Intervenção artística e exposição da biblioteca Belmonte

Intervenção artística: Cortejo e brincadeiras culturais; Folias, brincadeiras e cantigas; Trilheiros. Exposições da biblioteca Belmonte: Camadas da nossa gente; Visagens - visões comuns, visões sublimes; Trabalhos em xilogravura.

Cortejo e brincadeiras culturais

Cortejo e brincadeiras culturais
Um cortejo musical fará a honra de convidar as crianças a entrarem em um universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia. A cultura popular brasileira será o norte dessa viagem. Música, poesia, brincadeira trarão o universo das brincadeiras tradicionais de volta para as crianças.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Aureliano Leite

Folias, brincadeiras e cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 4 de fevereiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Trilheiros

Trilheiros
Proposta de uma nova forma de intervenção artística com foco no público infantil; unindo fazeres artísticos como narrativas gráficas, música e narração oral. Busca estimular o imaginário pela audição, utilizando-se de fábulas, lendas, pesquisas folclóricas e contos clássicos para transportar crianças e adultos para um universo imaginário, permeando cenários realistas e fantásticos.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 1ºde fevereiro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 2 de fevereiro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 17 de fevereiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Alvares Pessoa
Dia 18 de fevereiro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 25 de fevereiro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 27 de fevereiro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

 

EXPOSIÇÕES NA BIBLIOTECA BELMONTE

Camadas da nosa gente

Camadas da nossa gente
Nesta exposição, Isidro Sanene aborda temas raciais explorando sua relação com África. As obras buscam mostrar a história do negro desde o inicio da humanidade até os dias atuais. Utilizando cores vivas e um traço marcante, Sanene mostra vários períodos e características do povo africano. A riqueza cultural presentes nas danças, músicas e roupas; as tradições e beleza do povo contrastam com quadros que mostram a imigração e os tempos de escravidão e a desigualdade que perturba o negro ainda hoje. O tom da exposição é positivo, o orgulho de sua origem é evidente. A obra “Alegria da Alma” mostram um riso e olhar esperançoso de um jovem usando vestimentas tipicas.
De 18/02 a 03/03/2018, no saguão da Biblioteca Belmonte.

Visagens - visões comuns, visões sublime
Exposição permanente, composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.

Trabalhos em xilogravura
Exposição dos trabalhos feitos pelos alunos, durante as aulas de xilogravura dos professores Ezequiel e Valter Eduardo, na sala de oficinas.