Destaques da semana de 4 a 10 de agosto

Música, teatro, intervenção artística, contação de histórias e cinema nas bibliotecas de bairro.

MÚSICA

Tambor de Crioula Flor da Aroeira

Tambor de Crioula Flor da Aroeira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A proposta do Tambor é ir além da apresentação ou do espetáculo e oferecer uma vivência da cultura popular para o público onde não há espectadores. A roda é um convite, um espaço aberto para compartilhar conjuntamente da música e da dança trazida pelos integrantes. Artistas e público unem-se e confundem-se para constituir a força da roda no ritmo da batida do tambor, do canto coletivo e da dança feminina.
Dia 7 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 8 de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 10 de agosto às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Quatro mãos
Classificação indicativa: Livre| Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018 Fértil, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 8 de agosto às 14h30 – Biblioteca Roberto Santos

Band’jente
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
As composições autorais transitam entre o pop e o alternativo com diversos ritmos que, às vezes, são capturados numa mesma canção. A Band’jénte apresenta além das composições autorais, também canções de parceiras e parceiros da música independente que têm influência direta na sua sonoridade.
Dia 4 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 9 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 10 de agosto às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Toni Ferreira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Um dos nomes da Nova MPB Toni Ferreira acompanhado pelo músico João Guariozo faz show intimista com um repertório autoral, além de releituras particulares de canções consagradas. O cardápio de comparações é muito variado, vai de Cazuza, passa por Bethânia, Ângela Ro Ro e até Gal Costa entra na parada. Toni Ferreira se diverte com tanto disparate.
Dia 8 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 9 de agosto às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt

TEATRO

Músicas de Oz

Músicas de Oz
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Neste espetáculo os espectadores são levados a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci,Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços.
Dia 7 de agosto às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 8 de agosto às 14h - Biblioteca Milton Santos

O Livro do Improviso
Classificação: 14 anos | Duração: 60 min.
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 8 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Em Busca da Boneca Azul
Classificação indicativa: Livre | Duração: 55 min.
Tulipa e Tabefe são dois palhaços que recebem uma mensagem revelando o desaparecimento de uma bailarina, conhecida como Boneca Azul. Eles transformam-se em detetives para encontrá-la, porém são surpreendidos pelas armadilhas e magias de Líria, uma habilidosa feiticeira que, auxiliada por seu assistente, o desastrado Panklata, vai criando obstáculos para que o mistério da Azul não seja desvendado.
Dia 4 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 7 de agosto às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 8 de agosto às 9h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Cada Qual no Seu Barril
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Adaptação da Cia. da Revista para o livro Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, de Ruth Rocha. Sem trocar uma palavra, as incríveis atrizes encenam uma sequência de esquetes cômicos por meio de expressões, gestos e mímica. Igor e Vladimir são dois náufragos que vivem às turras numa ilha deserta enquanto esperam pelo resgate. Para as crianças, ficam evidentes os duelos semelhantes aos dos desenhos animados de Tom e Jerry, Pernalonga e Patolino ou Papa-Léguas e Coiote. Com direito a dinamites, bombas, granadas e armadilhas — todas de mentirinha, óbvio —, os personagens se empenham para criar traquinagens e atazanar a vida um do outro, numa verdadeira guerra.
Dia 7 de agosto às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Nerina a Ovelha Negra
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Baseada no livro do conhecido cartunista Michele Iacocca, a opereta é o mais recente espetáculo do premiado Maracujá Laboratório de Artes e conta a história de Nerina, uma ovelha que por ter a cor diferente das outras é expulsa do rebanho. Porém, ao encontrar com lobos que resolvem usá-la para atrair e devorar as ovelhas que a expulsaram, ela toma uma atitude que salvará a todas.
Dia 10 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Parada Poética

Parada Poética
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Os encontros pretendem seduzir o público a partir de performances com a poesia falada como forma de interagir diretamente com os espectadores e inseri-los na vibração do sarau. O nome Parada Poética foi escolhido justamente para desmistificar a palavra sarau como algo distante da realidade da população. A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica. Existe apenas uma regra: ouvidos inclinados à poesia, por isso os encontros proporcionam microfone aberto, para contação de histórias e poemas, como forma de celebrar a oralidade.
Dia 4 de agosto de 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 7 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 7 de agosto às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Projeto Galileu - Planetário Móvel
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
O Projeto Galileu traz a possibilidade de conhecimento e encantamento, levando as pessoas por uma viagem espacial. Através de um ambiente imersivo, projeção de 360 graus, em Full HD , som estéreo e ambiente climatizado, apresenta-se o sistema Solar, nascimento de estrelas, satélites naturais, mudanças climáticas, etc.
Dia 4 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 10 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves

CIRCO

Contalhaço

Contalhaço
Classificação indicativa: Livre | Duração: 40min.
Dois palhaços estão relembrando suas aventuras no circo e a cada número circense, recordam histórias que fizeram parte de suas vidas. O público é convidado à participar das esquetes e atuar nas histórias, proporcionando momentos inesquecíveis. A música é parte importante da apresentação, como sonoplastia cômica e textura para as histórias.
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Navegantes
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Uma embarcação de palhaços piratas segue em um cortejo, navegando em busca de ideias para escrever um livro. Durante o trajeto passarão por obras de Shakespeare, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, entre outros.
Dia 4 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 9 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Mala de Tralha
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
A proposta é estimular a criatividade através do lúdico. Utilizando das diversas formas de arte, seja tanto com a comicidade do palhaço, expressão corporal através da mímica, narração, encenação, sonoridade de instrumentos e não instrumentos, mágicas, ou até mesmo somente na oralidade. Assim, a Cia. conta histórias de maneira lúdica e interativa e com isso, instiga a curiosidade e interesse dos adultos e principalmente das crianças por livros, histórias antigas, lendas, folclores, fábulas e nossa identidade cultural.
Dia 4 de agosto às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 7 de agosto às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 9 de agosto às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Show de Bola
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Show de bola” é um monólogo, que mistura os números do artista Jesús Fornies, brincando com as diferentes formas de entender os malabares e as reações que provoca na plateia: malabarismo cômico, contemporâneo, tradicional, absurdo… sempre acompanhado do seu estilo pessoal e um inovador sentido de humor. Especializado em malabares com bolas de futebol, mostra-nos inúmeras formas de se divertir com a bola além de correr atrás dela, dando sempre a entender que existe vida além do futebol, muito mais surpreendente, criativa, mágica e divertida.
Dia 8 de agosto às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Anne Frank


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Marco Haurélio

Marco Haurélio
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min
Existem contos de fadas no Brasil? A resposta é sim. Mas, aqui, recebem nomes como Estórias de Trancoso ou Contos da Carochinha. Nos nossos contos de fadas, Cinderela atende pelo nome de Maria Borralheira, Pele de Asno chama-se Cara de Pau e Angélica e o Príncipe Teiú fazem as vezes de A Bela e a Fera. Muitas destas histórias encantadas foram ouvidas e registradas por Marco Haurélio em livros como Contos folclóricos brasileiros e Contos e fábulas do Brasil. Muitos destes contos foram adaptados para os versos de cordel, constituindo clássicos como a História de Juvenal e o Dragão e a História da Princesa da Pedra Fina. Venha ouvir e se encantar com as estórias da nossa rica tradição oral e as mais belas histórias de cordel na voz de um dos seus mais reconhecidos autores: Marco Haurélio.
Dia 4 de agosto às 14h30 – Biblioteca Vinicius de Moraes

Marina Bastos
Marina Bastos conta contos brasileiros no mês do folclore. Embarque nessa viagem pelo folclore brasileiro com: música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. Identificando no mapa do Brasil de onde vem cada história, aprenderemos características de cada região.
Dia 4 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 7 de agosto às 14h30 – Biblioteca Belmonte
Dia 10 de agosto às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay


CINEMA


Os 12 Macacos

 

Os 12 Macacos
Twelve Monkeys, EUA, 1995, 129 min., DVD
Direção: Terry Gilliam. Elenco: Bruce Willis, Madeleine Stowe, Brad Pitt, Christopher Plummer.
No ano de 2035, James Cole aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial.
Dia 9 de agosto às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
  
 

 

O Touro FerdinandoO Touro Ferdinando
Ferdinand, EUA, 2017, 108 mim., DVD
Direção: Carlos Saldanha .Elenco (vozes): John Cena, Kate McKinnon, David Tennant, Anthony Anderson, Gabriel Iglesias, Boris Kodjoe, Miguel Ángel Silvestre, Raúl Esparza. Gênero: Animação.Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.
Dia 8 de agosto às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

 

Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

Seu complexo exibidor é formado por vinte espaços, sendo cinco em equipamentos culturais de São Paulo e quinze em Centros Educacionais Unificados (CEUs), com o objetivo de democratizar o acesso da população ao entretenimento audiovisual, expandindo a barreira geográfica do centro expandido em direção a todas as regiões da capital paulista. Geograficamente, as salas estão presentes em dezessete das trinta e duas prefeituras regionais, com prioridade para as não atendidas pelo circuito comercial de cinema.

Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br