pierre Coran; Mélaine Florian

Júlia é uma garota feliz, mas vive solitária. Pássaros cantam no jardim, mas ela não pode ouvi-los. Ela também não escuta o ronronar do gato, o latido do cachorro, a buzina dos carros, o ruído dos aviões. Júlia é deficiente auditiva. A chegada de seu novo vizinho André, a deixa animada. Finalmente, terá um companheiro de brincadeiras. Mas... será fácil essa aproximação?
 

Tudo bem ser diferente
Tudo bem ser diferente - Todd Parr

Este divertido livro traz uma mensagem muito importante para todas as crianças: todos somos diferentes, e por isso mesmo, especiais.

 

 

Colaboraram para esta edição das dicas de leitura: Domitila Alves de O. Vila Nova e Ana Luisa da Biblioteca Sylvia Orthof.


 VEJA TAMBÉM AS DICAS DE LEITURA - INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (ADULTO)


Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras Dicas de Leitura de 2018.