Destaque da semana - 15 a 21 de junho

Circo, contação de histórias, música e teatro nos destaques da semana.

 CIRCO

Brinquedos, Brincadeiras e outras Poesias

Brinquedos, Brincadeiras e outras Poesias
Classificação Indicativa: Livre | Indicado para público infantil |Duração: 60 minutos
O espetáculo propõe um resgate da relação com formas antigas de brincar relembrando brinquedos, jogos, músicas e poesias da cultura do brincante. A apresentação transita em improvisações entre os palhaços e a plateia, demonstrações de virtuosismo em brinquedos como pião, diabolo, bolinhas e brincadeiras populares. Em um lindo dia de Sol ou chuva, Bulacha e Zabeta, resolvem rememorar brinquedos e brincadeiras de suas infâncias. Num lúdico jogo de interação os dois palhaços divertem a plateia com suas confusões na tentativa de mostrar a todos velhas possibilidades de experiências brincantes.
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 16 de junho às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 20 de junho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 21 de junho às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Escambo
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
O Espetáculo que tem como tema a feira onde a há uma grande diversidade de pessoas e de produtos.
Onde são oferecidas frutas para o público escolher, cada fruta escolhida, será acompanhada de uma música que será cantada, e de acordo com a música será desenvolvido uma cena.
Com muito humor serão abordados os benefícios de cada fruta, comparando com soluções sociais, mesclando com música, causos, poesias, números circenses, brincadeiras e intervenção cênica com o público presente.
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 20 de junho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Raul Bopp 

Gran Circo Opará
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Uma viagem pelo sertão do Brasil, tendo como fio condutor o Rio São Francisco. Utilizando a linguagem do circo-teatro, são levados ao palco lendas e mitos desse rio que é sustento e vida nas veredas brasileiras. O espetáculo foi criado a partir das histórias recolhidas na turnê feita pela companhia, no ano passado, ao longo das cidades ribeirinhas do Rio São Francisco.
Dia 15 de junho às 13h30 - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de junho às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 19 de junho às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Sanduba Delivery
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O palhaço Sanduba chega com sua bicicleta acrobática para fazer entregas de sua lanchonete. No cardápio, dez números circenses divididos em entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho. O público é convidado para fazer o pedido e assim formar a cada dia um cardápio e um espetáculo diferente. No final do espetáculo, há um surpreendente número de equilibrismo, com Duba Becker equilibrando no queixo uma barraca de feira.
Dia 15 de junho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 17 de junho às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 20 de junho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O paraíso são os outros

O Paraíso são os outros
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60minutos
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Dia 17 de junho às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Pedro Nava  

Histórias para crianças corajosas
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Dedicadas ao universo do terror infantil, as histórias são permeadas dos clássicos de rock’n’roll, heavy metal fazendo com que os pais se identifiquem com as músicas e se divirtam junto com as crianças. A dupla Paula Dugaich, contadora de histórias, na companhia de Manu Rodrigues e sua guitarra cheia de músicas e efeitos especiais, propõe rodas de histórias arrepiantes e muito divertidas, Além de ensinar táticas infalíveis para vencer monstros e seres assustadores!
Dia 15 de junho às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 20 de junho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

 MÚSICA

Henrique Meyer - Violão Brasileiro

Henrique Meyer - Violão Brasileiro
Classificação Indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos
Peças instrumentais de mestres como: Garoto, Dilermando Reis, Guinga, Paulo Bellinati, João Pernambuco, Heitor Villa-Lobos e Marco Pereira. Henrique tem formação erudita, se apresenta nas ruas e praças de São Paulo e também é guitarrista nas bandas Cavalo Zebra e Supercolisor.
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Santa Jam Vó Alberta
Classificação Indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos
Vó Alberta é uma alusão a embaixatriz do blues: Alberta Hunter. A apresentação busca a fusão cultural permeando, através do jazz tradicional, o folk e o baião, o blues, o country e o gypsy. A banda cria, pra além disso, um repertório autoral, que consolida a experiência musical de uma legítima jam session. Os músicos da Santa Jam Vó Alberta desenvolvem cenários musicais através de contações de histórias fazendo dos seus instrumentos (contrabaixo acústico, sanfona, banjo, gaita, viola caipira, violões, washboard, zabumba, alfaia e mandolim) a extensão do enredo musical.
Dia 20 de junho às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Cantor de Histórias - Irajá Menezes
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propicia. Romper a bolha da chamada 'música infantil' que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado.
Dia 15 de junho às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Alex Valenzi & The Hideaway Cats
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
Um show dinâmico em que os 3 músicos fazem um passeio pelo melhor do Rockabilly/Rock & Roll dos anos 50 e 60.
Um show extremamente dinâmico em que os músicos trocam de instrumentos, e em que todos cantam tanto sucessos quanto músicas menos conhecidas, mudando de formato durante o show, piano, baixo, bateria/piano guitarra e bateria, & bateria guitarra e baixo, contando com um imenso repertório que podem variar de show para show, sempre com muita energia, e muita musicalidade, que sempre agradam a todos os tipos de público.
Dia 16 de junho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 19 de junho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 20 de junho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Mc Garden
Classificação Indicativa: Indicado para público a partir de 10 anos | Duração: 60 minutos
O paulistano Mc Garden é um dos artistas mais reconhecidos da vertente do funk consciente, que ganha cada vez mais força entre os jovens brasileiros. Alguns vídeos do artista somam milhões de visualizações no Youtube. Mc Garden possui parcerias com grandes artistas, humoristas, bandas e Youtubers, tais como Planta e Raiz, Gabriel O Pensador, Zizi Possi, Gog, Rafinha Bastos e Rafael Queiroga.
Dia 16 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
 

Unidos do Quintal
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Um grupo que forma um time de artistas dispostos a brincar em um quintal qualquer, real ou imaginário, em qualquer parte deste mundo onde haja crianças e adultos para brincar com eles. Eles tocam blues, baião, moda de viola, história sem pé nem cabeça, rock, risada, saudade, alegria e tudo que possa alcançar o coração da sua torcida!
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 17 de junho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 20 de junho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Tomás Crego
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Canções autorais e músicas do imaginário latino americano que fazem parte do universo do autor. O show é fruto de seu último trabalho discográfico contemplado pelo Prêmio Ibermusicas de Composição - Edição Maio 2016, Minas Gerais, Brasil.
Dia 16 de junho às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 19 de junho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 20 de junho às 15h - Biblioteca Milton Santos

Músicas de OZ
Show infantojuvenil
Classificação Indicativa: Infantil. Para todas as idades | Duração: 60minutos
O objetivo do projeto é levar os espectadores a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços...O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.
Dia 12 de junho às 14h30 - Biblioteca BelmonteDia 20 de junho às 15h - Biblioteca Milton Santos

TEATRO

Feira de Teatro Lambe-Lambe
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos A Feira é composta por cinco caixas independentes que se encontram para serem apresentadas simultaneamente, ocupando os espaços e povoando o ambiente com a poética que emana das histórias em minimalistas, contadas por meio das mais variadas técnicas de teatro de animação. Cinco caixeiros lambe-lambe se encontram para iniciar os trabalhos. Caixas se distribuem pelo espaço, formando a grande Feira de Teatro Lambe-lambe onde as mais diversas e poéticas histórias são contadas por meio de sombras, bonecos e interações das mais variadas linguagens do teatro de animação.
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 16 de junho às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 16 de junho às 14:30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 19 de junho às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 20 de junho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Afonso Schimdt

Buzum
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 6 horas
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Dia 16 de junho às 10h30, 11h, 11h30, 14h, 14h30 e 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 23 de junho às 09h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h e 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
 

A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
Dia 16 de junho às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 21 de junho às 11h - Biblioteca Aureliano Leite


Alvorada

Alvorada
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Inspirado em letras de amor da música popular brasileira, Alvorada utiliza-se da linguagem das máscaras expressivas para contar uma linda história sem a utilização de palavras.
Dia 14 de junho às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de junho às 11h - Biblioteca Cora Coralina

Casos Cascudos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Espetáculo de animação inspirado livremente em três contos do pesquisador brasileiro Câmara Cascudo. A montagem utiliza diferentes técnicas de manipulação e construção, como o tradicional mamulengo, bonecos de vara feitos a partir de cabaças e brinquedos populares de madeira. A trilha musical, ao vivo e gravada, traz à lembrança antigas canções populares.
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 21 de junho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Que Bicho é Esse?

Que Bicho é Esse?
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O Grupo Pasárgada, com mais de 45 anos de trajetória, apresenta "Que Bicho É Esse?". A companhia é conhecida por trabalhar com a cultura popular brasileira e com temas como a exclusão social. No palco, uma princesa, ao lado de um bicho esquisito, testemunha o esforço de príncipes que querem pedir sua mão em casamento. Para subir ao altar, eles precisam passar por uma série de provas - mas a princesa nem tem certeza se quer colocar a aliança.
Dia 19 de junho às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 20 de junho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Página Mágica
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 minutos
'Página Mágica' foi concebida a partir da literatura. Serão 4 Histórias independentes: O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote. Nesse primeiro momento, a estória a ser contada será a do Saci.
Três atores, Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular. O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade.
Dia 23 de junho 11h e 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

 

Outros Eus
Classificação Indicativa: adulto | Duração: 60minutos
Outros Eus é a adaptação da obra teatral de Fernando Pessoa intitulada O Marinheiro, uma obra minutosimalista, provocatória e de vanguarda. O Marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. O espetáculo percorre o pensamento e alguns poemas do poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia.
Dia 19 de junho às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Dr Friky
Classificação indicativa: Livre | Duração: 55min
Dr. Friky é um saltimbanco contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando a sua excêntrica maneira de ver as coisas. Com sua sagacidade e ingenuidade, o Dr. Friky desperta um olhar curioso e atrevido para tudo que faz, embarcando ao seu público numa viagem de loucura. Inspirado em personagens de comics e desenhos animados constrói cenas repletas de truques e gags originais que são elaboradas através da manipulação de objetos do cotidiano, acompanhados de comédia física, participação do público sobre uma base de humor ácido.
Dia 17 de junho às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

Construtório
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min
Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham, ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltarem para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, parodiam, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos...
A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso cotidiano do objeto são modificados para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.
Dia 17 de junho às 10:00 - Biblioteca Camila Cerqueira Cesar