Brincante

Tecendo as narrativas ancestrais e Línguas Brincantes com O gRUPO êBA! em novembro nas bibliotecas

Tecendo as narrativas ancestrais

Tecendo as narrativas ancestrais
Com Dudu Badé
Vamos viajar pelas palavras e histórias, descobrir grandes reis e rainhas, heroínas e heróis negros e africanos. Deuses e deusas,vão passear por nosso imaginário por meio da escuta, olhar, vozes e movimentos. Vamos erguer nossas vozes para apresentar a diversidade cultural presente no nosso país e reencontrar as narrativas perdidas, como faziam nossos antepassados: oralmente.
Através da oralidade vamos brincar com os corpos e letras, movimentar as frases e histórias para compor uma história única, cheia de mágica e graça.
Dia 4 de novembro às 14h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 18 de novembro às 11h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 18 de novembro às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 4 de novembro às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 25 de novembro às 14h – Biblioteca Cora Coralina

Línguas Brincantes com o Grupo EbA!

Línguas Brincantes
Quando estamos num espaço público podemos encontrar com pessoas conhecidas e desconhecidas, diferentes e muito diferentes. Como lidamos com elas? Como aprendemos a lidar? Será que nós, ouvintes, podemos brincar com surdos? Será que quem usa a Língua Portuguesa pode se divertir com uma língua de sinais? E será que a tradução é o melhor caminho?
É este o desafio que o grupo êBA! propõe. Por meio de brincadeiras, dinâmicas e rodas de conversas, a ideia é levar todos a um grau de entrega e interação, quebrando barreiras que só o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de quebrar. Serão realizadas atividades que estimulam a troca e o contato entre os participantes, utilizando o espaço público não como segregação e individualismos, mas como fonte de riquezas e aprendizados.

O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi com estas quatro bases que desenvolvem técnicas de narração que unem o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desdobra em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais.
Dia 11 de novembro às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 25 de novembro às 11h – Biblioteca Anne Frank
Dia 26 de novembro às 13h – Biblioteca Chácara do Castelo