Destaques da semana - 8 a 14 de março

Cinema, Circo, Contação de Histórias, Intervenção Artística, Música, Oficinas, Palestra e Teatro.

CINEMA


Bendito Fruto
Bendito Fruto
Brasil, 2004, 89 min., DVD
Direção: Sérgio Goldenberg. 
Elenco: Otávio Augusto, Zezeh Barbosa, Vera Holtz.
O ponto de encontro de vários personagens é o pequeno salão de cabeleireiro de Edgar, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, por onde todos passam. Enquanto um acidente com uma tampa de bueiro provoca o reencontro de dois colegas de escola, a volta de um rapaz que assume o namoro com um ator causa espanto.
8 de março às 14h30Biblioteca Cora Coralina

 

 
 
O Musical Monstruoso
do Mickey
O Musical Monstruoso do Mickey
Dublado
Studios Disney
EUA, 2015, 115min., DVD
Vista sua fantasia preferida de Halloween e prepare-se para um filme de aventura “espantacular"! Visite o velho castelo do gentil “Count Mickula” e ajude seus amigos da Clubhouse a solucionar um enigma intrigante: Quem, ou o que, está fazendo um barulho metálico e estridente? Com as ferramentas certas Monster Mouseketools e a SUA ajuda, este mistério logo será desvendado!
14 de março às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen
 
CIRCO
 
Olim Piadas
Olim Piadas
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
Na peça, a palhaça Palha está empolgada com esse grande evento internacional e quer muito participar. Com muito humor, ela tenta se infiltrar causando muita confusão. A peça passa por rituais olímpicos como o acender da tocha e a premiação dos atletas, além de explorar a comicidade em brincadeiras com esportes como a corrida, o halterofilismo e o lançamento de disco. 
14 de março às 14hBiblioteca Adelpha Figueiredo
 
Le Petit Potpourri
Le Petit Potpourri
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem coméfísica, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense!! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira. 
11 de março às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt 
13 de março às 14h30Biblioteca Belmonte
 
Quebrando a Bacia
Quebrando a Bacia
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração 
O palhaço, multiartista Montanha Carvalho, integrante do Grupo Namakaca, com mais de 16 anos de carreira no circo, apresenta seu primeiro espetáculo solo, “QUEBRANDO A BACIA”. O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-do nosso herói. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. Montanha se desdobra pra encenar todos os personagens dessa história unindo a poética do teatro e a magia das habilidades circenses num espetáculo que encanta adultos e crianças. 
14 de março às 14hBiblioteca Gilberto Freyre 
 
A LONA Caiu!
A LONA Caiu!
Classificação indicativa: Livre | 50 minutos de duração.
Em “A LONA Caiu!” vemos um trio cômico, o palhaço Tuingo (Nico Serrano), o músico Tião (William Filho) e o dono de circo, falido, Afrânio (Deni MontSerrat). Como, literalmente, a casa caiu e não sobrou mais nada, a não ser seus pertences pessoais, os três chegam caminhando e descobrem uma lona e uma cadeira, que logo são “apossados” por Afrânio. Ele então resolve tentar algo inusitado: realizar números de palhaço para tentar resgatar algum “troco”. Diante disso, Tuingo questiona a atitude, mas resolve ajudá-lo, ou atrapalhá-lo. É ver para crer!
Juntos tiram da cartola diversos esquetes tradicionais e trazem à memória diversas peripécias dos palhaços tradicionais.
Charlatanismo, disfarces e suspense dão o tom da apresentação!
11 de março às 11hBiblioteca Paulo Duarte
 
Brinquedos, Brincadeiras e outras Poesias
Brinquedos, Brincadeiras e outras Poesias
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | 60 minutos de duração 
Brinquedos Brincadeiras e Outras Poesias propõe um resgate da relação com
formas antigas de brincar relembrando brinquedos, jogos, músicas e poesias da
cultura do brincante. O espetáculo transita em improvisações entre os palhaços e a
platéia, demonstrações de virtuosismo em brinquedos como pião, diabolo,
bolinhas e brincadeiras populares.
Em um lindo de Sol ou chuva, Bulacha e Zabeta, resolvem rememorar
brinquedos e brincadeiras de suas infâncias. Num lúdico jogo de interação os dois
palhaços divertem a platéia com suas confusões na tentativa de mostrar a todos
velhas possibilidades de experiências brincantes.
9 de março às 14hBiblioteca Jamil Almansur Haddad
 
Retirantes, Malas, Sonhos e Mancebos
Retirantes, Malas, Sonhos e Mancebos
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
O espetáculo conta a história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra, que agora será chamada de lar. Da arrumação do solo para firmar a casa, até a organização dos objetos que são cheios de histórias, o espetáculo se presta a mostrar a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra. Retirantes é um espetáculo de circo que traz à cena elementos de dança e de música, tendo o retirante como tema principal.
8 de março às 15hBiblioteca Viriato Corrêa
9 de março às 13h30Biblioteca Anne Frank 
10 de março às 14hBiblioteca Sylvia Orthof
11 de março às 11hBiblioteca Nuto Sant'Anna
 
Historietas Carnavalescas
Historietas Carnavalescas
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
Uma kombi com aspiração a trio elétrico, que de antiga veio de outros carnavais, e que de tanto rodar traz histórias de tempos atrás. Eu estava lá e vi tudinho, até ia trazer um confete pra você, mas na ladeira do escorrega levei um escorregão e caiu tudo no chão. Narração intimista das histórias das marchinhas de carnaval e seus intérpretes. Com uma pitada cantada pra aquecer os tambores e acompanhada de oficina de construção de instrumentos percussivos feitos de um jeito simples, com materiais que encontramos em casa.
Tia Ciata – Quando veio da Bahia morar no Rio de Janeiro, trouxe com ela um pedacinho da África. Na sua casa grandes festas realizava, sempre regada com quitutes e dendê. Tia Ciata e as Tias Baianas, inspiraram a Ala das Baianas das escolas de Samba e o primeiro samba gravado e tocado na rádio, Pelo telefone (Pixinguinha e Digo), surgiu na sua casa em um de festa, ou melhor, de samba. Instrumento: galinha/reco-reco.
Chiquinha Gonzaga – Ô abre alas que ela vai passar... Mulher de coragem, quando nasceu as moças só podiam tocar piano em casa. Teve que brigar com a família e muita gente pra poder fazer da música sua profissão, e foi a primeira brasileira a reger uma orquestra! Instrumento: tambor de lata.
Carmem Miranda – A pequena notável chegou ao Brasil com apenas 01 aninho e desde adolescente quis seguir a carreira artística. Foi atriz, modelo e cantora muito bem sucedida.
Dentre tantas coisas que fez, interpretou uma das mais conhecidas marchinhas de carnaval: Mamãe eu quero! Instrumento: corneta.
Noel Rosa – Seu forte era inventar canções. Prestava atenção em tudo e em todo: numa conversa escutada, na mulher que passava, uma cena observada, o dinheiro, a fábrica, tudo poser música nas palavras de Noel. Sobre paixão também cantava, e canta um caso de quando Pierrot apaixonado estava. Instrumento: reco-reco de conduite.
9 de março às 14hBiblioteca Castro Alves
10 de março às 15hBiblioteca Helena Silveira
 
Buzum
Buzum
Classificação Indicativa: Livre | 6 horas de duração
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil. 
10 de março às 9h30Biblioteca Raimundo de Menezes
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 
Chá Com Machado
Chá Com Machado
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público de terceira idade | 60 minutos de duração
Chá com machado é uma performance narrativa que recebe o público para degustar um chá artístico. Num clima bem intimista, simples e aconchegante, o conto Uns Braços é narrado em sua forma original, sem nenhuma alteração. Os
personagens do conto de Machado de Assis são construídos com elementos e tipos da vida cotidiana, sem descrever grandes ações e nem heróis extraordinários, ou seja, os personagens são indivíduos que trabalham, sofrem, se divertem e amam. E é nesta mesma simplicidade que o conto será narrado, sem cenário, sem firulas, apenas a narradora, o público, o chá e o Machado. 
13 de março às 14hBiblioteca Malba Tahan
 
Mulheres de Olhos Grandes
Mulheres de Olhos Grandes
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público de terceira idade | 60 minutos de duração
O espetáculo narrativo é livremente inspirado na novela “Mujeres de Ojos Grandes” da escritora mexicana Ángeles Mastretta e mistura relatos ficcionais e reais da atriz e contadora de histórias Priscila Harder. Resgatando as memórias familiares é que uma mãe encontra meios de fortalecer a vida de sua filha. Pouco a pouco vamos descobrindo a história de mulheres fascinantes. A música ao vivo, tocada no violão contrapõe, complementa e dialoga com o ritmo e nuances da narração. As texturas e vozes da narradora e do violão entrelaçadas fazem do espetáculo uma experiência única e inesquecível. 
10 de março às 14hBiblioteca Lenyra Fraccaroli 
 
Medos Daqui e de Lá
Medos Daqui e de Lá
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | 60 minutos de duração 
Personagens inseridos em diferentes contextos culturais se deparam com situações desafiadoras, nas quais seus medos são colocados à prova. Como cada um deles enfrentará os seus medos?
11 de março às 10hBiblioteca Hans Christian Andersen 
 
Contos de ternura, assombro e imaginação
Contos de ternura, assombro e imaginação
Classificação indicativa: 3 anos | Indicado para público infantil | 40 minutos de duração
Com muita interatividade, propõe um passeio pelas paisagens dos contos da tradição popular de vários países. A narração de histórias é apresentada com música, objetos inusitados, efeitos sonoros, e muita interação. Uma experiência inesquecível de contato com saberes de lugares distantes, formas de perceber e lidar com os desafios da vida, uma oportunidade de cultivar a alma e a imaginação, experimentando toda sorte de emoções mergulhando na beleza das narrativas. 
8 de março às 14hBiblioteca Mário Schenberg
10 de março às 14hBiblioteca Cassiano Ricardo
13 de março às 14h30Biblioteca Cora Coralina
 
Joaquim, o fusca que contava histórias
Joaquim, o fusca que contava histórias
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Trata-se de um espetáculo itinerante que usa como base de transporte e fonte de histórias um tradicional fusca branco de 1978. A cena começa com o fusca chamado Joaquim chegando de uma de suas longas viagens e procurando um lugar para estacionar e descansar. Ele estaciona, em diversos espaços, e de suas malas tira lembranças e histórias de todas as partes do Brasil e do mundo pelos quais passou. Dentre as diversas coisas que traz das viagens tem livros e brinquedos que contagia crianças e adultos de todas as idades, surdos, ouvintes e curiosos. Nessa passagem de Joaquim por São Paulo ele pretende conhecer algumas bibliotecas municipais da cidade deixando um pouco de suas aventuras e levando consigo um pouquinho das histórias desses lugares.
9 de março às 9h30Biblioteca Affonso Taunay
 
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
 
Trilha Literária
Trilha Literária
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | 60 minutos de duração
Sabemos que as histórias encantam e divertem as crianças e também que os jogos são poderosos instrumentos que as envolvem. Tais elementos possibilitam um diálogo com sua sensibilidade onírica, simbólica e lúdica, por isso vão ao encontro do seu ser e "falam sua linguagem". Assim, resolvemos juntar jogo e histórias em uma brincadeira com diversos clássicos da literatura infantojuvenil e desenvolvemos um jogo de trilha gigante com essa temática.
O objetivo é despertar ainda mais o interesse, o gosto e a curiosidade dos pequenos pela leitura, estimulando o desejo de conhecer sempre mais sobre o universo das histórias. Esperamos que elas possam se aventurar pelo reino do "faz de conta" enquanto brincam e se divertem com esse jogo.
8 de março às 14hBiblioteca Raul Bopp
10 de março às 11hBiblioteca Narbal Fontes 
13 de março às 10hBiblioteca Menotti Del Picchia

MÚSICA
 
Bloco Mamãe eu Quero
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | 60 minutos de duração
Mais do que apenas um bloco de Carnaval, o Mamãe Eu uero é uma experiência musical única para crianças e adultos durante todo o ano. É uma vivência que aproxima, gera empatia, transforma, ensina a ser feliz e cria memórias inesquecíveis. Nos shows, intervenções e oficinas do Mamãe, todos – do bebê à vovó - têm a oportunidade de tocar instrumentos de percussão e se juntar à nossa Bateria Encantada. Mais do que buscar a batida perfeita, o Mamãe existe para que cada pessoa – pequena ou grande – encontre o seu “superpoder” através da música, das brincadeiras entre famílias e da fantasia.
10 de março às 11h - Biblioteca Vicente de Carvalho 
11 de março às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
Lurdez da Luz
“Uma Só” com Lurdez da Luz
Classificação indicativa: 14 anos | Indicado para público jovem e adulto | 60 minutos de duração
Lurdez Da Luz, uma das pioneiras do Hip Hop no Brasil se apresenta em um show/performance no estilo "one woman show" onde ela dispara suas bases de forma eletrônica e opera efeitos em sua própria voz passeando por toda sua obra. A artista tem 4 discos solo e além de versões originais a apresentação conta com remixes e momentos de poesia oral de sua autoria e de outras poetas brasileiras, como Hilda Hilst e Orides Fontela.
13 de março às 14hBiblioteca Prefeito Prestes Maia

Mulher Escrita
Mulher Escrita
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público jovem e adulto | 120 minutos de duração
Mulher Escrita é um encontro de compositoras com música e bate papo. A
Embaixatriz do Samba Paulistano, Maria Helena, faz a mediação da conversa e
integrantes da banda Sambadas acompanham as compositoras convidadas. Ao
som da banda feminista e no comando de Maria Helena, madrinha do projeto, as
mulheres compartilham com o público, além das músicas, as suas experiências,
sonhos, pontos de vista, poesia, literatura, enfim, vida.
11 de março às 11hBiblioteca Álvares de Azevedo
 
 
Luana Hansen
Luana Hansen
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público jovem e adulto | 60 minutos de duração
Um show com 12 músicas autorais, rap, funk e pop com letras que tratam, sobretudo da vida da mulher periférica. 
 
Cuca Monga
Classificação indicativa: Livre | 50 minutos de duração
Um espetáculo interativo, contagiante e lúdico de “Tradicional Street Band Jazz” com suas melodias, improvisos e alegria rítmica . Hits clássicos como “Hello Dolly” com brasilidade e releituras de “Trenzinho Caipira” (Villa Lobos), cantigas infantis como “A Dona Aranha” e muito mais.
10 de março às 14hBiblioteca Monteiro Lobato
 
Apokalypsis Trio
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | 50 minutos de duração
Pocket show em formato trio da banda progressiva que participou dos Festivais de Águas Claras e São Lourenço. Saídos dos anos setenta e chegando aos setenta anos em pleno vigor, os veteranos rockers criam uma atmosfera com estética pop psicodélica brasileira e conteúdo universal.
10 de março às 14hBiblioteca José Paulo Paes
13 de março às 10h Biblioteca Brito Broca 

OFICINAS
 
Bordando com Cora
Bordando com Cora Coralina
Classificação indicativa: Livre | 150 minutos de duração
Bordando com Cora Coralina propõe aos participantes aprender a transformar trechos de obras da Cora Coralina em bordado ao lerem seus poemas, assim como familiarizar-se com a história de vida da escritora.
A atividade será mediada pela arte educadora Karina Adorno. Cada participante criará o seu próprio trabalho (desenho, escritos, etc) tendo como referência as leituras a serem realizadas. Na sequência haverá uma leitura dramática - consonante à prática da atividade. A atriz, Marô Zamaro tecerá conexões entre os participantes e o imaginário de Cora Coralina, traduzindo seus versos em palavra dita e cantada, Marô Zamaro pretende trazer o doce das palavras de Cora aos participantes, instaurando um tempo outro, o tempo do roçado, das tagarelices de comadre e das barrigas quentes de horas ao pé dos fogões de lenha. A intimidade da cozinha de Cora e a delicadeza da cozinheira e poeta serão as chaves para construir um ambiente que acolha e que deixe à vontade os participantes e suas criações.
9 de março às 16hBiblioteca Álvaro Guerra 

Oficina de Encadernação
Para jovens e adultos.
Com o artista Adriani Simões.
Um produto será desenvolvido em cada oficina. 
Inscrições abertas no email: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato).
8 de março das 15h às 18h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Contação de Histórias
Oficina de Contação de Histórias
Para jovens e adultos.
Com Beth Daniel.
Toda segunda e sexta, de 5 a 23 de março, às 13hBiblioteca Hans Christian Andersen

PALESTRA

Quando os filhos precisam dos pais?
Classificação indicativa: A partir de 16 anos
A família como uma base estrutural para a transmissão da cultura e da educação. 
Venha descobrir participando desse espaço de troca e aprendizado!Facilitadora: Psicóloga Graziele Viana
10 de março às 11hBiblioteca Hans Christian Andersen

TEATRO

Como Nascem Os Heróis
Como Nascem Os Heróis
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | 60 minutos de duração
A peça conta a história de um terrível vilão, o Senhor Atrito, que apronta todas no fantástico mundo da imaginação, onde tudo pode acontecer. Porém, dois cientistas malucos vão fazer de tudo para derrotar o terrível vilão e salvar o mundo da imaginação. O roteiro brinca com elementos naturais do cotidiano e discute ainda questões humanas e sensíveis ligadas ao relacionamento interpessoal e social. “A peça ensina que todos nós somos heróis, e que não é preciso ter superpoderes para ajudar o próximo. 
11 de março às 11h30Biblioteca Alceu AmorosoLima 
A Saga de João Caixote
A Saga de João Caixote
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração
O espetáculo narra a história de João, um jovem que sai em busca da Pedra da Lua para curar seu povo que está perdendo a identidade. Quando bebê, João foi deixado, dentro de um caixote na porta da casa da senhora mais velha e respeitada da cidade, que o criou, dando-lhe imaginação e educação. Um joão percebe que seu povo está perdendo a identidade e encorajado por sua mãe, decide sair numa saga em busca da Pedra da Lua. No caminho tem encontros com personagens fantásticos que se confundem com seu inconsciente, e que irá ajudá-lo a desmistificar os enigmas do caminho. A narrativa explora o mundo lúdico da imaginação do universo infantil utilizando a poesia do teatro de bonecos, criando metáforas que refletem a perda da identidade cultural de um povo em meio a uma sociedade opressora repleta de valores morais. Com música ao vivo a peça propõe uma vivência sensorial e imagética para todas as idades.
10 de março às 14hBiblioteca Paulo Setúbal 
11 de março às 11h30Biblioteca Aureliano Leite
 
Página Mágica
Página Mágica
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração
A peça foi contemplada pela 30ª edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo foi pensada para ser realizada nas bibliotecas públicas da cidade.'Página Mágica' foi concebida a partir da literatura. Serão 4 estórias independentes: O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote.
 
Nesse primeiro momento, a estória a ser contada será a do Saci. Três atores, Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular.
O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade.
O saci, com a ajuda de um índio convoca várias entidades do nosso folclore: a mula sem cabeça, o curupira, o lobisomem e a Iara são reunidos para a proteção da floresta.
 
Com direção de Wanderley Piras, música original de Cesar Maluf e bonecos confeccionados por Mestre Bila - mamulengueiro pernambucano - 'Página Mágica' se junta a extensa lista de espetáculos realizados pela Pia Fraus para o público infantil, sempre atentos para levar conteúdo de qualidade às nossas crianças.
A peça percorrerá 52 bibliotecas da cidade de São Paulo.
8 de março às 11h e 14h30Biblioteca Milton Santos
14 de março às 11h e 14h30Biblioteca Raimundo de Menezes
 
Watchatchá - Uma Viagem pela Ciência
Watchatchá - Uma Viagem pela Ciência
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | 60 minutos de duração
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a platea, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
13 de março às 14hBiblioteca Marcos Rey
14 de março às 14h30Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
 
O Livro do Improviso
O Livro do Improviso
Classificação indicativa: adulto/ 14 anos | 60 minutos de duração
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
8 de março às 14hBiblioteca Pedro Nava
10 de março às 14hBiblioteca Amadeu Amaral
 
Apresentação Teatral
O que você faria se fosse convidado para a festa de aniversário de uma princesa e não tivesse dinheiro para comprar presentes? João Esperto decide assar um bolo para a princesa. E ele só precisa seguir o caminho até o castelo. O que pode dar errado? “Assista para descobrir como ele conseguiu enfrentar Ogros, corvos, florestas escuras e muito mais.”
17 de março às 14 Biblioteca Hans Christian Andersen