Destaques da semana de 11 a 17 de agosto

Música, teatro, intervenção artística, contação de histórias e cinema nas bibliotecas de bairro.

MÚSICA

Band'jente

Band’jente
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
As composições autorais transitam entre o pop e o alternativo com diversos ritmos que, às vezes, são capturados numa mesma canção. A Band’jénte apresenta além das composições autorais, também canções de parceiras e parceiros da música independente que têm influência direta na sua sonoridade.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 14 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 17 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Tambor de Crioula Flor da Aroeira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A proposta do Tambor é ir além da apresentação ou do espetáculo e oferecer uma vivência da cultura popular para o público onde não há espectadores. A roda é um convite, um espaço aberto para compartilhar conjuntamente da música e da dança trazida pelos integrantes. Artistas e público unem-se e confundem-se para constituir a força da roda no ritmo da batida do tambor, do canto coletivo e da dança feminina.
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Quatro mãos
Classificação indicativa: Livre| Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018 Fértil, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 15 de agosto às 14h30 – Biblioteca Brito Broca

Lucia Zorzi
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Suas canções têm forte influência da música francesa e do smooth jazz. Com letras em inglês, francês e português, melodias coincidentemente alegres e melancólicas, Lucia cativa a todos com o toque suave no seu violão elétrico e com a delicadeza de sua voz.
Dia 17 de agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo


TEATRO
Em Busca da Boneca Azul

Em Busca da Boneca Azul
Classificação indicativa: Livre | Duração: 55 min.
Tulipa e Tabefe são dois palhaços que recebem uma mensagem revelando o desaparecimento de uma bailarina, conhecida como Boneca Azul. Eles transformam-se em detetives para encontrá-la, porém são surpreendidos pelas armadilhas e magias de Líria, uma habilidosa feiticeira que, auxiliada por seu assistente, o desastrado Panklata, vai criando obstáculos para que o mistério da Azul não seja desvendado.
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 15 de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 16 de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 18 de agosto às 14h00 - Biblioteca Camila Cerqueira César

100 + Nem Menos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
O espetáculo “100 + Nem Menos” aborda os primeiros contatos da criança com o universo dos números, da matemática e do desenho, onde o contar ou riscar se apresentam de forma lúdica em seu cotidiano.
A encenação não usa texto, e de uma técnica original de animação de objetos, linhas coloridas flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada.
Com técnicas de teatro, dança e animação de objetos e bonecos, os esquetes reinventam brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. A trilha sonora contém músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação. Imagens, ora remetem à arte Naif, às garatujas infantis e aos quadros de Joan Miró e Paul Klee e ora brincam com conceitos primários da Matemática.
Dia 12 de agosto às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Músicas de Oz
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Neste espetáculo os espectadores são levados a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci,Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços.
Dia 11 de agosto às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 15 de agosto às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

O Livro do Improviso
Classificação: 14 anos | Duração: 60 min.
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
Dia 15 de agosto às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 17 de agosto às 14h - Biblioteca Anne Frank

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Projeto Galileu - Planetário Móvel

Projeto Galileu - Planetário Móvel
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
O Projeto Galileu traz a possibilidade de conhecimento e encantamento, levando as pessoas por uma viagem espacial. Através de um ambiente imersivo, projeção de 360 graus, em Full HD , som estéreo e ambiente climatizado, apresenta-se o sistema Solar, nascimento de estrelas, satélites naturais, mudanças climáticas, etc.
Dia 14 de agosto às 9h - Biblioteca Padre José de Anchieta


CIRCO
Mala de Tralha

Mala de Tralha
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
A proposta é estimular a criatividade através do lúdico. Utilizando das diversas formas de arte, seja tanto com a comicidade do palhaço, expressão corporal através da mímica, narração, encenação, sonoridade de instrumentos e não instrumentos, mágicas, ou até mesmo somente na oralidade. Assim, a Cia. conta histórias de maneira lúdica e interativa e com isso, instiga a curiosidade e interesse dos adultos e principalmente das crianças por livros, histórias antigas, lendas, folclores, fábulas e nossa identidade cultural.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 14 de agosto às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 17 de agosto às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Show de Bola
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Show de bola” é um monólogo, que mistura os números do artista Jesús Fornies, brincando com as diferentes formas de entender os malabares e as reações que provoca na plateia: malabarismo cômico, contemporâneo, tradicional, absurdo… sempre acompanhado do seu estilo pessoal e um inovador sentido de humor. Especializado em malabares com bolas de futebol, mostra-nos inúmeras formas de se divertir com a bola além de correr atrás dela, dando sempre a entender que existe vida além do futebol, muito mais surpreendente, criativa, mágica e divertida.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contos Russos - Girasonhos

Contos Russos - Girasonhos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min
As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. Confluem, assim, os mitos universais contidos nas fábulas e o mundo particular dos contos russos.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Brito Broca

Histórias da Mata
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Histórias da Mata é um espetáculo composto por três histórias: A Lenda da Criação da Noite, A gata que entrou em casa e Boitatá.
Uma lenda pela qual os índios explicam a criação da noite é contada num ambiente totalmente lúdico e com objetos originários de várias tribos. A gata que entrou em casa é uma história da mata que vem lá do Continente Africano, e que ressalta o protagonismo feminino. Já Boitatá é inspirado no livro “Ai, que susto!” do autor Jorge Saad, que ressalva a preocupação com a floresta e o meio ambiente.
Histórias que possuem em comum além dos animais, das lendas, palavras e figuras, A MATA!
Lúdico, dinâmico, divertido e recheado com muita música ao vivo, brincadeiras, objetos e brinquedos indígenas, bonecos, fantoches e muita interação com o público.
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Marina Bastos
Marina Bastos conta contos brasileiros no mês do folclore. Embarque nessa viagem pelo folclore brasileiro com: música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. Identificando no mapa do Brasil de onde vem cada história, aprenderemos características de cada região.
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas estórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 15 de agosto às 14h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães


CINEMA

Batman Begins

 

Batman Begins
EUA, 2005, 104 min., DVD
Direção: Christopher Nolan. Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Gary Oldman, Ken Watanabe, Morgan Freeman.
Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários.
Dia 16 de agosto às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

 

Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

Seu complexo exibidor é formado por vinte espaços, sendo cinco em equipamentos culturais de São Paulo e quinze em Centros Educacionais Unificados (CEUs), com o objetivo de democratizar o acesso da população ao entretenimento audiovisual, expandindo a barreira geográfica do centro expandido em direção a todas as regiões da capital paulista. Geograficamente, as salas estão presentes em dezessete das trinta e duas prefeituras regionais, com prioridade para as não atendidas pelo circuito comercial de cinema.

Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br