Dança nas bibliotecas de bairro

Em fevereiro os espetáculos de dança nas bibliotecas apresentam Experimentos concretos, Kelvin o vira-lata, e Cânticos que encantam.

Experimentos concretos


Experimentos concretos
Ponto de partida de uma pesquisa que esboça contornos da relação do indivíduo com a cidade, trazendo uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, na tentativa de ressignificar seus gestos e intenções. Inspirado no livro de George Perec “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” – obra que revela a experiência contemporânea de um voyeur urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permanece três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, entre 18 e 20 de outubro, anotando tudo o que via. Com essa proposta, o autor transforma os acontecimentos cotidianos da rua em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana. Nesses primeiros 30 minutos que serão apresentados (primeira investigação), o caminho coreográfico escolhido assim como na narrativa de Perec, não terá regras, cadência ou hierarquia.
A movimentação flamenca é construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece, e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana.
Classificação indicativa: Livre.
Dia 4 de fevereiro às 13h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 17 de fevereiro às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 18 de fevereiro às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 23 de fevereiro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo M. Giácomo
Dia 24 de fevereiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 25 de fevereiro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Kelvin, o vira-lata

Kelvin, o vira-lata
Dirigido pela Helena Figueira, da Cia. Suno, este espetáculo traz uma linda mensagem de amor e esperança, facilmente compreendida no gesto, na mímica e na dança deste personagem. A peça conta a história de um cãozinho abandonado que busca um novo lar, um novo dono. De maneira poética e bem humorada ele se relaciona com a dura realidade das ruas: o lixo, as pulgas, o frio e a falta de comida. “Kelvim, o vira lata” entretém, emociona e leva ao público uma mensagem lúdica de amor e esperança.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Milton Santos
Dia 17 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 18 de fevereiro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de fevereiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Cântigos que encantam

Cânticos que encantam
Espetáculo de dança com voz e percussão e interatividade com o público, inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país como: Ciranda, afoxé, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba reggae, puxada de rede, percussão corporal, dança de rua, cacuriá e bumba meu boi. O trabalho é concebido para ser realizado em espaços alternativos, como áreas de convivência, pátios, praças, ruas ou teatros onde o público possa ter acesso ao palco.
Classificação indicativa: Livre.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 17 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 18 de fevereiro às 11h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 24 de fevereiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha