Contação de histórias

Contação de histórias na bibliotecas de bairro em agosto: Marco Haurélio, Contos Russos - Girasonhos, De quem vem a canção, Histórias da Mata e Marina Bastos.

Marco Haurélio

Marco Haurélio
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min
Existem contos de fadas no Brasil? A resposta é sim. Mas, aqui, recebem nomes como Estórias de Trancoso ou Contos da Carochinha. Nos nossos contos de fadas, Cinderela atende pelo nome de Maria Borralheira, Pele de Asno chama-se Cara de Pau e Angélica e o Príncipe Teiú fazem as vezes de A Bela e a Fera. Muitas destas histórias encantadas foram ouvidas e registradas por Marco Haurélio em livros como Contos folclóricos brasileiros e Contos e fábulas do Brasil. Muitos destes contos foram adaptados para os versos de cordel, constituindo clássicos como a História de Juvenal e o Dragão e a História da Princesa da Pedra Fina. Venha ouvir e se encantar com as estórias da nossa rica tradição oral e as mais belas histórias de cordel na voz de um dos seus mais reconhecidos autores: Marco Haurélio.
Dia 1º de agosto às 14h30 – Biblioteca Roberto Santos
Dia 4 de agosto às 14h30 – Biblioteca Vinicius de Morais
Dia 26 de agosto às 11h00 – Biblioteca Clarice Lispector

Contos Russos - Girasonhos

Contos Russos - Girasonhos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min
As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. Confluem, assim, os mitos universais contidos nas fábulas e o mundo particular dos contos russos.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Brito Broca

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas estórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 15 de agosto às 14h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 18 de agosto às 14h – Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 25 de agosto às 14h – Biblioteca Raimundo de Menezes

Histórias da Mara

Histórias da Mata
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Histórias da Mata é um espetáculo composto por três histórias: A Lenda da Criação da Noite, A gata que entrou em casa e Boitatá.
Uma lenda pela qual os índios explicam a criação da noite é contada num ambiente totalmente lúdico e com objetos originários de várias tribos. A gata que entrou em casa é uma história da mata que vem lá do Continente Africano, e que ressalta o protagonismo feminino. Já Boitatá é inspirado no livro “Ai, que susto!” do autor Jorge Saad, que ressalva a preocupação com a floresta e o meio ambiente.
Histórias que possuem em comum além dos animais, das lendas, palavras e figuras, A MATA!
Lúdico, dinâmico, divertido e recheado com muita música ao vivo, brincadeiras, objetos e brinquedos indígenas, bonecos, fantoches e muita interação com o público.
Dia 1º. de agosto às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 1º. de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 29 de agosto às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 30 de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 31 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves

Marina Bastos

Marina Bastos
Marina Bastos conta contos brasileiros no mês do folclore. Embarque nessa viagem pelo folclore brasileiro com: música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. Identificando no mapa do Brasil de onde vem cada história, aprenderemos características de cada região.
Dia 4 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 7 de agosto às 14h30 – Biblioteca Belmonte
Dia 10 de agosto às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 21 de agosto às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato